Manutenção de relógios - Prazos de entrega

  • 18 Respostas
  • 5207 Visualizações
Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Online: 25 Abril 2018 às 15:38:52 »
Boa tarde, senhores.

Peço aos colegas de fórum que compartilhem suas experiências recentes com manutenção de relógios, em particular no que diz respeito ao prazo de conclusão dos serviços. Eu ando tendo alguns problemas com isso aqui em Brasília: dois dos meus relógios (IWC calibre 89 e Mortima Diver calibre Cattin C2) estão com meu relojoeiro há quase cinco meses! Um precisava de revisão, pois estava parado fazia décadas, e o outro precisava de um novo disco de data.

Primeiro, ele teve problemas para encontrar peças; depois, já havia muito trabalho acumulado antes, de forma que ele ainda não teve condições de concluir os meus serviços (meu relojoeiro trabalha sozinho). Ele trabalha bem, já tendo realizado ótimos serviços para mim, mas essa demora é que é de amargar!

O pior é que não parece haver muitas opções de relojoeiros em Brasília, sobretudo que trabalhem com relógios antigos, os quais constituem minha preferência. Hoje mesmo, tentei um outro profissional, para fazer um teste. Levei uma peça relativamente simples, um Mido bumper dos anos 1940, para fazer uma revisão. O sujeito, bem mal-humorado por sinal, já foi logo me despachando, dizendo que serviço pra esse tipo de relógio "só na Suíça" (suas palavras...), que ele estava se aposentando e que fazia trinta anos que não pegava num bicho daqueles!!

Vale comentar que, antes de ele me atender, não pude deixar de ouvi-lo falando com uma moça que lhe pedira para avaliar dois relógios femininos parados, pertencentes à sua tia, pelo que entendi. O cabra disse que, a menos que os relógios tivessem valor sentimental, era melhor simplesmente tacar máquinas de quartzo dentro deles e aproveitar só as carcaças... A moça pareceu escandalizada e disse que sua tia morreria do coração.

Depois dessa, acabei me conformando em morrer no meu relojoeiro de sempre.

E quanto aos senhores? Alguém teve alguma experiência recente com revisões de relógios que demoraram uma eternidade? Esse problema existe em todo canto ou somente eu que dei azar?




*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #1 Online: 25 Abril 2018 às 15:43:34 »
Existe em todo canto.

Tem o serviço rápido.
Tem o serviço barato.
Tem o serviço bem feito.

Você pode escolher apenas duas das opções acima.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #2 Online: 25 Abril 2018 às 15:52:10 »
Olha, tenho certa birra com o mercado de manutenção de relógios, basta procurar dezenas de tópicos no site. Não vou repetir os argumentos. Porém, falando especificamente sobre seu caso, o problema aí é de contrato: se fulano fala que vai demorar seis meses para fazer o trabalho, beleza. Se fala que vai demorar 15 dias, mas demora seis meses, aí existe um problema...

Atualmente, os relojoeiros independentes não mais possuem acesso a peças por canais tradicionais, também objeto de vários tópicos meus, e, para dizer a verdade, não possuem conhecimento, cara de pau e inglês, sim, inglês mesmo, para buscar isso na gringa. Eu, por exemplo, quando me deparei com situações como a sua, primeiro arrumei a peça por conta própria, depois levei no relojoeiro.

Outro problema é o prazo de manutenção das autorizadas, cujas desculpas até existem, são razoáveis, mas não podem me convencer. Uma autorizada demorar 8 meses para consertar - mal - um relógio, algo que já aconteceu comigo não uma, mas umas duas ou três vezes, é pedir para abandonar o "hobby". Foi o que fiz: também como já disse aqui, atualmente os livros sobre relojoaria que, aliás, voltei a ler (estou lendo agora um calhamaço sobre o vale de St Imier), me dão muito, mas muito, mas muito mais tesão do que os relógios em si. Meus relógios, quando quebram - e tenho uns três ou quatro assim -, vão para a gaveta, esquecidos... Algum dia lembrarei deles, por enquanto, o limbo me deixa menos irritado.


Flávio

Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #3 Online: 25 Abril 2018 às 15:54:59 »
Prazo é uma coisa complicada mesmo, pois a maioria desses "relojoeiros" trabalham com peças compradas fora do pais e por canais informais, ou seja, dependem dos correios para que as peças cheguem aos relogios, ou seja, não conseguem cumprir prazos.
Hoje não inidico ninguem em brasilia, a não ser que seja para trocar uma bateria.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #4 Online: 25 Abril 2018 às 16:20:17 »
Olha, tenho certa birra com o mercado de manutenção de relógios, basta procurar dezenas de tópicos no site. Não vou repetir os argumentos. Porém, falando especificamente sobre seu caso, o problema aí é de contrato: se fulano fala que vai demorar seis meses para fazer o trabalho, beleza. Se fala que vai demorar 15 dias, mas demora seis meses, aí existe um problema...

