Coroa não rosqueia. O que fazer?

  • 14 Respostas
  • 4530 Visualizações
Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Online: 08 Setembro 2017 às 20:48:27 »
Saudações, senhores.

Trago à apreciação dos estimados foristas o caso a seguir:

Tenho um Mido Multifort automático cuja coroa, há não muito tempo, simplesmente não está rosqueando como deveria. Ocorre que ao pressionar e girar no sentido horário afim de fecha-la, ela volta; diante disso, repito o procedimento (leia-se "rito") e, depois de muito tempo apertando e girando no sentido mencionado, ela enfim acaba rosqueando; pelo menos aparentemente. Sim, aparentemente, pois ela acaba voltando muito facilmente após qualquer movimento ou mero "tapinha nas costas" durante um cumprimento informal.

Pretendo sim leva-lo a um relojoeiro, contudo, considerando a ampla experiencia dos colegas, decidi consulta-los no sentido de saber o que por ventura possa estar ocasionando o problema relatado; para me precaver de eventuais diagnósticos incoerentes, que possam induzir à despesas desnecessárias.

"O impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam."

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Resposta #1 Online: 08 Setembro 2017 às 20:52:09 »
Ou perdeu a rosca na coroa ou no tubo.

Vai trocar um ou outro, ou ambos.

Esse é meu palpite.

Re:Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Resposta #2 Online: 08 Setembro 2017 às 20:57:28 »
Ou perdeu a rosca na coroa ou no tubo.

Vai trocar um ou outro, ou ambos.

Esse é meu palpite.

Estimativa de preço?
"O impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam."

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Resposta #3 Online: 08 Setembro 2017 às 20:58:22 »
Nem idéia

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk


Re:Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Resposta #4 Online: 08 Setembro 2017 às 21:06:49 »
Nem idéia

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk



Resta-me torcer pra ser a rosca do tubo. Nesse caso pode ser que dê p/ colocar alguma sobressalente (palpite); se for a rosca da coroa serão outros tantos, garimpei no ebay e não encontrei pra o meu modelo :/
"O impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam."

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Resposta #5 Online: 08 Setembro 2017 às 21:08:13 »
Autorizada.

Vou ser honesto, das vezes que precisei, o valor foi bem menor que o esperado.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re:Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Resposta #6 Online: 08 Setembro 2017 às 21:53:55 »
Aconteceu o mesmo com meu longines legend diver e, há alguns anos, o kit completo de coroa e tubo custou menos de 150 reais. Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk


*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Resposta #7 Online: 09 Setembro 2017 às 00:41:06 »
Aconteceu o mesmo com meu longines legend diver e, há alguns anos, o kit completo de coroa e tubo custou menos de 150 reais. Flávio

Coroa do bezel suponho?
Existe um defeito crônico nos Legend Diver neste mecanismo, mas você deu sorte, nos dois casos que conheço o reparo custou substancialmente mais.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re:Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Resposta #8 Online: 09 Setembro 2017 às 16:13:02 »
Não. Coroa de carga. O conjunto foi, acho, 140 pila. Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk


Re:Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Resposta #9 Online: 09 Setembro 2017 às 17:21:28 »
Detalhe: ela (a coroa) não está oferecendo aquela típica resistência ao girar pra rosquear. O Mido em questão é aquele "special edition" em PVD preto. Acredito que achar uma coroa nesses mesmos termos n vai ser tarefa muito fácil. Colocar uma coroa com revestimento diferente tb vai ficar estranho :/
"O impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam."

*

GuilhermeAzeredo

Re:Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Resposta #10 Online: 09 Setembro 2017 às 17:25:03 »
Amigo! Leva na autorizada... O pessoal precisa parar de ter medo de encaminhar o relógio pra autorizada! A qualidade do serviço e a tranquilidade não tem preço! 

Abraços!

Re:Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Resposta #11 Online: 09 Setembro 2017 às 18:07:11 »
Não. Coroa de carga. O conjunto foi, acho, 140 pila. Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Flávio, um colega aqui de Maceió me contou que quando ele precisou levar o relógio dele (um Mido cronógrafo quartz) ao relojoeiro que presta assistência à marca aqui na cidade, por ocasião de um tombo de moto que acabou redundando no descolamento do ponteiro das 6h, o profissional cobrou R$150,00 pra fazer o serviço.

E se a valoração desse serviço, relativamente menos complexo se comparado ao que provavelmente será necessário fazer no meu, já foi, ao meu ver - e com todo o respeito aos relojoeiros aqui presentes - desproporcional à complexidade do problema, fico imaginando em quanto ficará orçado o serviço pra o meu Mido.

De todo modo, vou leva-lo a titulo de orçamento. A depender, vai pra gaveta.
"O impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam."

Re:Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Resposta #12 Online: 09 Setembro 2017 às 18:07:53 »
Amigo! Leva na autorizada... O pessoal precisa parar de ter medo de encaminhar o relógio pra autorizada! A qualidade do serviço e a tranquilidade não tem preço! 

Abraços!

Pretendo, amigo.
"O impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam."

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Resposta #13 Online: 09 Setembro 2017 às 18:54:12 »
Não tem o que fazer. Tem que trocar coroa E tubo, mesmo que problema seja um em um só dos dois.

Abraços!

Adriano

Re:Coroa não rosqueia. O que fazer?
« Resposta #14 Online: 09 Setembro 2017 às 19:38:44 »
A necessidade de levar a um relojoeiro é inafastável, vou dar preferencia ao que é credenciado pela autorizada.

Até lá, considerando que a coroa está (des)rosqueada e que portanto é interessante mante-lo guardado afim de evitar a exposição à fatores como  chuva, mudança de temperatura etc, que podem embaçar o vidro ou até mesmo danificar o movimento, pergunto: os senhores recomendariam apenas deixa-lo na caixa, ou além disso seria interessante colocar algo do tipo silica gel, pra evitar a possibilidade de umidade?

Perdoem a pergunta tosca, mas é a primeira vez que esse tipo de eventualidade ocorre e eu não sei como proceder direito
"O impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam."