Já se vão dez anos da crise de 2008, uns 7 do lançamento da obra considerada seminal (mas chata, convenhamos...) sobre os rumos da indústria, A Time to Change que, inclusive, foi recuperada em discussões entre mim e um relojoeiro residente nos EUA e... Nada mudou.
A indústria, e temos discutido isso aqui há um bom tempo, eu então, martelado à exaustão, simplesmente não se ligou que as pessoas já nascidas no século 21, a geração de vinte anos, NÃO ESTÁ NEM AÍ para relógios mecânicos. E a indústria, como ressaltado no texto, continua insistindo nessa pataquada de tentar vincular sua imagem a pessoas que elas supostamente seguem, como se isso fosse alavancar vendas. Como ressaltado no texto, o Biver acredita mesmo que alguém irá comprar um relógio mecânico suíço caro porque o Jay Z, sim, o Jay Z usa? Tenha santa paciência! A geração atual, e POR MAIS PARADOXAL que possa parecer, tem cada vez mais, justamente para se contrapor aos bens descartáveis e não singulares, procurado heritage (não fabricado) e algo a mais, sobretudo no quesito "artesanal", para investir seu dinheiro. Vejam que louco... Nem em meus mais íntimos sonhos eu pensaria que "os até 30 anos" de hoje estariam interessado, por exemplo, em alta gastronomia. Pois mesmo o parco de recursos tem se arriscado nas cervejas "artesanais", para citar um exemplo, porque oferecem novas experiências e trazem em si... o artesanal.
Não concordo com tudo o que o cara disse, mas sim, uma pessoa só pode valorizar um relógio mecânico se sabe o que está por trás, e sem mentiras e exageros. Qualquer pessoa que nunca tenha visto a fabricação de um relógio mecânico, impressiona-se ao ver. Não precisa ir longe, quem é piolho de redes sociais viu o tanto que aquele vídeo da Patek sobre a construção do seu relógio foi compartilhado, e por uma maioria de pessoas que sequer tinham sabiam do que se tratava um relógio.
Portanto, apesar de eu não concordar integralmente com o cara, acho sim que a indústria, por mais paradoxal que possa parecer, não irá conquistar os novos lançando, como a Tag fez, relógios "smart" que em pouco tempo estarão obsoletos. Conquistará justamente dizendo que o produto não é obsoleto, e PORQUE não é.
http://watchesbysjx.com/2018/03/an-open-letter-to-the-swiss-watch-industry-from-a-frustrated-millennial.html