Paixão por relógios e fones de ouvido

  • 28 Respostas
  • 10580 Visualizações
Paixão por relógios e fones de ouvido
« Online: 25 Abril 2015 às 06:08:41 »
Nobres colegas,

Tenho duas obsessões: relógios e fones de ouvido. E dentro do mundo dos fones de ouvido, minha preferência é pelos chamados intrauriculares customizados, ou simplesmente CIEMs (Custom In-Ear Monitors), em inglês. São intrauriculares porque entram dentro do canal auditivo, vedando-o, e promovendo uma isolação completa do ruído ambiente. E são customizados porque você vai a um audiologista, ele faz um pré molde de silicone do formato dos seus canais auditivos, você envia esse pré molde para o fabricante do fone e ele, por sua vez, produz um fone que encaixa perfeitamente no seu - e apenas no seu - canal auditivo.

Pois bem, e como obter um CIEM que, além de ter uma sonoridade fantástica, seja também lindo e expresse a minha paixão por relógios? Ei-lo:


Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #1 Online: 25 Abril 2015 às 06:09:35 »
Segunda foto:

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #2 Online: 25 Abril 2015 às 06:09:58 »
Terceira foto:

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #3 Online: 25 Abril 2015 às 06:10:21 »
Quarta foto:

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #4 Online: 25 Abril 2015 às 06:10:46 »
Quinta foto:

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #5 Online: 25 Abril 2015 às 06:11:11 »
Sexta foto:

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #6 Online: 25 Abril 2015 às 06:11:35 »
Sétima foto:

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #7 Online: 25 Abril 2015 às 06:43:17 »
Mais detalhes sobre esses fones:

O fabricante é a Noble Audio, e pertencem à linha Prestige. O processo de fabricação é, resumidamente, assim:

1) eu fui num audiologista e fiz os pré-moldes dos meus canais auditivos. O profissional injeta silicone de alta viscosidade dentro de cada ouvido, até bem próximo do tímpano. Espera o silicone curar e retira o bloco de dentro do ouvido;

2) enviei os pré-moldes via FedEx para a sede da Noble na Califórnia;

3) eles escaneiam os pré-moldes e criam um modelo em 3D no compuador;

4) escolhem a madeira e fazem, dentro de uma câmara, uma infusão de acrílico na madeira, a alta pressão e temperatura, que faz com que os poros da madeira absorvam o acrílico;

5) depois desse processo, a madeira é esculpida por uma fresa CNC (mais de 40 horas de fresa para fazer ambos os lados) no exato formato dos meus canais auditivos;

6) as peças de madeira, já no formato correto mas ainda maciças, são enviadas ao laboratório da Noble na China, onde são ocadas à mão, para inserção dos internos do fone (drivers, crossover, etc.), e por fim o fone é fechado com um pedaço da mesma madeira. É nessa tampa de madeira que vão as peças de relógio, mas aí foge ao meu conhecimento como elas são fixadas na madeira e recobertas por acrílico.
« Última modificação: 25 Abril 2015 às 06:46:52 por paulomario77 »

*

Offline Spring

  • ****
  • 365
    • Ver perfil
Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #8 Online: 25 Abril 2015 às 09:34:25 »
Bom dia Paulo,

Eu não conhecia esse tipo de trabalho, no mínimo interessante, fiquei pensando se isso não poderia trazer problemas futuros pela proximidade ao sistema do ouvido, minha irmã atua na área da saúde e sempre me disse para tomar cuidado com fones intra pois a região é muito sensível, etc.

abs
No masterpiece was ever created by a lazy artist.

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #9 Online: 25 Abril 2015 às 10:33:13 »
Bom dia Paulo,

Eu não conhecia esse tipo de trabalho, no mínimo interessante, fiquei pensando se isso não poderia trazer problemas futuros pela proximidade ao sistema do ouvido, minha irmã atua na área da saúde e sempre me disse para tomar cuidado com fones intra pois a região é muito sensível, etc.

abs

Bom dia,

Na verdade, quando eu escrevi que o silicone era injetado até bem próximo do tímpano, houve um certo exagero. O importante para o fabricante do fone é que os pré-moldes peguem a primeira e segunda curvas do canal auditivo. Fones como esses são feitos em acrílico, madeira+acrílico ou silicone, materiais inertes e totalmente compatíveis com a pele. Obviamente, há que se maneirar com o volume que você escuta a música, mas essa regra vale para qualquer fone de ouvido ou mesmo caixa acústica. Os intrauriculares aqui levam uma vantagem, pois o fato de isolarem o barulho externo faz com que a música possa ser escutada em volumes mais baixos, pois não precisa "competir" com o ruído ambiente.

