Menu principal

Dúvida sobre vedação

Iniciado por lio, 24 Julho 2009 às 23:45:21

tópico anterior - próximo tópico

- STR -

Amigos..

Já tentei regular um automático... e digo.. é coisa para profissional... não faço mais essa proeza...

Outra coisa.. tenho mais quartz... do que mecânicos... e há um tempo atrás eu perseguia isso que o Lio está perseguindo.. até que de verdade "desencanei" a precisão de um mecânico, salvo alguns casos sempre vai ser na maioria menor que a precisão dos quartz..

Tenho um Orient 300 que trabalha perfeitamente... e pra ser sincero nem sei quanto ele atrasa... sei que não é muito... e para ser mais sincero ainda... 2,3,4 minutos dentro do meu mês não vai me atrapalhar...

Grande abraço

Rodrigo ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

lio

Citação de: - STR - online 28 Julho 2009 às 13:49:58
Amigos..

Já tentei regular um automático... e digo.. é coisa para profissional... não faço mais essa proeza...

Outra coisa.. tenho mais quartz... do que mecânicos... e há um tempo atrás eu perseguia isso que o Lio está perseguindo.. até que de verdade "desencanei" a precisão de um mecânico, salvo alguns casos sempre vai ser na maioria menor que a precisão dos quartz..

Tenho um Orient 300 que trabalha perfeitamente... e pra ser sincero nem sei quanto ele atrasa... sei que não é muito... e para ser mais sincero ainda... 2,3,4 minutos dentro do meu mês não vai me atrapalhar...

Grande abraço

Rodrigo ;D

Tenho que praticar a arte do desapego, não cheguei nesse nível ainda ehhehe.
Abraços

lio

Acabei de abrir meu monster e descobri que o movimento é 7s26B, mesmo sendo de setembro de 2006 ;D ;D ;D ;D ;D ;D

flávio

O que você quer dizer com abertura de escapamento? Digo isso porque eu sinceramente não sei o que um Witchi atual faz que um Vibro antigo não faça, sério, a não ser dar em graus a amplitude em cada posição. E isto, na real, um cara bem treinado faz no olhômetro, até mesmo porque se pressupõe que, ao ser revisado, a amplitude do relógio vá ficar razoável. E, se estiver com algum problema sério, até mesmo isso o vibro mostra, pois as linhas se espaçam, voltam a se juntar, etc. Na minha opinião, o Witchi facilitou a vida dos caras, mas ao interpretar as linhas de um vibro velhão, era possível descobrir tudo no relógio. Sim, o vibro não te dizia que o erro de compasso (sei lá se é abertura de escapamento que fala, beat error) está em tantos milisegundos, mas te diz que não está lá grandes coisas, pelas linhas afastadas.

Quanto ao colega, como já discutimos aqui várias vezes, mas sei que é novo, repito. Existe uma grande diferença entre colocar um relógio no pulso, verificar sua marcha diária acumulada em 24, e dizer se ele está ou não ajustado. Eu não sei como os erros estão se acumulando!

Num relógio normal, eu gostaria de ver como ele está em 3 posições. E, mesmo marcha diária, 20 segundos num relógio padrão Orient, Seiko, sem ser ajustado, parece-me razoável. Tenho relógis, para ficar feliz, que custa uma baba (uns 10 paus), cuja marcha diária está na casa do minuto kkk! O Zenith Elite com péssima amplitude que eu teimo em não revisar.

Os outros estão todos ok no vibro. Mas no meu pulso depende. O Omega Speedmaster, por exemplo, costuma adiantar no meu pulso uns 10 segundos por dia, o que acho razoável, muito embora esteja muito bem ajustado, pois em cada posição ele não varia mais do que 5. O problema é que tem erro se somando aí pelos meus hábitos, que eu poderia simplesmente cancelar, dizendo para o relojoeiro apenas mudar o regulador para um pouco menos. Mas isso poderia introduzir um monte de outros erros e, portanto, deixo como está.

Não entendeu nada sobre erros posicionais? Leia meu texto sobre o Turbilhão no site mãe.

Flávio

zE_

Citação de: lio online 18 Agosto 2009 às 20:30:19
Acabei de abrir meu monster e descobri que o movimento é 7s26B, mesmo sendo de setembro de 2006 ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Poxa, que sorte! 
Como disse da outra vez, a chance de ser B neste mês é bem pequena, mas voce é a prova que pode acontecer.

