Menu principal

11º Concurso de Fotografias do Fórum (ano 3) - Terceiro Trimestre de 2009

Iniciado por HumbertoReis, 11 Julho 2009 às 08:07:06

tópico anterior - próximo tópico

vinigrando

Citação de: nilomis online 16 Setembro 2009 às 14:54:13
Meus 5c:

Já que todo mundo está "palpitando" deixa eu colocar a minha colher neste guizado.

a) O título do concurso é "Concurso de Fotografias do Fórum ...", correto?
b) Se formos mudar para "Concurso de Fotografias e de Computação Gráfica do Fórum ...", também concordo.

Como (a) é verdade, penso que (por favor, um trabalho magnífico do Robson - longe de estar criticando) deveríamos limitar o concurso de fotos sem grandes processamentos de imagem / computação gráfica (um pouco sempre existirá, visto que a câmara é digital etc.).

É claro que, para este trimestre, "Inês é morta" e que vença o melhor. Já no próximo ... com a palavra os organizadores.

Abs,

N

Eu concordo com o Nilo, não que eu não goste do trabalho do Robson, acho bem legal. Mas acho que são categorias diferentes.

Mas nas regras do concurso está que vale montagem, então acho que só da próxima que dá pra rever.

vinigrando

igorschutz

Nilo,

Concordo com a imposição de limitações, mas iria além disso: fosse EU o organizador, a partir do próximo Concurso eu sugeriria (veja bem, é uma sugestão, e não uma imposição) que os eleitores votem na foto mais criativa/engraçada/lúdica/sentimental/etc. e deixasse a perfeição técnica da foto em segundo plano.

Porque o negócio aqui tá foda! ;D
Tem alguns, especialmente você -- que já até ganhou a alcunha "Duran" 8) -- que só fazem fotos magníficas!

Sem "puxasaquismo", mas, na minha opinião, qualquer daqueles fotos que você posta no tópico "Que relógio você está usando hoje?" seria a campeã de qualquer Concurso realizado aqui (isto é, se priorizarmos a qualidade técnica).
Como é que um cidadão com fotos toscas como a minha iria receber um voto? Você monopolizaria todos! :'(

Mas... O voto é pessoal e secreto, portanto cada um vota de acordo com suas convicções e com seu gosto. Afinal, nosso Concurso é apenas uma brincadeira. :D
Minha sugestão é apenas isto: uma sugestão!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

nilomis

Citação de: igorschutz online 16 Setembro 2009 às 15:13:11
Tem alguns, especialmente você -- que já até ganhou a alcunha "Duran" 8) -- que só fazem fotos magníficas!
Igor
Igor,

Longe dos "Durans" desta vida, o concurso anterior me motivou a estudar/equipar e redescobrir a fotografia.

Nos dias de hoje, com a tecnologia empregadas nas máquinas digitais, qualquer um que dedique umas horas na semana lendo sobre o assunto (até o manual da câmera ajuda) e tirando uma montanha de fotos chega a um patamar técnico muito além do razoável. É tudo uma questão de investir (mais tempo que grana) no assunto.

No momento, gosto de fotografar relógios pois eles representam um desafio bastante grande. Dominar os malditos reflexos, acertar o foco e os detalhes exige prática e muito treino, até para quebrar algumas regras estabelecidas. Vencida esta fase (que ainda não passei) v. entra no estudo das composições e daí v. entende o motivos que levam uma boa foto se destacar da média geral.

Voltando ao concurso. Vamos ver se, depois de concluído o deste trimestre, podemos influenciar de algum modo os organizadores em montar um conjunto de regras que permitam mais ... "fair play".

Abs,

Nilo

igorschutz

Citação de: nilomis online 16 Setembro 2009 às 15:49:31
Voltando ao concurso. Vamos ver se, depois de concluído o deste trimestre, podemos influenciar de algum modo os organizadores em montar um conjunto de regras que permitam mais ... "fair play".

;)

Um abraço,

Igor

Marcelo Costa

Bom, eu acho que a foto, ou melhor, o trabalho artístico do Robson ficou tão bom que causou todo esse furor no concurso!  :D

Uma boa foto com certeza depende de bons equipamentos e bons softwares de edição, mas o principal para se conseguir uma boa imagem continua sendo a criatividade e capacidade do fotógrafo!

