Paixão por relógios e fones de ouvido

  • 28 Respostas
  • 10496 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #20 Online: 25 Abril 2015 às 17:20:08 »
Putz!
Que interessante, Paulo Mario!

Bem,... Melhor dizendo...
No mínimo "interessante", para alguém que como eu nunca tinha imaginado que isso existisse.  ::)

É mesmo para quem gosta muito de som, não é mesmo?

Se o amigo me permite uma brincadeira, mas que no fundo é uma dúvida real minha...  ::)

Com os fones você fica totalmente isolado do mundo externo, não é?
Não ouve nada de fora, correto?

Quase como se fosse um "autismo" voluntário (numa imagem precária, ou numa "brincadeira" de mau gosto, eu admito...  :-X)?

Ou a coisa não é bem assim?
 ::)

Abraço!
Alberto

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #21 Online: 25 Abril 2015 às 17:37:47 »
Putz!
Que interessante, Paulo Mario!

Bem,... Melhor dizendo...
No mínimo "interessante", para alguém que como eu nunca tinha imaginado que isso existisse.  ::)

É mesmo para quem gosta muito de som, não é mesmo?

Se o amigo me permite uma brincadeira, mas que no fundo é uma dúvida real minha...  ::)

Com os fones você fica totalmente isolado do mundo externo, não é?
Não ouve nada de fora, correto?

Quase como se fosse um "autismo" voluntário (numa imagem precária, ou numa "brincadeira" de mau gosto, eu admito...  :-X)?

Ou a coisa não é bem assim?
 ::)

Abraço!
Alberto

Sim, Alberto, um fone como esse permite que você "mergulhe" na música e se isole do meio exterior. É perfeito para usar no transporte público, em vôos, mas não é adequado em situações onde você precisa estar atento ao seu redor, como dirigindo, pedalando ou caminhando na rua.

Existe um certo preconceito em relação à audiofilia, que obviamente se estende aos fones de ouvido. Já ouvi muita gente dizer que não conseguiria ouvir a diferença entre um fone como o meu e outro mais barato. De fato, dependendo do caso até procede, pois a qualidade do som depende muito do formato em que a música foi gravada (MP3 ou lossless), do tocador (iPod, celular, ou algo mais sofisticado), etc. Mas o fone é o elo mais fraco da cadeia, é o que mais faz a diferença em um setup. Só que a audifilia são vários pequenos (ou grandes) passos, são melhorias incrementais que você vai fazendo no seu sistema, e ao longo dessa jornada você também vai aprendendo a escutar melhor os detalhes, as nuances das músicas. Você vai se sofisticando junto com o seu sistema de som. Eu, por exemplo, não saberia diferenciar um malbec de um merlot, imagino que os vinhos também são uma jornada e o seu paladar vai se educando junto.

Eu agora uso Omega e Tag, mas já usei Tissot, Swatch, Guess e Citizen, rs rs. Melhoria contínua!

*

Offline Spring

  • ****
  • 365
    • Ver perfil
Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #22 Online: 25 Abril 2015 às 18:51:18 »
Paulo, fiquei pensando aqui com meus botões  ;D

O tal ponto utilizando em TV, palcos, etc, utiliza-se de algo parecido ou é algo mais simples ?
No masterpiece was ever created by a lazy artist.

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #23 Online: 25 Abril 2015 às 18:52:42 »
Paulo, fiquei pensando aqui com meus botões  ;D

O tal ponto utilizando em TV, palcos, etc, utiliza-se de algo parecido ou é algo mais simples ?

É exatamente esse tipo de fone, CIEM. Na verdade foram desenvolvidos para os músicos, e depois se popularizaram entre os "leigos".

*

Alberto Ferreira

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #24 Online: 26 Abril 2015 às 18:13:55 »
Boa tarde, amigos!

Tudo bem,...
E os pontos que eu estou levantando não são críticas, ok?
Aliás nem podiam ser críticas, pois quem gosta, quem curte, etc, deve mesmo usar o que quiser e puder.

Então, isto posto e devidamente aclarado, eu levanto algumas dúvidas que, para mim, ainda ficaram...

1) Eu creio que a função do tal ponto (oculto), usado nos palcos e outras situações, seja bem outra.
Seria quase "estética", para não evidenciar que o "ator" (músico, técnico, etc) o esteja usando e com isto vir a "desvirtuar" a cena.
É isto, não?

