Marcas e sua classificação/categoria

  • 53 Respostas
  • 12732 Visualizações
*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #20 Online: 25 Abril 2018 às 14:32:13 »
A GS é outra marca, eles fizeram até questão de deixar isso bem claro ao retirar a marca Seiko dos mostradores. Mudaram todas nomenclaturas e a operação é separada mesmo agora.

Isso já tem quase 2 anos.

A Hermes apresentou vários relógios de extremo bom gosto nos últimos anos, que deixam muitas marcas quatrocentonas no chinelo.


Era uma pergunta retórica, mas obrigado pela resposta. Ainda prefiro a Louis  ;D ;D ;D ;D
« Última modificação: 25 Abril 2018 às 14:43:47 por fbmj »

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #21 Online: 25 Abril 2018 às 14:37:18 »
Dois anos atrás eu apresentei diversos relógios da marca para os clientes aqui de São Paulo, e por isso tive que ler bastante material deles e me inteirar do investimento que estão fazendo no setor high-end. Não vieram para brincar, te falo isso.

Cerca de um mês depois de trabalhar nesse evento, uma galera aqui do fórum foi convidada para colocar as mãos nesses LV mais elaborados, na casa dos milhões de reais em um evento fechado da marca.

Realmente impressionantes, mas não colocaria o meu dinheiro ali.
"All your base are belong to us"

Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #22 Online: 25 Abril 2018 às 14:41:52 »
Essa é uma discussão que não chegar a lugar nenhum Estrela kkkkkkk
Esse é o meu ponto de vista sobre as marcas. Concordo com a hublot, e ainda penso da mesma forma sobre a Rolex ter ressurgido do marketing, a qualidade de hoje não tinha a 15 anos, nem a pau. Mas me indique material para ler, ficarei grato em ver todos os pontos de vista.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Discordo de vc em relação aos 15 anos ;D, os calibres da rolex de 15 anos atraz ainda são usados até hoje, com pequenas ou nenhuma modificação, então qualidade tinha, pega um zenith modado pela rolex e veja se esse calibre ainda não é utilizado como o suprasumo da Zenith?
Se voce pegar um daytona HOJE ele utiliza o mesmo calibre 4130 lançado em 1999 (passou 15 anos?). :P
Se voce pegar as caixas de 15 anos atraz elas utilizam as mesmas ligas de 15/20 anos e os mesmos calibre, então a sua alegação não condiz com a realidade. :'(
Os braceletes são os mesmos, com pequena mudança em seus elos ou nenhuma e substiruição dos seus feixos, porem são os MESMOS braceletes de 20 anos atraz, passou 15 anos? ???
Material tem de sobra na net, gratuito e de facil leitura, voce hoje pode passar horas e horas lendo coisas sobre relogios. 8)
« Última modificação: 25 Abril 2018 às 14:43:35 por jfestrelabr »
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Enéias

Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #23 Online: 25 Abril 2018 às 14:42:16 »
Queria saber mais sobre a SEIKO e a divisão que houve. Na nova linha (cara) tem mais modelos além dos GS?

*

Enéias

Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #24 Online: 25 Abril 2018 às 14:45:05 »
Discordo de vc em relação aos 15 anos ;D, os calibres da rolex de 15 anos atraz ainda são usados até hoje, com pequenas ou nenhuma modificação, então qualidade tinha, pega um zenith modado pela rolex e veja se esse calibre ainda não é utilizado como o suprasumo da Zenith?
Se voce pegar um daytona HOJE ele utiliza o mesmo calibre 4130 lançado em 1999 (passou 15 anos?). :P
Se voce pegar as caixas de 15 anos atraz elas utilizam as mesmas ligas de 15/20 anos e os mesmos calibre, então a sua alegação não condiz com a realidade. :'(
Material tem de sobra na net, gratuito e de facil leitura, voce hoje pode passar horas e horas lendo coisas sobre relogios. 8)
Eu sempre me perguntei sobre algo mais ou menos assim: Rolex / Tudor, em duas faixas distintas. Nunca entendi porque a omega não fez algo parecido. A linha Speedmaster, por exemplo, não estaria num patamar mais acima?

Pergunto porque a Seiko, segundo amigos, acabou por se dividir, colocando a linha GS num outro patamar separado.

Apenas curiosidade, ok? Não entro no mérito de qualidade.

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #25 Online: 25 Abril 2018 às 14:46:03 »
Queria saber mais sobre a SEIKO e a divisão que houve. Na nova linha (cara) tem mais modelos além dos GS?

https://www.ablogtowatch.com/grand-seiko-becomes-autonomous-brand-2017/
"All your base are belong to us"

Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #26 Online: 25 Abril 2018 às 14:50:20 »
Sobre os calibres eu sei, a mais de 15 anos são os mesmo, e não tem porque trocá-los. Lembro que uma vez você mesmo postou algo sobre os braceletes da Rolex, eram de dar dó a pouco tempo, hoje já é quase arte.
Mas voltando no que falei anteriormente, ainda não enxergo ela como um nível acima de Omega e cia. Talvez ainda falte ver a luz.... kkkkkk

