Menu principal

Apresentando-se e pedindo conselho

Iniciado por Jefferson, 10 Julho 2009 às 23:24:45

tópico anterior - próximo tópico

Jefferson

Olá para todos,

Primeiramente, peço licença para participar deste espaço. Tenho acompanhado o fórum à alguns dias e me impressionou o alto nível de conhecimento dos participantes e a cordialidade de todos os membros.

Meu nome é Jefferson, gosto muito de relógios, especialmente os automáticos. No entanto, não tenho qualquer conhecimento sobre aspectos técnicos dos mecanismos, mas me interessa aprender.

Comprarei meu primeiro automático depois de muitos anos (não tenho um desde a infância).

A compra precisa antender dois aspectos:
1) Baixo preço (o que me leva à busca de um usado)
2) Viabilidade para uso diário

Estou interessando em dois relógios que encontrei no mercado livre

O primeiro é um Seiko, calibre 6119. O design me agrada bastante e, pelo que tenho lido no fórum, a marca tem seu valor como um exemplar de mecânico de baixo custo

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=99544240

O segundo, um Tissot, cujo preço situa-se no limite do que pretendo gastar no momento.

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=99530296

Gostaria que opinassem se vale a pena ser mais ousado (Tissot), apostar no Seiko (como 1º item de uma provável coleção), ou desistir de ambas opções e continuar a busca.

Meu cordial abraço a todos,

Jefferson

Advogado

:D Olá Jefferson. Seja bem vindo ao fórum. Eu penso que ambos modelos que você gostou são muito bons, resistentes e de tradição. O seiko, na minha opinião, poderia lhe ser mais útil, pois tem duplo calendário, apresenta boa resistência a água (desde que tenha borrachas de vedação novas) e é muito resistentes a choques. O Tissot que você nos mostrou já não apresenta resistência a água e não tem calendários, porém, apresenta um design mais atraente e também é muito resistente a choques, pois ambos têm sistema "incabloc" (quatro rubis e duas molas no balanço), que dão uma certa "flexibilidade" em caso de pancadas mantendo a peça intacta. Mas, é tudo questão de gosto. Escolha aquele que mais lhe agradar.
Um abraço. :D

igorschutz

Seja muito bem vindo Jefferson!

Permita-me tecer alguns comentários de forma um pouco desordenada:
- Esse calibre 6119C do Seiko é um dos melhores que a indústria relojoeira mundial já produziu (considerando-se aqui a relação custo/benefício). Não há como errar optando por um relógio com esta máquina. Todos são bons.
- Quanto ao Tissot não consegui identificar a máquina, mas presumo que seja de boa qualidade (se for original do relógio, claro).
- O preço do Tissot é final, mas o do Seiko não. Ou seja, não pense que este Seiko sairá por apenas R$ 50.
- Ambas as marcas são muito tradicionais e queridas pelos aficcionados do mundo inteiro.

Considerando-se que você tem interesse em começar seu aprendizado (ou então sua coleção) com relógios baratos, eu recomendaria que optasse pelos Seikos, que são relógios honestos (as vezes até acima de "honestos", pois valem mais do que o que custam) e de uma variedade incrível.
Com um pouco de paciência, é capaz de você adquirir dois bons Seikos pelo preço desse Tissot.

Os segredos para uma boa aquisição sempre são: muito estudo (conhecimento é poder!) e paciência.
Sempre que necessário, utilize este espaço para seu aprendizado, e nunca se afobe numa compra, pois as vezes a oferta que está lhe seduzindo nem sempre é melhor.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Jefferson

Prezados, obrigado pelas respostas, ajudarão bastante na decisão final.
Acabo de ler outro tópico do fórum e me dei conta que o conceito de "coleção" é bem mais profundo do que eu presumia.
Então corrigindo, pretendo acumular ao longo do tempo um conjunto de peças, para apreciação e uso, mas sem a pretensão de uma coleção.

Quanto ao que cada exemplar pode oferecer em termos de complexidade (ex: data), não sou muito exigente, basta estar preciso, considerando os padrões dos mecânicos. Me agradam as peças com estilo mais clássico (antigo, ou vintage), mesmo com possíveis limites tecnológicos. Para que tenham idéia, uso quase diariamente uma bicicleta NSU, ano 1951, a qual eu mesmo restaurei.

