Tipos de relógio

  • 13 Respostas
  • 4559 Visualizações
Tipos de relógio
« Online: 13 Maio 2016 às 22:42:25 »
Confrades,

Preparei uma lista que se propõe a agrupar os relógios conforme seu tipo físico:

1- Dress watches - relógios finos para ocasiões formais; caixa em metal e geralmente pulseira em couro ou metal;

2- Esportivos - para acompanhamento na prática de esportes; caixa em metal ou plástico, pulseira normalmente em borracha;

3- Divers - para utilização em mergulho; caixa em metal, pulseira normalmente em borracha ou metal;

4- Pilot - relógio com design que remete ao painel de instrumentos de aeronave, estilo aviador; caixa em metal, pulseira geralmente em couro ou metal;

5- Casual - para uso em ocasiões informais; caixa de metal e pulseiras de couro, nylon trançado, tecido ou metal.

6- Field watches - estilo militar, normalmente com caixa de metal e pulseira de nylon trançado ou tecido.

7- Heavy duty - relógios de grande resistência a impacto (G-shock)

Existe algum tipo formal de divisão? O que acham dessa lista?

Acho bacana ter uma divisão por tipo, ainda que isso não dite o uso que fazemos do relógio, afinal, nada impede o sujeito utilizar um relógio diver numa cerimônia de casamento...  ;)

Com os tipos, fica fácil pedir recomendações ou comparar relógios da mesma categoria. O que acham?
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Tipos de relógio
« Resposta #1 Online: 14 Maio 2016 às 12:05:50 »
Não existe definição "oficial". E é simples explicar: o preço e status do relógio vale mais que qualquer outra definição.

Simples exemplificar: você vai a um baile de gala e o cara de smoking está usando Sub. O Sub é um diver ou um dress? Ou ambos? Vai fazer uma pesquisa e descobrir que a torcida do Corinthians acha que é diver e a do Flamengo acha que é dress. (Usei as expressões como figurativos de quantidades de pessoas).

E um Speedmaster Professional? É esportivo? É dress? É pilot?
E um GMT-Master? E um IWC Big Pilot? E um Longines Legend Diver? Como classificar clássicos como esses quando na prática eles são usados em situações completamente diferentes daquelas para as quais foram projetados?

E não é difícil de concluir por que relógios de mesma função como um Sub e um SKX007 não se misturam em certas categorias.

Por isso pela minha experiência em "milanos" de fórum, toda vez que tentamos fazer essa classificação, ou qualquer coisa semelhante, chegamos a conclusão alguma.

Abraços!

Adriano

Re:Tipos de relógio
« Resposta #2 Online: 14 Maio 2016 às 15:36:02 »
1- Dress watches - Tem que ser Ultra-thin e pulseira de couro.

2- Esportivos - Como só uso relógios AUTOMÁTICOS SUÍÇOS , nas raras ocasiões que pratico esporte não uso relógio (prefiro assim que colocar qualquer Orient no pulso)

3- Divers - Nunca pratiquei mergulho e se fizesse certamente seria amador e não olharia as horas.

4- Pilot - Nunca pilotarei um avião.

5- Casual - Ao Gosto

6- Field watches - Nunca fui para a guerra, parei de brincar de comandos em ação com 8 anos.

7- Heavy duty - Felizmente não preciso de um.

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.826
    • Ver perfil
Tipos de relógio
« Resposta #3 Online: 14 Maio 2016 às 15:43:20 »
Preparem-se, lá vem polêmica...

Muitos gostam da peça mas não querem admitir que usam relógios de trabalhador pesado (mergulhador, soldado, astronauta, etc).

O 007 em Goldfinger se justifica porque ele veio com o smoking dentro de um traje de mergulho, mas depois daí virou "moda".

Pessoal adora fazer cosplay e nem percebe kkkk.
« Última modificação: 14 Maio 2016 às 15:45:47 por fbmj »

Re:Tipos de relógio
« Resposta #4 Online: 14 Maio 2016 às 15:48:31 »
Preparem-se, lá vem polêmica...

Muitos gostam da peça mas não querem admitir que usam relógios de trabalhador pesado (mergulhador, soldado, astronauta, etc).

O 007 em Goldfinger se justifica porque ele veio com o smoking dentro de um traje de mergulho, mas depois daí virou "moda".

Pessoal adora fazer cosplay e nem percebe kkkk.
Gostei...

*

Offline wruck

  • *****
  • 661
    • Ver perfil
Re:Tipos de relógio
« Resposta #5 Online: 14 Maio 2016 às 15:53:23 »
Sempre falo comigo: Não vou mais comprar um Diver.... E quando olho, a próxima compra é justamente um Diver...  ;D

Em tempo, tem anos que não pratico mergulho (nem sei aonde está a carteirinha PADI)
Odeio ser bipolar, é muito bom!

Re:Tipos de relógio
« Resposta #6 Online: 14 Maio 2016 às 16:26:36 »
1- Dress watches - Tem que ser Ultra-thin e pulseira de couro.

2- Esportivos - Como só uso relógios AUTOMÁTICOS SUÍÇOS , nas raras ocasiões que pratico esporte não uso relógio (prefiro assim que colocar qualquer Orient no pulso)

3- Divers - Nunca pratiquei mergulho e se fizesse certamente seria amador e não olharia as horas.

4- Pilot - Nunca pilotarei um avião.

5- Casual - Ao Gosto

6- Field watches - Nunca fui para a guerra, parei de brincar de comandos em ação com 8 anos.

7- Heavy duty - Felizmente não preciso de um.

Peraí, deixa eu colocar o monóculos aqui...   ;D ;D ;D
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

Re:Tipos de relógio
« Resposta #7 Online: 14 Maio 2016 às 16:29:02 »
Preparem-se, lá vem polêmica...

Muitos gostam da peça mas não querem admitir que usam relógios de trabalhador pesado (mergulhador, soldado, astronauta, etc).

O 007 em Goldfinger se justifica porque ele veio com o smoking dentro de um traje de mergulho, mas depois daí virou "moda".

Pessoal adora fazer cosplay e nem percebe kkkk.

Adoro polêmica, principalmente onde há respeito e pode-se falar francamente.

Abraços.  ;D
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

Re:Tipos de relógio
« Resposta #8 Online: 14 Maio 2016 às 16:39:30 »
Não existe definição "oficial". E é simples explicar: o preço e status do relógio vale mais que qualquer outra definição.

Simples exemplificar: você vai a um baile de gala e o cara de smoking está usando Sub. O Sub é um diver ou um dress? Ou ambos? Vai fazer uma pesquisa e descobrir que a torcida do Corinthians acha que é diver e a do Flamengo acha que é dress. (Usei as expressões como figurativos de quantidades de pessoas).

E um Speedmaster Professional? É esportivo? É dress? É pilot?
E um GMT-Master? E um IWC Big Pilot? E um Longines Legend Diver? Como classificar clássicos como esses quando na prática eles são usados em situações completamente diferentes daquelas para as quais foram projetados?

E não é difícil de concluir por que relógios de mesma função como um Sub e um SKX007 não se misturam em certas categorias.

Por isso pela minha experiência em "milanos" de fórum, toda vez que tentamos fazer essa classificação, ou qualquer coisa semelhante, chegamos a conclusão alguma.

Abraços!

Adriano

Adriano, o que você diz faz todo sentido do mundo e eu concordo que o propósito de um modelo nem sempre tem a ver com o efetivo uso, mas vamos fazer uma analogia com carros, por exemplo: apesar de possuírem preços muito diferentes, um Grand Siena e um Jetta são classificados como sedãs médios. Tem que existir um parâmetro, independentemente do uso do relógio para classifica-los. Se eu peço indicação de um relógio estilo Diver, não espero que alguém indique um relógio fino...

By the way, smoking e divers usados juntos são, no mínimo, de gosto duvidoso.

Abraço!  ;D

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

Tipos de relógio
« Resposta #9 Online: 14 Maio 2016 às 17:49:06 »
Acredito que esta segmentação descritiva inicial, se não a ideal (sempre vai ocorrer variações), é a que melhor se amolda para catalogação de classes da coleção.

Só acrescentaria os "vintages" que ao meu ver ganhou corpo próprio, independente do segmento.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 14 Maio 2016 às 17:51:53 por Cocobambu »

Re:Tipos de relógio
« Resposta #10 Online: 15 Maio 2016 às 20:28:27 »
Acho que é interessante ter esse tipo de divisão mas não é muito usual na vida real hoje em dia. Como o Adriano falou, os divers com um design não muito maluco são usados em ocasiões formais corriqueiramente, como o Submariner do exemplo dele...eu raramente uso terno, mas quando uso meu relógio é o Seamaster. Esse tipo de coisa não seria muito usual pela "regra de etiqueta" de antigamente eu acho, mas hoje em dia basta não exagerar, tipo terno e G-Shock...O legal dessa categorização é na hora de pensar a coleção, escolher os relógios e tal. Mas quando vai usar você nunca vai lembrar disso hahahaah
@watches.in.sampa

Re:Tipos de relógio
« Resposta #11 Online: 16 Maio 2016 às 18:10:17 »
Concordo com o Adriano, tempos atrás, se minha memória não me trair já houve essa "polêmica".
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

Re:Tipos de relógio
« Resposta #12 Online: 17 Maio 2016 às 00:25:11 »
Conversando com um amigo, também forista, que chegou na seguinte conclusão:

- Os Relógios se dividem entre os que eu gosto, e nos que eu não curto muito. srsrs

Será que complicou ou "azedou" mais?


Re:Tipos de relógio
« Resposta #13 Online: 17 Maio 2016 às 08:30:26 »
Conversando com um amigo, também forista, que chegou na seguinte conclusão:

- Os Relógios se dividem entre os que eu gosto, e nos que eu não curto muito. srsrs

Será que complicou ou "azedou" mais?

Um amigo me disse outro dia, que os relógios se dividem entre os que ele gosta e os de mau gosto.  ::)

Particularmente, gosto é um conceito subjetivo. Os relógios "do momento" hoje são os de estilo Diver, mas nem todo mundo gosta deles.
E mesmo que se goste, é sempre bom dar uma variada... Se os relógios fossem segmentados pelo tipo, você simplesmente excluiria os divers da sua busca e pronto. Fácil, limpo, rápido.
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1