2) A minha principal dúvida com relação ao sistema "selado" (totalmente isolante do mundo externo) é que, no meu entender, a nossa percepção de um som, o que cria a chamada "ambiência", seria justamente o fato de que nós ouvimos as reverberações, "ecos" e até os "ruídos" de fundo da sala, do palco do estádio, etc...
A sensação de "volume" do local vem daí...
Neste meu pensamento, o que nos leva a esta ambiência, seria um efeito "psicológico" (*), ou um conjunto de informações que é "processado" (*) pelo nosso cérebro, e "desde sempre", pois no meio ambiente onde sempre nós vivemos e estamos inseridos nós evoluímos desta forma...
(*) Palavras estas, ditas assim, na falta de minha parte, de palavras mais adequadas.

Não seria bem isto? Por que?

Abraços a todos!
Alberto

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #25 Online: 27 Abril 2015 às 11:44:21 »
Caro Alberto,

Pelo que li - pois não sou músico - a grande vantagem desses pontos (na forma de fones de ouvido) é dispensar as caixas de retorno de palco, o que inclusive é positivo no que diz respeito à preservação da audição dos músicos.

Sobre o seu segundo ponto, é importante fazer certas distinções. Primeiramente, ouvir música ao vivo - com as reverberações e a acústica do local onde ela está sendo executada - é uma experiência distinta de ouvir uma gravação dessa apresentação em casa com um conjunto de caixas. Que por usa vez é distinta de ouvir essa mesma gravação através de fones de ouvido. Limitando a comparação aos dois últimos casos, uma vez que a experiência ao vivo é algo incomparável mas também nem sempre acessível ou conveniente, a principal diferença entre as caixas e os fones é a seguinte: no caso das caixas, ambos o seu ouvido direito e esquerdo escutam o que sai de cada uma delas (estou supondo um sistema estéreo), sendo que o cérebro consegue criar uma imagem do palco/apresentação devido às diferenças de tempo e intensidade dos sons que chegam aos ouvidos. O mesmo não ocorre com fones de ouvido, pois o que toca em um dos lados do fone não é escutado pelo ouvido do lado oposto. Então, nunca um fone de ouvido vai dar a mesma sensação de ambiência que um par de caixas, é uma limitação que precisa ser aceita. Ainda assim, é impressionante a ambiência, o palco sonoro que se consegue criar com um bom par de fones de ouvido.

Sobre a questão da sensação de ambiência x sistema selado, observe que isso independe do tipo de fone de ouvido que se utiliza, pois mesmo com fones que não isolam bem o ruído externo a idéia é que o ruído externo não interfira na audição, logo usamos esses tipos de fones em um ambiente mais silencioso. A ambiência não vai melhorar se permitirmos que ruídos/sons estranhos à música consigam chegar aos nossos ouvidos. Muito pelo contrário, isso poderia arruinar a experiência de ouvir música.

Enfim, não sei se entendi o que você questionou, e não sei se me fiz entender.

Grande abraço!

*

Offline Jim

  • ***
  • 146
    • Ver perfil
Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #26 Online: 27 Abril 2015 às 11:53:55 »
Paulo, são duas áreas pelas quais me interesso também.

Em sua opinião, os intra possuem mais qualidade sonora que os over ear? Desconsiderando o fator preço, claro.
Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória. (‭Provérbios‬ ‭21‬:‭31‬ NVI)

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #27 Online: 27 Abril 2015 às 12:23:40 »
Paulo, são duas áreas pelas quais me interesso também.

Em sua opinião, os intra possuem mais qualidade sonora que os over ear? Desconsiderando o fator preço, claro.

Depende do fone. Um intra tem um potencial muito bom de tocar bem, até porque é muito fácil de ser "empurrado", ou seja, qualquer celular consegue fazer um intra tocar num volume bom, o que nem sempre é o caso com os over the ear. Por outro lado, nem todo mundo se acostuma com os intra, porque é meio estranho mesmo ter algo plugado dentro do seu ouvido. Agora, os melhores fones do mundo são over the ear, então tudo depende do quanto se está disposto a pagar. Recomendo a você visitar o Mind The Headphone, inclusive tem um fórum onde você pode buscar sugestões de usuários mais experientes.
« Última modificação: 27 Abril 2015 às 13:51:52 por paulomario77 »

*

Alberto Ferreira

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #28 Online: 27 Abril 2015 às 13:23:45 »
Caro Alberto,

...

Enfim, não sei se entendi o que você questionou, e não sei se me fiz entender.

Grande abraço!

Boa tarde, Paulo Mário!
Você entendeu, sim.

E de minha parte eu também entendi as suas colocações, muito obrigado!

Mas, eu me permito não me interessar em usar um desses "intra". (*)  ::)
Sem que com isto eu esteja críticando quem curte e usa, como eu disse antes.

Um abração!
Alberto

PS:
(*) E eu faço aqui uma "blague", uma mera brincadeira portanto, que anos atrás eu ouvi de um Otorrino...
Ele dizia...
"No ouvido nós só deveríamos tentar enfiar o cotovelo."
 ;)