Menu principal

Excelente artigo: The Noble Waste

Iniciado por igorschutz, 28 Junho 2009 às 18:11:11

tópico anterior - próximo tópico

igorschutz

Amigos,

Por que o relógio suíço é tão cobiçado?
Outra: por que o relógio mecânico, tão pior que seus similares quartzo na sua principal função, que é marcar as horas, é tão valorizado?

De acordo com o artigo abaixo, publicado na revista suíça Watch Around nº 5, de dezembro de 2008, o consumo conspícuo explica tudo isso.

Consumo conspícuo é uma teoria formulado pelo economista e pensador norte-americano Thostein Veblen (1857-1929), que diz que o objetivo do consumo não estaria em desfrutar da qualidade dos objetos e sim em exibi-los como um sinal de distinção e de status.
Mas isto não deve ser encarado como algum ruim, e sim como um dos fatores que explicam a evolução da raça humana!

Deixo com vocês este excelente artigo, escrito pelo conhecido articulista Alan Downing, para que tirem suas próprias conclusões:

Aproveitem, leiam!
Para os que dominam o inglês, realmente é uma leitura obrigatória, que amplia muito a nossa visão sobre os fascinantes relógios de luxo.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

LUW

Não sei se os xiitas suiços vão apreciar muito ler isso... :D
Dava vontade de postar o artigo em alguns fóruns internacionais só para ver o tumulto.
[ ]s
Luciano

prgarcia

Muito legal, Igor.

Quando li o texto, me veio à cabeça aquele velho preconceito com relação aos relógios japoneses, em especial os Orient, que abundavam e ainda abundam em nosso mercado, vistos como "relógios de peão".
Um preconceito, claro: são relógios honestos, decentes e com  qualidades das quais  a principal seja talvez a robustez (eu tenho quatro relógios da Orient e não tenho queixa de nenhum).
O texto mostra bem a importância do marketing na indústria relojoeira suíça, ou seja, você pode comprar um relógio simples de acabamento mediano e com um ETA de grade standart (a mais baixa). Mas estará levando consigo um enorme valor agregado no produto, valor este proveniente de anos de marketing bem-sucedido.

Por outro lado, me parece estranha a estratégia de marketing da indústria relojoeira japonesa: seus produtos "high-end" (e aqui há vários exemplos como Grand Seiko, Orient Star, Orient Star Royal...) são produzidos exclusivamente para o mercado interno.

Ao menos para mim, o marketing relojoeiro japonês parece um tanto estranho...

Um abraço

Garcia

Wadley

Não estou conseguindo acessar o artigo...
Wadley