Atualmente, os relojoeiros independentes não mais possuem acesso a peças por canais tradicionais, também objeto de vários tópicos meus, e, para dizer a verdade, não possuem conhecimento, cara de pau e inglês, sim, inglês mesmo, para buscar isso na gringa. Eu, por exemplo, quando me deparei com situações como a sua, primeiro arrumei a peça por conta própria, depois levei no relojoeiro.

Outro problema é o prazo de manutenção das autorizadas, cujas desculpas até existem, são razoáveis, mas não podem me convencer. Uma autorizada demorar 8 meses para consertar - mal - um relógio, algo que já aconteceu comigo não uma, mas umas duas ou três vezes, é pedir para abandonar o "hobby". Foi o que fiz: também como já disse aqui, atualmente os livros sobre relojoaria que, aliás, voltei a ler (estou lendo agora um calhamaço sobre o vale de St Imier), me dão muito, mas muito, mas muito mais tesão do que os relógios em si. Meus relógios, quando quebram - e tenho uns três ou quatro assim -, vão para a gaveta, esquecidos... Algum dia lembrarei deles, por enquanto, o limbo me deixa menos irritado.


Flávio
Fiquei curioso  ;D ;D Qual é o título desse livro que o mestre mencionou?

*

Offline Pádua

  • ****
  • 324
    • Ver perfil
Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #5 Online: 25 Abril 2018 às 16:23:08 »
Também sou de Brasília, e acompanho o tópico. Não sei onde posso levar se venha um dia a precisar.
Levei um montblanc bem simples meu pra revisar em Goiânia, em um relojoeiro que me foi indicado. Porém, como não era nenhum problema e apenas revisão simples não sei se ele é bom, ruim ou mediano.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk


*

tudodigitalizado

Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #6 Online: 25 Abril 2018 às 17:08:00 »
Os relogios a quartz estão dominando o mercado (principalmente no Brasil). Estes dias entrei em uma relojaria muito famosa em minha cidade (que tem em torno de 300.000 mil/hab) e perguntei se tinha alguma modelo mecânico. A atendente nem sabia o que eu estava falando. Com isso, os relojoeiros estão especializando em relogios a quartz e ainda dizem o absurdo que não compensa arrrumar (praticamente descartaveis). Neste caso, profissional que entendem do assunto, estão ficando mais raros a casa dia que passa......

*

Enéias

Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #7 Online: 25 Abril 2018 às 18:18:40 »
O problema é nacional. Relojoeiro bom tem muito serviço e para fazer o serviço bem feito, demora um pouco mais. Não costumo apressar quem trabalha para mim. Mesmo porque não adianta e cria um clima hostil. Conheço relojoeiros bons, mas que pedem para não indicar mais, pois trabalham sozinhos e não têm tempo para treinar alguém. Aqui em São Paulo eu estou vendo apenas dois casos em que os filhos herdam o gosto e a capacidade do pai. Eu acredito que o que mais falta aqui é investimento em técnicas. Isso mesmo: mulher. Elas têm perfil bom para isso. Uma pena que não vejo um incentivo. Conheço uma mulher de relojoeiro que não aprendeu o ofício, mas o básico ela faz melhor do que ele. Polimento, troca de pulseira, controle da restauração do mostrador, remontagem da máquina, desmontagem, prazo para entrega (não fica uma marca no relógio. Parece que tem mão de algodão). E o que é melhor: não mente. Se não compensa o conserto, não fica inventando moda.


*

Enéias

Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #8 Online: 25 Abril 2018 às 18:27:02 »
Na fila de espera há um bom tempo. Vejam o omega máquina 26.5 SOB. A máquina está perfeita e funcionando. Mostrador precisa de reparo. Polimento da caixa.

Melhor deixar de lado.

Cronos landeron e venus? Poucos sabem mexer.


Enviado de meu SM-G570M usando Tapatalk


*

Enéias

Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #9 Online: 25 Abril 2018 às 18:32:35 »
É profissão que promete para o futuro. Poucas serão de manufaturas e serviços técnicos de antiguidades. Desconheço relojoeiro mediano ou bom que não esteja bem de vida e vivendo com dignidade.

Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #10 Online: 25 Abril 2018 às 18:54:16 »
Se não estudou na wostep NAo mando nada
http://www.wostep.ch/fr/programme

*

Enéias

Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #11 Online: 25 Abril 2018 às 19:04:11 »
Se não estudou na wostep NAo mando nada
http://www.wostep.ch/fr/programme

Se um dia eu mudar minha forma de ter relógios (para novos e top), fará sentido, pois os relógios caros e modernos não têm peças próprias no mercado paralelo. Mas enquanto eu estiver no clube dos relógios medianos, baratos e usados, continuarei assim. Meus medianos Omega Speedmaster, Rolex (básicos) e afins, seguirão com meus colegas de pelo menos duas décadas de serviços e parcerias.

