Menu principal

A Victorinox e o emprego

Iniciado por mpbum, 25 Junho 2009 às 14:50:43

tópico anterior - próximo tópico

mpbum

Esse texto apenas tangencia os relógios, visto que a Victorinox é uma marca tb de relógios, mas demonstra que não necessariamente se pode julgar uma empresa(dizer que ela só deseja lucro, por exemplo) pelo simples fato de que a mesma não tenha mais de 100 anos de tradição relojoeira(isso um dia ela poderá ter) ou não tenha movimentos feitos internamente(isto pode ser uma opção de enquadramento mercadológico). O texto, tirado da Revista Exame, edição 945, página 87:

CERTAS COISAS NÃO DEVEM MUDAR

Não dá para dizer que a Victorinox - a maior e mais tradicional fabricante de canivetes suíços, fundada em 1884 - tenha parado no tempo. A primeira versão do produto possuía lâmina, chave de fenda, abridor de latas e um perfurador. Hoje, há modelos com pen drive e tecnologia Bluetooth. Nesse periodo, porém, algo não mudou, para orgulho de Carl Elsener Junior, presidente mundial e tataraneto do fundador: a Victorinox nunca demitiu em razão de uma crise econômica - embora tenha sofrido redução nas vendas em 1929, na década de 70 e pós-11 de Setembro. "A empresa nasceu numa Suíça pobre, que não oferecia oportunidade de emprego", diz Alberto Gomes de Araújo, diretor da empresa no Brasil. "Por isso, gerar e manter postos de trabalho é uma premissa seguida a qualquer custo." Colabora para isso o fato de que a Victorinox - hoje com 1700 funcionários em todo o mundo e faturamento de 470 milhões de dólares em 2008 - não é uma empresa aberta: 10% das ações estão nas mãos da família e os outros 90% nas da Fundação Victorinox, também administrada por descendentes do fundador.
FIM

Não dá para exigir mais compromisso do que isso. Mesmo em fases de redução de ganhos ela não demite ninguém.
Não é a toa que eu gosto dessa marca( e eu nem sabia dessa situação).
Abraço a todos.

Alberto Ferreira

Salve!

Quando eu era um jovem em início de carreira em uma grande empresa, num treinamento para futuros executivos, eu ouvi uma coisa de alguém que era, então, um dos "papas" do relacionamento empresa-pessoal.

Era uma palestra que falava especificamente sobre as demissões.
E, por conseqüência, daquela tarefa que muitos de nós um dia teríamos que assumir.

Ao que eu me lembre, ele disse algo mais ou menos assim.

"O relacionamento entre os empregados e uma empresa é sempre injusto.
De um lado, fica a emoção dos seres humanos, e coisas como gratidão, comiseração e sentimento de culpa, e do outro a "frieza" lógica da empresa.

Mas as decisões, agradáveis ou não, não são tomadas pela empresa (um ente "imaterial"), elas são tomadas por seres humanos.
Freqüentemente, uma decisão "humana" é escudada (justificada) pelos motivos frios da empresa. Mas as decisões são tomadas por pessoas.

Vocês vão precisar saber muito bem disso para serem bons administradores.
"

Se num bote salva-vidas cabem 50 náufragos, o desesperado 51o , que se afoga, não pode ser deixado subir a bordo, sob pena de pôr em risco a vida dos 50.
Isso é a crua verdade. A vida prática muitas vezes me fez ver isso.

Uma filosofia como a da Victorinox, uma marca que também admiro muito, é interessante e "humana", mas tudo sempre dentro de certos limites,...

...o dos cinqüenta no bote.

Abraços a todos!
Alberto

fabs77

Olá...

Minha contribuição para o salário dos 1.700 funcionários...  ;D

Abraços!

Fab´s

P.S. Da esquerda para a direita: Alpnach, Convoy, Ground Force Limited Edition, Dive Master 500, Alliance Chrono. Atrás: ChronoPro e ST 2500.
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

mpbum

Citação de: fabs77 online 25 Junho 2009 às 22:27:26
Olá...

