Menu principal

Uma pergunta prática sobre ajustes de balanços "free sprung"

Iniciado por admin, 15 Abril 2015 às 16:33:57

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Os balanços free sprung são frequentemente ressaltados como "superiores" no quesito ajuste de isocronismo, porque para alterar a marcha não se muda o comprimento útil da espiral, mas o momento de inércia deste, seja através de parafusos (como os microstella da Rolex e Omega) ou pesos (como os Gyromax da Patek).

O ajuste, como é notório, deve ser feito em pares, ou seja, se você jogar um dos pesos "Gyromax" para dentro, o que está em sentido oposto também deverá ser jogado, caso contrário o balanço ficará desequilibrado.

A teoria é essa, mas como se faz isso na prática? Como se tem certeza absoluta que ambos os parafusos foram apertados a mesma quantidade, de modo a não desequilibrar o balanço? Pergunto isso porque não me parece razoável que, a cada aperto e teste, seja necessário colocar o balanço no "esquadro" para verificar se este está equilibrado.

Enfim, como o relojoeiro sabe que está apertando ou soltando parafusos, ou girando pesos, na mesma quantidade de um lado e do outro?

Flávio

Adriano

A ferramenta que move os parafusos ou pesos tem uma escala. Não só para que você mova os pares por igual, mas para saber também o quanto você está mudando a regulagem.

No caso dos Gyromax, a ferramenta não tem uma escala, ela é na verdade apenas como uma ponta de chave de fenda (pelo menos a ferramenta que conheço, da AP, é assim). Você coloca ela sobre o peso e gira ele, um quarto de volta, ou meia volta, o quanto for necessário. Eu não me lembro de cabeça o quanto de volta representa o quanto de alteração na marcha.

Já a da Omega ou da Rolex, ela tem um pêdulo dentro, como um rotor do relógio, com um "ponteiro" que passa por baixo de uma escala pintada na ferramenta. Cada risquinho da escala representa uma alteração de 1 s/dia. Então se você precisa, por exemplo, baixar a marcha em 2 s/dia, você coloca a ferramenta e gira dois tracinhos para fora.

Já vou postar foto dessa ferramenta.

Abraços!

Adriano

Adriano

flávio

Conhecia a ferramenta semelhante da rolex. E nos relógios antigos, com parafusos, será que confiavam na quantidade de giro do parafuso que se dava, como nos giromax?  Flávio

Adriano

Sim, em relógios antigos, tinha que ir "na fé" e saber o quanto girou.

Mais duas fotos da ferramenta:

Abraços!

Adriano

edson rangel

Parabéns pelo conhecimento.

Como adquiriram tanto conhecimento?

Trabalham na área, são donos de lojas do ramo?

O que me indicam para melhor meu conhecimento?

Faço pesquisas na internet, leio muita coisa no fórum o que já me ajudou muito.

Abraços e mais uma vez parabéns!!!
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

zugo

Citação de: edson rangel online 15 Abril 2015 às 19:56:46
Parabéns pelo conhecimento.

Como adquiriram tanto conhecimento?

Trabalham na área, são donos de lojas do ramo?

O que me indicam para melhor meu conhecimento?

Faço pesquisas na internet, leio muita coisa no fórum o que já me ajudou muito.

Abraços e mais uma vez parabéns!!!

Me adiantando e dando pitaco...

Edson, o Adriano é (até onde eu sei) gerente da Watch Time (Autorizada de manutenção da Omega, Tissot, Ap, Hublot, TAG, etc...) em São Paulo.

O Flávio, novamente, até onde eu sei, é um estudioso do assunto. Muitos livros e muito tempo gasto estudando a relojoaria tanto a parte técnica como a histórica.

Existem vários tópicos no forum com indicações de livros, inclusive um tópico recente onde eu pedi indicações para o Flavio e ele me recomendou exemplares bem interessantes, faça uma pesquisa pelo fórum que você vai encontar. Infelizmente a maioria das leituras só está disponível em idioma estrangeiro, creio eu que a predominância seja em inglês, francês e alemão.

No nosso site mãe (http://www.relogiosmecanicos.com.br) existem vários artigos super interessantes e informativos escritos em português que são uma ótima leitura, e existe também o site do Mestre Adriano com vários artigos de sua autoria, também em português: http://www.tempusrerumimperator.net/

Abraços

edson rangel

Zugo, pesquiso muito no FRM e aprendi muita coisa sobre relógios.

Quanto ao site do Adriano não conhecia.

Obrigado pela resposta e indicações.

Fique com Deus!!

GuilhermeAzeredo

Também não conhecia o site do Adriano! Conteúdo excepcional, como era de se esperar, além de muitas fotos bacanas da Suíça :o! Parabéns Adriano!!!

Abraços!!

flávio

Eu comecei a me interessar e aprendi muito no início através de sites como o FRM. Inicialmente, lá nos anos 90, lia muito o Timezone, sobretudo os artigos do Walt Odets.

O inglês, como disseram aí, é fundamental, e talvez por isso eu tenha criado o site no passado, para criar um canal em PORTUGUÊS sobre o assunto. É por isso que quando indico links de sites gringos, procuro sempre comentar o que está escrito, porque não posso presumir que todos entendem inglês, ainda que usem o google tradutor.

Mas o livro mais importante sobre o assunto, na minha opinião, existe em português, e já o indicamos aqui. Chama-se A Revolução no Tempo, de David Landes. Só a leitura deste livro já coloca qualquer pessoa anos luz à frente de qualquer outra que não o tenha lido, no que diz respeito a conhecimentos sobre relojoaria.

Flávio

edson rangel

Obrigado Flávio pela dica.

Vou pesquisar para comprar o livro.