Menu principal

Dúvida sobre vedação

Iniciado por lio, 24 Julho 2009 às 23:45:21

tópico anterior - próximo tópico

lio

Boa noite a todos,
Hoje eu fui na Technos levar o relógio do meu sogro para revisão, eu estava usando meu seiko monster e como a technos agora é a representante da seiko, aproveitei e perguntei ao técnico que estava me atendendo se eles faziam regulagem, pois meu monster está atrasando 24s por dia, tirei o relógio e entreguei a ele para que verificasse o modelo, virei para o lado e atendi ao meu celular que estava tocando, quando voltei a olhar para o técnico, qual foi a minha surpresa quando vi meu relógio com o fundo aberto, putz, quase pirei, mas o rapaz já estava se levantando e entrando na oficina, como a parede é em vidro, pude vê-lo colando o relógio naquela máquina " vibro alguma coisa " hahah, ele meio que ficou regulando, voltou depois de um tempo e disse:
- agora está 100%.

O cara achou que estava me fazendo um favor, não cobrou nada, voltou a rosquear o fundo e deu uma apertada com um alicate. Fiquei sem graça de brigar com ele.

Pergunta: O relógio tem uns 7 meses de uso, acredito que a borracha de vedação deva estar nova e tudo, mas será que o cara abrindo, destruiu minha vedação?

O que eu faço? Ele apertou bem, mas será que é suficiente?

Não sei nem se a regulagem foi eficiente, sincronizei ele com um relógio a quartzo para verificar..

O que eu faço? Acredito que está vedado e sigo a vida? Não pretendo mergulhar com ele por enquanto, mas tomo banho, vou à praia e à piscina.

Abraços

zE_

Depois diz se o relógio ficou realmente 100%.

Acho que sobre a vedação voce não precisa se preocupar.

Abraços,
Jose A.

lio

Valeu Zé
É, vamos ver quanto a regulagem, para 100% está longe, após de 3 horas já atrasou 2s, se continuar dessa forma deve atrasar 16s por dia e nao mais 24, mas para um relógio que o cara testou na máquina e disse q estava 100% está bem ruim, tudo bem que demorou no máximo uns 5 min a regulagem dele, não sei o tempo necessário para se fazer uma boa regulagem, vamos ver em 24h como fica.
Abraços

LUW

Em se tratando de um relógio novo também acho que não haverá problemas.
[ ]s
Luciano

lio

Olhei agora, após 13h atrasou 8s, está ruim, mas vamos ver.

igorschutz

Um relógio, principalmente sendo novo, não perde a vedação só porque foi aberto. Se a pessoa que fechou o fez corretamente, tá limpo! (presumo que sim, pois é um técnico, certo?)

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Uma das maiores lendas da história da relojoaria é esse troço de "abriu o relógio, perdeu a vedação". Uma vez que a junta de vedação esteja em ordem, o relógio pode ser aberto e fechado quantas vezes quiser. E para não dizer que é 100% assim, em relógios de fundo de pressão com juntas de Asutane (como grande parte dos Tissot, como os Speedmaster Reduced, Date e Day-Date, como os Constellation modernos), a junta é projetada para ficar perfeita até 10 aberturas e fechamentos do fundo. Normalmente a vida útil dela é menor que isso e ela é trocada bem antes.

Então não tem nada a ver. Não precisa se preocupar. E como o Igor falou, foi feito por um técnico. Não quer dizer que qualquer um pode sair por aí abrindo e fechando fundos com segurança, pois a junta tem uma posição correta, e outros detalhe que devem ser observados.

Sobre a marcha do seu Monster, certifique-se de que está usando ele o suficiente para manter a corda cheia. Sem isso, ele irá variar mesmo.

Abraços!

Adriano

lio

É que eu sempre ouvi falar que se abrisse o relógio tem que trocar o anel de vedação.
Obrigado a todos pelos comentários, estou mais tranquilo agora.
Abraços

LUW

Se o anel estiver em boas condições (e dentro da validade) e for bem posicionado, não é preciso trocar. A não ser aqueles casos onde a vedação é "integral", aí sim é um anel/selo por operação, porém não conheço nenhum relógio que usa este sistema.
[ ]s
Luciano

lio

Bem, ele perdeu 19s, bem longe dos 100% que o rapaz falou, alguém aqui já tentou regular seu próprio relógio?

zE_

Citação de: lio online 26 Julho 2009 às 16:10:38
Bem, ele perdeu 19s, bem longe dos 100% que o rapaz falou, alguém aqui já tentou regular seu próprio relógio?

Eu já e quase sempre ficou pior que antes  ;D

César-HT

Olá para todos.

Quando eu comecei a me interessar por relógios de maneira mais "ostensiva", ou seja, lendo sobre o assunto, comprando outros relógios (imagina  ;D, antes eu era como as pessoas "normais", tinha só o relógio de uso diário  ;D ;D ;D) eu precebi que meu Orient sub 100m (aquele que a Rolex copiou  ;D) estava atrasando muito, afinal ele já estava com quase oito anos e nunca havia mandado ele pra revisão. Pois bem, eu inventei de abrir o relógio e depois disso eu quis acerta o problema mexendo no regulador.............resultado o bichinho começou a fazer cinco minutos por dia  :o :o ;D.................ai naõ teve jeito, ele teve de ir pra revisão.

Mas isso que você falou, que o carinha da Technos mexeu e agora faz 19s, isso não é surpresa pra mim. Quando eu comprei o meu Orient sub 100m, em 1998, depois de alguns dias  eu achei que ele estava variando muito, eu na verdade estava usando um automático, mas com a cabeça de usuário de quartz, não sabia que tem um tempo até ele estabilizar a marcha e nem que, obviamente, um automático não vai ser tão preciso quanto um quartz (eu era um analfabeto horológico  ;D), então eu resolví levar em uma autorizada da Orient aqui em Campinas/SP, bom o cara que me atendeu abriu o relógio, disse que "tinha muito óleo no cabelo" (a mola do balanço, mas na época eu achei que ele estava tirando onda com a minha cara, já comecei a ficar irritado) peguei o relógio e fiu embora............só depois eu vi que eles tinha feito um puta risco na tampa do fundo e como era inesperiente em assuntos horológicos deixei passar. Se fosse hoje teria feito eles me darem uma tampa nova.
O serviço que essa autorizada fazia devia ser tão bom que já faz tempo que ele foi descredenciada, não consta mais nos manuais dos Orient. (bem feito pra eles  :P).

Até mais.
César.

Até mais.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

Alberto Ferreira

Salve!

Lio,

O ato de "regular" um movimento depende de condições, digamos, prévias...

O que eu quero dizer, de maneira muito sucinta, é qie não se trata apenas de pôr o movimento em num vibrograf, e deslocar(ajustar?) a "raquete" para lá ou para cá,...
Esta seria a parte mais óbvia e simples....

.. na verdade,  há muitos mais coisas envolvidas.
E estas (amplitude, por exemplo) devem ser estabelecidas antes, para que a meta possa ser atingida.

Abraços,
Alberto

Adriano

Não sei que equipamento a Technos usa para regular. Mas por experiência, regular um relógio hoje num Vibrograph é a mesma coisa que não regular. Basta colocar ele num Witschi e verá uma série de erros, especialmente na abertura do escapamento.

Abraços!

Adriano

lio

Pelo que andei lendo em fóruns internacionais, a galera usa muito a " técnica " erro e acerto, meio que na sorte mesmo e alguns dão bastante sorte ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D,abrem o relógio e vão mexendo na raquete com um palito e testando hora após hora, até ficar satisfatório.

To tentando resistir a tentação de fazer isso.

Abraços

zE_

Citação de: lio online 26 Julho 2009 às 21:11:11
Pelo que andei lendo em fóruns internacionais, a galera usa muito a " técnica " erro e acerto, meio que na sorte mesmo e alguns dão bastante sorte ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D,abrem o relógio e vão mexendo na raquete com um palito e testando hora após hora, até ficar satisfatório.

To tentando resistir a tentação de fazer isso.

Abraços

Se vc tiver muita paciência dá pra fazer sim. 

O problema é que o regulador da versão A é muito macio, extremamente sensível a qualquer toque.

E o da versão B é duro pacas!

lio

Zé, você conhece algum site que tenha algum tutorial?

Só conheço esse aqui

http://users.tpg.com.au/wookie99/regulatingwatches.html

mas acho muito superfícial.

O que você entende por muito sensível? para modificar segundos eu devo apenas encostar, sem ao menos ver um movimento significativo?

Adriano

Posso ser sincero? Regular um relógio com um aparelho de última geração já não é algo tão simples. Às vezes é difícil fazer isso até com movimentos que possuem regulador fino. Fazer isso corretamente sem aparelho, é utopia. Mesmo porque, sem aparelho não se consegue avaliar o desvio entre posições e fazer a regulagem correta para promover uma média correta. Além disso, não é possível avaliar se a "regulagem" está mesmo sendo feita em condições corretas de corda, ou se a abertura do escapamento está correta. Sem esses dados, fazer qualquer tipo de regulagem é totalmente inútil e traz mais prejuízos que benefícios. Achar que é possível fazer isso na "orelhada" é subestimar ou simplificar a importância da regulagem.

Abraços!

Adriano

lio

:-\ :( :-\ :'( :'(

é, terei que me contentar com menos 1m a cada 3 dias, o problema não é nem o atraso, o que fico com medo é o desgaste da coroa e das peças em ter que toda vez desenroscar e acertar a hora.

Alberto Ferreira

Salve!

Outra opção, Lio, será levá-lo a um técnico relojoeiro para os devidos ajustes, correções e regulagens.

Embora, dito assim, possa parecer óbvio, muitas vezes o dono do relógio "reluta" ou evita fazê-lo (por uma série de razões - cada caso pessoal é um caso) e prefere "conviver" com o problema, digamos assim.

Abraços,
Alberto