Sem uma boa idéia e uma melhor ainda execução é impossível conseguir esse resultado magnífico da foto do Robson.

Em concursos passado já tivemos fotos editadas e me parece até que o Paulo ganhou um dos concursos com uma foto desse tipo.

Agora é questão de gosto. Eu prefiro fotos menos "fotoshopadas", aquelas que o fotógrafo trabalha a iluminação, a exposição, a velocidade de abertura e demais recursos que hoje qualquer câmera por mais simples que seja possui. Por isso continuo achando que uma boa idéia vale mais do que um equipamento caro e profissional!!

Para finalizar....a foto do Robson está excelente em todos esses aspectos no que diz respeito a criatividade e boa execução mas não é a única foto boa do concurso e ainda podemos ter algumas surpresas na reta final!!!

Como o concurso vem evoluindo a cada nova etapa talvez seja interessante que fique mais claro para as próximas edições o que "podi" e o que "num podi"

Abs

Marcelo

P.S.: Nilo vc. também pode participar.... ;D.....mas escolha uma daquelas fotos mais feínhas suas senão a coisa fica difícil para a concorrência!!  ;D

HumbertoReis

O Marcelo tem razão.

Em edição anterior houve uma foto vencedora na qual se usou recurso de montagem. Naquela ocasião surgiu o mesmo dilema: vale ou não vale?

Cada um, dentro do seu juízo, votará na que - diante de sua concepção - é a melhor.

Abrir duas modalidades ou segmentar os níveis do concurso parece muito para um evento que deseja apenas estimular os membros a participarem do fórum e apresentarem uma obra pessoal (a foto de um relógio). Claro que, se a maioria julgar conveniente, podemos dividir entre 'veteranos' (os que já ganharam uma vez o concurso) e 'amadores' (quem nunca ganhou). Seria uma opção pra manter a turma das fotos quentes entre eles e a turma da brincadeira no outro lado. Será que precisaria?

Como não se trata de um concurso nacional, em que o vencedor pode ganhar status de celebridade, acho que podemos manter assim. De qualquer forma, as ponderações são boas e devemos tê-las em consideração. Pode acontecer de agora julgarmos conveniente uma mudança, coisa que não aconteceu da vez anterior em que discutimos o mesmo impasse.

nilomis

Citação de: HumbertoReis online 16 Setembro 2009 às 16:43:39
Abrir duas modalidades ou segmentar os níveis do concurso parece muito para um evento que deseja apenas estimular os membros a participarem do fórum e apresentarem uma obra pessoal (a foto de um relógio). Claro que, se a maioria julgar conveniente, podemos dividir entre 'veteranos' (os que já ganharam uma vez o concurso) e 'amadores' (quem nunca ganhou). Seria uma opção pra manter a turma das fotos quentes entre eles e a turma da brincadeira no outro lado. Será que precisaria?
Humberto,

Concordo com V. sobre a não segmentação do concurso. Sobre a divisão em veteranos e amadores acho que isto também iria tornar menor o número de candidatos em cada uma das categorias.

Ideia para discutir:

a) O vencedor de um trimestre somente pode participar novamente dentro de 1 ano.
b) Não seriam admitidas, nos próximos concursos, foto-montagem ou uso pesado de Photoshop ou ferramenta similar.

Em paralelo, deveria existir no fórum uma área para os membros postarem fotos e receberem críticas (construtivas, de preferência), dicas etc. Tenho visto muitas fotos boas postadas que com uma pequena dica se tornariam excelentes mas fico contido por não saber se o autor está ou não aberto a estes palpites.

Abs,

Nilo

paulorocha

Olha só pessoal, eu já ganhei uma das edições anteriores, justamente fazendo uma montagem.

Claro que a minha não chega nem aos pés desta magnífica obra do Robson. Mas que foi uma montagem, foi.

E se valeu pra mim naquela época, tem que continuar valendo agora. É a minha opinião.

A que eu fiz foi esta:

Um grande abraço

Paulo Rocha

Robson xavier

Uau pessoal!

Perdi algo? kkkkkkkkk

Obrigado a todos pelos elogios também a todos que levantaram a questão sobre até onde podemos limitar o processo criativo dos concorrentes.

Acho interessantíssimo essa questão sobre o uso da manipulação digital, pois a própria fotografia, até hoje, gera controvérsias se ela pode ser considerada arte ou não. No meu ponto de vista, a partir do momento em que você isola uma imagem da vida real entre quatro limites e a congela, isso já virou arte, pois você imprimiu o seu olhar nesse enquadramento. Indo mais longe, quando você pega essa imagem e aplica um contraste diferente, uma nova cor ou até mesmo novos elementos, como nesse caso, vira pura criação artística, então acho besteira isso de segmentar o concurso entre profissionais e amadores ou mesmo, fotografias e "montagens" pois um simples enquadramento e/ou produção para uma foto já é considerado arte e uma representação criativa do indivíduo.

Foi preciso muita criatividade para o Lio, por exemplo, produzir aquela foto da maça (aquilo não seria uma manipulação da realidade?), então acho que o critério que todos devemos utilizar para julgarmos uns aos outros deverá ser o de apreciação da criatividade de cada um. Como ele posicionou o assunto, que luz usou, se decorou, acendeu, apagou, sombreou, manipulou ou pintou de outra cor. Cada um julgue de acordo com o que acha mais importante em uma obra imagética.

Lembrem-se de que tudo é arte e cada um se expressa da forma que gosta e sabe.

Grande abraço  a todos e parabéns pelas fotos já postadas, são todos artistas e ganhadores!!!

Agora deixa eu  defender meu peixe também...kkkkkk

Citação de: nilomis online 16 Setembro 2009 às 14:54:13

a) O título do concurso é "Concurso de Fotografias do Fórum ...", correto?
b) Se formos mudar para "Concurso de Fotografias e de Computação Gráfica do Fórum ...", também concordo.

Fala Nilo, tudo bom?

Permita-me fazer uma colocação e corrigi-lo no em sua observação, este tipo de foto não trata-se de uma obra de computação gráfica já que os elementos presentes na imagem são todos reais e não virtuais (criados a a partir do zero), essa imagem então é o que chamamos de manipulação digital, onde são combinadas ou fundidas uma ou mais imagens e a elas adicionados técnicas de sombreameno, traçados e filtros para assim criarmos uma nova realidade para essa mesma imagem, o que é o caso dessa que postei.

Achei legal essa imagem ter gerado polêmica em nosso concurso. Que vale, vale, pois está lá, bem claro nas regras: "4. Aceitam-se montagens, desde que criadas pelo próprio autor"

Abração e obrigado por comentar!!! ;D

Robson Xavier.

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

igorschutz

Citação de: broker online 16 Setembro 2009 às 17:26:13
Acho que quanto "menas" regras melhor.

Pode ser.

Todos somos adultos e civilizados. Acho que conseguimos nos auto-regular sem a imposição de regras escritas.
No entanto, gostei de uma sugestão do Nilo e a utilizaria de forma mais branda: o vencedor de um Concurso não pode participar do concurso seguinte.

Acho que isso evitaria que tenhamos um "papa tudo" que vence todo mês e acaba desestimulando a participação de outros colegas.

Um abraço,

Igor

nilomis

Citação de: igorschutz online 16 Setembro 2009 às 17:31:51
Todos somos adultos e civilizados. Acho que conseguimos nos auto-regular sem a imposição de regras escritas.
Concordo.

Ficaríamos como?

a) O vencedor fica impedido de participar do próximo.
b) Montagens continuam valendo (os votos irão decidir se o pessoal aprova, ou não, este estilo)

Abs,

N

O Cara

Citação de: nilomis online 16 Setembro 2009 às 17:58:33
Citação de: igorschutz online 16 Setembro 2009 às 17:31:51
Concordo.

Ficaríamos como?

a) O vencedor fica impedido de participar do próximo.
b) Montagens continuam valendo (os votos irão decidir se o pessoal aprova, ou não, este estilo)

Abs,

N

Eu ia falar isso, mas você falou por mim.

Isso aqui não é um site de fotografias, o concurso de fotos é apenas uma brincadeira, portanto não vejo razão para separar por categorias, o voto popular é que vai dizer se prefere as montagens ou se prefere a qualidade técnica ou ainda se prefere a criatividade do autor.

Somos pessoas civilizadas e cada um tem seu gosto pessoal.

Agora concordo apenas com a criação de uma regra adicional, o vencedor do concurso não pode participar do próximo ou dos 2 próximos.

No mais, não vamos levar isso tão a sério, é apenas uma brincadeira.
Um abraço
Fábio

nilomis

Citação de: O Cara online 16 Setembro 2009 às 18:03:35
No mais, não vamos levar isso tão a sério, é apenas uma brincadeira.
Perfeito.

Abs,

Nilo

Nota:

Acho que vou passar a copiar uma assinatura que vi em um outro fórum - Tradução grosseira: "Acalme-se, isto é apenas um fórum de relógios!".

Alberto Ferreira

Citação de: Alberto Ferreira online 11 Setembro 2009 às 09:40:10
Salve, amigos!

Sem detrimento aos que encaram a "brincadeira" aqui como um real concurso de fotos!
E nós já vimos aqui algumas fotos belíssimas e tecnicamente impressionantes.

Mas eu acho muito legal essa "vertente" explorada pelos que mostram as suas fotos sobre relógios privilegiando a criatividade.

Dando assim "chance" para os nem tão "fotógrafos" assim participarem.  8)
Os que não são, mas estão fotógrafos!  ;)  :D

Mas uma coisa é bem verdade, em qualquer aspecto, o nível tem subido, e muito.

Parabéns a todos, portanto.

Abraços!
Alberto

Pois é!

Eu prometo que vou votar com isso (bem) em mente...  ::)

No mais, meus amigos...
"Liberdade para as borboletas."  (Butterflies Are Free)... 8)

Ah!
Independentemente da trama,...
Em 1973, ele, o filme, foi indicado para o Oscar...
...de melhor fotografia.  :D

Abraços!
Alberto

ACPavanato

- Acho que esta sendo mudado o foco,

... em vez de DURAN  

... a coisa ficou mais para HANS DONNER

Abraços!

ACPavanato

Murão

Não quero "palpitar" muito pois estou concorrendo :-X, mas concordo com:

- essa edição do concurso deve ser decidida via "júri popular" (cada um que defenda sua opinião através do próprio voto);
- isso é um site de relógios, não de fotografia, então o que vale é a brincadeira, vamos nos divertir e deixar a técnica de lado.

Mas defendo que as regras para o próximo concurso devem... evoluir, digamos assim ;).

Marcelo Costa

Para usar um jargão do futebol: "O jogo só termina quando acaba!"  ;)

A votação irá dizer a preferência da turma!!

Abs

Marcelo

HumbertoReis

Citação de: nilomis online 16 Setembro 2009 às 17:08:11
Ideia para discutir:

a) O vencedor de um trimestre somente pode participar novamente dentro de 1 ano.

Nilo

Como os demais colegas que já se pronunciaram, gostei da idéia do vencedor não concorrer ao concurso seguinte. Podemos adotar essa regra já no próximo trimestre. Sendo assim, teremos um único bicampeão na história do fórum: Marcelo Costa.

Citação de: nilomis online 16 Setembro 2009 às 17:08:11
Em paralelo, deveria existir no fórum uma área para os membros postarem fotos e receberem críticas (construtivas, de preferência), dicas etc. Tenho visto muitas fotos boas postadas que com uma pequena dica se tornariam excelentes mas fico contido por não saber se o autor está ou não aberto a estes palpites.

Nilo

Por acaso tem foto minha na parada? Nilo, eu não apenas aceitaria como adoraria receber dicas de quem conhece algo desse universo. Não sei nada e me sinto bem em ambiente onde existe cooperação (ou seja, onde todos aceitam que podem acertar e errar).

Acho que um tópico específico poderia resolver esse problema... Como seria um assunto sobre fotos de relógios, o tópico não seria nem off-topic.