O movimento é o ETA/Tissot Powermatic que chutou a bunda de vários competidores mais caros, bem mais caros, na última competição de cronômetros em Besançon, mas naquela oportunidade usava um escapamento em silício.
Eu tenho uma teoria sobre esse movimento. Olha, alterar uma reserva de marcha para "só" 80 horas não é coisa simples, basta ver que a Rolex, que sempre teve reservas de marcha em torno de 50 horas, teve que reprojetar todo seu calibre 3130 nas novas versões do Day Date para extrair a metade disso.
No caso do Tissot/ETA/Hamilton, a "injeção eletrônica", o escapamento, consumia muito, vibrando a 28800. Eles diminuíram o "consumo" para 21600. Mas isso, por si só, não explicaria o brutal aumento de reserva que, diga-se, MAIS DO QUE DOBROU o normal do 2824. O tambor não aumentou de tamanho... A corda talvez, não sei, mas provavelmente sim. E para aumentar de tamanho, das duas uma: reduziram espessuras internas para caber uma corda maior ou mesmo reduziram a espessura da corda, mantendo seu torque.
Por que fizeram isso? Malandrinhos os caras da ETA... É muito difícil um relógio com reserva de marcha tão longa e tambor único manter isocronismo semelhante corda cheia e corda vazia. Num teste no COSC, que é feito em períodos de 24 horas, portanto, talvez a "meia corda" a precisão começasse a se deteriorar. Mas com 80 horas de reserva de marcha, passadas 24 horas, apenas um terço da corda terá se desenrolado e o teste será feito no torque ótimo.
Ou seja, você não precisa de escapamentos de silício, balanços isso, balanço aquilo, para fazer um relógio ser certificado como cronômetro e, pior, se dar bem numa competição de observatório.
Em resumo. É o 2824 que conhecemos, muito melhorado pela reserva de corda longa, que é mão na roda no uso normal mas, acredito, surgiu de uma tentativa de se obter boa precisão nas primeiras 24 horas num "golpe do João sem braço". Que fique claro, isso é uma teoria minha, compartilhada, acho, com o Adriano, que se não me falha a memória já escreveu longo artigo na Pulso sobre esse movimento.
Flávio