O mais raro Rolex: split seconds ref. 4113

  • 12 Respostas
  • 3825 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
O mais raro Rolex: split seconds ref. 4113
« Online: 18 Fevereiro 2015 às 13:16:14 »
Recordar é viver, uma vez que já discutimos este modelo aqui, quando foi a leilão.

Nós não costumamos vincular a imagem da Rolex a relógios complicados. Atualmente, mesmo seus relógios complexos - como o Skydweller - , são completamente ignorados, até mesmo pelos fãs mais ardorosos. Mas a Rolex, no passado, chegou a flertar com calendários completos, fases da Lua e... Split seconds. Bem... Nem tanto assim, já que apenas 12 4113 foram fabricados.

O primeiro deles foi vendido em leilão em 1988 pela astronômica (naquela época) quantia de 55 mil francos. Lembrem-se que o colecionismo de relógios estava apenas decolando e, que eu saiba, apenas italianos tinham muito gosto pela coisa.

E não houve melhor investimento nos últimos anos do que comprar relógios que seguramente se sairiam bem em leilões.

O último 4113 que apareceu em leilão, em 2013, saiu pela bagatela de 1.1 milhão de francos.

Um rápido texto aqui:

http://www.hautetime.com/the-worlds-rarest-and-most-expensive-rolex/59969/



Flávio

Re:O mais raro Rolex: split seconds ref. 4113
« Resposta #1 Online: 18 Fevereiro 2015 às 13:23:14 »
Muito bacana a matéria titio, eu já tinha lido a respeito desses 4113, é como eu falo, compre Rolex pode não ser um bom negocio para você mais para os seus netos, bisnetos e por ai vai, com certeza será hehehehhe ;D
E concordo com o que você falou a respeito das complicações da Rolex, não acho que seja o alvo deles quem gosta disso.
« Última modificação: 18 Fevereiro 2015 às 13:27:38 por jfestrelabr »
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:O mais raro Rolex: split seconds ref. 4113
« Resposta #2 Online: 18 Fevereiro 2015 às 14:47:10 »
Impressionantes esses valores hein?

Pois acho uma pena que a Rolex tenha abandonado complicações desse tipo. (e qualquer outra...)
Fizeram algumas belas peças no século passado, que ao meu ver, seriam muitíssimo bem vindas hoje em dia.

6236 - 1958


6062 - 1953


Dato Compax 6036 - 50s


Abs!
Rafael.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:O mais raro Rolex: split seconds ref. 4113
« Resposta #3 Online: 18 Fevereiro 2015 às 14:50:19 »
Off topic que surgiu ao ver as fotos. Alguém mais usava esse tipo de bracelete rebitado TOSQUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEERRRIMO na época, a não ser a Rolex?


Flávio

Re:O mais raro Rolex: split seconds ref. 4113
« Resposta #4 Online: 18 Fevereiro 2015 às 15:11:14 »
Off topic que surgiu ao ver as fotos. Alguém mais usava esse tipo de bracelete rebitado TOSQUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEERRRIMO na época, a não ser a Rolex?


Flávio

Eu tive um date 1500 que usava esses braceletes com rebite kkkkkkk era muito molengão, tosquerrimo mesmo
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:O mais raro Rolex: split seconds ref. 4113
« Resposta #5 Online: 18 Fevereiro 2015 às 17:20:48 »
Fico pensando na dificuldade de manutenção de peças como essas...

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re:O mais raro Rolex: split seconds ref. 4113
« Resposta #6 Online: 18 Fevereiro 2015 às 17:44:35 »
Sobre a manutenção...deve ser osso...apesar que eu acho que Rolex deve fazer a manutenção desses relógios (por alguns milhares de CHF), uma vez que a peça "qualquer" um pode fazer, o problema é saber as dimensões originais da peça, coisa que só a Rolex deve possuir.
Abs

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:O mais raro Rolex: split seconds ref. 4113
« Resposta #7 Online: 18 Fevereiro 2015 às 17:58:31 »
Caras, vou ser honesto. Esses relógios mais antigos são de um tempo em que tudo era METÁLICO, feito com técnicas TRADICIONAIS e com o bom e velho torno. E no caso da Rolex, que nunca fabricou mecanismos complexos proprietários (lembrem-se que o primeiro movimento de cronógrafo proprietário da marca só surgiu, por exemplo, no ano 2000!), usuais no mercado.

Está certo que um mecanismo split seconds em cronógrafo nunca foi algo usual. Aliás, não é usual até hoje, pelo menos na sua conformação tradicional, não aquela simplificada criada por Habring para a IWC. Mas são mecanismos que se o relojoeiro souber o que está fazendo, é capaz até de reproduzir peças.

Essa a grande vantagem da relojoaria tradicional. Tirando molas de balanço, balanço e levees, em síntese, peças de escapamento, que sempre foram de produção bastante especializada e complexa, tudo pode ser reproduzido num relógio antigo com um simples torno de relojoeiro. O problema não é de dificuldade, mas falta de profissional especializado, sobretudo em Pindorama. Eu não conheço um relojoeiro brasileiro que, mesmo pagando a ele uma fábula, consiga manejar um torno com proficiência a ponto de reproduzir uma peça.

Portanto, se tais relógios estão funcionando e precisam apenas de manutenção, mexer neles é relojoaria básica 101. Não há maior dificuldade em se revisar um Rolex desses do que revisar um Valjoux 7750. Mesmo no caso do split... Trata-se simplesmente de saber o que está fazendo.

Agora... E um Omega 8500 que, como já ressaltei aqui, seguramente é o mecanismo de relógio "normal" produzido em série mais foda atualmente feito? Se reproduzir um escapamento antigo todo metálico era algo ultra difícil, fazer um coaxial da Omega é literalmente impossível com as ferramentas que um relojoeiro tem à disposição numa oficina.

São relógios que se não houvesse uma produção grande de peças de reposição, estariam fadados a desaparecer quando as peças acabassem, pois ninguém conseguiria fazer algo parecido, COM A TECNOLOGIA que temos hoje, já que as impressoras 3 d estão evoluindo tanto que, num futuro não tão distante, acho que será possível fazer qualquer coisa apenas possuindo os desenhos técnicos originais.


Flávio

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:O mais raro Rolex: split seconds ref. 4113
« Resposta #8 Online: 19 Fevereiro 2015 às 11:23:15 »
já que se falou em omega, se tem uma coisa que me impressiona é a quantidade de peças que Omega faz até hoje para seus relógios antigos.... ja precisei revisar/restaurar omega do final da década de 60 e os caras tinham todas as peças que eu precisei.......

abraços
Membro do RedBarBrazil

Re:O mais raro Rolex: split seconds ref. 4113
« Resposta #9 Online: 19 Fevereiro 2015 às 16:49:22 »
Caras, vou ser honesto. Esses relógios mais antigos são de um tempo em que tudo era METÁLICO, feito com técnicas TRADICIONAIS e com o bom e velho torno. E no caso da Rolex, que nunca fabricou mecanismos complexos proprietários (lembrem-se que o primeiro movimento de cronógrafo proprietário da marca só surgiu, por exemplo, no ano 2000!), usuais no mercado.

Flávio

É isso mesmo! Esses triple-date chrono (Valjoux 72c ou 723 ou 730) aí das fotos são os mesmos relógios que você encontra com marcas Longines, Universal, Heuer, Movado, Aristo, LeCoultre, Doxa, Breitling, Eterna, Gallet, Wakman, Zodiac, Girard-Perregaux... Claro, os preços são beeeem diferentes!  ??? ;D

Re:O mais raro Rolex: split seconds ref. 4113
« Resposta #10 Online: 19 Fevereiro 2015 às 17:58:16 »
mestreaudi, obrigado pelas fotos. Que coisa linda estes mostradores dos Rolex antigos. Uma pena mesmo não terem mantido este padrão. Mas, uma mega-empresa como a Rolex, deve saber o que está fazendo. Mas que é uma pena, ah isto é.

Re:O mais raro Rolex: split seconds ref. 4113
« Resposta #11 Online: 20 Fevereiro 2015 às 09:28:14 »
É isso mesmo! Esses triple-date chrono (Valjoux 72c ou 723 ou 730) aí das fotos são os mesmos relógios que você encontra com marcas Longines, Universal, Heuer, Movado, Aristo, LeCoultre, Doxa, Breitling, Eterna, Gallet, Wakman, Zodiac, Girard-Perregaux... Claro, os preços são beeeem diferentes!  ??? ;D

Realmente Lago, são bem comuns mesmo.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:O mais raro Rolex: split seconds ref. 4113
« Resposta #12 Online: 10 Outubro 2019 às 14:51:01 »
O interessante aí é olhar a evolução de preços ao final. Este é mais um que irá a venda e a estimativa é de 1.5 milhão de francos. Para algo que não custava lá essas coisas quando lançado... Bem, até custava, mas não era um Patek, se me fiz entender...


https://watchesbysjx.com/2019/10/rolex-4113-split-seconds-chronograph.html