Jaquet Droz Charming Bird (vídeo)

  • 12 Respostas
  • 2730 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Jaquet Droz Charming Bird (vídeo)
« Online: 11 Dezembro 2015 às 19:40:48 »
O Jaquet Droz (o cara, não a marca...) já foi muito discutido aqui, sobretudo por ter projetado autômatos fantásticos para a época, o que lhe garantiu fama eterna.

Mas Droz tinha que pagar o leite das crianças vendendo relógios de bolso (de patrão) e caixinhas de música com pássaros canoros para seus clientes "barões" da época. Relógios de bolso e caixinhas com autômatos eram o máximo do hype da época. Se hoje a galera gosta de comparar o "tamanho do seu piu piu" através do carro, relógio, etc, mais caros, imagine você, na época, tirando uma "ondinha" perante seus convivas ricões com sua caixinha de música com um pássaro canoro? Pois é... Vocês pegaram a ideia.

Eu sei lá... Eu não vou muito com a cara da Droz atual que, apesar de ter identidade visual forte, com seus modelos "numerus clausus" de segundeiro grandão, utiliza movimentos da Blancpain (muito bons, por sinal), mas com preços até superiores.

Enfim... Este ano eles conseguiram o que parecia impossível e reproduziram as suas famosas caixinhas musicais num relógio de pulso!

Olha, eu tendo a achar esse mercado atual de relojoaria de uma babaquice sem tamanho de uns 10 anos para cá, com esse excesso de complicações e variações, visando apenas surrupiar (e como tentam!) o bolso dos barões que querem "comparar o tamanho de seus piupiuzinhos" para ver quem tira mais onda.

Mas acreditam que assisti a esse vídeo e dei um sorriso de canto de boca? Tudo bem, é o máximo do exagero num relógio, o hype extremo, a inutilidade máxima, mas... Tem a ver com as origens da marca. E não é que para algo super complicado ficou até "utilizável"?

Vejam só;






Flávio

*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Re:Jaquet Droz Charming Bird (vídeo)
« Resposta #1 Online: 11 Dezembro 2015 às 19:45:20 »
Para mim, é um pouco estranho...rsrss. Acho que nunca vi nada parecido.

Abraços

Edgar
Escolha o caminho do meio!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Jaquet Droz Charming Bird (vídeo)
« Resposta #2 Online: 11 Dezembro 2015 às 19:51:08 »
E para terem uma ideia de como era no passado, uma das caixinhas originais:



Re:Jaquet Droz Charming Bird (vídeo)
« Resposta #3 Online: 12 Dezembro 2015 às 10:15:38 »
Os links não estão aparecendo, será que é só comigo?

*

Alberto Ferreira

Re:Jaquet Droz Charming Bird (vídeo)
« Resposta #4 Online: 12 Dezembro 2015 às 11:06:13 »
Os links não estão aparecendo, será que é só comigo?

Bom dia!
Para mim aparecem normalmente.

Alberto

Re:Jaquet Droz Charming Bird (vídeo)
« Resposta #5 Online: 12 Dezembro 2015 às 12:15:11 »
Quanto aos autômatos até o olhar do "boneco" segue a escrita, acho isso incrivel, lembrei do filme A invenção de Hugo Cabret.
sic transit gloria mundi

*

Alberto Ferreira

Re:Jaquet Droz Charming Bird (vídeo)
« Resposta #6 Online: 12 Dezembro 2015 às 12:47:41 »
Bom dia, amigos!

Bom, eu curto... E numa boa!
Aspectos históricos à parte, o que eu considero (culturalmente) importante, é claro.

E eu digo mais, considero-os usáveis.
Sim, usáveis, na medida que eu os vejo e me delicio com estas manifestações da micro engenharia mecânica, mesmo que apenas em vídeos.
Ou seja, numa visão quase platônica, não necessariamente cogitando tê-los no punho.
O fato de curtir uma ópera não me faz ter a pretensão de ser um tenor, ainda mais com a minha voz "chinfrim", de alguém que consegue desafinar até cantarolando no chuveiro.  :D

Então...
Para mim, como eu até já disse por aqui em outras oportunidades,...
A curtição dos (elementos e princípios) mecânicos, e a minha vocação, que me fez engenheiro mecânico, é dentre outras...
...curtir a dificuldade, apreciar o esforço da limitada Engenharia Mecânica, aquela dos "nuts and bolts" físicos, fazer o que é possível para superar as suas limitações.

Para mim, este é o maior charme dos movimentos e dispositivos de precisão mecânicos.

Sou,... Mas quem não é?   ;)

Abraços!
Alberto
« Última modificação: 12 Dezembro 2015 às 14:41:45 por Alberto Ferreira »

*

Offline Vargas

  • *****
  • 599
    • Ver perfil
Re:Jaquet Droz Charming Bird (vídeo)
« Resposta #7 Online: 12 Dezembro 2015 às 14:37:56 »
Realmente incrível. Uma obra de arte para ser apreciada, e talvez utilizada por poucos.

O desafio que nos move.

Abs.

Vargas

Re:Jaquet Droz Charming Bird (vídeo)
« Resposta #8 Online: 14 Dezembro 2015 às 13:22:38 »
Este video da caixinha antiga é de cair o queixo...que engenhosidade, o pássaro parece ter vida...
Grato por compartilhar.
Abraço

Re:Jaquet Droz Charming Bird (vídeo)
« Resposta #9 Online: 14 Dezembro 2015 às 17:44:15 »
Alguém pode por o link aqui pra mim, não aparece  nada pra mim.

*

Alberto Ferreira

Re:Jaquet Droz Charming Bird (vídeo)
« Resposta #10 Online: 14 Dezembro 2015 às 21:02:51 »
Alguém pode por o link aqui pra mim, não aparece  nada pra mim.

Boa noite!
Aqui vão os links diretamente do U-tube...

https://www.youtube.com/watch?v=XOE07PQcpks

https://www.youtube.com/watch?v=HjLy0zausRU

Tente agora.

Abraços,
Alberto


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Jaquet Droz Charming Bird (vídeo)
« Resposta #11 Online: 21 Julho 2020 às 11:42:13 »
Um longo artigo sobre autômatos, com alguns vídeos da Droz. Os vídeos valem a pena serem vistos.


https://quillandpad.com/2020/07/19/all-about-automata-mechanical-magic-with-action-videos/

Re:Jaquet Droz Charming Bird (vídeo)
« Resposta #12 Online: 22 Julho 2020 às 18:38:36 »
Adoro a Jaquet Droz, autômatos, micromecânica e a beleza estética destes trabalhos. Muito legal este tópico...

O artigo sobre autômatos, dei uma passada rápida, e parece muito bom. Vou ler depois com calma e curtir os vídeos. Momentos de pura diversão me aguardam...