Certina e seus calibres

  • 27 Respostas
  • 12619 Visualizações
Certina e seus calibres
« Online: 16 Junho 2009 às 23:42:51 »
Saudações a todos

Sempre quando falavam em Certina, lembrava-me daqueles relógios com a tartaruguinha impressa no fundo da caixa e a conhecida linha DS. Certina pra mim era uma daquelas marcas médias suíças que, sendo englobadas pelo Grupo Swatch, sobreviveu a quebradeira da década de 70, mas acabou perdendo um pouco de sua alma... :-\

Em minhas andanças, esses dias deparei-me com um Certina de 1970 e poucos, em excelente estado de conservação. Ao ver o calibre, percebi que não era um ébauche de terceiros. Era um movimento in-house da Certina.

Pois bem, algum colega aqui já teve em mãos algum destes in-house da Certina? ???

Algum colega tem algum palavra a dar sobre eles? ???

um abraço

Garcia.


*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Certina e seus calibres
« Resposta #1 Online: 17 Junho 2009 às 08:01:50 »
Oi Garcia,

Bom dia!

Para se ter uma idéia, e vou citar o Dr. Enéias que é nosso companheiro neste fórum, este que não me deixará mentir sozinho ::).....................certa vez escutamos de um Mestre relojoeiro, um professor de curso de formação de relojoeiros, que Certina era melhor que Omega :o :o :o :o :o.............
É óbvio que esta coisa de melhor, pode ser por vezes, juízo de valor...................ou a pergunta: melhor por que?...........ou ainda, melhor para quem? (consumidor?, relojoeiro?).
O que é certo, é que a Certina fabricou seus próprios movimentos http://www.vintagecertinas.ch/en/kalibereng.html, e são ótimos!
Na América do Sul, a fama deste fabricante naquela época, estava mais concentrada na Argentina (mera questão deles terem um DISTRIBUIDOR local forte), e por aqui, nós tínhamos a própria OMEGA.......filial! ;)
Mas creio, que mesmo lá, a Omega foi..e é melhor!!!!
A Certina, ao meu ver, é excelente, mas não é Omega ;D ;D ;D.............

Abração

Gravina
« Última modificação: 17 Junho 2009 às 08:05:22 por Gravina »

*

Alberto Ferreira

Re: Certina e seus calibres
« Resposta #2 Online: 17 Junho 2009 às 09:03:17 »
Salve!

Garcia,
Eu também gosto da marca Certina, em especial os antigos.

Como explicado pelo amigo Douglas (a grande fama dos mesmos na Argentina e a sua "menor " fama por aqui), os Certina vintage sempre aparecem aqui no Brasil mas, infelizmente e com muita freqüência, em geral bem "sambados", seja nos mostradores (com infiltrações)s seja nos movimentos (mal-tratados por "magarefes").
Eu falo especialmente dos vintages, corda manual, etc.

Eu tenho um catálogo de peças bem antigo.
Infelizmente, não daria para escanear e postar tudo aqui. Mas se você indicar o exato modelo do movimento do seu Certina, e se ele estiver no tal catálogo, eu poderia lhe enviar esta parte em específico, seja por E-mail ou MP.

Um abraço!
Alberto
 8)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Certina e seus calibres
« Resposta #3 Online: 17 Junho 2009 às 09:22:48 »
Tenho um DS-2 vintage com calibre 25-652. Fantástico! Muito aprimorado para a época, me parece bem à frente dos ETA da época.

Abraços!

Adriano

Re: Certina e seus calibres
« Resposta #4 Online: 17 Junho 2009 às 09:33:28 »
Salve!

Garcia,
Eu também gosto da marca Certina, em especial os antigos.

Como explicado pelo amigo Douglas (a grande fama dos mesmos na Argentina e a sua "menor " fama por aqui), os Certina vintage sempre aparecem aqui no Brasil mas, infelizmente e com muita freqüência, em geral bem "sambados", seja nos mostradores (com infiltrações)s seja nos movimentos (mal-tratados por "magarefes").
Eu falo especialmente dos vintages, corda manual, etc.

Eu tenho um catálogo de peças bem antigo.
Infelizmente, não daria para escanear e postar tudo aqui. Mas se você indicar o exato modelo do movimento do seu Certina, e se ele estiver no tal catálogo, eu poderia lhe enviar esta parte em específico, seja por E-mail ou MP.

Um abraço!
Alberto
 8)

Alberto, agradeço-te a disposição em compartilhar o material.  ;) :)

O calibre específico que vi era o 25-661.
No site indicado pelo Mestre Gravina, vi alguns dados referentes a ele.
As 19.800 BPH me chamaram atenção...

Um grande abraço!

Garcia

*

Alberto Ferreira

Re: Certina e seus calibres
« Resposta #5 Online: 17 Junho 2009 às 09:45:28 »
...
Alberto, agradeço-te a disposição em compartilhar o material.  ;) :)

O calibre específico que vi era o 25-661.
No site indicado pelo Mestre Gravina, vi alguns dados referentes a ele.
As 19.800 BPH me chamaram atenção...

Um grande abraço!

Garcia


Garcia,
Por favor, confira o código exato do calibre.

No tal manual de peças que eu tenho aqui ele não aparece (25-661) o que lá existe é o 25-651.

Abraços!
Alberto

Re: Certina e seus calibres
« Resposta #6 Online: 17 Junho 2009 às 09:55:20 »
...
Alberto, agradeço-te a disposição em compartilhar o material.  ;) :)

O calibre específico que vi era o 25-661.
No site indicado pelo Mestre Gravina, vi alguns dados referentes a ele.
As 19.800 BPH me chamaram atenção...

Um grande abraço!

Garcia


Garcia,
Por favor, confira o código exato do calibre.

No tal manual de peças que eu tenho aqui ele não aparece (25-661) o que lá existe é o 25-651.

Abraços!
Alberto

Tem razão, Alberto.
O que vi era o 25-651, um automático.
O 25-661 é de carga manual.

Mais uma vez obrigado, Alberto

Abração

Garcia

*

Alberto Ferreira

Re: Certina e seus calibres
« Resposta #7 Online: 17 Junho 2009 às 10:07:54 »
...
Tem razão, Alberto.
O que vi era o 25-651, um automático.
O 25-661 é de carga manual.

Mais uma vez obrigado, Alberto

Abração

Garcia


Ok, amigo!
Não há de que!

Agora não daria, mas à noite, eu escaneio as páginas da lista de peças do 25-651 e lhe envio por MP.

Abraços!
Alberto

Re: Certina e seus calibres
« Resposta #8 Online: 17 Junho 2009 às 10:09:22 »
Olá Amigos, tenho um Certina corda manual com o calibre 28-10:



Pelo pouco que conheço e já ví, os movimentos Certina são muito bem acabados e com ótimo funcionamento.

Esse meu relógio aparentemente está original, apenas a corôa não. Acho que nunca vou achar uma original para ele!  :(



Abs

Marcelo

Re: Certina e seus calibres
« Resposta #9 Online: 17 Junho 2009 às 10:12:55 »
...
Tem razão, Alberto.
O que vi era o 25-651, um automático.
O 25-661 é de carga manual.

Mais uma vez obrigado, Alberto

Abração

Garcia


Ok, amigo!
Não há de que!

Agora não daria, mas à noite, eu escaneio as páginas da lista de peças do 25-651 e lhe envio por MP.

Abraços!
Alberto

No problems my Lord ;)

Valeu Alberto
Um abração!

Garcia

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Certina e seus calibres
« Resposta #10 Online: 17 Junho 2009 às 10:19:01 »

Esse meu relógio aparentemente está original, apenas a corôa não. Acho que nunca vou achar uma original para ele!  :(

Marcelo

Sim Marcelão, originalzão!!!! :D ;D

A coroa acha!!!!...........precisa saber qual o tipo dela..........é de pinça?..em sendo tenho uma baratinha!!!.U$ 800 ;D ;D ;D ;D ;D ;D + Taxas :'( :'( :'( :'(

Abs

Gravina

Re: Certina e seus calibres
« Resposta #11 Online: 17 Junho 2009 às 10:32:05 »
Ochocientos cruceros!! Vale!! Me llevo!!  ;D ;D

Será que por estas fotos dá para identificar qual a corôa original deste modêlo:







Abs

Marcelo

« Última modificação: 17 Junho 2009 às 10:34:02 por Marcelo Costa »

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Certina e seus calibres
« Resposta #12 Online: 17 Junho 2009 às 10:37:32 »
Olá Amigos,  

   Eu já possui um Certina a corda, creio que o nome seja President ???, hoje mantenho 2 Certinas DS, pela cara, um deve ser dos anos 60 e o outro 70. O mais antigo lembra um Universal, pois a caixa possui as garras com o mesmo design, infelizmente foi "operado" por um relojoeiro/açougueiro, deixei para uma revisão e só consegui reavê-lo depois de uns meses sem a coroa...  :'( :'(
  No MASP há uma banca de um argentino o Sr. Guilhermo, segundo ele a Certina investiu pesado naquele pais, ele contou que havia uma propaganda em que o sujeito jogava um Certina DS para o alto, após a queda ele mostrava que o relógio continuava a funcionar o colocava no pulso novamente. :o
Apesar da dificuldade de peças sou fã da marca, um dos modelos que cobiço e um quadrado, denominado Town & Country, muito elegante... ;)

Abs a todos

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Certina e seus calibres
« Resposta #13 Online: 17 Junho 2009 às 10:40:28 »
800 USD , Muy amigo!!!!! ;D ;D ;D ;D

Envie-me um e-mail (sério)..........custos de envio DHL Express por sua conta ;D ;D ;D

Este um da coleção









Abs

Gravina

Re: Certina e seus calibres
« Resposta #14 Online: 17 Junho 2009 às 10:54:59 »
Gravina...esses sim são Certinas de respeito!!!  :o

O e-mail já foi enviado Mestre!! Obrigado pela ajuda!!  :D :D

Abs

Marcelo

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Certina e seus calibres
« Resposta #15 Online: 17 Junho 2009 às 10:58:53 »
Gravina...esses sim são Certinas de respeito!!!  :o

O e-mail já foi enviado Mestre!! Obrigado pela ajuda!!  :D :D

Abs

Marcelo

Tks!!!
e já respondido!!! ;D

Abs

Gravina

Re: Certina e seus calibres
« Resposta #16 Online: 18 Junho 2009 às 23:41:39 »
O meu:



Com movimento 25-651
"A vitória ou a derrota estão nas mãos dos deuses.  Festejemos então a batalha."

*

Enéias

Re: Certina e seus calibres
« Resposta #17 Online: 19 Junho 2009 às 00:16:00 »
Amigos:

Inicialmente confirmo a história do mestre Gravina. De fato o fabuloso professor considera os movimentos certina, quando comparados com os da omega (mesma época) superiores.

Sou fã da marca e, confesso, fui influenciado pelo professor e tenho uma "meia-dúzia" de modelos e espero postar aqui algum dia.

Uma historieta:

Viram aquele modelo "diver" postado pelo mestre? Pois é... Fiquei sem um igual por ter respeitado uma pessoa que resolveu me dar uma rasteira.

Na feira do Bixiga eu estava prestes a fechar negócio com o proprietário. Um "amigo" pediu-me para dar preferência para ele e que em seguida me repassaria o relógio pelo mesmo preço. Ele queria permutar alguns relógios com aquele vendedor e mais: o valor do certina seria rigorosamente o mesmo que eu iria pagar (eu estava com o talão de cheques e prestes a preencher). Não vi razão para não atender aquele pedido... Para mim nada mudaria e entre eles haveria um negócio. Certo? Pois bem: depois que o negócio foi firmado entre eles o "amigo" sumiu da feira.

Aprendi uma lição: nem tudo o que parece é... Encontrei-me com a pessoa no dia seguinte. Explicação: não fechou negócio com a pessoa e por este motivo não me repassou o relógio. Uma cara de pau tremenda. >:(

Poucas vezes me irrito com alguma situação assim, mas desta vez eu me senti um bobão, por ter confiado naquele cidadão... Na realidade um comerciante que me fez de otário...
 :'(

*

Alberto Ferreira

Re: Certina e seus calibres
« Resposta #18 Online: 19 Junho 2009 às 07:36:24 »
Salve, amigos!

Como eu vejo que outros colegas têm o mesmo movimento Certina 25-651, eu achei válido postar aqui as imagens que eu escaneei do seu catálogo de peças e não enviá-la por MP como pretendia fazer a princípio.








Abraços s todos,
Alberto

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Certina e seus calibres
« Resposta #19 Online: 19 Junho 2009 às 08:54:54 »
Amigos:

Inicialmente confirmo a história do mestre Gravina. De fato o fabuloso professor considera os movimentos certina, quando comparados com os da omega (mesma época) superiores.

Sou fã da marca e, confesso, fui influenciado pelo professor e tenho uma "meia-dúzia" de modelos e espero postar aqui algum dia.

Uma historieta:

Viram aquele modelo "diver" postado pelo mestre? Pois é... Fiquei sem um igual por ter respeitado uma pessoa que resolveu me dar uma rasteira.

Na feira do Bixiga eu estava prestes a fechar negócio com o proprietário. Um "amigo" pediu-me para dar preferência para ele e que em seguida me repassaria o relógio pelo mesmo preço. Ele queria permutar alguns relógios com aquele vendedor e mais: o valor do certina seria rigorosamente o mesmo que eu iria pagar (eu estava com o talão de cheques e prestes a preencher). Não vi razão para não atender aquele pedido... Para mim nada mudaria e entre eles haveria um negócio. Certo? Pois bem: depois que o negócio foi firmado entre eles o "amigo" sumiu da feira.

Aprendi uma lição: nem tudo o que parece é... Encontrei-me com a pessoa no dia seguinte. Explicação: não fechou negócio com a pessoa e por este motivo não me repassou o relógio. Uma cara de pau tremenda. >:(

Poucas vezes me irrito com alguma situação assim, mas desta vez eu me senti um bobão, por ter confiado naquele cidadão... Na realidade um comerciante que me fez de otário...
 :'(


Pois é........................meu estimado amigo Enéias, fiquei sabendo deste fato (por vc. mesmo)

O problema maior está no



Existem pessoas que não sabem o que é contrato, ética, fio de bigode!!!..............INFELIZMENTE!!!!
Sem caráter, é melhor distância!!!! ;)..................não vai sair coisa boa NUNCA!!!!

Abs

Gravina