Menu principal

Sobre a intolerância em algumas discussões no fórum

Iniciado por admin, 29 Julho 2015 às 11:34:08

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Tentei encontrar um longo tópico no qual expliquei as origens do site FRM e, depois, do fórum, que já está na sua terceira iteração, mas não encontrei. Em síntese, quando tinha apenas cerca de 20 anos (e lá se vão 20 anos mexendo com isso! A página inicial do site FRM não mudou, foi feita por mim no Word há mais de 15 anos!), deparei-me com a turma de "conhecedores" de BH, que se encontrava na feira de antiguidades da cidade para... Bem, na época eu achava que eles discutiriam relógios, mas isso era o que menos faziam, apenas realizavam negócios entre si, sem sequer saber com o que estavam lidando, guiados apenas pela lei da oferta e da procura o que, em síntese, significava girar relógios Omega, Rolex e Patek.

Eu achei tudo isso um saco, sobretudo porque, na época, frequentava como leigo o site Timezone e percebia que a "vibe" dos gringos passava ao largo disso, abordando histórias sobre a relojoaria.

Eu, então, quis criar um canal de troca de informações sobre relojoaria e, inicialmente, criei o site "mãe" e procurava me corresponder via e mail. O site mãe, aliás, é o mesmo do passado, eis que, por enquete aqui há uns três anos, optaram por não quererem sequer uma mudança da página incial. Na minha opinião, aliás, tinha que mudar, eis que sequer adaptada à internet mobile. Mas isso é outra história...

Sem ser pretensioso, tenho ABSOLUTA convicção que consegui atingir meu objetivo, difundindo no Brasil a cultura relojoeira como CULTURA que é, sobretudo à audiência que não sabe falar em inglês.

Vez ou outra, porém, surgem discussões sobre o caminho que o fórum está tomando, que já foi melhor, ou que já foi pior, que está bom, que está ruim, que isso, que aquilo... Alguns passam a participar, outros passam a não mais participar, as discussões tornam-se mais técnicas, outras vezes não tanto, enfim, é a vida.

Dito isso, alguns pensamentos que tenho tido a respeito do atual momento:

1) O fórum tem sim o nome de relógios MECÂNICOS, mas em nenhum momento eu sequer imaginei que as discussões fossem parar por aí, até mesmo porque a história da cronometria passa pelos relógios eletrônicos. Aliás, muito além de saber referências de marcas diversas, meu interesse é esse mesmo, tanto é que já lancei discussões complexas sobre relógios de pêndulo eletromecânicos, a história do quartz, etc. Ou seja, se a HISTÓRIA é bacana, tem que ser contada, não interessa sobre qual relógio. O "desconfiômetro" da pessoa é que decide se a história vale ou não a pena ser contada, até mesmo porque o nível aqui tende a ser mais alto do que os congêneres sites e fóruns em língua portuguesa;

2) Eu, disse eu, sinceramente NÃO ESTOU NEM AÍ para o que acontece no sub fórum de vendas, tanto é que na época que foi criado eu sequer votei a favor, preferi nem votar. Eu raramente, para não dizer nunca, sequer entro no sub fórum e só vendi um relógio lá. Nem o modero, deixo para outros colegas. Portanto, sobre as confusões que rolaram há alguns meses envolvendo foristas, sequer tenho opinião formada, eis que apenas acho que a "catira" faz parte do meio, mas não contem comigo para incentivá-la ou moderá-la e, pior, agir como polícia quando algo dá errado.

3) Assim como existem torcedores de times de futebol, ferraristas, porschistas, partidários, etc, existem aqueles que levam para o lado pessoal divergências quanto às suas preferências pessoais. Há sim muito fã de marcas aqui que, pasmem, levam para o lado pessoal alguma consideração negativa sobre seus relógios. Eu acho isso de uma babaquice sem tamanho, até mesmo porque eu, apesar de ter minhas preferências, costumo tentar ao máximo manter-me imparcial nas minhas colocações. Quando assim não ajo, procuro deixar claro que é minha opinião. Mas enfim, o ponto nodal não é esse, mas a EDUCAÇÃO ao colocar suas considerações. Por mim tanto faz se isso é melhor do que aquilo, se vale ou não vale a pena, etc. O que vale é a discussão sadia sem ofensas pessoais, que vem ocorrendo com certa frequência entre membros e, pior, sempre entre os mesmo membros. Eu, apesar de ser moderador, também não vou ficar chamando a atenção de adultos capazes que já se conhecem virtualmente e, muitas vezes pessoalmente, há vários anos. Ora, quando forem postar alguma resposta ou post principal, pensem duas vezes se vale ou não a pena. É simples.