Abraços,
Jose A.

Atalo

Citação de: Adriano online 26 Julho 2009 às 18:08:10
Não sei que equipamento a Technos usa para regular. Mas por experiência, regular um relógio hoje num Vibrograph é a mesma coisa que não regular. Basta colocar ele num Witschi e verá uma série de erros, especialmente na abertura do escapamento.

Abraços!

Adriano

Adriano,
Um vibrograph eu já vi e para mim ele "era" um equipamento sensacional, com um pouco de paciência e experiência se consegue regular o relógio, ou não?
E o que é um "Witschi"???
Atalo

flaviobsb

Citação de: Atalo online 18 Agosto 2009 às 22:33:27
Citação de: Adriano online 26 Julho 2009 às 18:08:10
Não sei que equipamento a Technos usa para regular. Mas por experiência, regular um relógio hoje num Vibrograph é a mesma coisa que não regular. Basta colocar ele num Witschi e verá uma série de erros, especialmente na abertura do escapamento.

Abraços!

Adriano

Adriano,
Um vibrograph eu já vi e para mim ele "era" um equipamento sensacional, com um pouco de paciência e experiência se consegue regular o relógio, ou não?
E o que é um "Witschi"???
Atalo
acredito ser uma versao melhorada do vibro :-\

Murão

Voltando à vedação... eu não entendo nada de relógio, mas de vedação eu conheço alguma coisa. Se vai trocar ela ou não, depende da compressão a que ela foi submetida e do tempo em que ela ficou comprimida. Por exemplo, não se troca a vedação da coroa toda vez que ela é desrosqueada (ok, isso seria ridículo), mas tenho lá as minhas dúvidas sobre a vedação da tampa por onde se acessa a máquina do relógio. Só pelo pouco que eu vi até hoje, eu trocaria sem dúvida alguma e jamais mergulharia com um relógio que foi aberto e continua com a mesma vedação, a menos que tenha muita certeza do que está fazendo. Banho e piscina é uma coisa, mergulho é outra...

igorschutz

Todo técnico qualificado, depois de abrir um relógio de mergulho o submete a um teste de vedação. Se passar, tá limpo! Não sei o que temer...
Se o seu relojoeiro não faz, é melhor mandar seu relógio para outro profissional...

Quanto ao Witschi, é um "vibrograf" mais magaiver, que apresenta mais informações, pois é mais moderno que os antigos B-200 que tanto vemos por aí.
Serve para o relojoeiro fazer um diagnóstico do seu relógio sem mexer nele, e também para auxiliá-lo na regulagem do relógio depois de uma revisão.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Flávio, abertura do escapamento é o beat error mesmo. No Vibrograf se faz a leitura analogicamente, avaliando o espaçamento das linhas. No Witschi, além de dar o mesmo visual do papel impresso, dá numericamente o beat-error. É bem mais fácil de ler e bem mais exato.

A amplitude vista numericamente dá muita diferença, pois 40 graus são podem ser a diferença entre um relógio bom e um mais ou menos. A diferença entre 310º e 160º é bastante óbvia. Mas notar a diferença entre 310º e 270º só no olho, é quase impossível.

Além disso o grande problema do B200 é que ele é um aparelho analógico que foi aferido pela última vez na década de 70. Dá para confiar? Eu diria que principalmente no beat error, não dá para confiar. E a experiência diz que relógios regulados em B200, quando comparados em um Witschi, normalmente estão com o beat-error muito fora do normal. O sistema do Witschi dispensa aferições frequentes. Há as opções de captadores com braços automáticos, há a opção de conexão com o PC, há a opção de imprimir os testes de maneira objetiva e entrega-lo para o cliente, ao invés daquela fita com uma linha misteriosa no meio...

Outra coisa: não se pode resumir o Witschi em modelos Expert e Expert II. Existe, para dizer o mínimo, o Chronoscope, que faz tudo isso e ainda dá o som na forma de osciloscópio onde se detecta uma série de outros problemas e se diagnostica rapidamente coisas que em nenhum outro aparelho mais antigo pode-se fazer.

Se isso não serve de argumento, o último que posso dar é: se a Omega achar um Vibrograf B200 dentro de uma oficina autorizada, provavelmente ela será descredenciada na hora.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

Putz!

A resposta sempre clara e tecnicamente precisa do Adriano (parabéns, meu amigo!) antecipou uma curiosidade que eu tinha e que estava aqui me preparando para perguntar...

...Um relógio foi "aferido" e ajustado com auxílio de um "velho" B200, a regra hoje em dia, e "passa" com louvor.
O dono dá uma de São Tomé, recebe o relógio e vai conferir com um outro técnico, a dois quarteirões de distância, que já possui um Witschi...

...que, potencialmente, descobrirá um monte de erros.  :(

É tão simples como isso?  ::)

Pois é!

Grato pela resposta, Adriano!  8)

Ou seja,...
Isso traz à baila a importância da atualização e até mesmo dos investimentos que um bom técnico tem que fazer, constantemente.
Para os "independentes", sem os recursos (e o tempo pago) de uma empresa (com suporte de treinamento e investimentos em equipamentos de apoio) a coisa é muito mais difícil.  :(

Abraços!
Alberto

flávio

Citação de: Alberto Ferreira online 19 Agosto 2009 às 10:16:29
Salve!

Putz!

A resposta sempre clara e tecnicamente precisa do Adriano (parabéns, meu amigo!) antecipou uma curiosidade que eu tinha e que estava aqui me preparando para perguntar...

...Um relógio foi "aferido" e ajustado com auxílio de um "velho" B200, a regra hoje em dia, e "passa" com louvor.
O dono dá uma de São Tomé, recebe o relógio e vai conferir com um outro técnico, a dois quarteirões de distância, que já possui um Witschi...

...que, potencialmente, descobrirá um monte de erros.  :(

É tão simples como isso?  ::)

Pois é!

Grato pela resposta, Adriano!  8)

Ou seja,...
Isso traz à baila a importância da atualização e até mesmo dos investimentos que um bom técnico tem que fazer, constantemente.
Para os "independentes", sem os recursos (e o tempo pago) de uma empresa (com suporte de treinamento e investimentos em equipamentos de apoio) a coisa é muito mais difícil.  :(

Abraços!
Alberto

Eu já sou mais advogado do diabo. Continuo achando que foi um lance que surgiu para somar. Ora, antigamente nem vibro existia e os reguladores colocavam um relógio nas competições de observatório só na munheca. Ou seja, se você der para uma autorizada hoje um witchi e pedir para ele regular um relógio no padrão de observatório, ele conseguirá?

É nessas horas que, sei lá, o mecânico "de ouvido" de carros às vezes parece ter mais a "manha" dos que os atuais mecânicos, que confiam demais nos aparelhos (ligam tudo na central, confiam no que o computador diz e aí?).

Em síntese, o witchi é foda, aqui em Brasília "meu relojoeiro" usa um. Em BH não, o vribro tradicional. Nem por isso o cara de BH deixa de colocar meu relógio bala. Aliás, o faria sem vibro! Daria mais trabalho, mas faria.

Flávio

igorschutz

Apenas lembre-se de uma coisa, Flávio: antigamente, nas competições, um relógio ficava anos sendo ajustado até ir ao Observatório.
Teve um relógio de Ditisheim que ficou 5 anos no estaleiro antes de ir para sua primeira competição, e continuou sendo ajustado por mais 10 anos até aposentar, ou seja, o relógio ficou sendo mexido por 15 anos até chegar ao máximo que conseguia.

Já num relojoeiro, com um Witschi, o relógio fica poucas horas, senão poucos minutos, para ficar com uma precisão razoável (lógico que não num nível de competição).

O aparelho não substitui o mecânico bom de ouvido, mas ajuda a dar um diagnóstico rápido, o que é cada vez mais necessário nesses tempos corridos de hoje em dia...
Pergunte para um cliente se ele quer que o relógio fique lá na Autorizada um mês para regulagem...

Outrossim, o Witschi pode ser utilizado por qualquer pessoa com um mínimo de treino. Agora, até um relojoeiro ficar "bão" mesmo para saber fazer ajuste de ouvido, dura anos e seu custo/salário é muito caro.