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Abraços!
Vinicius

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #27 Online: 25 Abril 2018 às 14:52:50 »
Ninguém vai falar nada da Bremont?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #28 Online: 25 Abril 2018 às 14:53:45 »
Olha, não concordo com muita coisa da lista, acho, também, difícil às vezes colocar uma marca dentro do "mundinho" da outra, mas copio e colo aqui o que escrevi há algum tempo sobre o tema, num tópico "famoso" no site, que rolou uma treta com o awatchmaker

Abrem aspas
No mundo da relojoaria, discute-se muito o que seja "alta relojoaria". Na obra recente Time of Change, Carlo Ceppi e Luana Carcano fizeram uma definição razoável, dividindo tudo em 4 nichos ( e não vou nem traduzir os termos, para ficar claro):

- Watchmaking Masters, que são os relojoeiros independentes, que fabricam artesanalmente todo o relógio, possuem uma clientela que não se importa com nome, mas sim com a capacidade técnica e arte envolvidas. Constituem, basicamente, os caras da AHCI, os cabeças de bacalhau. Não basta ter dinheiro para comprar um relógio desses caras, eles se sentiriam ultrajados: deve-se entender o conceito por trás, por isso a dificuldade de se adquirir um relógio deles, muitas vezes até mais baratos do que um Patek, Hublot, ou coisa que o valha. Exemplos? Darei dois, que estão em extremos: Philippe Dufour, considerado o relojoerio que faz o melhor acabamento de relógios no mundo, e em coisas simples (seu relógio chama-se Simplicity, cerca de 60 mil francos suíços, lista de espera de 3 anos, se ele for com sua cara. Fabrica cerca de 10 por ano, junto com mais 3 assistentes). O acabamento dele chega a ser exagerado, basicamente suíço; Roger Smith, discípulo do maior relojoeiro dos últimos 50 anos, George Daniels, que vende seus relógios por cerca de 50 mil libras, nos mesmos moldes também de encomenda, espera, resenha...Tudo feito à mão, nada de CNC. Munheca e torno, como já mostramos vídeos aqui. O acabamento dele, a princípio, parece simples, mas não é, pois extremamente funcional. E, pior, ele se preocupa com o equilíbrio estético, algo que os Suíços às vezes mascaram com acabamentos decorativos. Ele se preocupa mais com formato do movimento, pontes, etc.

Pois bem, esses caras estão em outro patamar. Só quem conhece compra.

No segundo nicho, abaixo (pois os masters são carta branca no baralho), estão as empresas de high watchmaking, ou alta relojoaria, pois possuem tradição, cultura relojoeira, e que normalmente focam em produtos icônicos e de fácil percepção no mercado. Aqui, a importância da marca já começa a fazer diferença, mas a técnica e tradição também são observadas. Exemplos? Rolex, Omega, GP e a maioria das marcas.

Relógios de luxo vem abaixo.

Ainda são considerados alta relojoaria, mas aqui, a importância técnica da marca já é menor, assim como tradição. A Tissot claramente está neste nicho. Foca seu marketing em produtos icônicos, mas possui uma grande gama de "suporte" ao redor, para atingir públicos diversos. Eles, então, fazem às vezes edições limitadas insipiradas em modelos icônicos, na faixa de até 3000 dólares, mas atuam mesmo nos outros produtos, mais baratos, que trazem inovação (exemplo, o Tissot Touch).

Por fim, temos as marcas de luxo (premium watches), que baseiam-se na moda, troca contínua de coleção e tendências. Normalmente fazem parte de grupos grandes de luxo que tem a relojoaria apenas como algo a mais. Exemplo? Versace, Ralph Lauren, Montblanc, no início.

A colocação da Montblanc foi proposital. Ela começou no mercado de luxo, pela qualidade e preço de produtos, mas com fatores basicamente dos relógios premium. Após comprar a Minerva, pulou - mas ainda não chegou lá, pois lhe falta tradição, o que ela tenta tomar emprestado da Minerva  - do high watchmaking.

Mas nunca passará disso, pois os Masters impersonam (está correto o termo?) sua personalidade no relógio, tanto é que não há nem marca, a marca é o nome dos caras.

Enfim, há uma diferença brutal entre os independentes e as grandes empresas tradicionais, de high watchmaking. A Patek é high watchmaking e produz relógios talvez mais caros do que o mais caro de um master. No entanto, são nichos diferentes.

E, no mercado, a tendência é sempre a subida, a partir DO CONHECIMENTO do que se compra: começa-se com modismos, pula-se para algo com certa tradição, mas ainda numa faixa de preço razoável, pula-se para as empresas tradicionais, que tem preços para todos os gostos e, fatalmente, se o conhecimento adquirido permitir, aos masters.


Fecham aspas.



Flávio

Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #29 Online: 25 Abril 2018 às 14:54:05 »
Queria saber mais sobre a SEIKO e a divisão que houve. Na nova linha (cara) tem mais modelos além dos GS?