4) Reclamação que vez ou outra surge, ausência de posts originais criados pelos foristas. Ora, essa é discussão antiga e, para dizer a verdade, já dei minha opinião aqui sendo, também sem falsa modéstia, aquele que mais alimenta o fórum com discussões iniciais. PAREM DE RESMUNGAR e lancem também discussões pertinentes. Não fiquem aguardando os mesmos foristas de sempre lançarem suas discussões, todas são válidas. Ninguém é dono da verdade e, conquanto todos pareçam saber tudo, podem ter certeza que não sabem. Eu aprendo PRACARALHO até hoje com o que leio aqui e com novas visões a respeito de dados que sequer conhecia.

Concordo, sim, que grande parte do que se discute no fórum é baseado em tópicos lançados em outros sites pelo mundo, raramente originais. Deixei de saber... Ainda que a discussão surja através do redirecionamento de um artigo lançado pelo ABTW, Hodinkee, ou coisa que o valha, as discussões internas são nossas, só nossas.

E sendo um pouco presunçoso, a vantagem dos gringos, como já ressaltei aqui, é que eles SÃO PROFISSIONAIS e possuem ACESSO FACILITADO  e  DIÁRIO a fabricantes, eu não! Tudo que escrevo e publico aqui foi feito na raça, não ganho nada com isso, minha profissão é outra e, se fosse profissional, provavelmente faria melhor que os gringos, porque acho que lançam muitas discussões "propaganda" na net, algo que não ocorre aqui.

Em síntese: querem discussões sui generis, sobre algo nunca discutido em lugar nenhum? Lancem o tópico ao invés de resmungarem.

Resumindo a história. Eu sinceramente não acho que o fórum esteja num momento ruim, pelo contrário. O que ocorreu, como já discutimos no passado, é que antes não havia CULTURA RELOJOEIRA alguma no Brasil, de modo que qualquer discussão lançada aqui era o "ó do borogodó". A partir do momento que as pessoas foram adquirindo cultura, passou a ficar cada vez mais difícil lançar novas discussões, que pareceriam repetidas. Afinal, por exemplo, ninguém quer nem mais ouvir como funciona um escapamento. Eh... Será mesmo? Toda semana eu valido dez novos pedidos de foristas e, pressuponho, eles não sabem tanto quanto os antigos. Os antigos, portanto, devem atuar COMO MULTIPLICADORES de conhecimento para os novos que não sabem tanto o assunto, e não praticarem bullying virtual.

Flávio

TUZ40

Muito bem colocado Flavio, eu mesmo já mandei uma dessas umas 3x, quando alguém vem reclamar de falta de conteúdo eu sempre pergunto o que o mesmo esta fazendo para colaborar então. Reclamar é muito fácil, difícil é contribuir para construir algo melhor.

Tem o meu apoio "patrão".  :)
"All your base are belong to us"

Alberto Ferreira

Bom dia!

Perfeito, Flávio!
Muito bem colocado, resta-nos a reflexão e o positivo "acatamento", e logicamente com isso eu não estou dizendo nada na linha do "seu mestre disse"...
Muito o contrário.

Muito bem,...
Como um dos mais "antigos" aqui, eu sei que (ciclicamente, ou não...   ::)) nós pessoalmente podemos passar,  e passamos mesmo, por momentos de maior e menor "entusiasmo", mas nós não devemos nos permitir cair na armadilha da intolerância.

Se necessário for, devemos até fazer um esforço pessoal neste sentido.
Embora eu me permita grifar o que disse o Flávio...
Ou seja, a palavra chave é sempre a "EDUCAÇÃO", simples assim.

E,...
Para ser bem franco, por isso eu ainda considero que tenho muitos e bons motivos para continuar aqui.

Se um dia os motivos acabarem,...
Bem, cada um de nós, como adultos e "resolvidos", deve(ria) saber como fazer, como "sair" de cena, seja para tomar o tal suco, ou "à francesa", mas sem "resmungadas".

Um abraço a todos!
Alberto

Wadley

Wadley

jfestrelabr

Eu sou intolerante, gostou bom, não gostou bom também, porem acho que não sou tão intolerante assim, eu te tolero Titio  ;D, e você é um dos caras mais difíceis que já cruzaram o meu caminho. ;D

E que bom que eu colaboro com o FRM criando tópicos que estão basicamente municiando o fórum de informações bem bacanas, hoje mesmo recebi uma MP sobre um tópico que eu criei sobre calibres da Rolex. 8)
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

R.H.P

Parabéns Flavio, excelente texto... Espero que surta algum efeito no dia a dia do fórum...

marck

comandante flávio,

tenho por hábito, citar como exemplo uma história ocorrida há mais de dois mil anos , de um homem nascido em belém e criado em nazaré , que buscou  transmitir  harmonia , tolerância compreensão e humildade .  sabemos como terminou essa história , de lá pra cá , vaidade, arrogância, intolerância , etc...   têm ditado as regras da sociedade...