Abraço!

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #10 Online: 25 Abril 2015 às 11:22:45 »
Ô paulomario77,

Também gosto de fones, o meu chuchuzinho é um Denon com os cups de madeira.

Lindo fone o seu, nunca usei um desses intra-auriculares, o som é muito diferente de um fone fechado?

Abrassss, gabo  :)

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #11 Online: 25 Abril 2015 às 11:47:08 »
Ô paulomario77,

Também gosto de fones, o meu chuchuzinho é um Denon com os cups de madeira.

Lindo fone o seu, nunca usei um desses intra-auriculares, o som é muito diferente de um fone fechado?

Abrassss, gabo  :)

Gabo,

O assunto fones de ouvido é um mundo à parte, não é mesmo? Os intrauriculares podem ser extremamente competentes no que fazem, mas têm uma limitação que vem justamente do fato de estarem muito próximo do ouvido: eles não tem um palco sonoro (soundstage) muito bom, ou seja, você não tem sensação de profundidade em relação ao som dos diversos instrumentos de uma banda, por exemplo. O som de cada instrumento fica bem distinto dos demais, mas parece que todos estão no mesmo plano, à mesma distância do ouvinte. Fones full-size, como o seu, são bem melhores nesse aspecto.

Dito isso, esse fone que eu encomendei tem 10 (dez) alto falantes ou drivers de cada lado. Obviamente não são drivers tradicionais, com cone, mas sim do tipo armadura balanceada, muito diminutos. Essa grande quantidade de drivers permite ao fone cobrir uma faixa de freqüências extremamente ampla e sem distorções. Fones intrauriculares com grande número de drivers, como o meu, superam muitos fones full-size, exceto os mais caros, e exceto no efeito palco sonoro, que é muito melhor nos full-size.

Dê uma lido no artigo do meu amigo Leonardo Drummond explicando as diferenças entre os diversos tipos de fones. Aliás, o site Mind The Headphone é facilmente o melhor site sobre fones de ouvido do Brasil.

http://mindtheheadphone.com.br/2014/08/11/os-diferentes-tipos-de-fones/

Um abraço!

*

Offline Spring

  • ****
  • 365
    • Ver perfil
Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #12 Online: 25 Abril 2015 às 11:52:55 »
Bom dia,

Na verdade, quando eu escrevi que o silicone era injetado até bem próximo do tímpano, houve um certo exagero. O importante para o fabricante do fone é que os pré-moldes peguem a primeira e segunda curvas do canal auditivo. Fones como esses são feitos em acrílico, madeira+acrílico ou silicone, materiais inertes e totalmente compatíveis com a pele. Obviamente, há que se maneirar com o volume que você escuta a música, mas essa regra vale para qualquer fone de ouvido ou mesmo caixa acústica. Os intrauriculares aqui levam uma vantagem, pois o fato de isolarem o barulho externo faz com que a música possa ser escutada em volumes mais baixos, pois não precisa "competir" com o ruído ambiente.

Abraço!

Obrigado pela resposta Paulo, espero ter a oportunidade de ao menos testar um desses.

Pelo processo todo acredito ter um preço bem elevado, e certamente o resultado vale a pena.
No masterpiece was ever created by a lazy artist.

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #13 Online: 25 Abril 2015 às 12:11:58 »
Obrigado pela resposta Paulo, espero ter a oportunidade de ao menos testar um desses.

Pelo processo todo acredito ter um preço bem elevado, e certamente o resultado vale a pena.

O processo é bem demorado, mas com US$ 1 mil você já consegue encomendar um excelente custom. No caso do meu, tanto a demora (fiz o pedido em 30 de janeiro, e só foi finalizado essa semana) quanto o custo (US$ 3.100) extrapolam a média, mas o processo fabril é totalmente diferente dos fones em acrílico (que são a grande maioria). Talvez o pior mesmo seja o risco de o fit não ficar bom, ou seja, o fone não encaixar bem no seu ouvido, provocando dores ou apresentando uma vedação insuficiente. Todos os fabricantes oferecem garantia para o fit, mas é mais uma iteração no processo: você tem que fazer novo pré-molde e enviar para eles junto com o fone, eles refazem o fone, reenviam para você, etc. No meu caso seria desastroso, pois uma amiga que vai aos EUA semana que vem vai trazer os fones para mim, logo não terei despesas com a aduana. E se tiver que reenviar os fones para a Califórnia? Na volta a Receita vai cair matando no imposto de importação!