Acima dos GS tem os Credor, mas não são muito conhecidos.
abs,

*

Enéias

Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #30 Online: 25 Abril 2018 às 15:03:26 »
https://www.ablogtowatch.com/grand-seiko-becomes-autonomous-brand-2017/
Pelo que notei apenas a linha GS está separada e dentro da Seiko tradicional existirão relógio populares e outros num patamar melhor. Antigamente além da linha GS, existia a KS, bem qualificada.

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #31 Online: 25 Abril 2018 às 15:07:09 »
Para ser bem realista, eu acredito que essa divisão são mais decisões estratégicas do que qualquer outra coisa.

Hoje é difícil você encontrar qualquer marca consolidada que não faça parte de um grande grupo, cabendo a este decidir onde colocar cada uma de forma a não canibalizar as vendas dentro do seu "leque".

Pegue a decisão recente do Biver ao impor parâmetros de preços para a Tag e a Zenith, por exemplo.

E mesmo a nossa percepção é muito manipulada pela "longa cauda" criada por esses grupos.
"All your base are belong to us"

*

Leontap

Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #32 Online: 25 Abril 2018 às 15:09:51 »
Achei curioso o termo em si ‘quasi-luxury’ pra essas marcas da tabela. Queria saber quais critérios seriam para definir algo como ‘quasi-luxury’.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #33 Online: 25 Abril 2018 às 15:11:04 »
Achei curioso o termo em si ‘quasi-luxury’ pra essas marcas da tabela. Queria saber quais critérios seriam para definir algo como ‘quasi-luxury’.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

2K U$
"All your base are belong to us"

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #34 Online: 25 Abril 2018 às 15:12:02 »
Para ser bem realista, eu acredito que essa divisão são mais decisões estratégicas do que qualquer outra coisa.

Hoje é difícil você encontrar qualquer marca consolidada que não faça parte de um grande grupo, cabendo a este decidir onde colocar cada uma de forma a não canibalizar as vendas dentro do seu "leque".

Pegue a decisão recente do Biver ao impor parâmetros de preços para a Tag e a Zenith, por exemplo.

E mesmo a nossa percepção é muito manipulada pela "longa cauda" criada por esses grupos.



O melhor exemplo é o da Longines, declarações feitas pelo próprio Hayek na época da aquisição. A Omega era a marca pretendida, por toda história na relojoaria suíça. E a Longines? Ora, a Longines sempre competira com Rolex e Omega no passado, seja em concursos, volume de vendas e qualidade de produtos mas... Poderia Longines competir com a própria Omega dentro do grupo? E a decisão foi tomada: uma será situada em preços e qualidade global de produtos abaixo da Omega. Somente agora, vejam, a Longines tem apresentado relógios com maior qualidade intrínseca, mas os preços ainda continuam menores do que a Omega, e assim ficarão.


Flávio

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #35 Online: 25 Abril 2018 às 16:15:35 »
Tem afirmação que é opinião, mas tem opinião que vai contra fatos, aí vira besteira, esta tabela tem tanta bobagem que nem vale discutir.

...e ainda penso da mesma forma sobre a Rolex ter ressurgido do marketing, a qualidade de hoje não tinha a 15 anos, nem a pau...

então... vale o que escrevi acima.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #36 Online: 25 Abril 2018 às 16:28:07 »
Acho esse agrupamento mais interessante:
https://www.devonbuy.com/watch-brand-hierarchy/
Abraços!
Vinicius

*

Offline Pádua

  • ****
  • 324
    • Ver perfil
Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #37 Online: 25 Abril 2018 às 16:51:34 »
Acho esse agrupamento mais interessante:
https://www.devonbuy.com/watch-brand-hierarchy/
Muito melhor, ainda mais porque são colocados os critérios de "julgamento"

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk


*

Offline Matt5

  • *****
  • 806
    • Ver perfil
Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #38 Online: 25 Abril 2018 às 17:00:17 »
Essas listas só servem pra causar treta.

Depende muito do que a pessoa leva em consideração para formular uma lista subdividida assim. Leva em consideração a historia? O que fazem hoje? Preço do mais barato ou mais caro? Preço médio? O nível de acabamento e o valor agregado com manufatura? A confiabilidade? Volume de vendas? Entre vários outros. São muitos pontos para simplesmente se colocar em grupos como estão dispostos.

O melhor é desconsiderar qualquer tipo de lista dessas e ter um “feeling” mais apurado com pesquisa e conhecimento.
Como disseram, aqui cada um vai ter uma lista diferente, baseado na percepção que cada um tem das marcas e das peças.

Não parece razoável fazer uma lista só jogando marcas em grupos observando poucos critérios ou critérios superficiais.

Meus 2c.

Re:Marcas e sua classificação/categoria
« Resposta #39 Online: 25 Abril 2018 às 18:22:28 »
O Swatch Group faz a seguinte classificação dentre suas marcas:

Prestige and Luxury Range
Breguet
Harry Winston
Blancpain
Glashütte Original
Jaquet Droz
Léon Hatot
Omega

High Range
Longines
Rado
Union Glashütte

Middle Range
Tissot
Balmain
Certina
Mido
Hamilton
Calvin Klein

Basic Range
Swatch
Flik Flak


fonte: http://www.swatchgroup.com/en/services/site_map


Abs,