"Cada Grand Seiko é montado por apenas um relojoeiro"

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"Cada Grand Seiko é montado por apenas um relojoeiro"
« Online: 01 Dezembro 2017 às 10:25:17 »
"One of the most essential characteristics of Grand Seiko watches, is that whether quartz, mechanical, or Spring Drive, each is assembled by a single watchmaker."

https://www.hodinkee.com/articles/inside-grand-seiko-the-master-craftsman

Série em três "episódios" sobre os Grand Seiko.

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Offline KBM

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Re:"Cada Grand Seiko é montado por apenas um relojoeiro"
« Resposta #1 Online: 01 Dezembro 2017 às 22:43:57 »
Grand Seiko é um barato. Além de entregarem um dos melhores custos-benefício da indústria, ainda têm uma história interessantíssima e a tradição japonesa de processos de produção artesanais por trás.

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Enéias

Re:"Cada Grand Seiko é montado por apenas um relojoeiro"
« Resposta #2 Online: 01 Dezembro 2017 às 23:19:36 »
Interessante é que as linhas, por mais sofisticado que seja o relógio, é fiel à tradição Seiko. Belo vídeo!

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Offline flávio

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Re:"Cada Grand Seiko é montado por apenas um relojoeiro"
« Resposta #3 Online: 04 Dezembro 2017 às 14:23:10 »
Cara, na real? A Seiko pode ser dar ao trabalho de fazer isso, se é que traz alguma vantagem, pois um "especialista" nunca será um "generalista", porque produz cerca de 9 mil relógios mecânicos por ano (15 ou 30 mil no total, incluídos os quartzos, se não estou enganado). Aliás, cada modelo Seiko lançado por ano não passa de 500 unidades! Isso sim é edição limitada, muito embora a Seiko sequer propagandeie isso como estratégia de marketing. Na Glashutte Orignal, que visitei há alguns anos, a tônica também é a montagem do começo ao final por um relojoeiro e, para dizer a verdade, na parte de complicados, não há mais do que cinco caras na manufatura que pegam nos relógios. Numa fábrica como a Rolex, que produz zilhões de relógios aos ano, a produção é semi automatizada, uma linha de montagem. O relógio desloca-se numa "esteira" eletrônica e um "relojoeiro" (se é que podem ser chamados assim...) especialista realiza aquele procedimento. Os procedimentos são tão pulverizados e repetitivos que não há como lembrar da cena de Chaplin no "Tempos Modernos"... É claro que há tarefas mais complexas, como montagem de balanço e ajuste, mas mesmo isso é em grande parte automatizado... E isso de modo algum significa perda de qualidade, pelo contrário, quando Ford implementou o sistema na produção de carro, ele não só conseguiu fazer mais por menos, com em maior quantidade. A Rolex trabalha assim e, para dizer a verdade, a maioria das "majors" do mercado, até mesmo porque seria impossível, como Omega, Rolex, etc fazem, produzir um milhão de relógios ano com qualidade montando do início ao final cada um, sem divisão de tarefas... As marcas propagandeiam isso, a "Fantástica Fábrica de Chocolates", mas nas majors, para quem é purista e gostaria de saber que duendes encantados montaram seu relógio, isso não é verdade... Na verdade, é mais fácil encontrar os duendes encantados numa assistência técnica pós venda, na qual, aí sim, o relógio é montado e desmontado por uma pessoa (na maioria das vezes com pouca divisão de tarefas, quando muito caixa e braceletes para um especialista e movimento para outro), do que na própria fábrica.


Flávio