Minha primeira opção era o Seiko, com este calibre 6119. Pretendo adquirir um mesmo que me renda à tentação do Tissot ou outro modelo.

Para contextualizar, quero informar que minhas referências quanto à disponibilidade de modelos usados à venda são restritas (especialmente mercado livre), já que desconheço a existência de feiras ou similares aqui no sul do Rio Grande do Sul.

Mais uma vez obrigado.

Pandolfi

Amigo Jefferson, seja bem-vindo.
Eu já escolhi o Seiko porque não gosto de relógio quadrado.
Acompanhe mais uns dois dias, pois o leilão vence em três dias.
Enquanto isso, vá pesquisando outros.
Grande abraço.
Pandolfi

Alberto Ferreira

Salve!

Seja bem-vindo, Jefferson!

Para conversar sobre relógios, entre amigos, o local é aqui mesmo!
;)  8)

Portanto, fique à vontade e participe sempre que puder.

Um cordial abraço!
Alberto

Daniel Eira

Jefferson,

Seja bem vindo ! Fique a vontade, o espaço é para todos !

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

paulorocha

Seja bem vindo amigo!

Voto com o Relator (Igor) - Vá de Seiko sem medo! O 6119 é um verdadeiro trator. MUITO resistente e de ótima precisão.

Esta variante específica (6119C) é a que apresenta um diferencial a mais: câmbio rápido do calendário. Tenho um 6119B (sem câmbio rápido) que eu mesmo restaurei, e um 6119C que está na fila para restauro.

Vai de Seiko, e seja feliz!

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

dyeego

no aspecto estetico considero o tissot infinitamente superior, penso que é um relógio mais elegante, mas o preço final e a resistencia do 6119 são melhores.
abraços
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Rui Barbosa

Jefferson

Olá prezados,

Em primeiro lugar, quero agradecer pelas sugestões.

Apresento agora o escolhido, que chegou em minha casa hoje. Um Seiko 5 calibre 6119 (espero ter conseguido inserir corretamente a foto).

Até "o próximo".

Abraços a todos,

Jefferson

LUW

MUITO legal!
Ontem mesmo eu mandei um 6119 para ser restaurado.
[ ]s
Luciano

jos

Prezado Jefferson

Seja bem vindo.

A minha sugestão, considerando os critérios apontados por voce, no seu post inicial, seria um Orient. Contudo, vejo que voce entrou com o pé direito no Forum.

Parabéns, pela boa aquisição.

abs, jos

Daniel Eira

Jefferson,

Parabéns ! É um ótimo relógio, ele está muito bonito !

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

igorschutz

Jefferson,

Começou muito bem! Lindo relógio!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Glauco GM

Jefferson,

parabéns pela aquisição, só uma coisa: isso vicia !!!

abs

Glauco

Alberto Ferreira

Salve!

Parabéns pelo seu primeiro Seiko, Jefferson!

Você optou por um ótimo relógio.

Um abraço!
Alberto

GUIMARÃES

Olá Jefeson,

Parabéns pela aquisição, este Tissot é muito bonito, seja sempre bem vindo.
Guimarães.

paulorocha

Guimarães, o Jefferson comprou um Seiko...  ::)

Jefferson, parabéns pela aquisição. Seu relógio está lindo!  :D

Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Pandolfi

Citação de: Jefferson online 12 Agosto 2009 às 20:07:53
Olá prezados,
Em primeiro lugar, quero agradecer pelas sugestões.
Apresento agora o escolhido, que chegou em minha casa hoje. Um Seiko 5 calibre 6119 (espero ter conseguido inserir corretamente a foto).

Até "o próximo".
Abraços a todos,
Jefferson
Agora você já pode entrar na ASA.
Grande abraço.
Pandolfi

Jefferson

Obrigado a todos pelas manifestações.

LUW, boa sorte na restauração. Vou ficar aguardando as fotos das etapas e do resultado final!

Glauco, você tem razão, vicia. Além disto, outras pessoas contribuem para alimentar a paixão. Bastou me verem com um automático no pulso para surgir do fundo da gaveta do meu sogro um velho Mondaine. Obviamente aceitei com muito gosto a tarefa de tentar dar nova vida relógio.

Mas isto é assunto para um novo tópico. Em breve enviarei foto do exemplar e pedido de orientações.

Abraços,

Jefferson