Menu principal

Mais um artigo cutucando o assunto dos preços dos "vintages"

Iniciado por GuilhermeLago, 05 Outubro 2015 às 15:34:21

tópico anterior - próximo tópico

GuilhermeLago

Nesse artigo da "Man's Fine Life" o autor, Tom Vox, especula sobre como os preços de determinados "espécimes" são formados, tomando como estudo de caso alguns modelos como o UG "Nina Hindt" Compax e o Enicar Sherpa "Jim Clark", que tiveram seus preços multiplicados por 10 nos últimos 3 ou 4 anos.
É bem verdade que tem havido uma explosão nesse mercado - qualquer coisa hoje com um VJ72 dentro está valendo uma grana preta! É também verdade que alguns "leilões bombásticos" tiveram uma boa ajuda de fabricantes e "social-media stars/celebridades" para explodir nos preços, mas daí a afirmar que existe uma conspiração sistemática em curso..

Bom, aí vai o link: http://mansfinelife.com/2015/10/01/watch-collectors-notebook-the-nina-rindt-compax-and-how-markets-are-made-for-vintage-watches-today/

Adriano

Tenho minhas dúvidas e muitas vezes já desconfiei sim que existe algo conspiratório. Gente que se especializou em encontrar argumentos pouco palpáveis mas muito emocionais para inflar preço de relógios. Manja aquela história de que na hora de comprarem seu Tudor, ele é apenas um Tudor, mas na hora de venderem para você, ele é um Tudor by Rolex?

Imagine, certa feita fui acusado de ter feito isso com Seiko! Escrevi artigos enaltecendo algumas características técnicas. Os preços começaram a subir nas feirinha, especialmente dos cronos. Teve cara que achou mesmo que eu tinha algum interesse nisso. Não foi o caso.

Contudo é notável como o colecionismo de relógios deu uma mudada de foco... colecionadores interessados em peculiaridades técnicas, em calibres, e etc., não são mais maioria. Nunca se inflou tanto os preços dos relógios com informações "emocionais" como hoje. A parte técnica interessa pouco. Mas se o relógio foi usado por fulano ou apareceu no filme X ou Y, pronto. Não sei se o primeiro relógio a passar por isso foi o Daytona Paul Newman, mas certamente é o mais famoso. Talvez, vendo o "sucesso" que esse argumento emocional teve no Daytona, alguns tentaram emplacar a mesma coisa em outros modelos. Não sei.

Mas parece sim algo calculado. É frequente nesse meio que vendedores tentem inflar preços com argumentos e fatos, ou factóides, um tanto discutíveis. Alguns são obcecados com isso, e nessa, vai que alguma história cola...

Não me espanta.

Abraços!

Adriano

CSM

Citação de: Adriano online 05 Outubro 2015 às 16:34:15
Manja aquela história de que na hora de comprarem seu Tudor, ele é apenas um Tudor, mas na hora de venderem para você, ele é um Tudor by Rolex?

muito boa......perfeito. Mas uma coisa temos que concordar, a tal da Nina Hindt era uma gata.....

abraços
Membro do RedBarBrazil

Adriano

Opa! Se alguém discordar, eu vou desconfiar!  ;D

Abraços!

Adriano

Gravina

Fique aqui a minha proposta: Eu dou um Rolex Submariner cerâmico, mais um GMT cerâmico.....ambos sem uso, aço, e completos por uma porcaria destas denominada UG Compax Nina Rindt em "ótimo estado"......1/2 boca eu já tenho.
E se ainda assim não for bom, vai mais um Rolex Deepsea completo, porém bem usado.

Já no o crono Sherpa do Jim Clark, não ofereço nada, pois hoje comprei um ;D

O Tom Vox é um velho amigo, e a Nina Rindt uma velha paixão :-* :-* :-* :-* :-*

O único relógio (na verdade um crono rattrapante) que tenho dela é este abaixo...

É a tal conversa, e exemplificando com o  Heuer: Qual é o melhor movimento, o calibre 11 ou o 12? Resposta: O calibre 12, é óbvio!!!

Qual o Gravina prefere, o 11 é claro! ;)

Abs

Gravina

Dicbetts

É um grande papo de vendedor, marketing básico. E a ideia do marketing básico é mexer a vaidade alheia.

Tem o Explorer "Steve McQueen" (isso sem contar o Monaco), o Sub "James Bond", o Seiko "Capitão Willard", o Navitimer "Serge Gainsbourg" (ou Miles Davis)...

Daqui mais uns anos vão aparecer o Colt "Pelhan 123", o Avenger "Blood Diamond", e por aí vai.

E concordemos que tais argumentos emocionais funcionam mesmo. Quem aqui nunca os mencionou?

Dic

CSM

o curioso é que, até aonde eu sei, o steve mcqueen nunca usou o explorer rsrsrs.....

abraços
Membro do RedBarBrazil

TUZ40

há controvérsias. rsrsrsrs...

Mas realmente parece que não tem foto alguma comprovando, de qq forma o cara curtia muito Rolex. Neste caso acho que o apelido colou, e mesmo derrubado o fato, permaneceu.
"All your base are belong to us"

Gravina

Blá, blá.......e volta e meia o assunto de quanto vale.....por isso, ou aquilo...

Vai no marketing quem quer, trabalha quem quer,........fuma charuto quem quer, bebe uísque, ou cachaça quem quer...
Quem é alguém para julgar um prazer pessoal, a satisfação de outrem?

De fato, parece que o sr. McQueen nunca teve um Explorer 1655, apenas um 5512......o que não é pouco, diga-se! ;D

A discussão técnica é uma, o prazer pessoal é outro...........Existem casais que gostam de fazer self peladinhos diante do espelho.....quem sou eu para julgar???.....Dane-se...é tudo nosso! ;)

Gravina

FPiccinin

jfestrelabr

Charuto é bom, rolex tb, agora véio Global pelado é bom não kkkkkk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Gravina

Citação de: jfestrelabr online 06 Outubro 2015 às 22:30:31
Charuto é bom, rolex tb, agora véio Global pelado é bom não kkkkkk

;D ;D ;D ;D
Pois é, Estrela..........(OT) Fico pensando :-[ se o meu Rolex ainda funcionará plenamente quando estiver na casa dos 80...se tiver ;D

jfestrelabr

Gravina, eles (rolex) conseguem isso eu garanto, agora o Sr Stenio Gayrcia só na protese ou azulzinho kkkkkkkkkkkkkkk
Rolex ou Rolex.

RCComes

Citação de: jfestrelabr online 07 Outubro 2015 às 08:46:42
Gravina, eles (rolex) conseguem isso eu garanto, agora o Sr Stenio Gayrcia só na protese ou azulzinho kkkkkkkkkkkkkkk

E nos retoques... porque se deixar muito tempo, sobra muito couro. kkkkkkkkk
Membro do RedBarBrazil

Dicbetts

Eu gostaria apenas de uma explicação (falo isso numa boa, sem ironias ou provocações) minimamente razoável para que esse 1655 se chame Explorer Steve McQueen.

Não acho plausível que tenha esse apelido por acaso, sem que o SM o tenha usado.

Basta ver a quantidade de anúncios no Chrono24 que chamam a atenção para a conexão com o ator:

https://www.chrono24.com/en/rolex/explorer-ii-steve-mcqueen-freccione-circa-1970s-black-dial---stainless-steel-on-bracelet--id3438511.htm

https://www.chrono24.com/en/rolex/rolex-explorer-ii-steve-mcqueen-boxbook-papers-c1972--id3565007.htm

https://www.chrono24.com/en/rolex/explorer-ii-straight-hand-steve-mcqueen--id3149044.htm

https://www.chrono24.com/en/rolex/explorer-ii-steve-mcqueen-orange-hand-stainless-steel--id3068570.htm

https://www.chrono24.com/en/rolex/explorer-ii-steve-mcqueen-vintage-steel-watch-1655--id3622382.htm

Se tudo não passar de mera invenção, pura cascata, só me resta dizer que a Rolex venceu de novo. Um relógio "Viúva Porcina": o que é sem jamais ter sido.

E não dá para dizer que o SM em questão é o diretor de cinema. Quando o SM de trás das telas nasceu, em 1969, o da frente das telas já era uma lenda - um ano antes estrelaria nada menos que "Bullit".

Dic

TUZ40

Mas eu quero ver é quando vão surgir novas referencias, pois todas remetem ao passado mesmo. Eu que tenho 36 anos, se sentar em uma roda de amigos e perguntar quem é o King of the Cool, duvido que dois saibam responder.

Não vejo isso nos relógios modernos, claro que existem edições limitadas onde esta explícito o nome da pessoa, mas estes nicknames dos vintages, não me parecem tão comuns hoje.
"All your base are belong to us"

Gravina

Citação de: Dicbetts online 07 Outubro 2015 às 10:09:44
Eu gostaria apenas de uma explicação (falo isso numa boa, sem ironias ou provocações) minimamente razoável para que esse 1655 se chame Explorer Steve McQueen.

É o que sempre eu me perguntei.........se ele não usou, ou se usou e não temos prova disso, porque deste nome?
Alguém deve ter lançado isso há anos, e acabou ficando....colou, mas sem embasamento.
E vou além, deve ser coisa de algum italiano.....

Prefiro (mos) denominá-lo simplesmente de "Rolex Freccione", e ponto!

O Daytona PN ficou famoso primeiro naquele país (estes caras sempre amaram os relógios), pois certa vez, lá no final dos anos 70 em uma revista especializada saiu uma matéria com o Mr. PN e o seu relógio, pronto.........os profissionais da área, rodaram o mundo atrás deste modelo? E sabe onde eles procuravam, nos próprios revendedores da Rolex, que tinham este modelo aos montes no estoque.......não vendia, pô!!... um crono chato pacas, tem que dar corda, e ficar desaparafusando :P ;D um monte de botão :-\..........uma baita encrenca........nada prático.

Sei de dois fatos interessantes: Um italiano que comprou 10 destes (zero - velho estoque) no nosso revendedor paulista Monte Cristo a preço de Rolex Date 1500...no inicio, ou meados dos anos 80.

E de um vendedor, um profissional de relógios (este conheci pessoalmente no MASP), que trocou o seu PN num rolex 5513.e isso já nos anos 90.....note que o cara era profissional do ramo...........nunca se perdoou por esta mancada, justificava a troca pelo fato que o Daytona PN era nada prático, um saco!

Abs

Gravina

jfestrelabr

"E de um vendedor, um profissional de relógios (este conheci pessoalmente no MASP), que trocou o seu PN num rolex 5513.e isso já nos anos 90.....note que o cara era profissional do ramo...........nunca se perdoou por esta mancada, justificava a troca pelo fato que o Daytona PN era nada prático, um saco!"

Acho que foi esse senhor que eu vi andando aqui pela rua em Brasilia perdido e sem roupas com traços de depreção profunda. ;D
Rolex ou Rolex.