"CADE" suíço cogita abrir investigação sobre o monopólio de peças às autorizadas

  • 16 Respostas
  • 5103 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Não vou voltar na discussão, pois já exaustivamente elaborada por mim em outros tópicos. Não bastasse o processo aberto na Inglaterra, tendo a Cousins como parte, mas versando direito individual, agora a questão virou coletiva: o CADE suíço, chamado WEKO, órgão governamental, resolveu investigar o monopólio do fornecimento de peças de reposição apenas às autorizadas. Os alvos são Rolex, Swatch Group e richemont. Acompanhemos...


Deu na Reuters

http://uk.reuters.com/article/uk-watches-competition-idUKKBN1AQ1TG

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk


*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Porra finalmente! Excelente notícia. Tomara que dê certo e os independentes voltem a ter acesso às peças!


Abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Matt5

  • *****
  • 806
    • Ver perfil
Tá ficando interessante! Vou seguir acompanhando.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Eu tenho a impressão de que esse assunto é supervalorizado, e vou dizer o motivo: a decisão do cliente entre levar na autorizada ou não, não depende desse fator. O cara que leva no independente vai continuar levando no independente e o que leva na autorizada vai continuar levando na autorizada.

Além disso, bons independentes não cobram muito mais barato que autorizadas, e ainda não trocam peças. Se forem trocar peças e colocar tudo original, ou terão que cobrar mais caro, ou terão que reduzir suas margens (que por sinal são muuuito maiores que as de uma autorizada). E essa segunda opção é bem improvável.

Terceiro, se elas forem obrigadas a abrir a revenda mas sem responsabilidade sobre os preços, esses vão disparar mais do que já dispararam nos últimos 10 anos.

As vantagens mais reais me parecem ser a possibilidade dos consumidores fazerem customizações com peças originais, que as autorizadas não podem, até um certo limite.

Por isso sei não se isso muda demais o panorama atual, ou se o consumidor sairia ganhando muito mesmo.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Adriano, você é meu chapa, moderador e, pior, ao contrário dos pau no toba do hodinkee, não ganhamos dinheiro com isso. Bem... Você é gerente de autorizada e tem valor porque muito sapiente sobre o mercado mas... Você leva seu carro para revisões em autorizadas? Bicho... Não dá para pagar 2000 reais numa revisão... Para padrão brasileiro, é surreal. Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk


Acredito ser questão de política da marca. As que não fornecem ou fornecem pra fora da autorizada a preços irreais tem que sobreviver no mercado onde outras marcas tem mais ampla distribuição de peças.

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk


E diferente de carros, a disponibilidade de peças faz muita diferença pro comprador do relógio novo. Quem compra um Mercedes ou BMW zero dificilmente fica com ele por mais de 5 anos, trocando só as peças de desgaste mais comuns. A disponibilidade é mais determinante pros próximos donos.

No mercado de Relógios, em especial os mecânicos, não é incomum quem tenha o mesmo por mais de 20 anos. Pra mim, disponibilidade de peças de reposição por longo Tempo é argumento de vendas pra qualquer máquina

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Adriano, você é meu chapa, moderador e, pior, ao contrário dos pau no toba do hodinkee, não ganhamos dinheiro com isso. Bem... Você é gerente de autorizada e tem valor porque muito sapiente sobre o mercado mas... Você leva seu carro para revisões em autorizadas? Bicho... Não dá para pagar 2000 reais numa revisão... Para padrão brasileiro, é surreal. Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Depende... Eu até levo meu carro na autorizada em boa parte das vezes. Mas é barato e meu carro nunca dá problema. Se desse, eu reveria.

Sobre relógios, eu nunca discordei ser caro. E não sei se eu manteria a minha coleção toda em uma autorizada. Aliás, nem que eu quisesse, meu dinheiro não dá.

Além disso, manter uma coleção é uma coisa. Mandar revisar um relógio, é outra. E carro é uma coisa muito mais necessária.

Se a manutenção do relógio tá cara, não faz. Engaveta. Como você faz. Ou vai colecionar outra coisa, como cachimbos, como eu fiz.

Chorar na internet, e não estou dizendo que você está fazendo isso, não vai fazer a indústria baixar os preços. Colecionador faz parte de 0,1% da clientela de uma assistência técnica. A indústria não parece preocupada. Ou melhor, está: inflacionando preço de peças vintage.

E ainda, por fim, isso ainda fica no âmbito da opinião pessoal. Essa é a sua e pode até ser a minha, mas tem outras centenas de consumidores, por mês, que acham que vale a pena.

E para padrão brasileiro, o que não está caro? Só tem um jeito de uma autorizada praticar preços para o "padrão brasileiro", comprando peças em moeda estrangeira e pagando 110% de impostos e emitindo nota fiscal: virando uma casa de caridade e falindo em 2 meses.


Abraços!

Adriano

BUG do FRM
« Resposta #8 Online: 14 Agosto 2017 às 09:19:25 »
"Porra finalmente! Excelente notícia. Tomara que dê certo e os independentes voltem a ter acesso às peças! "

Eu duvido.

"E para padrão brasileiro, o que não está caro? Só tem um jeito de uma autorizada praticar preços para o "padrão brasileiro", comprando peças em moeda estrangeira e pagando 110% de impostos e emitindo nota fiscal: virando uma casa de caridade e falindo em 2 meses."

Eu Concordo 100000% com vc Adriano.

"dos pau no toba"

pau no Toba é vc  ;D
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Saiu no NY Times do dia 09: a indústria de relojoaria matou o relojoeiro independente... E isso, na minha opinião, é um dos motivos que me afastaram do "ter" o produto. Mas as grandes empresas não estão nem aí para isso, e sequer deveriam: para cada consumidor entusiasta que perdem, há dezenas de outros novos comprando, sobretudo dos novos mercados.

https://www.nytimes.com/2020/09/09/fashion/watches-repairs-rolex-audemars-piguet-patek-philippe.html


Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Saiu no NY Times do dia 09: a indústria de relojoaria matou o relojoeiro independente... E isso, na minha opinião, é um dos motivos que me afastaram do "ter" o produto. Mas as grandes empresas não estão nem aí para isso, e sequer deveriam: para cada consumidor entusiasta que perdem, há dezenas de outros novos comprando, sobretudo dos novos mercados.

https://www.nytimes.com/2020/09/09/fashion/watches-repairs-rolex-audemars-piguet-patek-philippe.html


Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Então esta investigação do CADE Suiço, citado no inicio deste tópico, não deu em nada, correto? Porque hoje tudo continua a mesma coisa, pelo aqui no Brasil.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
A do Cade não deu em nada, havia sobrado uma ação cível de um relojoeiro inglês contra todos os suíços, mas ainda não pesquisei se andou ou não... Deve existir algum ministro do nosso STF envolvido no caso hahahahsh

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Agora parei para procurar atualizações. O processo está em fase final, aguardando as considerações finais, mas acabou sendo atrasado pelo COVID. A atualização é de maio deste ano. Vejam

Update: 24/06/20 - Swatch v Cousins in the Bern Court only slightly delayed due to Covid-19

Our fight with Swatch over the supply of parts has only been slightly delayed by the Covid-19 outbreak. Because the Swiss judicial system mainly relies on written submissions rather than Court appearances, the impact on our case has been less than might have been expected. The deadlines for submission of documents were extended for an extra four weeks by the Swiss Federal authorities, and an extra two weeks extension was granted by the Judge in Bern.

All the formal submissions by both sides have now been completed. The remainder of the process consists of informal comments by both sides (Swatch are due to submit theirs in the next two weeks and we will reply after that), and then a hearing in the Bern Court. We would expect the written verdict from the Judge around two to four months after that.

The date for the hearing has not yet been set. The summer recess for the Courts runs from mid-July to mid-August and we expect it will be some time after that. A lot will depend on travel restrictions and quarantine issues, but hopefully by the Autumn this will not be a factor.

As we said in our last News update, we were happy that our first submission was a very robust defence. As before, we can’t go into detail, but we can say that we think our second submission is even stronger than the first, and are very confident that the judge will reach the right verdict.

We will keep updating you as matters unfold.

. Deve existir algum ministro do nosso STF envolvido no caso hahahahsh

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Kkkkkkkkk Essa foi boa.

Lendo este tópico faço varias reflexões. Como nenhuma delas é sobre relógios, vou silenciar, mas não sem antes ressaltar minha alegria em ver o amigo e criador deste tópico manifestar sua preocupação com o monopolio das peças de relógios suíços .

Afinal,
O que é
É
O que não é
Não é
Só o que não é
Pode ser.
Um douto entre os libertinos e um libertino entre os doutos.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
E vice-versa.  ;D

Abs.,

Adriano




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro