Os relógios do sistema britânico de "hora certa"

  • 1 Respostas
  • 1133 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Os relógios do sistema britânico de "hora certa"
« Online: 01 Fevereiro 2018 às 15:05:39 »
Quando criança, adorava ligar para o "130" para saber a hora certa. Nem sei se o serviço ainda existe, mas no passado era disponibilizado pelo Observatório Nacional, através de marcação atômica e... Certamente com mecanismos que disparavam fitas gravadas.

Vejam que interessante esse vídeo. O primeiro relógio hora certa britânico é de 1930, e apresenta uma tecnologia que eu sequer sabia que existia na época, leitura através de feixe luminoso. Para quem não entende o inglês, as imagens já são suficientes, com alguma explicação. O relógio master, ou seja, aquele que marca o tempo, é um Short Synchronome (tema abordado em texto no site mãe), a caixa de vidro com pêndulo ao lado. A caixa cheia de engrenagens ao lado é o relógio escravo, não tão preciso, que contém as gravações em discos de vinil. A partir de relés, se o tempo marcado no relógio escravo não bate com o do master, um sinal é enviado deste para aquele para sincronizá-lo novamente. Ou seja, a precisão está sempre perfeita. O curioso: a leitura das gravações contidas nos discos - e houve uma competição na época para escolher a moça que gravaria os áudios - é feita através de um mecanismo ótico, os feixes luminosos que se vê no aparato.

Depois, é mostrado a nova versão, já a quartzo. O curioso é que na nova versão, a quartzo, o back up do sistema é baseado num rádio de carro, que recebia os sinais por onda magnética vindos, certamente, de Greenwich.

E depois, mostra-se outro relógio, parece ser a quartzo, mais atual.

Mas a complexidade do primeiro mecanismo é o interessante nesse vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=uVeMNrwRO-A

Re:Os relógios do sistema britânico de "hora certa"
« Resposta #1 Online: 01 Fevereiro 2018 às 16:36:37 »
Bacana demais, Flávio. Nem sabia que algo assim existia!
Membro do RedBar Brazil