SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?

  • 42 Respostas
  • 9549 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Boas, amigos!
Boa pergunta esta aí do título, não é mesmo?  ::)


Bem,...
Em termos de FRM, eu diria que não é "tanto faz", não, pois na verdade faz, sim, toda a diferença.
Afinal o M do nosso FR é de mecânicos8)


Mas,...
A minha intenção aqui neste simplório tópico é um tanto quanto outra.
Falar da "convivência", das "diversidades" (aceitar e conviver com opiniões diversas), para que nós possamos evitar que se transformem e adversidades.



Pois bem...
Vejam esta foto.


Que eu me atrevo a intitular de "Parece... Mas será que é mesmo?;)

Na foto nós temos um dito e havido como "digital" (vintage) que é de fato "analógico" ao lado de um outro de "inspiração" mecânica (um rolamento de esferas...) que na verdade é mais "moderno" e a quartzo.

Pois é...
Cada um na sua, e os de boa vontade por aqui em todas.  Ou melhor, respeitando todas... 8)

Abraços a todos os colegas, mesmo que não sejam engenheiros e nem mecânicos!

Alberto

PS:
Ah!
Os créditos dos "personagens" da foto.
- À esquerda um Linden, japonês, vintage e analógico (com "ponteiros em forma de discos). Um antigo relógio "de viagem".

- Ao seu lado um modelo de propaganda da SKF, uma empresa sueca, com seu mecanismo a quartzo e "imagem" de algo essencialmente mecânico.

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #1 Online: 18 Maio 2016 às 15:43:41 »
Boa Mestre Alberto!

Respeitando o próximo, pode gostar do que quiser.

"All your base are belong to us"

Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #2 Online: 18 Maio 2016 às 15:49:06 »
Mecânico e vintage é a minha preferência, mas também curto bons relógios novos quartz, sem preconceito aqui.

Respeito é a palavra de ordem, até porque limitar alguém pelo tipo de relógio que ela usa, não dá, né?   ;)
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #3 Online: 18 Maio 2016 às 16:00:08 »
Boa tarde.

Eu gosto de puramente mecânico.

Mas estou com um Omega Quartz que me fez enxergar com outros olhos;
Muito melhor um Omega do que um Swatch ou similares.



Abs.

Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #4 Online: 18 Maio 2016 às 16:01:31 »
prefiro os mecânicos
digitais vivi minha infância sonhando e brincando com os mais diversos casios possíveis, calculadoras, agendas, minigames, controle remoto, iluminators.. então gosto muito deles
tenho medo dos vintage (na verdade medo de adquiri-los, pela dor de cabeça que podem gerar, pois sou meio TOC pra querer tudo perfeitinho)
se for mecânico, moderno (novo) com pegada / estilo vintage eu já ponho na wishlist
e é claro, respeito todos
pra ver as horas: tanto faz!! se estiver passando uma moça bonita por perto eu até prefiro esquecer o meu e perguntar que horas são no dela..

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #5 Online: 18 Maio 2016 às 16:03:05 »
Tenho um único quartzo, um Cartier que acho sensacional.

E queria muito ter um Chronospace Military. Me falta, porém, numerário nesses (e nos próximos) dias.

Mas admito predileção pelos mecânicos.

Dic
« Última modificação: 18 Maio 2016 às 16:05:26 por Dicbetts »

*

Offline fugas

  • ****
  • 497
    • Ver perfil
Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #6 Online: 18 Maio 2016 às 16:39:52 »
Comecei com quartz depois pulei pros mecânicos, eu vejo um pouco na ótica do custo e engenharia para preferir os mecânicos. Não entra na minha cabeça pagar milhares de dálares em certos modelos quartz suíços que basicamente basicamente são placas de circuitos.

*

BigPaul

Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #7 Online: 18 Maio 2016 às 16:41:03 »
A minha preferencia são os mecânicos novos e alguns mecânicos cronos dos anos 70 que gosto como os Heuers que sou fanático por eles apesar que não adquiri nenhum até agora.

quartz só tenho os meus Citizens dos anos 80 e 3 Casios novos que fiz uma exceção mas acho um saco ter que trocar a bateria todos os anos nos meus quartz mas mantenho eles na minha coleção pois são os meus primeiros relógios quando comecei a colecionar quando tinha 18 anos.

Paul

Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #8 Online: 18 Maio 2016 às 16:48:29 »
Meus primeiros relógios foram digitais, depois passei para quartz e comecei com os mecânicos depois que conheci o FRM ao procurar uma assistência autorizada da Tissot para revisar.

Hoje gosto mais dos mecânicos, mas mantenho os quartz que tinha e comprei um G-Shock. Minhas últimas aquisições foram mecânicas, mas confesso que tenho namorado um Seiko quartz e um Casio digital.

Concluindo, acho que sou bem volúvel neste assunto e respeito todos os gostos.

Abraços!
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #9 Online: 18 Maio 2016 às 17:17:00 »
Tenho mecânicos, um digital pra correr (Polar) e um quartz que ganhei (e acho bonito), entretanto vintages eu não encaro (não dou sorte com eles) e nem vejo graça nos novos "smart high tech watches"...
Imagino que no futuro proximo a tendência é o smartwatch engolir a demanda de mercado para digitais, como meu Polar.
Abraço

Pedro

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #10 Online: 18 Maio 2016 às 17:18:38 »
Imagino que no futuro proximo a tendência é o smartwatch engolir a demanda de mercado para digitais, como meu Polar.

Eles já sofreram uma bela pancada em apenas um ano.


Garmin Forerunner 235


Apple Watch Sport 42mm

Os dois custam o mesmo preço. Essa galera vai encontrar uma concorrência acirrada pela frente.

Mas isso eu enxergo até como uma evolução, o caminho normal.

O problema vai ser para esses relógios de entrada japoneses e suíços, de até uns 500 dólares.
« Última modificação: 18 Maio 2016 às 17:24:07 por Schütz »
"All your base are belong to us"

*

Offline Gaeti

  • ***
  • 116
    • Ver perfil
Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #11 Online: 18 Maio 2016 às 19:38:32 »
Pra mim, tanto faz...

Tenho que gostar da peça!

Mas tenho algumas manias...

Não consigo gastar um valor muito alto em quartz. Tenho comigo que relógios mais caros, tem que ser mecânicos! Gosto muito de reedições de clássicos... Tipo os lld, os heuer de 35mm, esse seiko turtle  entre outros.

Por exemplo, acho o aerospace um relógio "duca" mas não tenho coragem de pagar o valor pedido. Com o valor dele, compraria algo mecânico, de excelente qualidade ou até mesmo vários mecânicos de excelente qualidade.

Bom, cada um tem sua opinião!

Abs

*

wrocha

Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #12 Online: 18 Maio 2016 às 22:06:50 »
Não tenho nenhum preconceito, exceto o que o Gaeti citou a respeito de consumir maiores valores com um a quartzo. Mas me bateu uma duvida agora. A informação analógica é dada por analogia de grandezas (a posição dos ponteiros do relógio contra a escala do mostrador, por exemplo), enquanto que a digital é dada por apontamento de números em si (binários, decimais ou de qualquer base, como por exemplo 22 e 08). Desta forma, não seria o relógio da esquerda no primeiro post um relógio digital, apesar de ser mecânico?

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #13 Online: 18 Maio 2016 às 22:33:15 »
Boa noite.
Os relogios que eu uso são predominantemente mecânicos, mas tenho relogios digitais.
Eu gosto de relogio!!! A única condição, precisa estar impecavel, ou seja, se for antigo precisa ter envelhecido "bem"...nao suporto relogio deteriorado por relaxo.

Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #14 Online: 18 Maio 2016 às 22:42:37 »
Meu primeiro relógio foi um mecânico, depois tive a quartzo.

Quando comecei a entender mais sobre relógios e colecionar iniciei pelos mecânicos e estes predominam no meu ajuntamento.
Mas, gosto também dos quartzo, notadamente pela praticidade, pois ficar acertando os mecânicos todo dia cansa um pouco.
Há bons mecânicos e bons quartzo, e gosto mesmo é de relógios.
Jamais pensei em ter um G SHOCK grandalhão, mas depois de experimentar um acabei comprando e o tenho usado muito e com muita satisfação.
Enfim, dá pra ser feliz tanto no mundo dos mecânicos, quanto no dos quartzo.

Il Capo
"Resisto a tudo, menos às tentações."

Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #15 Online: 19 Maio 2016 às 00:37:48 »
Meu primeiro relógio foi um mecânico, depois tive a quartzo.

Quando comecei a entender mais sobre relógios e colecionar iniciei pelos mecânicos e estes predominam no meu ajuntamento.
Mas, gosto também dos quartzo, notadamente pela praticidade, pois ficar acertando os mecânicos todo dia cansa um pouco.
Há bons mecânicos e bons quartzo, e gosto mesmo é de relógios.
Jamais pensei em ter um G SHOCK grandalhão, mas depois de experimentar um acabei comprando e o tenho usado muito e com muita satisfação.
Enfim, dá pra ser feliz tanto no mundo dos mecânicos, quanto no dos quartzo.

Il Capo
Exatamente caro Capo, pensei nisso sobre o GSHOCK varias vezes, nunca havia pensado em ter um, mas me agrada muito o rumo que eles têm tomado.
Abraço

Pedro

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #16 Online: 19 Maio 2016 às 06:44:27 »
O que interessa é se gostamos da peça, não tenho absolutamente nenhum preconceito contra qualquer género de relógio, e tenho um pouco de tudo, digitais, mecânicos, quartzos vintage's :D

Costumo dizer que há dias e horas para todos, desde a hora do fato(terno :)) com este, o mergulho no mar com aquele, etc etc

Não sou fã desses novos smartwatches, mas nada contra, pelo contrário.

E vendo os Garmin, etc, lembro que a Seiko já fazia coisas dessas nos anos 80 :D ;) é...há 30 anos...



Abraços!

Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Alberto Ferreira

Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #17 Online: 19 Maio 2016 às 08:29:54 »
...
...Mas me bateu uma duvida agora. A informação analógica é dada por analogia de grandezas (a posição dos ponteiros do relógio contra a escala do mostrador, por exemplo), enquanto que a digital é dada por apontamento de números em si (binários, decimais ou de qualquer base, como por exemplo 22 e 08). Desta forma, não seria o relógio da esquerda no primeiro post um relógio digital, apesar de ser mecânico?

Bom dia, caro Wrocha!

Bem,...
Eu diria que não é exatamente assim como você citou.

Para mim, a maneira mais "simples" de ir ao ponto da diferenciação entre leituras e relógios ditos digitais e analógicos é a seguinte.

- Nas leituras analógicas é possivel perceber (a depender da escala visual) o deslocamento entre duas leituras.
Portanto nós poderíamos "inferir" uma leitura intermediária, simplesmente baseados nos deslocamentos proporcionais dos "ponteiros", que lá estão no Linden, mas apenas apresentados fisicamente como discos.

- Nas leituras digitais o tal "deslocamento" proporcional simplesmente não existe.
Num momento nós temos uma informação visual e na leitura seguinte ela já é (diretamente) outra. Nada é possivel observar entre elas.



Desculpe pela maneira superficial (e linguagem não tão técnica) com que eu intencionalmente procurei responder à sua dúvida, muito comum em vários de nós, diga-se.

Eu espero ter sido minimamente claro.  8)

Um abraço!
Alberto

*

wrocha

Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #18 Online: 19 Maio 2016 às 09:31:31 »
Bom dia, Alberto!

Compreendi seu ponto sim. E de fato faz sentido se pensarmos do deslocamento dos dials entre os pontos de referência no Linden. Mas observe que se apagarmos todos os números e dísticos do "relógio de rolamento" ainda será possível ler as horas com base nas posições relativas dos ponteiros. Se fizermos a mesma experiência no Linden, a leitura já não será possível.

*

Offline fugas

  • ****
  • 497
    • Ver perfil
Re:SEU RELÓGIO É MECÂNICO, DIGITAL, QUARTZ, VINTAGE, MODERNO, OU TANTO FAZ?
« Resposta #19 Online: 19 Maio 2016 às 09:46:28 »
falando em quartz vintage, bateu saudade em alguns modelos que passou na minha mão