Menu principal

VOCÊ TEM UM RELÓGIO... QUE ATÉ PENSAVA CONHECER... MAS SERÁ QUE CONHECE MESMO?

Iniciado por Alberto Ferreira, 17 Janeiro 2016 às 22:04:02

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Boas, meus amigos!

Pois é...
Eu creio que este tipo de dúvida pode, mais cedo ou mais tarde, ocorrer a qualquer um de nós.  ::)
E aí? Que tal pedir ajuda aos "universitários" aqui neste tópico?

Bem,...
Eu vou começar com um modelo bem comum e popular, um Seiko 5.

No mostrador a gravação é 7009-833LR.

Na tampa do fundo está gravado 7009-8100.

Ah!
O motivo da minha dúvida...
O relógio eu conheço, já vi alguns na NET, mas não com este tipo de mostrador, que parece uma "pepita"...  ::)

Tanto que eu o apelidei, a meu julgamento e risco :D, de Seiko "nugget dial"...   ;D  8)

E então...
O que dizem os nossos universitários?
Conhecem o dito cujo?
O mostrador era mesmo originalmente assim, ou será que ficou assim?
::)

Abraços!
Alberto

Edgar

Alberto,

Pela foto aqui no pc, não consegui avaliar bem, mas se não era assim originalmente, o que poderia ter deixado ele assim??...Vamos ver o que o pessoa diz.

Abraços

Edgar

Escolha o caminho do meio!

Jefferson

Olá pessoal,

Amigo Alberto, eu creio que esse efeito micáceo seja original sim. Se você pesquisar essa referência de mostrador, ou mesmo de tampa, vai encontrar um modelo azul, com a mesma aparência, bela, por sinal.

Abraço!

Jefferson

Alberto Ferreira

Boas tardes a todos!

Rapá,...  ...homessa essimininu,...  Arre égua! ;)

Eu aqui "dourando" a pílula, digo, o mostrador...
Chamando de "pepita" e coisa e loisa  :D e o amigo Jefferson me lança um "balde" de mica fria...  ;D ;D ;D

Tá legal, o efeito é "micáceo" mesmo, oras!  :-[
E que a verdade seja dita.
:D

Mas no fundo, ou na verdade verdadeira, para dar o pontapé inicial no tópico, e chamar a atenção da galera, eu usei de uma "pegadinha" e fiz uma "provocação", aquela dos amantes que gostam de apelidar e "diferenciar" os seus amados.  :D

E embora haja uma parte de verdade nisso tudo,...
...pois eu nunca tinha visto mesmo com o mostrador "pepitáceo"...  Além do meu, é claro.  :)

Mas, tudo bem.
O espírito do tópico é esse mesmo, e agora é sério, o negócio, a proposta aqui, é falarmos, e ouvirmos opiniões dos que sabem mais para eventualmente "aclarar" aquilo que (honestamente) nós pensa(va)mos ser uma coisa mas que no fundo não temos muito conhecimento a respeito, ou mesmo certeza.

Ah!
Por favor, sem aquela de entrarmos naqueles "jogos-dos-sete-erros" ou de ficarmos apenas discutindo quão maravilhosas andam as "réplicas", digo, falsificações dos nossos dias e tal e coisa...
Tá legal?

E agora?
O pontapé (literalmente...  afff!  :-[) está dado  :D...
Então vamos ver se alguém se anima a dar sequencia no tópico com outro relógio com "crise de identidade", pelo menos para o seu dono?  ::)

Abraços!
Alberto

Matt5

Meu zenith foi mais ou menos assim, quando recebi as fotos fiquei meio confuso, em nenhuma foto na internet achei um com fundo vermelho, e olha que passo noites a garimpar esse tipo de coisa.

shun

Mostrador original, mas o cristal foi substituido.

Originalmente o relógio era bem mais "funky".

Cristal facetado!

Exemplo do cristal:

Agora imaginem esse mostrador 'micáceo' como o Prof. Jefferson nos ensinou em combinação com o cristal..!  :o

Abraços!

Alberto Ferreira

Bom dia!
Grato pela sempre importante participação, Shun.

Mas eu teria um comentário e uma pergunta.
Este verde que você mostrou é da linha LM. Eu sei que você sabe disso, é claro, mas comento apenas para "posicionar" os que eventualmente nos acompanham aqui.

E a pergunta...
Você, nas suas pesquisas nos sites japoneses, em idioma ancestral...  ;), teria mais alguma informação sobre eles?
Eu falo tanto deste LM que você nos mostrou quanto do Seiko 5 com o qual eu "ilustrei" o início do tópico.

E não custa lembrar, aos mais céticos...  :D
Independentemente de outras possíveis e sempre interessantes "vertentes"...
Uma das razões para nós estarmos aqui no FRM é aprender, e outra, não menos importante, é...
..."trocar (boas) figurinhas".
Sempre! 8)

Abraços a todos!
Alberto

Jefferson

Olá pessoal,

Amigo Alberto, dependendo da situação, uma humilde mica pode valer ouro!  ;D

Ok, a ideia do tópico é explorar curiosidades e mistérios sobre nossos relógios, mas agora o amigo atiçou meus 5% de Geólogo, bateu aquela saudade do primeiro ano da graduação... :'( ;D

Lembrei da mica muskovita pela aparência laminar das estruturas desse mostrador.

A dita mica e sua bela estrutura...

Mas nesse mostrador, o efeito certamente não é obtido pelo uso direto do mineral.

