Um vídeo sobre o Zenith Christophe Colomb

  • 0 Respostas
  • 1113 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Um vídeo sobre o Zenith Christophe Colomb
« Online: 19 Janeiro 2017 às 15:48:31 »
Já vi pessoas supostamente entendidas e que, aliás, trabalham no ramo de vendas de relógios chamarem este de "turbilhão" da Zenith. Quem acompanha o site há algum tempo sabe que isso não tem nada a ver com um turbilhão. O turbilhão - pelo menos o tradicional, não esses novos modelos em vários eixos - gira o escapamento inteiro para que, nas posições VERTICAIS, os vários erros que existem entre as posições se cancelem uns aos outros. Mas lembrem-se: o escapamento gira em torno do seu eixo cancelando os erros. No relógio da Zenith o conceito é completamente diferente. Eles colocaram o escapamento inteiro dentro de um giroscópio (ou cardã). O que acontece, portanto, é que independentemente da posição em que seu pulso esteja, o escapamento estará fixo no lugar.

O que é possível fazer, portanto? Ao invés de ter a trabalheira de ajustar o relógio para um monte de posições (e esse ajuste é uma coisa difícil, porque ao introduzir um adiantamento em uma posição, você pode estar colocando atrasos, por exemplo, em outra), o relojoeiro o ajusta em uma apenas: mostrador para cima. E por quê? Porque mesmo que o relógio esteja em outra posição, o giroscópio manterá o escapamento sempre "para cima".

Acho o conceito interessante, a construção idem, porque composta de 60 peças somente no escapamento e giroscópio mas... Convenhamos, bonito não é. Mas vale a pena assistir ao vídeo para observar a expertise da Zenith nesse relógio.

https://www.youtube.com/watch?v=HxcY1dbOHE4