Por motivos que podem ficar mais claros no final desse texto, comecei a escrever a abertura deste tópico às
23:23.
Após pesquisar em mais de 17 fontes diferentes, encontrando apenas uma referência em outro fórum de Relojoaria (não localizei aqui no FRM pelo [busca] )tomo a liberdade de responder à pergunta "-Por quê os Relógios de fotos de fabricantes marcam sempre 10:10?".
Importante ressaltar também, que mesmo gerando a lista abaixo, as respostas são "idéias" e "teorias" que ao avaliar a fonte, realizar cruzamento de informações e etc, podem não "provar" nada, chegando até a perder sustentação.
Começando pelos mais "óbvios" e "aceitáveis":1 - Pois ao marcar 10:10, os ponteiros estão em lugares que estrategicamente não atrapalham a logo da marca do Fabricante e também não atrapalha a data, que de forma mais comum tem sua janela entre 3 e 6 Horas.
2 - Pois ao marcar 10:10, os ponteiros estão posicionados de forma simétrica, o que visualmente é mais agradável para o cérebro humano, já que buscamos aprovação e referências "saudáveis" em formas simétricas. Ex: quando alguém está doente, inchado, com alguma fratura ou "deformação", o corpo humana "não está simétrico".
Neuromarketing.
3 - Pois ao mercar 10:10, os ponteiros formam um
V de Vitória! E ao lançar novos produtos, sempre é esperado que os mesmo vinguem, vençam e façam sucesso no mercado.
4 - Pois ao marcar 10:10, os ponteiros lembram uma boca sorrindo, um
Smile, uma carinha feliz
que alegrará o nosso dia, logo também a nossa compra. O que vocês preferem: um Relógio triste ou um Relógio feliz?
5- Pois ao mercar 10:10, os ponteiros estão na mesma posição de nosso pés, quando estamos de pé, verificando as horas no pulso. Logo, o Relógio está alinhado com a nossa direção, para onde iremos. (aqui começa a "
viagem").
6 - Pois ao marcar 10:10, os ponteiros formam um "Visto", que remete à um "OK", "Pronto" , algo aceitável, aprovado. Também
neuromarketing.7 - Pois ao marcar 10:10, os ponteiros lembram os braços abertos para abraçar alguém. Isso é muito receptivo, podendo ajudar na aceitação do Relógio, ou no incentivo à compra.
Agora, passando pelos motivos na ordem da espiritualidade, crenças e culturas:8 -
Horas Iguais: Existe todo um estudo, ritos, meditações e reflexões exotéricas que indicam que as horas iguais (01:01 , 02:02, 10:10...) têm significado que vai muito além do que a maioria pode (ou quer) entender. Numa pesquisa rápida sobre o assunto, existe um consenso que indica que as horas que estamos discutinho aqui
(10:10) significam:
"É hora de limpar o passado e se concentrar no momento presente. Limpe a estrada do seu passado e não olhe mais para trás".
Bacana que nessa referência fala bastante de tempo.. passado.. presente. Sempre olhamos as horas "do presente". O Relógio nos ajuda a faz isso muito bem né?
Os motivos que consegui elencar e estudar, foram esses. Durante as pesquisas, encontrei também uma comentário engraçado, que dizia que 10:10 é o horário que acordamos quando não precisamos trabalhar, numa folga ou feriado
(não faltou criatividade) Associando o Relógio a horários que gostaríamos e teríamos boas lembranças.
Além dos motivos para os ponteiros marcarem 10:10, encontrei outros fatos curiosos que também achei legal citar:
- Os Relógios Orient, além de marcarem a mesma hora, também marcam os mesmos segundos, praticamente em 100% das fotos;
- Existe um "alinhamento interno" que começou pelos japoneses, com a seguinte tabela:
Seiko: 10:08:42
Citize: 10:09:35
Casio: 10:08:37
Orient: 10:10:35
No caso de relógios digitais:
SeiKo: 10:08:59
Citizen: 12:38:28
Casio: 10:58:50 (30/06 SUN)
Orient: 10:08:00
Fonte: Outro Fórum de Relojoaria- Em outra fonte, é informado que em 1926, a Hamilton iniciou tal prática, que posteriormente foi copiada pelas demais fabricantes.
- Sabe-se que no velho mundo, 10:08 era um horário sagrado... Mas não é 10:10
E para finalizar:
Tudo isso começou quando uma prima, criança, me perguntou por quê todos os relógios marcavam os mesmo horário. Sem saber, praticamente 80% das fotos que faço, também faço o ajuste dos Relógios para 10:10.
Desculpem se escrevi muito, mas fiquei empolgado.
Pode ser que respondi algumas dúvidas, ou até criei muitas outras.
Conto com a contribuição e opinião de vocês!
Abraços,
Thallys
Thauro RelógiosPs: Significado de neuromarketing: Neuromarketing é um campo novo do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor.