VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui

  • 2409 Respostas
  • 571862 Visualizações
*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1060 Online: 24 Outubro 2017 às 19:17:25 »
Elvis: em 1997, por influência do meu pai, iniciei minha jornada. Também com relógios quartz. Eu me desfiz deles e por um tempo eu disse que não usaria mais relógios quartz. Mudei de ideia depois que fui assaltado (duas vezes). Hoje tenho alguns relógios quartz, destas grifes (comprei usados) e uso quando vou ao fórum (sou advogado). No trabalho e em casa eu uso meus relógios mecânicos, por puro prazer. Somente aqui no fórum é que divido com os amigos. Também no Instragram, com perfil fechado. Desta forma partilho com os verdadeiramente apaixonados por vintages.

Se aceita dica, com base nos meus erros e acertos, recomendo paciência. Sempre há uma mina para ser garimpada no Brasil. Por inexperiência eu juntei muitos relógios com mecanismos iguais. Tive que me desfazer, para ter pelo menos um de cada. Estabelecendo modelos por calibres, fica mais fácil. Seiko, por exemplo, é bom ter alguns, mas indo pelo calibre para não repetir. O mesmo com outras marcas. Cronos com movimento LANDERON, VENUS, VALJOUX, MESMO O ETA 2892 COM MÓDULO, bom ter o mínimo possível. Custo de manutenção e reposição de peças é complexo. Fui aprendendo assim. Apanhando. Mas tem sido muito bom, pois sempre há algo precioso para comprar e permutar. Fiz muitas trocas, mas hoje não é mais possível, pois as feiras livres estão infestadas de espertalhões. Não há mais poesia.

O arquivo do fórum é muito bom. Creio que todos os assuntos foram abordados. Às vezes releio tópicos antigos e até mesmo o que escrevi há anos. Ajudam a refrescar a memória.

Vamos em frente.

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1061 Online: 24 Outubro 2017 às 19:19:24 »
Este é raro. Hamilton. Micro Rotor. Calibre 619. Comigo há mais de 10 anos.


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1062 Online: 24 Outubro 2017 às 19:38:23 »
HAMILTON AUTOMÁTICO. CALIBRE 64. BASE ETA 2452.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

Offline Matt5

  • *****
  • 806
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1063 Online: 24 Outubro 2017 às 19:58:35 »
Já que tá movimentado isso aqui:

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1064 Online: 25 Outubro 2017 às 15:42:37 »

Se aceita dica, com base nos meus erros e acertos, recomendo paciência. Sempre há uma mina para ser garimpada no Brasil. Por inexperiência eu juntei muitos relógios com mecanismos iguais. Tive que me desfazer, para ter pelo menos um de cada. Estabelecendo modelos por calibres, fica mais fácil. Seiko, por exemplo, é bom ter alguns, mas indo pelo calibre para não repetir. O mesmo com outras marcas. Cronos com movimento LANDERON, VENUS, VALJOUX, MESMO O ETA 2892 COM MÓDULO, bom ter o mínimo possível.

Eu faço algo assim também. Procuro diversificar os tipos de calibre em minha coleção. Não vejo por que ter muitos itens tecnicamente idênticos, a não ser, claro, que tal opção se deva a razões estéticas ou de estilo. Por exemplo, a gama de modelos equipados com os calibres 6138 e 6139 da Seiko é bastante grande, de forma que se pode pensar, com toda propriedade, em uma "subcoleção" dedicada a tais relógios. Eu mesmo tenho dois 6139, dupla que por muito pouco não virou um trio!

(A propósito, sou admirador incondicional da Seiko, que possui uma folha de serviços prestados ao mundo da relojoaria da qual nem toda empresa suíça pode se gabar! Movimentos de alta frequência, um dos primeiros cronos automáticos, a linha Grand Seiko, o sistema magic lever, o primeiro relógio a quartzo e, recentemente, o sistema Spring Drive: esqueci algo?)

Belo microrrotor, esse seu. Para mim, esse sistema, criado pela Buren, é uma das soluções mais elegantes e engenhosas em horologia, razão pela qual tenho tanto apreço pelo meu exemplar. A Hamilton, depois que incorporou a Buren, passou a apresentar belos exemplares de microrrotor. É interessante dar uma olhada nos relógios alemães Dugena, companhia que também adotou essa tecnologia com sucesso, conferindo aos seus movimentos belíssimos acabamentos, que rivalizavam com os dos Polerouter. São peças raras, contudo. Nunca vi um à venda por aqui pelo Brasil.

Abaixo, algumas fotos do que está no meu pulso hoje: um crono monoimpulsor Valjoux GHT, de meados dos anos 30. História interessante: peguei-o como pagamento de uma dívida que meu relojoeiro tinha comigo. Trata-se de um relógio feito sob medida. Só o mecanismo é de fato antigo. Até a tampa traseira transparente foi elaborada de acordo com o desejo do proprietário anterior, que gostava de observar o movimento. Tendo a preferir peças tão originais quanto possível, mas essa, eu não tive como ignorar, já que nem todo dia nos deparamos com um movimento de crono tão raro, equipado com roda de coluna e um único impulsor. Além disso, esteticamente o relógio me agradou bastante.

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1065 Online: 25 Outubro 2017 às 16:03:34 »
Aquisições mais recentes: Record Diver, calibre 1955-2, equivalente ao Longines 505, e Sicura Submarine, calibre SIC 38, ambos do início dos anos 70.

