Durabalance, o balanço free sprung da Elgin

  • 0 Respostas
  • 1024 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Durabalance, o balanço free sprung da Elgin
« Online: 10 Março 2017 às 11:55:12 »
O Igor, que participava do FRM, postou hoje um anúncio em um grupo privado indicando a venda de um relógio de pulso da Elgin dos anos anos 60, bastante simples. Olhei a fotografia e pensei: que balanço estranho, ele não possui os raios retos normais que vemos nos modelos suíços e muito menos regulador. Que diabo é isso? Fui pesquisar...

Antes de prosseguir, alguns conceitos rápidos que vários aqui já conhecem mas não custa repetir. O balanço é efetivamente o sistema de um relógio que "mantém" da marcação do tempo. Se o seu movimento de "vai e vem" é regular, a contagem do tempo pelo escapamento (que libera o conjunto de engrenagens de tempo em tempo de acordo com a oscilação do balanço) também será regular. É claro que muitas coisas influenciam a frequência do balanço, como choques que o aceleram ou o atrasam, temperatura, que aumentam o seu tamanho ou o diminuem, etc. No mundo real, a vibração de um balanço nunca é perfeita, e é justamente isso que os relojoeiros buscam.

O que mantém a oscilação do balanço é o impulso continuo que o escapamento lhe dá, assim como a energia que é acumulada e liberada no movimento de vai e vem, pela mola (espiral) acoplada ao balanço.

Aí chegamos onde eu queria. Há dois métodos de se ajustar a marcha (ou seja, o atraso ou adiantamento de um relógio): através do encurtamento ou extensão da mola espiral acoplada ao balanço, ou pela alteração do momento de inércia do próprio balanço.

O conceito em ambos os casos é simples e igual. Imaginem vocês segurando um barbante com um peso na ponta, o balançando para lá e para cá, como um pêndulo. Se você aumentar o comprimento do barbante, a oscilação ficará mais lenta; se diminuir, mais rápida.

Num relógio, porém, se você encurta ou prologa o comprimento da mola, ATRAVÉS DE UM REGULADOR ACOPLADO A ESTA (normalmente identificáveis através de alavancas com símbolos mais e menos), você também desequilibra todo sistema. Afinal, se há uma mola concêntrica em forma de espiral ao balanço, a compressão e extensão deste e, também, centro de gravidade, alteram-se se você muda o comprimento útil da mola.

Melhor, então, não alterar a mola, mas sim o momento de inércia do balanço. Isso é feito, normalmente, através de dois (ou mais) pesos colocados na extremidade do balanço. O raciocínio é o mesmo do barbante acima: se há pesos colocados nas extremidades de uma roda girando, se você os afasta do centro, a roda irá girar mais lentamente; se os aproxima do centro, ela irá girar de forma mais rápida.

Quem usa isso hoje, entre as marcas mais conhecidas: Omega, Rolex e Patek. Por que não todas as marcas usam se é muito melhor. Bem, não bastasse ser mais caro de fabricar, é mais difícil ajustar em campo. Enquanto com um regulador o relojoeiro apenas empurra uma alavanca para lá e para cá, com os pesos ele deve girar cada um deles a quantidade desejada para alterar o momento de inércia do balanço. É mais difícil... Mas não só... Se você altera um peso (a Rolex, por exemplo, usa 4 pesos), o imediatamente do lado oposto deve ser alterado também, e na mesma quantidade. É como ajustar uma roda empenada de bicicleta: não há como apertar ou soltar apenas um raio, porque senão a roda desequilibra.

Cada fábrica, pois, fornece à suas oficinas ferramentas especiais para que seja possível averiguar corretamente que o "giro" do peso de um lado foi feito na mesma quantidade do outro, senão você ajusta a macha mas... Desequilibra a roda, que pode ficar "empenada".

Então chegamos onde eu queria. E se alguém usasse um sistema free sprung, com pesos no balanço, que ao mexer num peso, o do lado oposto mexesse junto e na mesma quantidade? Isso foi usado pela Elgin nos anos 50 e 60 e não sei porque nenhuma fábrica nunca mais o fez, por parecer extremamente sagaz. Vejam só, o diagrama é explicativo:

http://elginwatches.org/history/fm.html

Vejam no diagrama o peso d. Como ele está conectado a um trilho b, tendo outro peso e outro trilho do outro lado, o deslizamento de apenas um peso causa a movimentação do outro! O relojoeiro simplesmente ajusta o balanço freesprung com a facilidade de um regulador de index mais/menos.

Aqui uma discussão sobre um lorde Elgin com o sistema

http://forums.watchuseek.com/f11/made-america-264439.html


Espero que todos tenham entendido. Interessante não é?


Flávio