Um abraço,

Igor

flávio

Citação de: igorschutz online 19 Agosto 2009 às 12:07:55
Apenas lembre-se de uma coisa, Flávio: antigamente, nas competições, um relógio ficava anos sendo ajustado até ir ao Observatório.
Teve um relógio de Ditisheim que ficou 5 anos no estaleiro antes de ir para sua primeira competição, e continuou sendo ajustado por mais 10 anos até aposentar, ou seja, o relógio ficou sendo mexido por 15 anos até chegar ao máximo que conseguia.

Já num relojoeiro, com um Witschi, o relógio fica poucas horas, senão poucos minutos, para ficar com uma precisão razoável (lógico que não num nível de competição).

O aparelho não substitui o mecânico bom de ouvido, mas ajuda a dar um diagnóstico rápido, o que é cada vez mais necessário nesses tempos corridos de hoje em dia...
Pergunte para um cliente se ele quer que o relógio fique lá na Autorizada um mês para regulagem...

Outrossim, o Witschi pode ser utilizado por qualquer pessoa com um mínimo de treino. Agora, até um relojoeiro ficar "bão" mesmo para saber fazer ajuste de ouvido, dura anos e seu custo/salário é muito caro.

Um abraço,

Igor

Foi isso que quis dizer, ele se tornou um complemento. Da época do ouvido para a atual, diferença brutal. Da época dos vibros analógios para os atuais, sei lá...Ora, a abertura do escapamento, ou beat error, para quem não sabe, é a primeira coisa que se confere num relógio ao ajustá-lo e, esta conferência é visual! Num vibro, se as linhas estiverem muito próximas, quase coladas, pode ter certeza que o erro de compasso (minha tradução literal) será mínimo, coisa de 0,1, 0,2 milisegundos. Amplitude. O virbro também mostra, sim, não mostra em graus. Mas aí chegamos no ponto que eu queria. O cara que é bom mesmo saberá identificar uma amplitude ruim e corrigi-la. Quero saber é se o cara com o witchi verá uma diferença de 20 graus (que, na real, para mim não significa muita coisa...) e saberá como aumentá-la. Aí sim se mostrará bom.

Digo isso porque as manotas feitas em meus relógios sempre foram feitas em...AUTORIZADAS com witchi, acreditem se quiser, várias estórias contadas aqui. Meus relojoeiros de BH, sem muitos aparatos, sem duzentos óleos diferentes, nunca pisaram na bola comigo e já fizeram coisas que caras de autorizadas não fariam, como criar uma mola para o cricket do nada (tenho a original hoje, aliás, mas não a instalei. A gambiarra funciona bem).

Em síntese, o Witchi é foda, mas de nada adianta jogá-lo na mão de incompetentes. E mais: mesmo o competente não pode virar um escravo do troço, senão...E, ademais, o negócio é uma simples ferramenta de diagnóstico. É como uma máquina de ressonância. De nada adianta tê-la se o cara não souber curar o cidadão.

Foi nesse sentido que quis dizer.

Flávio

LUW

Dúvida trés laica: teoricamente, qualquer relógio mecânico poderia ficar com precisão absoluta, pelo menos por pouco tempo após a regulagem? ???
Ou existe projetos que mecanicamente simplesmente não são possíveis de serem ajustados para precisão total?
[ ]s
Luciano

Alberto Ferreira

Salve!

Eu concordo com ambos os pontos de vista.

- Ferramenta nenhuma, por melhor que seja, funciona sozinha.

- As novas tecnologias têm mesmo que ser usadas. Não há como não fazê-lo, Talvez seja apenas uma questão de tempo. E grana...  ::)

O ouvido, o tato, etc, incluindo o cérebro, em suma as "ferramentas humanas" têm mesmo, por vezes, as suas vantagens...

E digo mais,...
Se de um lado pode parecer "mágica", algo quase impensável para um leigo, a existência de aviões projetados e construídos (incluindo a fase dos protótipos) de forma inteiramente "computadorizada".
Com o protótipo físico construído já de uma vez! Saindo direto dos computadores.

Do outro, ainda temos, voando por aí, aviões que foram projetados nas pranchetas.

Quem viveu ou acompanhou esses dois mundos, sabe do que estamos falando.

Mas, eu volto um pouco à minha questão.
E o custo?
Quantos relojoeiros podem comprar (pagar com os recursos provenientes do seu trabalho) todas essas ferramentas muito mais modernas, flexíveis e precisas?
Embora queiram, quantos podem realmente fazê-lo?

