Menu principal

=> Incidência de luz no relógio quando guardado influencia no lume??

Iniciado por wruck, 03 Agosto 2015 às 08:59:04

tópico anterior - próximo tópico

wruck

Colegas, bom dia!

A caixa que guardo meus relógios fica dentro de uma das gavetas do guarda roupas e, por conseguinte, recebe ZERO de luz solar ou artificial.

Ontem, por curiosidade, fui comparar a eficiência do lume de dois seikos que tenho SNZF que tenho... o com dial preto que fica dentro da referida caixa e o pepsi que, como uso como daily, fica sempre na minha cabeceira.

Não sei se foi impressão minha, mas me parece que o seiko que fica fora da caixa e, portanto, recebe luz com certa frequencia, apresenta um lume que fica mais forte e com maior durabilidade se comparado ao seiko que, assim como os demais, fica dentro da caixa.

Essa constatação está correta ou é somente impressão da minha cabeça??

Abcs!

Odeio ser bipolar, é muito bom!

Adriano

Não, não há nenhuma relação entre a eficiência do luminoso e a frequência com a qual é exposto à luz.

Abraços!

Adriano

Carbonieri

Acho que pra vc comparar os dois, vc teria que deixar ambos expostos à luz por várias horas (com o mesmo período de exposição para ambos)
sic transit gloria mundi

jfestrelabr

Citação de: Adriano online 03 Agosto 2015 às 09:20:39
Não, não há nenhuma relação entre a eficiência do luminoso e a frequência com a qual é exposto à luz.

Abraços!

Adriano

+1
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

GuilhermeAzeredo

Pessoal, aproveitando o gancho... Sobre os luminosos... o que os faz adquirir aquela pátina amarelada? A incidência reiterada de luz solar por anos e anos, ou o fato de ficar guardado e, por consequência, ao abrigo desta luz por vários anos? Pois tudo o que eu já li por ai se resume nestas duas "correntes"...  E o mais engraçado é que são diametralmente opostas...

Abraços!

gabriel

O que eu entendi lendo aqui no fórum é que o material dos lumes modernos não sofre com o tempo, apenas com umidade.
Ou seja, tem mais a ver com o ambiente em que o relógio é guardado/usado do que com a luz do sol e etc.

Abs gabo  ;)

jfestrelabr

Citação de: gabriel online 03 Agosto 2015 às 14:53:09
O que eu entendi lendo aqui no fórum é que o material dos lumes modernos não sofre com o tempo, apenas com umidade.
Ou seja, tem mais a ver com o ambiente em que o relógio é guardado/usado do que com a luz do sol e etc.

Abs gabo  ;)

Gabo, corretíssimo hoje com os superluminova acabou a patina nos indexes. :'( essa é uma das razões para algumas manufaturas fabricarem os mostradores com os indexes já com luminosos em cor patinada.
Rolex ou Rolex.

Adriano

O material luminescente pode mudar de cor ("amarelar") por razões diferentes e de maneiras diferentes dependendo do material. Sem testes em laboratório, qualquer coisa será chute. Os antigos materiais com trítio amarelavam de maneira diferente daquele amarelamento que acontecia quando o luminova começou a ser usado. E além disso, eu desconfio, pelo menos no caso dos luminova, que o que amarelava era a resina aglomerante e não o pó luminescente em si. Não sei se o mesmo vale para o trítio. Mas de todo modo a umidade, a radiação UV, o contato com o ar, motivos diferentes fazem o luminoso mudar de cor. E isso não tem ocorrido nos luminova modernos, de uns 10 até 15 anos para cá.

Abraços!

Adriano

GuilhermeAzeredo

Obrigado pelas respostas pessoal!!  ;)

Realmente é uma pena Estrela :-\

Abraços!!

flávio

Olha, esse lance de o super luminova não amarelar pode ser conversa do fabricante, porque a prática não me diz isso. Eu, por exemplo, possuo um Speedmaster Reduced de 1998, comprado zero por mim em loja, cujos índices, sei lá o motivo, talvez o rodízio frequente que faço com os relógios, estão branquinhos até hoje. Mas eu NUNCA vi um Speedmaster, reduced ou pro, fabricado nessa época ou um pouco antes disso, já com super luminova, cujos índices ainda estivessem brancos como o meu. Eles tendem a ficar verdes.