Lembrei que alguns tipos de galvanização ficam com aparência semelhante. Pode ser uma técnica aplicada nesses mostradores, vejam.

Abraços,

Jefferson

Alberto Ferreira

Bom dia, meus amigos!

Pois é, Jefferson.  8)
Sim, eu acredito que a técnica usada no mostrador seja bem esta mesmo que você mostrou, a galvanização, ou algo do tipo.

Mas,...
Como, aqui entre amigos, nós nos permitimos "tergiversar" um pouquinho, enquanto aguardamos outras participações, vejam só...

Nas minha "andanças" pelas minas, mundo afora, eu desenvolvi um certo interesse por amostras de minerais, sempre sem esquecer que eu tenho uma formação pós acadêmica em "Mecânica de Rochas"...  ;)  8)

E sobraram algumas delas por aqui em uma estante.

Há algumas micas ali. A do primeiro plano, no centro, é uma mica rosa.  ;)

Somos,...
...mas quem nunca foi?  :D

Plim-plim! Momento cultural...  ;)
FRM também é informação mineralógica. 
;D

Abraços a todos!
Alberto

Jefferson

Bela coleção!

Tenho uma pequena, que uso em algumas aulas. Parte eu fui juntando, mas um bom volume do total me foi doado pelo Serviço Geológico do Paraná. Eles tem um belo projeto, no qual os professores se cadastram e podem receber um kit didático de Geologia, com amostras, instrumentos básicos de identificação de minerais, vídeos etc.

Mas desvirtuei o tópico com a mica,  ;D ;D, voltemos às descobertas inusitadas dos nossos relógios.

Abraços!

Jefferson

Adriano

Esses mostradores são um mistério para mim. Já vi azuis e verdes assim. Meu palpite, que é mesmo mero palpite, é de que a chapa do mostrador recebe um tratamento galvânico e depois um verniz colorido e translúcido. Ou seja, a impressão que tenho é que essa "textura" fica abaixo do verniz, como um fundo mesmo.

Abraços!

Adriano

shun

Temo que há pouca informação sobre isso na internet, Alberto!

Deve ter sido coisa de época mesmo.. Aqueles anos psicodélicos e coloridos (que não vivi.. hehehhe)

Sei que também foram usados na linha '5 Actus', 'Advan' e na 'Vanac' da King Seiko - esta sim.. a mais doida de todas!

Um exemplo do KS Vanac:

Deve ser complicado achar um cristal desses, caso necessário!  :o

Alberto Ferreira

Boas, amigos!
Grato pela dicas, Shun!

Mas este cristal aí do KS, hein?
Putz!
Deve ser mesmo difícil conseguir um, além atrair tudo que é tipo de "lasquinha" ali para aquelas arestas da face "a la diamante".   Afff!  ::)  :D

Mas que é mesmo muito interessante, lá isso é.  8)

Abraços a todos!
Alberto

Alberto Ferreira

Boa noite, meus caros amigos!

É o seguinte...
Neste início de noite de sexta-feira "pré"-carnavalesca...  ::)
Bom,... O pessoal da Bahia está "liberado" desta condição, pois o carnaval já começou por lá faz tempo.  :D

Pois bem,... Como eu ia dizendo...
Eu resolvi aproveitar este tópico mesmo para prosseguir com os nossos papos-provocação a respeito daquilo que nós até sabemos...
...mas nem sempre tanto assim.

Trata-se agora de um tipo de "desafio", sim, um desafio para os que têm "olhos de águia" ou, melhor ainda, "olhos de ver"... 
E será que, se desatentos, nós "vemos" mesmo? ;)

Vejam as fotos aí abaixo.

O "estilo" meio mal de foco, a la sites de leilão  :-X, é intencional. E na verdade faz parte do desafio.  :D

Analisem as fotos, ponderem e me respondam...

O QUE VOCÊS VEEM DE ERRADO NESTE SEIKO 7625?

Eu antecipo que se trata de algo bem simples e, infelizmente, não tão raro de acontecer.
Um pequeno detalhe, muitas vezes despercebido pela maioria.

E aí?
O que dizem, ou o que comentam, os "universitários?  ::)  :)
A ideia é observar bem e pensar um pouco mesmo.  Um exercício...  ;)

Abraços!
Alberto

PS:
Ah!
Comentários de minha parte, só depois da quarta-feira de cinzas...  :D
E enquanto o "seu lobo" não vem, digo, não volta....
Palpitem, opinem, justifiquem, chutem...  8)

Fui!

Edgar

Escolha o caminho do meio!

Alberto Ferreira

Bom dia!
As inscrições no mostrador estão corretas.
Grato por participar.

Abraço!
Alberto

PS:
E aí moçada? O "desafio" continua...
O QUE VOCÊS VEEM DE ERRADO NAQUELE SEIKO 7625?  ::)

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Bom dia!
Boa tentativa, amigo Paulo Sergio.  ::)

Mas,...
Da minha condição privilegiada, de tê-lo em mãos - portanto sem depender daquela imagem, digamos, intencionalmente "sub-reptícia"  :D, eu vos digo...
O aro não foi reformado, não. É o original.
8)

E aí? Ficaram curiosos?
Então tentem algum "chute calibrado"...  ;)

Abraços!
Alberto

Vargas

Caro Alberto,

Vejo na descrição do movimento no caseback do 7625 diferente da aparência do dial das séries 804x ou afins....não conhecia um desses com a descrição 8841.

Abs.

Vargas