*

Offline Spring

  • ****
  • 365
    • Ver perfil
Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #14 Online: 25 Abril 2015 às 12:22:41 »
Sem dúvidas é um risco, mas para apaixonados vale tudo ;D

Quando por as mãos no brinquedo novo nos conte da experiência.

abs
No masterpiece was ever created by a lazy artist.

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #15 Online: 25 Abril 2015 às 13:08:22 »
Trabalho no mínimo interessante. Achei muito legal os fones, ficaram um show a parte.

Paulo Mario você é a primeira pessoa que "conheço" que é expressamente apaixonado por fones de ouvido. Nunca vi ninguém com esse tipo de hobby rs. Muito legal o seu depoimento e muito legal as peças em questão.

Um abraço,

Renato.

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #16 Online: 25 Abril 2015 às 13:19:46 »
Trabalho no mínimo interessante. Achei muito legal os fones, ficaram um show a parte.

Paulo Mario você é a primeira pessoa que "conheço" que é expressamente apaixonado por fones de ouvido. Nunca vi ninguém com esse tipo de hobby rs. Muito legal o seu depoimento e muito legal as peças em questão.

Um abraço,

Renato.

Renato, o "problema" é que esses dois hobbies (fones e relógios) podem se tornar bem caros, e infelizmente o meu orçamento nem sempre consegue acompanhar o meu bom gosto, rs rs. Quisera eu ter como hobby colecionar tampinhas de garrafa, por exemplo.

A paixão pelos fones é na verdade a paixão pelo áudio, ou audiofilia, só que num patamar acessível a mim. Veja que com R$ 20.000 você consegue adquirir o que há de melhor em fone de ouvido, amplificador, DAC, cabos, etc. Mas com esse mesmo dinheiro você compra apenas um par de caixas acústicas bom, mas que vão ter a sonoridade aquém da do fone de ouvido.

Um abraço!

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #17 Online: 25 Abril 2015 às 13:33:30 »
Renato, o "problema" é que esses dois hobbies (fones e relógios) podem se tornar bem caros, e infelizmente o meu orçamento nem sempre consegue acompanhar o meu bom gosto, rs rs. Quisera eu ter como hobby colecionar tampinhas de garrafa, por exemplo.

A paixão pelos fones é na verdade a paixão pelo áudio, ou audiofilia, só que num patamar acessível a mim. Veja que com R$ 20.000 você consegue adquirir o que há de melhor em fone de ouvido, amplificador, DAC, cabos, etc. Mas com esse mesmo dinheiro você compra apenas um par de caixas acústicas bom, mas que vão ter a sonoridade aquém da do fone de ouvido.

Um abraço!
E como é caro. Vejo alguns fones por exemplo simples mas a preços absurdos, claro que não se compara a qualidade de áudio de um conjunto de equipamentos como você citou. O mesmo se aplica a mim no caso dos relógios pois é algo que acaba se tornando relativamente cara tbm, e que no momento ainda estou aguardando para adquirir algo dentro das possibilidades acessíveis a mim hehehe...
E concordo no aspecto de que os dois juntos, podem levar alguém a falência rsrs...

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #18 Online: 25 Abril 2015 às 14:18:22 »
E como é caro. Vejo alguns fones por exemplo simples mas a preços absurdos, claro que não se compara a qualidade de áudio de um conjunto de equipamentos como você citou. O mesmo se aplica a mim no caso dos relógios pois é algo que acaba se tornando relativamente cara tbm, e que no momento ainda estou aguardando para adquirir algo dentro das possibilidades acessíveis a mim hehehe...
E concordo no aspecto de que os dois juntos, podem levar alguém a falência rsrs...

Vocês já viram os preços das câmeras fotográficas e objetivas?  :) :) :) :) :)

Re:Paixão por relógios e fones de ouvido
« Resposta #19 Online: 25 Abril 2015 às 14:19:46 »
Vocês já viram os preços das câmeras fotográficas e objetivas?  :) :) :) :) :)
Preços no mínimo monstruosos não?