Minha contribuição para o salário dos 1.700 funcionários...  ;D

Abraços!

Fab´s

P.S. Da esquerda para a direita: Alpnach, Convoy, Ground Force Limited Edition, Dive Master 500, Alliance Chrono. Atrás: ChronoPro e ST 2500.

Linda a sua coleção de Victorinox.
Eu tenho quatro peças desta marca: um Base Camp Automatic, Um Seaplane XL corda manual, um Officer's caixa retangular e um Maverick Chrono com bezel azul.
E estou babando rs, no Chrono Classic XLS.
Parabéns.
Abraço.

Jose Luis

O problema Alberto é que agora a "filosofia" da grande maioria das empresa não é nem salvar os 50 e sim salvar o bote.
A margem de lucro deve ser mantida a qualquer custo, mesmo que para isso ocorram casos de assedio moral.  A crise financeira é usada o tempo todo para "ameaçar",  trabalhei em uma empresa que teve lucros recordes apesar da crise e o discurso que a diretoria passava era que todos corriam o risco de serem demitidos a qualquer momento, puro terrorismo, com isso acabou perdendo o pessoal mais qualificado.

Citação de: Alberto Ferreira online 25 Junho 2009 às 18:46:58
Salve!

Quando eu era um jovem em início de carreira em uma grande empresa, num treinamento para futuros executivos, eu ouvi uma coisa de alguém que era, então, um dos "papas" do relacionamento empresa-pessoal.

Era uma palestra que falava especificamente sobre as demissões.
E, por conseqüência, daquela tarefa que muitos de nós um dia teríamos que assumir.

Ao que eu me lembre, ele disse algo mais ou menos assim.

"O relacionamento entre os empregados e uma empresa é sempre injusto.
De um lado, fica a emoção dos seres humanos, e coisas como gratidão, comiseração e sentimento de culpa, e do outro a "frieza" lógica da empresa.

Mas as decisões, agradáveis ou não, não são tomadas pela empresa (um ente "imaterial"), elas são tomadas por seres humanos.
Freqüentemente, uma decisão "humana" é escudada (justificada) pelos motivos frios da empresa. Mas as decisões são tomadas por pessoas.

Vocês vão precisar saber muito bem disso para serem bons administradores.
"

Se num bote salva-vidas cabem 50 náufragos, o desesperado 51o , que se afoga, não pode ser deixado subir a bordo, sob pena de pôr em risco a vida dos 50.
Isso é a crua verdade. A vida prática muitas vezes me fez ver isso.

Uma filosofia como a da Victorinox, uma marca que também admiro muito, é interessante e "humana", mas tudo sempre dentro de certos limites,...

...o dos cinqüenta no bote.

Abraços a todos!
Alberto
"A vitória ou a derrota estão nas mãos dos deuses.  Festejemos então a batalha."

Robson

Para quem me conhece, sabe que eu saio de casa só ando com um canivete Victorinox. Também sou admirador da marca.

Um pequeno vídeo de como os canivetes são feitos:

http://www.youtube.com/watch?v=CC78CMFIwnc
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

betampex

Eu tenho um Victorinox Airboss 6 Automatico e posso afirmar que tem excelente nivel de qualidade técina

Paulo

fabs77

Citação de: betampex online 02 Julho 2009 às 00:05:56
Eu tenho um Victorinox Airboss 6 Automatico e posso afirmar que tem excelente nivel de qualidade técina

Paulo

Paulo,

esse Airboss é o que vem com Valjoux 7750?

Abraços!

Fab´s
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

Pandolfi

Citação de: betampex online 02 Julho 2009 às 00:05:56

Paulo

E você vai usá-lo no seu aniversário dia 5, né?

Grande abraço.
Pandolfi

Cavaleiro

Caro Fabs77, suas contribuições para a Victorinox são de cair o queixo!  :o :o :o
Parabéns pelas peças.
As minhas contribuições são bem mais modestas: um Diver Maverick II (a quartz) e um canivete.
[]'s
Carlos Cavaleiro