Análise do mercado de relógios brasileiro

  • 35 Respostas
  • 7402 Visualizações

Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #1 Online: 24 Março 2016 às 20:35:47 »
Me impressiona a ausência da Tag na lista...
Apesar de ultimamente a marca ter 'sumido' das lojas brasileiras, creio que o brasileiro em geral ainda admira muito os relógios dela.
Me impressionei também com a Cartier em segundo lugar... Se fosse chutar, colocaria no lugar ou omega ou Breitling.

Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #2 Online: 24 Março 2016 às 20:39:27 »
Não subestime o público feminino. Entre as marcas citadas, a Cartier provavelmente é top of mind delas. Talvez disputando com Rolex. As outras citadas, nem de perto...

Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #3 Online: 24 Março 2016 às 23:22:19 »

Não subestime o público feminino. Entre as marcas citadas, a Cartier provavelmente é top of mind delas. Talvez disputando com Rolex. As outras citadas, nem de perto...

+1
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #4 Online: 25 Março 2016 às 14:00:38 »
Comparar a venda da Rolex em 2011 e 2015 é covardia, dada a crise que estourou no início do ano.... Não acho parâmetro razoável.
Eu sou brasileiro,  "COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR" é outra estória...!

*

Offline Heu

  • ***
  • 247
    • Ver perfil
Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #5 Online: 25 Março 2016 às 14:04:51 »
Não subestime o público feminino. Entre as marcas citadas, a Cartier provavelmente é top of mind delas. Talvez disputando com Rolex. As outras citadas, nem de perto...

ontem mesmo vi uma moradora aqui do prédio com um Cartier que parecia ser bem novo

Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #6 Online: 25 Março 2016 às 14:32:44 »
Discordo, Edufortal, verifique bem que a comparação é em termos de participação no mercado.
Não importa a crise, a rolex perdeu participação expressiva de mercado.

Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #7 Online: 25 Março 2016 às 14:35:31 »
O brasileiro, devagar, vai descobrindo que existem outras boas marcas alem da Rolex
sic transit gloria mundi

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #8 Online: 25 Março 2016 às 14:42:14 »
A análise deve ter sido direcionada para uma determinada categoria, por isso a TAG não entra. A TAG tem no Brasil um mercado impressionante, mesmo em todos os anos representada exclusivamente pela H. Stern (por isso o aparente, apenas aparente, "sumiço" da marca). Uma parte enorme dos TAG no mercado foram comprados da H. Stern. Vocês não tem noção do volume de TAG que tem por aí.

E acho que vai aumentar ainda mais...

Abraços!

Adriano

Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #9 Online: 25 Março 2016 às 15:00:51 »
Pois é, Adriano, penso o mesmo. Mas não entendo o porque da Tag nao estar cotada na mesma categoria dos citados relógios... Por mais que haja um certo preconceito em torno da Tag, acho que ela pode tranquilamente figurar entre as marcas cotadas.

Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #10 Online: 25 Março 2016 às 15:05:08 »
O brasileiro, devagar, vai descobrindo que existem outras boas marcas alem da Rolex
[/qu

+1
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #11 Online: 25 Março 2016 às 16:17:15 »
Mas a TAG não está na mesma categoria de Rolex, Omega, IWC, Cartier. Não é preconceito. Ela simplesmente não está na mesma categoria de mercado nem técnica. É um fato mercadológico. Não tem comparação.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #12 Online: 25 Março 2016 às 16:36:34 »
Quanto à Tag, a própria metologia da pesquisa talvez explique sua falta: foram analisados os relógios de preço superior a 5 mil dólares. Isso, na Omega e Rolex, é praticamente o preço de entrada, na Tag Heuer não (situam-se na faixa dos 1000 dólares para os simplões Fórmula, mas também não passa de cerca de 3000 para os não tão complicados. Hoje, depois do reposicionamento que fizeram com a Heuer, ABSTRAINDO AS EDIÇÕES SHOW OFF DE DEZENAS DE MILHARES DE DÓLARES, eu colocaria a Tag Heuer no nicho da Longines).

Sobre a Rolex ter perdido mercado nos últimos 5 anos, isso é fato, independentemente de crise. A pesquisa indica que a Rolex, apesar de ainda manter cerca de 30% do mercado, perdeu 40% de participação no período, enquanto todas as outras, salvo uma pesquisada, AUMENTARAM suas margens.