Conforme eu disse antes, gosto de ter uma coleção variada: o Sicura, que adquiri do Mestre Gravina, é meu único exemplar dotado de escapamento pin lever, cuja alavanca tem pinos de metal em vez das tradicionais paletas de rubi. Pelo que sei, esses movimentos foram feitos para ser baratos e até mesmo descartáveis. Esse meu prova que alguns exemplares acabaram durando até mais que seus antigos donos...

Por razões de espaço, dividirei as fotos em dois posts. Primeiro, o Record. Novo acrílico e nova pulseira ressuscitaram o bichinho.

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1066 Online: 25 Outubro 2017 às 16:05:38 »
O Sicura...

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1067 Online: 25 Outubro 2017 às 19:10:23 »
Mido. Eta 2836


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1068 Online: 25 Outubro 2017 às 22:29:43 »
Sicura do Mestre Gravina? Então você é dos exigentes. Isso é bom. Vou fazer fotos de alguns antigos. Buren e Dugena. Eu estava meio desmotivado para postar. Alberto preferiu ficar mais distante. Adriano vem pouco. Igor deu um tempo. Solano? Miguel? Então vamos nós colocar fotos aqui.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1069 Online: 25 Outubro 2017 às 22:34:57 »
Amigo Eneias...
Parabéns por esse belo Mido!!!
E, por favor, continue a postar essas belas peças de seu "ajuntamento"!!!
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Vargas

  • *****
  • 599
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1070 Online: 25 Outubro 2017 às 23:12:20 »
Enéias vamos manter as postagens dos Vintage ou velhinhos mesmo.... De vez em quando encontro o Igor e o Adriano...
Tenho um Bullhead e um Kakume que está fazendo uma revisão geral e daqui a pouco posto aqui com o resultado. Abs

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1071 Online: 26 Outubro 2017 às 10:21:42 »
Belos relogios, o tópico ta a todo vapor  8) 8) 8)
sic transit gloria mundi

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1072 Online: 26 Outubro 2017 às 10:31:57 »
No pulso hoje: Zenith calibre 2531, de 1964.

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1073 Online: 26 Outubro 2017 às 11:26:30 »
Elvis,

Você é do ramo, mas tem poucas postagens. Novo no fórum? Andei meio afastado, por desmotivação geral, e encontrei muitas mudanças por aqui. Gosto mesmo é dos VINTAGES e este assunto é o meu favorito. Belo crono. Você está fazendo melhor do que eu fiz. Errei demais no começo e acabei acumulando muita coisa igual. Levei anos para corrigir.

Amigos: grato pelos elogios e vamos seguir firme aqui. O fórum é eclético e há espaço para todos os assuntos.

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1074 Online: 26 Outubro 2017 às 14:40:04 »
Elvis,

Você é do ramo, mas tem poucas postagens. Novo no fórum? Andei meio afastado, por desmotivação geral, e encontrei muitas mudanças por aqui. Gosto mesmo é dos VINTAGES e este assunto é o meu favorito. Belo crono. Você está fazendo melhor do que eu fiz. Errei demais no começo e acabei acumulando muita coisa igual. Levei anos para corrigir.

Amigos: grato pelos elogios e vamos seguir firme aqui. O fórum é eclético e há espaço para todos os assuntos.


Grato pelos elogios, meu caro. De fato, entrei no fórum há alguns meses e não postei muita coisa. Tendo a frequentar mais amiúde o fórum internacional WatchUSeek, no qual existe uma ampla e variada seção dedicada a vintages, que também constituem meu maior interesse em termos de relógios. Lá encontrei pessoas que têm bastante experiência com relógios antigos (e relógios em geral) e que me ajudam bastante quando alguma peça chama minha atenção. Eles já me livraram de um bocado de frias!

Não é que aqui no Relógios Mecânicos inexistam grandes entendedores do assunto. O fato é que o WUS  agrega pessoas de todo o mundo e acho muito interessante partilhar experiências e impressões com indivíduos de outras nacionalidades, oriundos de países ou regiões onde a horologia é mais conhecida e cultivada.

Quanto aos erros que cometemos, eu mesmo acumulei um bom cabedal de equívocos no decorrer dos anos... Comecei a adquirir relógios logo depois que cheguei em Brasília, faz dez anos. Como não podia deixar de ser, eu me orientava mais pelo estilo dos relógios e comprava aqueles de marcas de moda, acreditando mesmo que se tratava de produtos de qualidade superior. Fiz um post sobre isso ontem, aliás. Cheguei a possuir até mesmo monstrengos, como aquele famoso relógio multifunção da Timberland, o HT2 (quem já viu?). E gastei um bom dinheiro com essas peças, numa época em que, se tivesse sido mais bem orientado, teria feito belas aquisições de vintages, já que, segundo me parece, os preços costumavam ser mais baixos há uns anos atrás.
 

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1075 Online: 26 Outubro 2017 às 17:30:48 »
Mido Ocean Star Aquadura. Eta 2824J2.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1076 Online: 26 Outubro 2017 às 17:31:44 »
Mido Ocean Star Aquadura. ETA 2824J2.


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1077 Online: 26 Outubro 2017 às 18:35:10 »
Minerva Pythagore Aviation calibre 48.


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.827
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1078 Online: 26 Outubro 2017 às 19:22:32 »
Orra, desse Minerva fiquei com inveja!

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #1079 Online: 26 Outubro 2017 às 19:46:52 »
Esse Minerva é top!!!!

E nesse estado é mais impressionante ainda.