Vários motivos para os Relógios sempre marcarem 10:10 nas fotos dos Fabricantes.

  • 17 Respostas
  • 6097 Visualizações
Por motivos que podem ficar mais claros no final desse texto, comecei a escrever a abertura deste tópico às 23:23.

Após pesquisar em mais de 17 fontes diferentes, encontrando apenas uma referência em outro fórum de Relojoaria (não localizei aqui no FRM pelo [busca] )tomo a liberdade de responder à pergunta "-Por quê os Relógios de fotos de fabricantes marcam sempre 10:10?".

Importante ressaltar também, que mesmo gerando a lista abaixo, as respostas são "idéias" e "teorias" que ao avaliar a fonte, realizar cruzamento de informações e etc, podem não "provar" nada, chegando até a perder sustentação.

Começando pelos mais "óbvios" e "aceitáveis":

1 - Pois ao marcar 10:10, os ponteiros estão em lugares que estrategicamente não atrapalham a logo da marca do Fabricante e também não atrapalha a data, que de forma mais comum tem sua janela entre 3 e 6 Horas.

2 - Pois ao marcar 10:10, os ponteiros estão posicionados de forma simétrica, o que visualmente é mais agradável para o cérebro humano, já que buscamos aprovação e referências "saudáveis" em formas simétricas. Ex: quando alguém está doente, inchado, com alguma fratura ou "deformação", o corpo humana "não está simétrico". Neuromarketing.

3 - Pois ao mercar 10:10, os ponteiros formam um V de Vitória! E ao lançar novos produtos, sempre é esperado que os mesmo vinguem, vençam e façam sucesso no mercado.

4 - Pois ao marcar 10:10, os ponteiros lembram uma boca sorrindo, um Smile, uma carinha feliz  :) que alegrará o nosso dia, logo também a nossa compra. O que vocês preferem: um Relógio triste ou um Relógio feliz?

5- Pois ao mercar 10:10, os ponteiros estão na mesma posição de nosso pés, quando estamos de pé, verificando as horas no pulso. Logo, o Relógio está alinhado com a nossa direção, para onde iremos. (aqui começa a "viagem").

6 - Pois ao marcar 10:10, os ponteiros formam um "Visto", que remete à um "OK", "Pronto" , algo aceitável, aprovado.  Também neuromarketing.

7 - Pois ao marcar 10:10, os ponteiros lembram os braços abertos para abraçar alguém. Isso é muito receptivo, podendo ajudar na aceitação do Relógio, ou no incentivo à compra.

Agora, passando pelos motivos na ordem da espiritualidade, crenças e culturas:

8 - Horas Iguais: Existe todo um estudo, ritos, meditações e reflexões exotéricas que indicam que as horas iguais (01:01 , 02:02, 10:10...) têm significado que vai muito além do que a maioria pode (ou quer) entender. Numa pesquisa rápida sobre o assunto, existe um consenso que indica que as horas que estamos discutinho aqui (10:10) significam: "É hora de limpar o passado e se concentrar no momento presente. Limpe a estrada do seu passado e não olhe mais para trás".

Bacana que nessa referência fala bastante de tempo.. passado.. presente. Sempre olhamos as horas "do presente". O Relógio nos ajuda a faz isso muito bem né?

Os motivos que consegui elencar e estudar, foram esses. Durante as pesquisas, encontrei também uma comentário engraçado, que dizia que 10:10 é o horário que acordamos quando não precisamos trabalhar, numa folga ou feriado  ;D (não faltou criatividade) Associando o Relógio a horários que gostaríamos e teríamos boas lembranças.


Além dos motivos para os ponteiros marcarem 10:10, encontrei outros fatos curiosos que também achei legal citar:

- Os Relógios Orient, além de marcarem a mesma hora, também marcam os mesmos segundos, praticamente em 100% das fotos;
- Existe um "alinhamento interno" que começou pelos japoneses, com a seguinte tabela:

Seiko: 10:08:42
Citize: 10:09:35
Casio: 10:08:37
Orient: 10:10:35

No caso de relógios digitais:
SeiKo: 10:08:59
Citizen: 12:38:28
Casio: 10:58:50 (30/06 SUN)
Orient: 10:08:00

Fonte: Outro Fórum de Relojoaria

- Em outra fonte, é informado que em 1926, a Hamilton iniciou tal prática, que posteriormente foi copiada pelas demais fabricantes.
- Sabe-se que no velho mundo, 10:08 era um horário sagrado... Mas não é 10:10  ???


E para finalizar:

Tudo isso começou quando uma prima, criança, me perguntou por quê todos os relógios marcavam os mesmo horário. Sem saber, praticamente 80% das fotos que faço, também faço o ajuste dos Relógios para 10:10.


Desculpem se escrevi muito, mas fiquei empolgado.

Pode ser que respondi algumas dúvidas, ou até criei muitas outras.  :o

Conto com a contribuição e opinião de vocês!

Abraços,

Thallys
Thauro Relógios




Ps: Significado de neuromarketing: Neuromarketing é um campo novo do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor.

*

Yang Forcióri

Legal, Thallys! Eu não sabia dessa convenção.. :)

Abrazo.


É bem interessante e curioso esse assunto , a Apple por exemplo , em suas apresentações , os gadgets sempre marcam 9:41.

Legal o texto Thauro, esse assunto foi discutido no frm mas acho que não houve um tópico específico, mas foi citado na ocasião o lado mais estético para os ponteiros.
Ps. Hora sagrada é do meio dia a meia noite. Kkkkk
sic transit gloria mundi

*

Alberto Ferreira


...
1 - Pois ao marcar 10:10, os ponteiros estão em lugares que estrategicamente não atrapalham a logo da marca do Fabricante e também não atrapalha a data, que de forma mais comum tem sua janela entre 3 e 6 Horas.
...

Bom dia!

O tema é bastante "recorrente" e a pergunta do(s) "porquê(s)" já foi feita inúmeras vezes, e em vários tópicos.
Mas nós não podemos deixar de pensar que a "dúvida" é interessante e de certa maneira até instigante.

Caro Thallys,
Um interessante trabalho de "compilação" este que você nos apresenta.
Grato por compartilhar.


Mas,...
Indo ao ponto da tal "questão", eu diria que...

Na minha (modesta e óbviamente limitada) opinião.
E que este ponto fique muito claro
.

Esta aí acima "citada", a númeo um...  ;)
É a que me parece ser a mais razoável. E eu fico (satisfeito) com ela.

Mas...
No "conjunto da obra" há coisas um tanto "forçadas", não?

Sempre na minha modesta opinião, eu repito.

Abraços!
Alberto
« Última modificação: 22 Maio 2016 às 13:24:40 por Alberto Ferreira »

não diria "forçadas" não Alberto... trocaria por "criativas"
quando li imaginei que o Thallys começou a escrever e a beber algo muito bom ao mesmo tempo..
e por sinal gostei do resultado!

não diria "forçadas" não Alberto... trocaria por "criativas"
quando li imaginei que o Thallys começou a escrever e a beber algo muito bom ao mesmo tempo..
e por sinal gostei do resultado!

Pensei a mesma coisa... (sem juízo de valor, claro)  ;)
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
não diria "forçadas" não Alberto... trocaria por "criativas"
quando li imaginei que o Thallys começou a escrever e a beber algo muito bom ao mesmo tempo..
e por sinal gostei do resultado!

+1

 Bom dia!

Apesar dos apesares eu gostei deste texto!


Abs.

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Tinham umas histórinhas furadas em relação a morte de Lincoln, Kennedy e bombo H. rsrsrs...

Tudo desmistificado já.

Eu acho que é puramente estético mesmo.

Bela contribuição.  :)
"All your base are belong to us"

não diria "forçadas" não Alberto... trocaria por "criativas"
quando li imaginei que o Thallys começou a escrever e a beber algo muito bom ao mesmo tempo..
e por sinal gostei do resultado!

kkkkk

Acredito que foi devido ao avançado horário mesmo kkkk

Abraços,

Thallys
Thauro Relógios

Seja qual for o motivo, valeu a pena o tópico.

Trocar ¨forçadas¨por ¨criativas¨também achei correto
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

Amigos, estou na área novamente! Ufa, não via a hora de poder voltar a aprender e compartilhar aqui no FRM novamente! Acho que agora poderei ter vida novamente! :)

Esse tópico foi ficou tão legal curioso que se tornou uma matéria! :) Depois compartilho o link aqui com vocês, assim que for publicada.

Abraços,

Thallys
Thauro Relógios

Interessante.
"Resisto a tudo, menos às tentações."

*

Enéias

Temos um tópico em algum canto em que discutimos este assunto, que é interessante.

Interessante!
Mas já vi muitos Rolex (usados) marcando 7:23 (ou perto disso).
Acho que pelo motivo (1).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Juro que nunca havia reparado nisso. Já iniciei a procura dos anúncios dos fabricantes aqui para perceber hahaha! Bem sacado!

*

Pandolfi

É devido a questão de marketing mas prestem atenção que tem mais 10:08  do que 10:10...

Grande abraço...

Pandolfi
« Última modificação: 04 Julho 2017 às 21:19:28 por Pandolfi »

*

Leontap

Muito bom! É conteúdo para um artigo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk