Calor excessivo e relógios

  • 25 Respostas
  • 7206 Visualizações
*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Calor excessivo e relógios
« Online: 15 Julho 2017 às 22:52:07 »
Olá,
Ando meio incomodado com uma questão!
Como tenho o costume de cozinhar bastante e tbm fazer muito churrasco, gostaria de saber se esse calor gerado seja pelo fogão/forno ou churrasqueira, gera algum dano ao relógio,  principalmente nos que possuem visor de acrílico.  Por exemplo,  o moonwatch..... e tbm nas vedações....
Confesso que tenho retirado meus relógios ultimamente para tais tarefas relacionadas........
Ou seria meio fantasiosa essa minha noia....kkkkk?
Agradeço desde  já!
Abs.
Neme!

*

Leontap

Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #1 Online: 15 Julho 2017 às 23:00:14 »
Interfere sim, uns mais, outros menos. Por exemplo, vários não recomendam o banho de chuveiro quente.
Acredito que interfira nas vedaçoes, que sao de borrachas (e estas sao fracas a calor).
Quanto ao vidro em si, não sei se ha tanta interferencia assim nao.
Abs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Calor excessivo e relógios
« Resposta #2 Online: 16 Julho 2017 às 01:37:34 »
Eu ja acho que OU os relogios de voces sao bem vagabundos kkkkkkk (zoando)
Ou voces estao se preocupando de +, apenas usem seus relogios, as zicas o Adriano resolve.
Eu nao tiro meu relogio do pulso para nada, se ele estiver em uso, que se dane o calor, o frio a agua o seco o Maia kkkkkk, nos vamos morrer e essas malditas maquinas ainda vai estar funcionais, basta uma balançada e os safados voltam a trabalhar.
Entao USEM, sem moderaçao.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 16 Julho 2017 às 01:39:56 por jfestrelabr »
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

El_Ray83

Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #3 Online: 16 Julho 2017 às 08:29:38 »
Eu ja acho que OU os relogios de voces sao bem vagabundos kkkkkkk (zoando)
Ou voces estao se preocupando de +, apenas usem seus relogios, as zicas o Adriano resolve.
Eu nao tiro meu relogio do pulso para nada, se ele estiver em uso, que se dane o calor, o frio a agua o seco o Maia kkkkkk, nos vamos morrer e essas malditas maquinas ainda vai estar funcionais, basta uma balançada e os safados voltam a trabalhar.
Entao USEM, sem moderaçao.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

+1  :)

*

Alberto Ferreira

Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #4 Online: 16 Julho 2017 às 10:02:57 »
Bom dia!

Bem...
Pensemos no seguinte...
Se o calor e principalmente o "vapor" não for suficiente para "danificar" a sua mão...
A rigor, não deveria danificar o relógio, não é verdade?  ;)


Mas,...
Como diz o "velho deitado", que "cautela e caldo de galinha cada um toma o que quer"...
Portanto, e sobretudo, fica sempre a nosso critério.

Por outro lado, e sempre sem (muitas) "paranóias"...  :D
Que mal faria tirar do punho, se isso nos estiver "grilando"?  8)

Abraços!
Alberto

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #5 Online: 16 Julho 2017 às 11:30:33 »
Bom dia.

Se quiser ler um papo mais técnico.
O calor não é suficiente para derreter ou dilatar os anéis o'ring de vedação dos relógios pois são feitos de elastômeros que possuem propriedades específicas para alta temperatura e ataques químicos sem perder o formato inicial ou voltar com uma perda mínima.

Isso quer dizer que o calor não irá danificar os componentes só na estética, devido aos riscos e outros. Eu particularmente não uso relógio nesta ocasião, só pulseira e gargantilha sim.

Abraços!
« Última modificação: 16 Julho 2017 às 11:32:13 por ejr888 »

*

Leontap

Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #6 Online: 16 Julho 2017 às 13:41:51 »
Certa vez esqueci um relogio no porta-luvas, sendo que o carro ficou fechado ao ar livre por um dia e meio Onde eu moro é absurdamente quente.
Coincidência ou não, passou a atrasar bastante, até levei pra lubrificar o maquinário, mas não resolveu.
Tudo bem que o relógio não era nenhum Rolex ou afim, era um BM Hampton.
Prefiro ainda ficar com a precaução.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #7 Online: 17 Julho 2017 às 13:50:06 »
Bem...
Pensemos no seguinte...
Se o calor e principalmente o "vapor" não for suficiente para "danificar" a sua mão...
A rigor, não deveria danificar o relógio, não é verdade?  ;)
...

Como sempre... basta um pouquinho de bom senso...
O dia que banho estragar relógio...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

igorsfc

Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #8 Online: 17 Julho 2017 às 14:06:01 »
Eu ja acho que OU os relogios de voces sao bem vagabundos kkkkkkk (zoando)
Ou voces estao se preocupando de +, apenas usem seus relogios, as zicas o Adriano resolve.
Eu nao tiro meu relogio do pulso para nada, se ele estiver em uso, que se dane o calor, o frio a agua o seco o Maia kkkkkk, nos vamos morrer e essas malditas maquinas ainda vai estar funcionais, basta uma balançada e os safados voltam a trabalhar.
Entao USEM, sem moderaçao.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

+1

Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #9 Online: 17 Julho 2017 às 14:17:23 »
Eu concordo com o estrela, mas isso são para relógios novos. Eu não esquento com os novos, mas os vintages, tenho muito cuidado, tiro do pulso para coisas como calor de panela e água. Prefiro não arriscar.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Abraços!
Vinicius

Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #10 Online: 17 Julho 2017 às 14:28:13 »
Ainda em tempo, só para constar, depende muito do relógio que está exposto ao calor. Meu pai esqueceu um Tissot t-gold no carro por uma semana, quando eu o achei ele funcionava perfeitamente e ainda funciona do mesmo modo!

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Abraços!
Vinicius

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #11 Online: 17 Julho 2017 às 16:47:20 »
Eu prefiro ver o relógio mecânico como uma " jóia " que deve ser cuidada, se puder evitar as interferências externas melhor.

 Abraços,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #12 Online: 17 Julho 2017 às 17:01:04 »
Olha, vamos lá, algumas considerações. Em uso normal, um relógio sempre estará em temperatura constante, pois absorve o calor do seu corpo. Aliás, quem possui um Tissot Touch como eu, que possui termômetro embutido, já deve ter notado que tanto faz a temperatura externa, o relógio, no seu pulso, estará sempre em torno de uns 30 graus... Porém, ao retirar o relógio do pulso, este fica na temperatura ambiente e quem sabe o mínimo da história da horometria tem conhecimento que a questão da temperatura sempre foi o calcanhar de aquiles dos relógios. Muito se projetou no que diz respeito a balanços para compensar as variações da temperatura, porque no frio, a mola espiral tende a ficar "mais rígida" e o relógio adianta; no calor, mais "elástica", e o relógio atrasa. E isso era compensado através do balanço, e como se projetaram balanços para compensar isso. E creiam, os atrasos e adiantamentos com variações de temperatura não são pequenos, mas grandes! Sem contar o "erro médio de temperatura", dois extremos de temperatura que, por circunstâncias ligadas à estrutura cristalina dos metais, não são corrigidos por métodos "tradicionais". Isso é outra história...

Portanto, no uso regular de um relógio, essas questões ligadas à temperatura e durabilidade do mesmo são de pouca importância, porque raramente, por mais frio ou quente que esteja o ambiente, um relógio passará, no Brasil, além de 45 graus positivos ou 0 negativo.

Sou como o Estrela, não estou nem aí onde uso meu relógio e durabilidade por temperatura é algo que sequer devemos cogitar.

Porém, contudo, no entanto... Já viram a temperatura de um fecho de cinto de segurança de carro deixado no Sol? Quente paca! Podem ter certeza que um relógio deixado no carro - algo absolutamente anormal - ficará daquele modo, queimando. E aí... Aí vem a questão de durabilidade do lubrificante usado... Tenham em mente que 99% dos relógios do planeta terão em seu interior 4 tipos de óleos em regra: o 9010, 9020, Migrogliss (ou d5) e o 934. Nessa tabela aqui vocês podem notar que os espectros de atuação de tais óleos são extremos, mas alguns arregam com 60, 80 graus, o que pode explicar o funcionamento errático do relógio do colega deixado sob o sol dentro de um carro.

Mas mesmo assim tenho lá minhas dúvidas se isso seria o motivo, só analisando mesmo o relógio.

http://www.m-p.co.uk/muk/acrobat/hse/moebius-hs-sheets/moebius-specsbook.pdf

*

Alberto Ferreira

Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #13 Online: 17 Julho 2017 às 20:09:05 »
Boa noite!
Sim, ponderações muito válidas, sem dúvidas.

Mas,...
Como aqui nós estamos em um ambiente de "debates", de troca de informação, etc...
Eu gostaria de levantar uma "teoria", posto assim entre aspas porque não passa de conjecturas, minhas...

Eu falo da situação de tomar banhos, ou pior, sauna com um relógio no punho.
Neste tipo de situação muitos, e eu já vi isso na prática, saem de um ambiente (bastante) aquecido e passam (rapidamente) a um muito mais frio...

O que pode acontecer?
Bem,...
Aí vai a minha "teoria"...  :D

Ao aquecer,  o ar no interior do relógio se expande e pode forcar a passagem para fora através dos retentores...
Se em seguida o relógio for resfriado bruscamente, o ar (agora úmido) poderia fazer o caminho inverso...
Daí aqueles eventuais acúmulos de umidade por dentro do vidro, etc...

Será que essa "teoria" faz algum sentido?

Então...
O que vocês acham?
Vamos trocar ideias sobre esta questão?
Assumindo aquilo que na verdade seria uma das propostas do FRM, a conversa, o debate minimamente sério e, se possível, a informação.  8)

Abraços!
Alberto

*

Enéias

Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #14 Online: 17 Julho 2017 às 21:56:27 »
Agora que ler. Não posso negar ou afirmar a "teoria" do Alberto. O que posso dizer é que não tomo banho com meus relógios. Conforme o modelo até para lavar as maos eu tomo cautelas. Sei que irei e os relógios ficarão, mas mesmo assim eu creio que relógios e água não combinam.

*

Alberto Ferreira

Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #15 Online: 17 Julho 2017 às 22:25:12 »
...
... relógios e água não combinam.

Sim...
Eu sei que você sabe, mas não custa enfatizar,...
A menos que sejam relógios especificados e construídos para imersão.

Abraços!
Alberto

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #16 Online: 17 Julho 2017 às 23:27:03 »
Ok.....muito bons os comentários.........
Mas e no caso dos acrílicos?.
Será que o fogo muito próximo nao seria capaz de " derrete-los"? ::)
Cozinhando....assando uma carne na churrasqueira.......
Abs.
Neme!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #17 Online: 17 Julho 2017 às 23:59:17 »
Acho que só tem um jeito de saber: faça e veja o que acontece.

Porém, se servir de base, perdi a conta de quantas vezes fiz churrasco de Moonwatch no pulso. E meu maior medo era ralar ele na borda da churrasqueira.

E caso isto também sirva de base... Testes da NASA de 1965:

"High temperature: 48 hours at 71º C followed by 30 minutes at 93º C. This under a pressure of 0,35atm and relative humidity not over 15%.


Low temperature: Four hours at -18º C.


Temperature-pressure: 0,000001atm and temperature raised to 71º C. Temperature then lowered to -18º C in 45 minutes and again raised to 71º C in 45 minutes. This cycle was repeated fifteen times.


Relative humidity: 240 hours in relative humidity of at least 95% and at temperatures varying between 20º C and 71º C. The steam had a pH value of between 6,5 and 7,5.


Oxygen atmosphere: Exposure to 100% oxygen atmosphere at a pressure of 0,35atm and a temperature of 71º C for 48 hours.


Shock: Six 11 millisecond shocks of 40g each in six different directions.


Acceleration: Linear acceleration from 1g to 7,25g within 333 seconds.


Decompression: 90 minutes in a vaccum of 0 10-6 atm and a temperature of 71º C and 30 minutes in the same vaccum but at a temperature of 93ºC.


High pressure: Exposure to 1,6atm for one hour.


Vibration: Three cycles of 30 minutes (lateral, horizontal and vertical), the frequency varying from 5 to 2000cps and back to 5cps in 15 minutes. Average acceleration per impulse 8,8g.


Acoustic noise: 130dB over a frequency range from 40 to 10000Hz for 30 minutes"

Abraços!

Adriano

*

Leontap

Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #18 Online: 18 Julho 2017 às 00:18:05 »
Vou chamar o Simon Crane (para quem não o conhece, Youtube) para este tópico! Ele testa tudo quanto é modelo de diversas formas: cozinhando, congelando e ate em máquina de lavar (https://youtu.be/G21HNFbo5O0). Rsrs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Calor excessivo e relógios
« Resposta #19 Online: 18 Julho 2017 às 06:53:25 »
Esse vídeo definitivamente me fez comprar um mako, esse cara é bem louco!

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Abraços!
Vinicius