Menu principal

Relógio Antigo - Ajuda !

Iniciado por Abilio Gil, 26 Agosto 2015 às 13:06:02

tópico anterior - próximo tópico

Abilio Gil

Boa tarde Pessoal,

Preciso de uma ajuda !

O meu pai me mostrou um relógio que nunca tinha visto antes, da marca Fluva, alguém conhece ?
( Segue uma foto dele )

Não está funcionando e gostaria de saber se vale a pena me preocupar com ele ou não.

Se puderem me ajudar  ;)

RCComes

boa tarde.

EU não saberia dizer, mas vou acompanhar com interesse. Será um Lemânia?  :o

Muito bonito o relógio de seu pai, independente de qualquer outra consideração.
Membro do RedBarBrazil

Abilio Gil

Obrigado,

Espero que alguém saiba  ???

Alberto Ferreira

Boa tarde, Abilio Gil!

Bonito crono.
A pulseira parece ser de ouro... É mesmo?  ::)

Bem,...
Infelizmente eu não teria uma informação mais precisa, embora na verdade eu já tivesse conhecimento da marca Fluva, mas sem ter visto muitos relógios desta marca.

Pelo aspecto e provavel idade, talvez algo lá de meados do século passado... 1940/50  (isto dito meio que no "chute"...  ;)) eu não ficaria surpreso se o movimento fosse um Landeron...

Tente começar pesquisando por aí... Digamos, Landeron 48...  ::)

Abraços e boa sorte!
Alberto

dsmcastro

Mestre Alberto foi mais rápido que eu... Também creio ser Landeron... 47 ou 48, talvez, muito usados nas décadas de 40/50 como destacou o Mestre Alberto.

Algumas informaçōes sobre estes calibres

http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&Landeron_48

http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&Landeron_47

Fonte: http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk

Sobre a marca em si, eu não conheço sua história, mas vou dar uma pesquisada como curiosidade.
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

gabriel

Eu não entendo picas, mas esse relógio polidinho, com os ponteiros e mostradores limpo e uma pulseira de couro vai ficar lindão!

Parabéns.  :)

gabo

Carbonieri

eu restauraria sim e deixaria o mais original possível. pegue indicação de algum bom relojoeiro. achei muito bonito
sic transit gloria mundi

Alberto Ferreira

Abilio Gil,
Mais um "pitaco", ok?

Antes de pensar em restaurar, tente entender bem o que você tem em mãos.

Duas dicas...
- Confirme se a pulseira é mesmo de ouro, ou não...  Pode ser, ou não.
Pela foto (pequena) que você nos mostrou, me pareceu ser... Mas,... ::)

- Confirme também o material da caixa, confirme se é plaquê de ouro (banho), ou não.
Tente ver o que eventualmente há gravado na tampa do fundo, por fora e por dentro.
Se for plaquê (o tal banho) a espessura do mesmo (em micra) costuma estar gravada no espaço entre as garras.

Se puder, fotografe melhor estas partes (do fundo) e caixa, bem como o movimento, e mostre aqui.

Abraço!
Alberto

Abilio Gil

Pessoal, muito obrigado mesmo pelas dicas  ;D , vou pesquisar e levantar mais informações de acordo com as dicas.
Vou tirar umas fotos melhores e posto aqui com certeza.

Grande abraço a todos.  ;)

Cigano

Belo relógio caro Gil, e seja bem vindo, caro for restaurar, eu apenas faria uma revisão para funcionamento e um polimento caixa e pulseira e nada mais...

Pois não vejo necessidade de restauro de ponteiros e mostrador.
Abraços,
Cigano!

Abilio Gil

Abilio Gil

Bom dia Alberto,

Ohei com um pouco mais de atenção o relógio agora cedo, acredito que, no máximo, tenha um banho a ouro que está bem desgastado. Não tem nenhuma inscrição na tampa traseira, ela abriu facilmente e por dentro acredito que não tenha nenhuma informação relevante ( pelo menos para mim ). Este final de semana vou tirar umas fotos ( com lente macro ) do relógio e posto aqui para vocês.

Abraços

Alberto Ferreira

Citação de: Abilio Gil online 28 Agosto 2015 às 12:12:15
Bom dia Alberto,

Ohei com um pouco mais de atenção o relógio agora cedo, acredito que, no máximo, tenha um banho a ouro que está bem desgastado. Não tem nenhuma inscrição na tampa traseira, ela abriu facilmente e por dentro acredito que não tenha nenhuma informação relevante ( pelo menos para mim ). Este final de semana vou tirar umas fotos ( com lente macro ) do relógio e posto aqui para vocês.

Abraços

Boa tarde!
Grato pelo retorno, Abilio Gil!
Sim, nós aguardamos as fotos, ok?

Pelo que você acaba de dizer, o plaquê desgastado da caixa (não pelo desgaste, mas por ser mesmo um banho"...  ::)) e a falta de inscrições na tampa, eu creio que ganhe força a tese de que o movimento seja mesmo um Landeron...
Ou, digamos, algo mais "comumente" usado naquela época.

Poste as fotos, sim.

Um abraço!
Alberto

GuilhermeLago

É quase certo que seja um Landeron 48.
Abrindo será fácil de identificar pelo formato da ponte e pela inscrição 48, como na foto:

Não é difícil colocá-lo prá funcionar, pois é um movimento fácil de achar.
O seu parece em muito bom estado. Parabéns!

Abilio Gil

Boa tarde  :)

Tenho duas fotos melhores dele  ;)

Obrigado pessoal

Abilio Gil

Gravina

Confirmado, Landeron 48
O movimento está, aparentemente, completo.
Fosse meu, ainda que não tivesse nenhum valor de ordem sentimental, colocaria para funcionar.(Cuidado apenas com custo desta reparação).
O mostrador está "maravilhoso", e é original.
Parabéns pelo exemplar.

Abs

Gravina

Abilio Gil

Pretendo por para funcionar sim  ;)

Muito obrigado.

Abilio Gil

ah ... Tenho outro relógio antigo ( de bolso ) que também quero colocar para funcionar.
Olha ele aqui ...

Alberto Ferreira

Boa tarde!

Compare...

Este é um Landeron 47, fonte da imagem ---> http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&Landeron_47

Apenas "girando", para facilitar a comparação...

E esta é a foto do seu...

O que você acha? O movimento é o mesmo?
São iguais, ou apenas parecidos?

O Landeron 48 já foi mostrado.

Dá para perceber alguma diferença?  Observe bem a forma de algumas alavancas... e treine a vista... ;)

Seria algum outro movimento?

Fica o "desafio".  ;)

Alberto
8)

PS:
As "minhocas" foram colocadas para "provocar" as cucas mesmo...
E aí?
::)