Abraços a todos!
Alberto

flávio

Respondendo às duas perguntas, impossível a primeira. Não há mecanismo, motor, etc onde não haja perdas por atrito, por qualquer coisa que seja. Não existe a máquina perfeita. O fantástico do relógio mecânico é que tudo pode dar errado e, dependendo do modelo, para o que ele foi projetado, 99,99999999999999999999999999999999999 por cento dá certo. Isso me seduz.

À segunda. Poucos. O Adriano pode falar em preços aí, mas salvo engano, no Brasil, um Witchi custa cerca de 6 paus. Mas já estão surgindo versões tabajara que fazem a mesma coisa, mesmo aquela que se conecta ao pc e usa o hardware dele para fazer os cálculos. E quem já usou falou que é foda do mesmo modo.

Aí vamos à pergunta. O microfone e sistema para ser instalado no pc custa uns 350 dólares nos EUA, versão mais simples. O que é melhor, um note que pode servir para tudo ou o witchi sozinho?

Sei lá...Sei que para o mero mortal, 6 paus é muita grana.

Flávio

igorschutz

Flávio,

O Witschi é caro mesmo, mas existe o "Weishi/MTG", a versão chinesa do equipamento. O Adriano já usou e disse que, ao menos no exemplar que ele manuseou, funciona bem como o suíço.

Você pode comprar um "Weishi" no eBay a partir de US$ 399, que é o mais simplesinho (MTG-1000). Veja:

MTG-1000 = US$ 399
MTG-3000 = US$ 620
MTG-5000 = US$ 799

E se nego ficar de olho, as vezes encontra mais barato ainda. Já vi esse MTG-3000 por US$ 540 antes.

Acho que um relojoeiro "médio" já dá conta de comprar um desses, com imposto pago e tudo, sem mutreta. Afinal, trata-se de uma ferramenta que dá um gás legal ao trabalho do profissional.
É só querer ter que dá...

Um abraço,

Igor

flávio

Citação de: igorschutz online 19 Agosto 2009 às 13:29:26
Flávio,

O Witschi é caro mesmo, mas existe o "Weishi/MTG", a versão chinesa do equipamento. O Adriano já usou e disse que, ao menos no exemplar que ele manuseou, funciona bem como o suíço.

Você pode comprar um "Weishi" no eBay a partir de US$ 399, que é o mais simplesinho (MTG-1000). Veja:

MTG-1000 = US$ 399
MTG-3000 = US$ 620
MTG-5000 = US$ 799

E se nego ficar de olho, as vezes encontra mais barato ainda. Já vi esse MTG-3000 por US$ 540 antes.

Acho que um relojoeiro "médio" já dá conta de comprar um desses, com imposto pago e tudo, sem mutreta. Afinal, trata-se de uma ferramenta que dá um gás legal ao trabalho do profissional.
É só querer ter que dá...

Um abraço,

Igor

Por esses preços perfeitamente alcançavel! Eu, se estivesse no hobby sério de mexer em relógios, já tinha comprado um. E, afinal, estes preços são os de poucas revisões. Um relojoeiro razoável compraria fácil.

Flávio

Adriano

Agora sim! Coloco, ou melhor, reforço alguns pontos importantes:

- Nem Witschi, nem Vibrograf, regulam relógios. Essas máquinas não regulam nada. É o relojoeiro que regula. A máquina apenas mostra a regulagem atual, instantaneamente. Ou seja, ela é uma ferramenta de teste e diagnóstico. Ela apenas escuta o relógio e não faz mais nada. E como tal, ela torna diagnosticos mais precisos e economiza tempo.

- A precisão de um relógio depende quase que totalmente da qualidade de projeto e manufatura. Sem isso, nunca dará precisão, nem na mão do melhor relojoeiro do mundo. É mais fácil um relojoeiro medíocre regular um ótimo relógio do que um ótimo relojoeiro regular um relógio medíocre.

Hoje, aparelhos de teste são ferramentas tão básicas quanto a pinça: na Suíça, cada relojoeiro tem um em sua bancada. Se a oficina tiver 20 relojoeiros, serão 20 Witschi. Sem essas ferramentas, a qualidade do serviço fica muito prejudicada.

Abraços!

Adriano