Cuidados ao viajar de avião

  • 29 Respostas
  • 5856 Visualizações
Cuidados ao viajar de avião
« Online: 27 Março 2015 às 14:30:47 »
Prezados,

Meu Tag Heuer Carrera Calibre 16 fará sua primeira viagem de avião hoje à noite. No site da Tag, seção FAQ, alerta-se sobre os campos magnéticos, com a recomendação de tirar o relógio ao passar pelo "body scanner". Por "body scanner" entende-se o detetor de metais por onde passamos, correto? Ou estão se referindo ao raio X corporal que os paranóicos americanos já usam? E em relação ao raio X, pode afetar de alguma forma o relógio?

Outra dúvida: já a bordo do avião, as variações da pressão atmosférica no interior da cabine podem de alguma forma prejudicar o mecanismo do relógio? Seria aconselhável, por exemplo, viajar com o pino para fora, para eliminar a estanqueidade da caixa e permitir a equalização das pressões, ou isso não tem nada a ver?

Obrigado,
Paulo Mario

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #1 Online: 27 Março 2015 às 14:38:48 »
Pode viajar tranquilo, o relógio não necessita nenhum cuidado especial. O "body scanner" é o raio X corporal. As variações de pressão na cabine não afetam o mesmo, mesmo no caso de uma despressurização fique tranquilo que ele sairá intacto, falo por experiência própria!

Abs e boa viagem!

Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #2 Online: 27 Março 2015 às 14:41:21 »
Pode viajar tranquilo, o relógio não necessita nenhum cuidado especial. O "body scanner" é o raio X corporal. As variações de pressão na cabine não afetam o mesmo, mesmo no caso de uma despressurização fique tranquilo que ele sairá intacto, falo por experiência própria!

Abs e boa viagem!

Mas então, se "body scanner" é o raio X corporal, e a Tag recomenda tirar o relógio ao passar por um, podemos inferir que o raio X é prejudicial ao relógio? E, caso afirmativo, não deveríamos também evitar de passar o relógio no raio X das bagagens de mão?

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #3 Online: 27 Março 2015 às 14:54:40 »
O BS não usa raio X ele é tipo uma ressonância magnética.

Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #4 Online: 27 Março 2015 às 14:58:03 »
Sinistro! Então a conduta é retirar o relógio ao passar pelo detetor de metais, e passar o relógio pelo raio X, o que não vai trazer nenhum problema de magnetização, é isso? Desculpe pela quantidade de iterações nesse assunto.

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #5 Online: 27 Março 2015 às 14:59:29 »
Uma correção: os modernos body scanners aeroportuários não emitem radiação X, que é ionizante e cuja exposição constante e prolongada acarreta graves prejuízos à saúde, mas sim radiação eletromagnética em altíssima frequência:

http://en.wikipedia.org/wiki/Millimeter_wave_scanner

De qualquer maneira, não se pode entrar com relógios neles e os modernos equipamentos de RX de bagagens não emitem radiação eletromagnética de maneira significativa, não acredito que sejam capazes de magnetizar um relógio.

[[]]'s

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #6 Online: 27 Março 2015 às 15:00:00 »
Isso mesmo, o ideal é colocar o relógio na sua bagagem de mão antes da inspeção e recolocar no pulso depois, pois existem casos de relógios desaparecendo nas bandejas do raio X!

Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #7 Online: 27 Março 2015 às 15:42:59 »
Uma correção: os modernos body scanners aeroportuários não emitem radiação X, que é ionizante e cuja exposição constante e prolongada acarreta graves prejuízos à saúde, mas sim radiação eletromagnética em altíssima frequência:

http://en.wikipedia.org/wiki/Millimeter_wave_scanner

De qualquer maneira, não se pode entrar com relógios neles e os modernos equipamentos de RX de bagagens não emitem radiação eletromagnética de maneira significativa, não acredito que sejam capazes de magnetizar um relógio.

[[]]'s

OK, sinto-me mais seguro agora, obrigado!

Isso mesmo, o ideal é colocar o relógio na sua bagagem de mão antes da inspeção e recolocar no pulso depois, pois existem casos de relógios desaparecendo nas bandejas do raio X!

Poxa, não sabia que os raios X eram tão malandros assim para furtar objetos das bandejas, he he.

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #8 Online: 27 Março 2015 às 16:18:43 »
;)

*

Offline Rafael

  • ***
  • 149
    • Ver perfil
Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #9 Online: 27 Março 2015 às 17:54:23 »
Diz a lenda que se o relógio for maior que 44 mm, igual o technos do João, entra na lista de itens proibidos....Podem ser usados como armas hehehe ;D

Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #10 Online: 27 Março 2015 às 23:27:35 »
Rafael, é por isso que aquelas urnas onde os passageiros depositam os pertences que não podem embarcar estão cheias de relógios da Nautica e Diesel?

*

Alberto Ferreira

Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #11 Online: 27 Março 2015 às 23:45:34 »
Rafael, é por isso que aquelas urnas onde os passageiros depositam os pertences que não podem embarcar estão cheias de relógios da Nautica e Diesel?

Boa noite, Paulo Mario!

Bem, eu quero crer que a sua pergunta possa até ser uma dúvida real.
Mas você não reparou que o comentário anterior, do Rafael, foi uma mera brincadeira?

Abraço!
Alberto

Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #12 Online: 27 Março 2015 às 23:47:50 »
Boa noite, Alberto!

Eu também tentei fazer uma brincadeira, mas pelo visto não fui muito bem sucedido, rs rs.

Saudações!

*

Alberto Ferreira

Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #13 Online: 27 Março 2015 às 23:52:09 »
Pois é...  ;D
 ::)

Um abraço.
Alberto

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #14 Online: 27 Março 2015 às 23:58:25 »
Acho mesmo que o melhor cuidado a ser tomado, é verificar o histórico dos pilotos :-\
Abs.
Neme!

Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #15 Online: 28 Março 2015 às 09:42:00 »
(excluído)
« Última modificação: 28 Março 2015 às 11:07:05 por paulomario77 »

*

Offline davidd

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #16 Online: 28 Março 2015 às 11:03:59 »
Paulo e neme, o humor negro de vocês neste último post, na minha opinião, e dispensável!
Tenho uma amiga que perdeu os pais no acidente da Air France, e o estado que ela ficou me impede de achar graça em qualquer observação que não seja de apoio!
Abs

Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #17 Online: 28 Março 2015 às 11:07:39 »
Tens razão, davidd, post apagado.

*

Offline vizel

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #18 Online: 28 Março 2015 às 12:04:14 »
Quando eu viajo de avião sempre tiro os relógios do braço e os coloco naquela cestinha que passa dentro da máquina .. nunca nenhum apresentou defeito.

Quanto a pressão atmosférica, a lógica me diz que se ela começar a variar muito, a ultima coisa que vou me preocupar será com o relógio!
vizel

*

Enéias

Re:Cuidados ao viajar de avião
« Resposta #19 Online: 28 Março 2015 às 13:06:34 »
Nunca senti qualquer alteração em meus relógios. Claro que só uso mecânicos. Talvez sejam menos afetados.