Pequenos repararos em relogios

  • 12 Respostas
  • 2709 Visualizações
Pequenos repararos em relogios
« Online: 22 Junho 2017 às 19:46:55 »
Boa noite pessoal, eu gostaria de aprender a fazer pequenos reparos estéticos nos meus relogios...
Tirar alguns arranhadinhos superficiais, dar um brilho na caixa ou na pulseira de inox...
Vocês podem por favor me dar algumas dicas de "faça você mesmo" ?  ;D

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Pequenos repararos em relogios
« Resposta #1 Online: 23 Junho 2017 às 13:50:40 »
Tá aí algo que nem em livro sobre revisões de relógios é abordado: polimento. Para tirar pequenos arranhões há as "flanelas mágicas" de joalheiro. Se o relógio é polido, funcionam. Se são escovados, fuja.


Flávio

*

GuilhermeAzeredo

Re:Pequenos repararos em relogios
« Resposta #2 Online: 23 Junho 2017 às 14:56:52 »
Tenho um pouco de experiência nesta área, vez que já me aventurei em algumas peças mais simples e minha recomendação é: Não faça!   ;D


Espere juntar alguns arranhões decorrentes do uso comum e leve seu relógio a um profissional experiente!

Abraços!

*

Leontap

Re:Pequenos repararos em relogios
« Resposta #3 Online: 23 Junho 2017 às 15:03:21 »
Eu comprei uma caixa de ferramentas e so sei o básico como: trocar bateria (dos quartz), tirar alguns maquinários para limpeza, trocar vedação de diver etc.
Agora tem uns servicos complicados de se fazer: lubrificação, trocar vidro, trocar micropeças etc.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Leontap

Re:Pequenos repararos em relogios
« Resposta #4 Online: 23 Junho 2017 às 15:26:02 »
Ah, e o meu "professor" é o Sr Mark Lovick que tem um canal no Youtube chamado Watch Repair Channel.
Não sei se é permitido postar link no youtube, mas, busque por esse nome. Aprendi a retirar vários tipos de maquinários (o mais difícil é soltar a coroa). Ele demonstra a execução de vários serviços (dos mais simples aos mais complexos).
Lembrando que tem que falar e compreender inglês fluentemente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Pequenos repararos em relogios
« Resposta #5 Online: 23 Junho 2017 às 17:23:09 »
O canal dele é muito bom, já indicamos aqui. Se quer aprender a reparar relógios, ainda que muita coisa seja "old school", o livro chave é o do De Carle, Practical Watch Repairing.


Flávio

Re:Pequenos repararos em relogios
« Resposta #6 Online: 26 Junho 2017 às 22:55:17 »
Boa noite
posso me arriscar dar uma dica de como polir um relogio com caixa de aço!
é necessário uma lixa especial muito fina que tem numeração 1200 , massa de polir carro e flanela!
primeiro lixar a caixa para tirar arranhões superficiais...a caixa fica com uma cega mais não se preocupe que a massa dará o devido brilho.
Se o relogio for automático seria correto tirar a máquina caso o polimento seja com o motor de polir pois com os balanços pode soltar alguns parafusos.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


Re:Pequenos repararos em relogios
« Resposta #7 Online: 26 Junho 2017 às 23:03:48 »
Comprei até Dremel pra fazer isso, mas na boa... Não faça! Levem em alguém que realmente entenda do assunto e tenha máquina apropriado!

Re:Pequenos repararos em relogios
« Resposta #8 Online: 26 Junho 2017 às 23:10:57 »
Comprei até Dremel pra fazer isso, mas na boa... Não faça! Levem em alguém que realmente entenda do assunto e tenha máquina apropriado!
Eu digo pois tenho prática, Mais quem for se aventurar o melhor é que deixe que alguém com experiência faça!

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


Re:Pequenos repararos em relogios
« Resposta #9 Online: 26 Junho 2017 às 23:15:33 »
Entendi as dicas do pessoal... quem sabe vou fazer em algum relogio baratinho q nao uso mais, só pra fazer um teste.
Na minha cidade é bem carente de profissionais que façam isso..
Quanto ficaria um serviço de polimento, chutando assim por baixo?

Re:Pequenos repararos em relogios
« Resposta #10 Online: 27 Junho 2017 às 08:42:27 »
Entre 170 e 300 reais, na media, chutando por baixo.. e ratifico: deixem pros profissionais!

*

Alberto Ferreira

Re:Pequenos repararos em relogios
« Resposta #11 Online: 27 Junho 2017 às 11:53:48 »
Bom dia!

Bem,...
Aqui vai uma opinião bem inencionada e nada "crítica", apenas uma "dica" de quem (modestamente) também tem lá alguma experiência no assunto... ok?


Nunca faça qualquer polimento mecanizado em um relógio com o seu movimento montado.
E isso vale para relógios automáticos, ou não.

No quesito polimentos, por assim dizer, mais "radicais (intensos), o melhor é mesmo recorrer a um (bom) profissional.
Claro está que aqui nós estamos em tese falando de relógios que tenham algum "valor" (não necessariamente financeiro), pois brincar com as nossas "sucatas", claro que vale... Aí o "papo" é bem outro, naquela linha do "Don´t quit... Do it".  ;)

...quanto menos não seja, vale pelo aprendizado.  ;)



E eu deixo uma frase que eu costumo dizer...
Apenas para pura reflexão.

Restaurações e polimentos (principalmente os mal feitos) são para sempre.
Não tem volta.  :-X

Abraços!
Alberto

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Pequenos repararos em relogios
« Resposta #12 Online: 27 Junho 2017 às 19:43:48 »
Bom dia!

Bem,...
Aqui vai uma opinião bem inencionada e nada "crítica", apenas uma "dica" de quem (modestamente) também tem lá alguma experiência no assunto... ok?


Nunca faça qualquer polimento mecanizado em um relógio com o seu movimento montado.
E isso vale para relógios automáticos, ou não.

No quesito polimentos, por assim dizer, mais "radicais (intensos), o melhor é mesmo recorrer a um (bom) profissional.
Claro está que aqui nós estamos em tese falando de relógios que tenham algum "valor" (não necessariamente financeiro), pois brincar com as nossas "sucatas", claro que vale... Aí o "papo" é bem outro, naquela linha do "Don´t quit... Do it".  ;)

...quanto menos não seja, vale pelo aprendizado.  ;)



E eu deixo uma frase que eu costumo dizer...
Apenas para pura reflexão.

Restaurações e polimentos (principalmente os mal feitos) são para sempre.
Não tem volta.  :-X

Abraços!
Alberto
+1

Lembro do meu pai me dando uma bronca pq eu risquei um relógio, não lembro qual era, no fecho da pulseira, pedi para ele polir e tirar o risco.
Aí veio aquela encheção de saco que nunca mais dá o acabamento depois que sai da fábrica, que o metal afina e que era para tomar mais cuidado porque fica com cara de "panela véia".

Bem amigos, eu esqueci essa bronca até que um dia eu fui polir um relógio que eu tinha xodó e c#g@i todo o relógio, tirei o "brunimento", o tom escovado de fábrica e de brinde começou a dar uns atrasos estranhos. E fiquei com um nojo do relógio que eu não queria mais nem olhar.

Ainda bem que vendi e a lição aprendi de nunca mais polir relógio por conta pagando do meu bolso que não lembrava mais da bronca.
Hoje tomo cuidado e se riscar deixo.
« Última modificação: 27 Junho 2017 às 19:47:54 por ejr888 »