O dia em que eu tiver um Patek de ouro, alguns na faixa de 100 mil dólares em diante é porque eu teria (ou terei) cacife para tal, mas eu creio que isso não acontecerá, nem em meus mais egocêntricos e gloriosos sonhos...

Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #12 Online: 25 Abril 2018 às 19:10:28 »
Se não estudou na wostep NAo mando nada
http://www.wostep.ch/fr/programme
Adendo: foi pura ironia..

*

Enéias

Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #13 Online: 25 Abril 2018 às 23:43:32 »
Adendo: foi pura ironia..
Opa! Estou de volta e ainda não peguei o ritmo.

Aos poucos pego o jeito de todos, ok?

 ;D

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #14 Online: 26 Abril 2018 às 09:37:49 »

Atualmente, os relojoeiros independentes não mais possuem acesso a peças por canais tradicionais, também objeto de vários tópicos meus, e, para dizer a verdade, não possuem conhecimento, cara de pau e inglês, sim, inglês mesmo, para buscar isso na gringa. Eu, por exemplo, quando me deparei com situações como a sua, primeiro arrumei a peça por conta própria, depois levei no relojoeiro.

...


Flávio

Concordo.... nos meus últimos consertos eu comprei as peças, resolvi o problema !!!
Os caras pararam no tempo e não tem conhecimento

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #15 Online: 26 Abril 2018 às 11:11:05 »

Peço aos colegas de fórum que compartilhem suas experiências recentes com manutenção de relógios, em particular no que diz respeito ao prazo de conclusão dos serviços. Eu ando tendo alguns problemas com isso aqui em Brasília: dois dos meus relógios (IWC calibre 89 e Mortima Diver calibre Cattin C2) estão com meu relojoeiro há quase cinco meses! Um precisava de revisão, pois estava parado fazia décadas, e o outro precisava de um novo disco de data.

Primeiro, ele teve problemas para encontrar peças; depois, já havia muito trabalho acumulado antes, de forma que ele ainda não teve condições de concluir os meus serviços (meu relojoeiro trabalha sozinho). Ele trabalha bem, já tendo realizado ótimos serviços para mim, mas essa demora é que é de amargar!

O pior é que não parece haver muitas opções de relojoeiros em Brasília, sobretudo que trabalhem com relógios antigos, os quais constituem minha preferência. Hoje mesmo, tentei um outro profissional, para fazer um teste. Levei uma peça relativamente simples, um Mido bumper dos anos 1940, para fazer uma revisão. O sujeito, bem mal-humorado por sinal, já foi logo me despachando, dizendo que serviço pra esse tipo de relógio "só na Suíça" (suas palavras...), que ele estava se aposentando e que fazia trinta anos que não pegava num bicho daqueles!!

Vale comentar que, antes de ele me atender, não pude deixar de ouvi-lo falando com uma moça que lhe pedira para avaliar dois relógios femininos parados, pertencentes à sua tia, pelo que entendi. O cabra disse que, a menos que os relógios tivessem valor sentimental, era melhor simplesmente tacar máquinas de quartzo dentro deles e aproveitar só as carcaças... A moça pareceu escandalizada e disse que sua tia morreria do coração.

Depois dessa, acabei me conformando em morrer no meu relojoeiro de sempre.

E quanto aos senhores? Alguém teve alguma experiência recente com revisões de relógios que demoraram uma eternidade? Esse problema existe em todo canto ou somente eu que dei azar?

Também sou de Brasília. Aqui a coisa é feia.

Imagino quem seja o primeiro relojoeiro. É aplicado e tem boa vontade, mas tem que girar o dia-a-dia das baterias e juntinhas.

Esqueça prazos - ele não é bom nisso. Se der, ele resolve.

Dic

*

Enéias

Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #16 Online: 26 Abril 2018 às 12:26:46 »
Eu faço apostas. Agora mesmo estou começando a manter contato com o o filho do nosso José Carregalo. O garoto está indo bem. Da nova geração e está aprendendo. Isso é bom, pois tem o pai ao lado. Mais alguns anos e será de ponta. Ele tem colocado vídeos no Instagram. Gosto da maneira limpa com a qual ele trabalha.

Como disse: eu arrisco. Assim como arriscaram comigo quando me formei em Direito.

*

vinniearques

Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #17 Online: 27 Abril 2018 às 12:48:07 »
Torço muito para que o Pai não ensine "tudo" pra ele.....

Re:Manutenção de relógios - Prazos de entrega
« Resposta #18 Online: 27 Abril 2018 às 13:26:41 »
Torço muito para que o Pai não ensine "tudo" pra ele.....

Kkkkkkkkkk boa


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.