Ou seja, se o material em si não muda de cor, a resina que o agrega, como o Adriano ressaltou, muda. Por que alguns ficam "verdes" mais rápido do que os outros, eu não sei.

Flávio

Adriano

TODOS os Omega da década de 1990 com luminova, ficaram amarelos...

Abraços!

Adriano

jfestrelabr

Citação de: Adriano online 03 Agosto 2015 às 16:13:07
TODOS os Omega da década de 1990 com luminova, ficaram amarelos...

Abraços!

Adriano

Sim, ja tive 3 omegas 007, os 3 amarelaram, e detalhe, cada um mais feio que o outro.
Rolex ou Rolex.

AlexandreMed

mas a questao: o q faz o tritio amarelar? sol ou ficar guardado? continua sem resposta aparentemente.. ou nao?

Adriano

Reposta exata eu não tenho. Mas umidade e radiação UV eu creio ser certo.

Abraços!

Adriano

AlexandreMed

Correia

Citação de: jfestrelabr online 03 Agosto 2015 às 17:33:30
Sim, ja tive 3 omegas 007, os 3 amarelaram, e detalhe, cada um mais feio que o outro.

Mais do que a cor amarelada em demasia com que ficam alguns índices, o que fica ainda pior é a diferente coloração com que ficam os luminosos dos ponteiros conjugada com essa "amarelação" dos índices.

A solução passará por trocar mostrador e ponteiros(um amigo vai fazer isso).

Gosto muito dos 007, pena esse pormenor(contudo, sanável).
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Alberto Ferreira

Bons dias, amigos!

Sem ter muita "base científica" para tal...
Mas eu imagino que o efeito diferenciado na evolução das pátinas dos indexes e dos ponteiros possa ser explicado pela quantidade de material aplicado naqueles pontos, e no caso dos ponteiros até pelo efeito de uma certa "transparência" (pois, por vezes, fica lá apenas uma fina camada, sem nenhum contraste dado pelo fundo onde o "lume" foi aplicado.

Uma mera teoria minha...  ::)

Abraços!
Alberto

jfestrelabr

Citação de: Correia online 04 Agosto 2015 às 08:47:48
Mais do que a cor amarelada em demasia com que ficam alguns índices, o que fica ainda pior é a diferente coloração com que ficam os luminosos dos ponteiros conjugada com essa "amarelação" dos índices.

A solução passará por trocar mostrador e ponteiros(um amigo vai fazer isso).

Gosto muito dos 007, pena esse pormenor(contudo, sanável).

Não acho a patina da ômega bonita, sério, incrível, alias hoje em dia não ando curtindo nem patina fake.
Rolex ou Rolex.

CSM

alguém tem idéia do material usado pela seiko antigamente nos seus luminescentes? pergunto isso porque surpreendentemente o dial que comprei para o meu 62mas, apesar dos seus aproximados 50 anos, o lumen funciona bem pacas! sera que é por ter ficado guardado tanto tempo? os ponteiros que  estou usando no relogio que tambem sao usados tem um lumen muito bom. o dial tenho 100% de certeza que nao teve o lumen refeito. os ponteiros nao me parecem ter sido feitos também....

abraços
Membro do RedBarBrazil

Correia

Citação de: jfestrelabr online 04 Agosto 2015 às 09:14:43
Não acho a patina da ômega bonita, sério, incrível, alias hoje em dia não ando curtindo nem patina fake.

Também não gosto.

Ainda para mais quando um relógio de finais dos 90 apresenta os índices com esse tom meio esquisito e os ponteiros estão como novos. Uma diferença tremenda de cor entre ambos, fica péssimo(para meu gosto, e até gosto bastante do Omega Bond).

Só acho show aquela patina de mostrador por inteiro, ou de patinas "integra"(como um 1680, p. ex) em que ponteiros, índices y luminoso do bisel estão uniformes, e com aquele creme "au point".
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.