Flávio

Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #13 Online: 25 Março 2016 às 17:54:44 »
Mas não foi nos últimos 5 anos que a Omega abriu suas lojas (2 no RJ e 1 SP), que a Cartier abriu sua loja no RJ, que a Caneta Continental abriu uma loja no rio comercializando apenas Rolex, Panerai e IWC? Se não me engano em SP há lojas Breitling e IWC. Não foi tudo isto nos últimos 5 anos?
O Rio é bem menos desenvolvido como mercado de luxo do que São Paulo, mas provavelmente está equilibrado com Brasília e posso atestar que antes destas lojas que citei acima nunca tinha visto Cartier, IWC ou Panerai em vitrine de loja aqui.

Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #14 Online: 27 Março 2016 às 20:35:35 »
Bom artigo. Obrigado

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #15 Online: 28 Março 2016 às 08:25:37 »
Eu acho que mais do que a crise, os números refletem mais opções, e um empenho destas marcas em se tornar mais conhecidas no nosso mercado.

Uma vez que a penetração de mercado cresceu para todos os outros, fica claro que "roubaram" o mercado dos coroados. É legal ver tanta gente saindo da escolha óbvia, denota um amadurecimento do consumidor.
"All your base are belong to us"

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #16 Online: 28 Março 2016 às 12:42:34 »
Não deixo de estranhar a Cartier em segundo.

A pesquisa não explicita alguns pontos que ajudariam a entender melhor o resultado. Sobretudo porque, sabem todos, pesquisas de opinião podem dar qualquer resultado - até que a Dilma continua com a popularidade em alta.

Mas, se a pesquisa não indica, exponho os itens da minha estranheza. E tento respondê-los de forma ligeira:

1) qual o contingente feminino de compradoras de relógios? (respondo: tenho dúvidas se é amplo, pois a relojoaria ainda é um setor amplamente masculino - apesar de reconhecer que as fábricas vêm investindo no mundo feminino por perceberem aumento de demanda.)

2) qual o contingente feminino de compradoras da Cartier? (respondo: tenho dúvidas se é amplo, porque os preços são altos e nem sempre as amigas reconhecem um à distância - questão fundamental, como já me disse a mulher de um amigo meu.)

3) qual o contingente masculino de compradores de relógios Cartier? (respondo: não deve ser expressivo, a deduzir de uma discussão que é recorrente aqui mesmo no FRM - Cartier é marca de relógios ou joias? Talvez eu seja um dos poucos aqui que tenha um, e o ache formidável.)

4) qual o contingente masculino de compradores de relógios para as mulheres? (respondo: deve ser grande, embora percebo que muitos maridos preferem um modelo feminino da Rolex que um da Cartier. Eu mesmo dei um Datejust para a minha, que o preferiu por achá-lo "feminino".)

5) qual a marca de relojoaria-joalheria top of mind para o consumidor de alto padrão brasileiro? (respondo: tenho dúvidas se é a Cartier. Vejo muito mais Bulgaris por aí.)

Dic

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #17 Online: 28 Março 2016 às 13:48:28 »
Curioso, minha esposa têm 2 cartiers, um tank francês chrono, que acho o relógio mais legal para mulher, e um pasha seatimer com o bracelete de aço revendido com borracha.... Tenho a impressao entretanto, que normalmente mulheres que têm bons relógios na maioria das vezes os têm porque os maridos curtem...
Membro do RedBarBrazil

Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #18 Online: 28 Março 2016 às 14:03:56 »
Sinceramente acho que essa pesquisa não esclarece muita coisa...

Ela informa a quantidade de relógios acima de 5k dólares importados legalmente nos períodos de 11/2010 a 10/2011 e de 11/2014 a 10/2015. Sabem o que significam os dados apresentados? Nada!

Pode ser que a Cartier tenha importado uma grande quantidade de relógios nesse período, mas pode ser também que a Rolex tenha importado uma quantidade imensa de relógios fora desse período.

Um dado muito mais interessante seria o faturamento anual dessas marcas no Brasil de 2010 até hoje.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Análise do mercado de relógios brasileiro
« Resposta #19 Online: 28 Março 2016 às 15:41:06 »
Dic, não posso responder a todas as suas perguntas, mas tenho um dado que vai te surpreender e, se serve para essa marca, talvez sirva para as demais. O relógio mais vendido da Patek até uns anos atrás era o Twenty 4, feminino e a quartz. Dentro da marca, ele respondia por 40% do total de vendas (número de relógios vendidos, não lucro). Por aí imagine...

Flávio