praticar tolerância e humildade é um exercício de poucos, muitos colegas , ainda não atingiram a maturidade necessária para a convivência em grupo.

perseverança  amigo, só isso .

sds,

marck

Paulo Sergio

Boa amigo Flávio...
Uma "mijadinha" básica tem que surgir, de tempos em tempos!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

jfestrelabr

Paulo, isso aqui ja esta igual a lava jato, anda sozinho hehehhe, não tem como comprometer não, vai por mim, ja estou aqui a gerações, e é sempre a mesma coisa, muda só a cor do forum e o layout ;D.
Rolex ou Rolex.

gabriel

Puxa vida, os newbies enchem o saco em qualquer tipo de fórum, verdade.
Mas daí a tratar mal os caras, tem uma distância...
O cara perguntou se Calvin Klein é um relógio top? Respira, respira de novo e deixa pra alguém mais paciente responder.
Não é pra sair dando porrada porque o sujeito não entende nada, se alguém ajudar, um dia quem sabe ele vai sacar.
Ou você nunca tomou um vinho de alemão vagabundo achando que era legal? Ou ouviu um Sony Muteki e chamou de home theather?

Perdoai-os Senhor, ele não sabem o que dizem...

abs gabo  :)

mmmcosta

Tem gente que dá por certo Rolex ser o relógio mais chique do mundo. É preciso paciência... [emoji56]
Marcelo

jfestrelabr

Ops olha a intolerância costa, ;D

Rolex não é chique, é tosco, foi desenhado para ser assim, como eu tosco. 8)

Chique é patek, VC, Lage, etc.
Rolex ou Rolex.

mmmcosta

Citação de: jfestrelabr online 29 Julho 2015 às 23:07:14
Ops olha a intolerância costa, ;D

Rolex não é chique, é tosco, foi desenhado para ser assim, como eu tosco. 8)

Chique é patek, VC, Lage, etc.
Pois então, nem todo mundo sabe disso. [emoji38]
Marcelo

TUZ40

Alguém fale isso para a Rolex então, pq faz tempo que ela esqueceu as "origens". :D
"All your base are belong to us"

CSM

Membro do RedBarBrazil

vinniearques

Citação de: cesar online 30 Julho 2015 às 12:57:49
chic é Nautica..... hahahaha.....

abraços

Ou perguntar pro mordomo que horas são no seu relogio de pendulo que pertenceu a 1 geração da sua familia.

;D

shun

Ontem tinha escrito um texto gigante para esse tópico mas desisti de postar...

O FRM já foi muito mais amigável e acolhedor do que é hoje. Se não fosse essa sensação de comunidade que esse fórum já teve eu nunca teria aprendido o que aprendi.

Mas os tempos mudaram.. muita gente boa e do bem acabou por 'sair à francesa e tomar um longo e demorado suco'.. alguns por motivos bestas como discussões aqui mesmo.

Hoje participo bem menos do que já participei. Mas o forum, como diz o meu primeiro amigo feito na comunidade do FRM, é a nossa cara!

Esperemos por tempos melhores e mais tolerantes !

Abraços! !

shun

Em tempo: esse tópico deveria ser fixado em algum lugar.

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,3250.msg65555.html#msg65555

Já o revivi uma vez e gostaria que o lessem novamente.

jfestrelabr

Citação de: shun online 30 Julho 2015 às 13:12:15
Ontem tinha escrito um texto gigante para esse tópico mas desisti de postar...

O FRM já foi muito mais amigável e acolhedor do que é hoje. Se não fosse essa sensação de comunidade que esse fórum já teve eu nunca teria aprendido o que aprendi.

Mas os tempos mudaram.. muita gente boa e do bem acabou por 'sair à francesa e tomar um longo e demorado suco'.. alguns por motivos bestas como discussões aqui mesmo.

Hoje participo bem menos do que já participei. Mas o forum, como diz o meu primeiro amigo feito na comunidade do FRM, é a nossa cara!

Esperemos por tempos melhores e mais tolerantes !

Abraços! !

Acredito que a maioria ai "do bem" que saiu foi por falta de tempo viu heheh, muito poucos por descontentamento, ou de repente eles não eram tão do bem assim viu.
Já tive vários confrades aqui como ícone, alguns me decepcionaram muito outros não, porem a maioria dos ícones que eu curto já não estão aqui, restam apenas poucos, Flavio Maia, vão não é um ícone ok você é no máximo uma gravura. ;D

Ps:. Zoando o Titio, ele é meu amigo pessoal e em algumas ocasiões eu acabo sendo o irmão vais velho que ele nunca teve, quem conhece sabe. Sr Abelha.
Rolex ou Rolex.

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio