Fora da realidade...

  • 47 Respostas
  • 10901 Visualizações
Re:Fora da realidade...
« Resposta #40 Online: 29 Abril 2015 às 08:50:10 »
Caro Adriano,

Aproveitando a deixa, qual o intervalo de manutenção periódica indicado para um Tag Heuer Calibre 16 que nunca é imerso (a pulseira é de couro), e que é usado apenas esporadicamente (em festas, por exemplo)? Vou colar um Post It na caixa do relógio para não me esquecer da data da revisão.

Re:Fora da realidade...
« Resposta #41 Online: 29 Abril 2015 às 09:28:56 »
talvez o pessoal esteja fazendo estas revisoes preventivas em assistencias nao autorizadas, fugindo de precos mais altos (sem querer entrar no merito do preco claro) e reservando as mesmas para resolucoes de problemas mais complexos.. talvez..

*

Offline Henrique

  • ****
  • 469
  • "Quem ama o feio é porque o bonito não aparece" BI
    • Ver perfil
Re:Fora da realidade...
« Resposta #42 Online: 03 Maio 2015 às 19:18:47 »
Bom quem faz revisão de R$ 5000 em um relógio de R$ 200 deve estar rasgando dinheiro.  Realmente não é um exemplo feliz.  Não considero minimamente razoável um produto que se vende com um diferencial de qualidade com 4 anos de pouco uso precisar de uma revisão e troca de peças.  Concordo que um relógio desses não deve ser incluído  como um produto de massa como um smartphone (que tem uma obsolescência programada).  Agora também não aceito que com 4 anos de defeito grave.


E outra: atrelar o custo de manutenção do relógio ao seu preço é uma questão absolutamente pessoal. É tratar o relógio mecânico como qualquer outro objeto de serventia, como um automóvel. E se for assim, de fato, o relógio mecânico já é uma mancada na hora da compra, pois um famigerado Casio FW91 faz muito mais que muito mecânico e custa US$ 15,00.

Pelo contrário, as pessoas que julgam se uma manutenção em relógio bom vale ou não a pena pelo seu preço, arrisco até dizer ser minoria. Fosse assim, não teria gente fazendo manutenção de 3, 4, 5, 6 mil em relógios que valem 200 reais numa feirinha. Não teria gente revisando Speedmaster Professional de 1965, 68, 74, 86, só porque na época pagou uma fração dos 12 mil que custa agora.

Abraço!

Adriano

*

Offline zugo

  • ****
  • 316
    • Ver perfil
Re:Fora da realidade...
« Resposta #43 Online: 03 Maio 2015 às 20:13:54 »
Bom quem faz revisão de R$ 5000 em um relógio de R$ 200 deve estar rasgando dinheiro.  Realmente não é um exemplo feliz.  Não considero minimamente razoável um produto que se vende com um diferencial de qualidade com 4 anos de pouco uso precisar de uma revisão e troca de peças.  Concordo que um relógio desses não deve ser incluído  como um produto de massa como um smartphone (que tem uma obsolescência programada).  Agora também não aceito que com 4 anos de defeito grave.



O maior problema é o "pouco uso". Quanto menos uso um relógio mecânico tiver na verdade pior é para o seu mecanismo... por isso existem os winders por aí, para quem tem vários não deixar parado.

Eu acho bem razoável um aparato completamente mecânico após 5 anos precisar de uma revisão sim. É a mesma coisa que você falar que um carro parado depois de 5 anos não precisa de uma revisão, mesmo que tenha rodado 1000km por ano.

Comparo com carro pois ambos são objetos completamente mecânicos e que necessitam que todo um conjunto de peças e engrenagens estejam em perfeitas condição de uso e lubrificação para funcionar adequadamente.

Considerando que uma revisão completa dos calibres atuais Omega custa 1270 na autorizada... acho troco de pão gastar essa grana q seja depois de 5 anos (250 reais por ano... a maioria aqui gasta isso num jantar). Obviamente que quando você começa a colecionar fica caro devido ao volume de relógios. Mas qualquer colecionismo é caro, não existe colecionismo barato.

*

Offline zugo

  • ****
  • 316
    • Ver perfil
Re:Fora da realidade...
« Resposta #44 Online: 03 Maio 2015 às 20:18:11 »
Caro Adriano,

Aproveitando a deixa, qual o intervalo de manutenção periódica indicado para um Tag Heuer Calibre 16 que nunca é imerso (a pulseira é de couro), e que é usado apenas esporadicamente (em festas, por exemplo)? Vou colar um Post It na caixa do relógio para não me esquecer da data da revisão.

Paulo, como falei no meu post anterior, existe essa concepção errada de pq um relógio é pouco usado ele não precisa da mesma manutenção que um que é muito usado. Na verdade ele precisa da mesma manutenção no mesmo período (relógios que são muito usados sim precisam de manutenção MAIS cedo). O recomendado é a cada 5 anos.

Existe um artigo no nosso site mãe escrito pelo flávio que resume bem tudo isso e seus motivos:

Como manter seu relógio mecânico em perfeito estado
http://www.relogiosmecanicos.com.br/dicas.html


*

Offline Henrique

  • ****
  • 469
  • "Quem ama o feio é porque o bonito não aparece" BI
    • Ver perfil
Re:Fora da realidade...
« Resposta #45 Online: 03 Maio 2015 às 20:27:35 »
Eu falei que o relógio estava parado a 4 anos ?  Falei que tinha pouco uso, ou seja que não usava o mesmo para bater no dia a dia. 

O maior problema é o "pouco uso". Quanto menos uso um relógio mecânico tiver na verdade pior é para o seu mecanismo... por isso existem os winders por aí, para quem tem vários não deixar parado.

Eu acho bem razoável um aparato completamente mecânico após 5 anos precisar de uma revisão sim. É a mesma coisa que você falar que um carro parado depois de 5 anos não precisa de uma revisão, mesmo que tenha rodado 1000km por ano.

Comparo com carro pois ambos são objetos completamente mecânicos e que necessitam que todo um conjunto de peças e engrenagens estejam em perfeitas condição de uso e lubrificação para funcionar adequadamente.

Considerando que uma revisão completa dos calibres atuais Omega custa 1270 na autorizada... acho troco de pão gastar essa grana q seja depois de 5 anos (250 reais por ano... a maioria aqui gasta isso num jantar). Obviamente que quando você começa a colecionar fica caro devido ao volume de relógios. Mas qualquer colecionismo é caro, não existe colecionismo barato.

*

Offline zugo

  • ****
  • 316
    • Ver perfil
Re:Fora da realidade...
« Resposta #46 Online: 03 Maio 2015 às 22:03:19 »
Eu falei que o relógio estava parado a 4 anos ?  Falei que tinha pouco uso, ou seja que não usava o mesmo para bater no dia a dia.

Não. Nem eu. Falei que existem os winders para quem tem vários não deixar parado.  ;)

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re:Fora da realidade...
« Resposta #47 Online: 04 Maio 2015 às 10:21:34 »
Não. Nem eu. Falei que existem os winders para quem tem vários não deixar parado.  ;)
Não falou mesmo.
Marcelo