Menu principal

Mais uma traquinagem horológica: Swatch Body & Soul turbinado

Iniciado por Adriano, 22 Junho 2009 às 11:30:23

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Salve!

Eis mais uma "travessura" que decidi fazer: turbinar meu Swatch Body & Soul, transformando-o em 28.800 bph.

Como sabem, o Swatch usa mecanismos ETA 284x, baseados no 2846, que é um 2824 "downrated" digamos assim, com 21.600 alternâncias, balanço de níquel, e outros elementos simplificados (sem hack, por exemplo). O meu especificamente é um 2841-1, das "antigas" com âncora de rubis, ao contrário dos mais novos, com âncora de plástico, e recentemente, roda escape também.

O desempenho das antigas versões com âncora de rubis é superior aos mais modernos, oferecendo mais amplitude e melhor estabilidade de marcha. Ainda assim, era um 2841... É um relógio que gosto muito e então resolvi turbinar o bicho. A base toda da máquina é 100% intercambiável com a 2824. A "turbinada" basicamente eleva a frequência dos 21.600 bph originais para 28.800 bph. Para a transformação, 4 itens tem que ser obrigatoriamente substituídos: balanço, roda de escape, âncora e corda. A princípio, imaginei que a quarta roda necessitaria de troca também, baseado no fato de que os antigos 2824, lá da década de 1970, tinham versões de 36.000 bph e além dos itens citados, a quarta roda era diferente também. Mas acabei comparando as duas rodas e elas eram idênticas no número de dentes da roda e do pinhão. O comprimento do eixo é diferente, mas isso se dá pelo fato do 2841 não usar calendário e por isso a altura dos ponteiros é toda mais baixa. O teste final revelou que eram mesmo idênticas, coma quarta roda dando uma volta a cada 60 segundos. Caso fossem diferentes, o problema seria justamente esse: o relógio marcaria as horas totalmente erradas, "adiantando" absurdamente.

A vantagem não foi só na melhoria da frequência, mas também pela substituição de peças de melhor qualidade: o balanço original, de níquel, passou a ser de Glucydur. A espiral Nivarox 2 passou a ser uma Anachron. A roda de escape feiosa passou a ser polida. A âncora de rubis policristalinos passou a ser de rubis monocristalinos. A corda de aço inox passou a ser uma Nivaflex NE, ou seja, todos os elementos básicos foram subsituídos pelas versões top. A única coisa que permaneceu original no conjunto de opções "top" da ETA foram os antichoques, que permaneceram Novodiac (em oposição aos Incabloc). Esse elemento não tem efeito sobre o desempenho e sua substituição seria complicada demais, pois exigiria substituição do bloco inteiro. Bobagem...

É impressionante a diferença entre as duas cordas. A altura obviamente é a mesma, mas a espessura e o comprimento mudam muito. A original, é muito longa e bem fina, com 0,10mm de espessura. A do 2824, é 40% mais curta mas 50% mais espessa, com 0,15mm. Essa diferença sente-se nas mãos, ao manusear as duas cordas. A do 2824 é bem mais "dura", efeito da sua espessura.

Bem, não montei a máquina na caixa ainda, mas o resultado já pode ser visto. Vejam que beleza. Um verdadeiro avião! Média de 302º de amplitude, e marcha variando entre +1s/dia e +6s/dia entre 3 posições. A espiral ainda precisa de mais um pouquinho de ajuste pelo Etachron para melhorar o "delta" (variação entre posições).

É isso aí! Um Swatch Body & Soul invocado!  :D

Abraços!

Adriano

ESTRELADEDAVI

Nossa, muito bacana isso Adriano  :o :o

Praticamente o seu Swatch virou um cronômetro com essas variações.

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

igorschutz

Cool man! :D

Agora quero ver você turbinar um Sicura que tenho lá em casa... ;D ;D ;D

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Citação de: igorschutz online 22 Junho 2009 às 11:37:50
Cool man! :D

Agora quero ver você turbinar um Sicura que tenho lá em casa... ;D ;D ;D

Um abraço,

Igor

Igor, eu gosto de mexer em relógio, mas com macumba eu não mexo não, viu...

;D ;D ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano

Glauco GM

Legal Adriano !
Apesar de ainda vc estar falando "chines"
para mim !  ;)

Desculpe pois sou curioso, mas não entendi
como funciona este aparelho de medição.
O relógio é analisado posicionando no sensor,
e como é feita a análise, pelo som, frequência ?

grato e um abs

Glauco

Adriano

Glauco, o aparelho da foto é um Witschi Expert II. O nome técnico desse tipo de aparelho e cronocomparador. É uma evolução dos antigos Vibrograph. Mas o princípio e funcionamento é o mesmo: o aparelho capta o som do tic-tac, amplifica e por meio disso cruza informações como a frequência que ele detecta automaticamente, os ângulos do escapamento e mostra a marcha e amplitude do relógio. Outras versões mostram ainda o som como um osciloscópio, permitindo diagnosticar defeitos bastante ocultos.

O braço que capta é uma espécie de captador de guitarra. E ele é móvel, permitindo que se faça a medição em qualquer uma das 6 posições básicas.

Abraços!

Adriano

Glauco GM

Obrigado Adriano !

parece que já vi uma vez, em outra foto e em outro tópico,
que pode ser usado com o relógio montado. Muito interessante
mesmo.

obrigado novamente !

abs
Glauco

Adriano

Sim, ele faz a leitura com o relógio todo montado e fechado, sem problemas. É que neste caso, nem montei nada ainda, nem o sistema de ajuste das horas.

Abraço!

Adriano

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Clélio

Adriano,

Muito legal sua iniciativa... Eu consegui a algum tempo um Body & Soul, porém sem a coroa, o coitado esta fazendo aniversário no relojoeiro.... :P

Abs

jeans

Muito legal esse upgrade. Uma vez quase comprei um Body&Soul, mas eu pensei bem e desisti, achei o mostrador muito poluído para ver as horas.
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

Gravina

Se cuida Hayek, James Adriano na área

Fique esperto

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

Salve!

Muito legal! Uma "tunada técnica". podemos dizer!

O "Body & Soul" é um clássico. E essa "turbinada" feita pelo Adriano tem tudo a ver.
Valeu!

Grato por compartilhar!
Alberto

Douglas,...
Mas falando do Hayek...
O homem está mais é para Goldfinger, não é não?  ::)

;D

Enéias

Correia

Fantástico trabalho amigo Adriano :o

Como bem disse o Enéias, haja técnica, e conhecimento.

Abs,
Correia

Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

flávio

Por falar nisso Adriano, retirar a tampa traseira do Body and Soul é loteira ou já se tornaram experts? Eu não vou abrir o meu, mas confesso que a amplitude dele está uma droga!

Flávio

zE_

Gravina

Citação de: Alberto Ferreira online 22 Junho 2009 às 17:05:20
Salve!

Douglas,...
Mas falando do Hayek...
O homem está mais é para Goldfinger, não é não?  ::)

;D
;D ;D ;D ;D

Sim, está mesmo!!!!!
Mas o homem ressuscitou que que estava morto (respeito esse cara muito), e o Adriano aqui neste tópico é o James!!!! ;) ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

Citação de: Gravina online 23 Junho 2009 às 00:44:34
...
... e o Adriano aqui neste tópico é o James!!!! ;) ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abs

Gravina

;D  ;D  ;D

Não há a menor dúvida!
"My name is Passarelli..."

Mas,...
E eu não sei por que lembrei dele,...
Seria pelos charutos?  ::)

...como diria o Churchill...

"Nunca tantos deveram tanto..."
;) :D

Abraços!
Alberto

Adriano

Salve amigos! Legal que gostaram!

Flávio, não tem "truque": abriu, o vidro vira lixo quase sempre.. Tem que botar um novo. Só com muita sorte ele sai intacto, caso seja muito velho e tenha perdido pressão, e não haja sujeira entre ele e a caixa. E nesse caso, o vidro não presta de qualquer jeito, pois se saiu fácil é porque predeu pressão, e se perdeu pressão, é porque não veda. Digamos que "não-profissionalmente" pode até usar o mesmo e meter uma colinha. Mas não é o ideal.

Caso contrário, na melhor das hipóteses, lasca-se um pedaço da borda. No meu específico, não saia nem a pau, lasquei TODA a borda com o canivete e ainda assim não saía.

E não há adaptação: ele é muito específico, só o original serve. Nem fabricantes suíços ou franceses de acrílicos têm ele.

Abraços!

Adriano