Equation of time

  • 8 Respostas
  • 2788 Visualizações
*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Equation of time
« Online: 06 Junho 2018 às 14:18:27 »
Boa tarde a todos,

Lendo um pouco sobre as complicações de relogios, me veio uma duvida sobre a "Equation of Time" presente em alguns modelos... Em pesquisa na net, entendi oq é essa "equação do tempo", mas nao o funcionamento e a utilidade em um relogio mecanico.

Como funciona essa complicação em um PAM 601 ou 920, por exemplo ?

Abraços

Enviado de meu LG-K430 usando o Tapatalk


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Equation of time
« Resposta #1 Online: 06 Junho 2018 às 14:39:27 »
A equação do tempo é uma complicação que exibe a diferença entre o horário "real", consoante o posicionamento dos astros, e o horário "fictício", inventado pelo ser humano.

Por exemplo: em tese, ao meio-dia o sol deveria estar 'em cima' da sua cabeça. Mas isso nem sempre acontece, pois um dia astronômico não possui exatamente 24 horas de 60 minutos, cada. Então, dependendo da época do ano, o sol do meio-dia pode estar alguns graus mais pra lá ou mais pra cá em relação ao ângulo reto com sua cabeça.Num relógio isso é representado pelo acréscimo ou decréscimo de até 15 minutos em relação ao nosso horário padrão.

Se num relógio com essa complicação a equação do tempo estiver em "0 minutos", quando for meio dia, o sol estará exatamente a pino em relação a sua cabeça. Se a equação do tempo estiver marcando "+ ou - 15 minutos", então será a época em que o sol estará mais distante deste ângulo reto.

Qual a utilidade prática em saber essa diferença entre o tempo "real" e o "fictício"? Eu não sei, e não conheço ninguém que possa achar isso útil, mas é que nem um repetidor de minutos... utilidade mesmo, nenhuma, mas serve pra mostrar que tem e que pode ser feito.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re:Equation of time
« Resposta #2 Online: 06 Junho 2018 às 17:12:46 »
A equação do tempo é uma complicação que exibe a diferença entre o horário "real", consoante o posicionamento dos astros, e o horário "fictício", inventado pelo ser humano.

Por exemplo: em tese, ao meio-dia o sol deveria estar 'em cima' da sua cabeça. Mas isso nem sempre acontece, pois um dia astronômico não possui exatamente 24 horas de 60 minutos, cada. Então, dependendo da época do ano, o sol do meio-dia pode estar alguns graus mais pra lá ou mais pra cá em relação ao ângulo reto com sua cabeça.Num relógio isso é representado pelo acréscimo ou decréscimo de até 15 minutos em relação ao nosso horário padrão.

Se num relógio com essa complicação a equação do tempo estiver em "0 minutos", quando for meio dia, o sol estará exatamente a pino em relação a sua cabeça. Se a equação do tempo estiver marcando "+ ou - 15 minutos", então será a época em que o sol estará mais distante deste ângulo reto.

Qual a utilidade prática em saber essa diferença entre o tempo "real" e o "fictício"? Eu não sei, e não conheço ninguém que possa achar isso útil, mas é que nem um repetidor de minutos... utilidade mesmo, nenhuma, mas serve pra mostrar que tem e que pode ser feito.

Legal Igor, obrigado pela explicação... Mas a minha dúvida é: Como o relógio "calcula" essa variação ? Ela segue uma tabela fixa de acordo com os dias do ano ? A variação é a mesma em qualquer lugar do planeta ? Desculpe se estiver fazendo pergunta imbecil...

abs

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Equation of time
« Resposta #3 Online: 06 Junho 2018 às 23:30:12 »
O cálculo é válido para um lugar específico. Normalmente uma cidade (se bem que tem cidades tão grandes que com certeza de um ponto a outro dariam cálculos diferentes).

Esse cálculo é convertido em uma curva, que, por sua vez é transformada em uma engrenagem de desenho bem característico, assim:




Lembrando que, como disse, cada lugar (longitude e latitude) exige um cálculo diferente e, portanto, normalmente essas engrenagens sempre são diferentes umas das outras, mas o jeitão delas é esse aí.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re:Equation of time
« Resposta #4 Online: 06 Junho 2018 às 23:48:24 »
O cálculo é válido para um lugar específico. Normalmente uma cidade (se bem que tem cidades tão grandes que com certeza de um ponto a outro dariam cálculos diferentes).

Esse cálculo é convertido em uma curva, que, por sua vez é transformada em uma engrenagem de desenho bem característico, assim:




Lembrando que, como disse, cada lugar (longitude e latitude) exige um cálculo diferente e, portanto, normalmente essas engrenagens sempre são diferentes umas das outras, mas o jeitão delas é esse aí.
Entendi... Interessante... Valeu Igor

Enviado de meu LG-K430 usando o Tapatalk


*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Equation of time
« Resposta #5 Online: 07 Junho 2018 às 10:07:02 »
Aula!
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Equation of time
« Resposta #6 Online: 07 Junho 2018 às 15:58:07 »
Sobre a utilidade, o Igor já deixou transparecer: para nós, não serve para nada e, para dizer a verdade, nem para nossos tataravós... Mas era costume, até fins do século 19, antes de começarem as difusões via telégrafo e rádio da "hora certa", que tabelas de equação do tempo (para conferência com relógios de sol), viessem anexadas aos relógios. Então, você o ajustava via a "hora certa" do Sol.


Flávio

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re:Equation of time
« Resposta #7 Online: 07 Junho 2018 às 16:56:56 »
Aula!

Põe aula nisso... Vou poder dar uma de sabidão na mesa de bar no fim de semana... kkkkkkkkk

*

Offline awey

  • **
  • 78
    • Ver perfil
Re:Equation of time
« Resposta #8 Online: 16 Junho 2018 às 00:23:40 »
Conhecimento incrível, obrigado por transmitir!

Em tempo, viu o relógio Krayon Everywhere que saiu na revista Pulso de janeiro deste ano Igor?



Ele calcula o tempo de duração do Sol pra qualquer posição no Globo mecanicamente! :o

A matéria diz que ele incorpora uma equação do tempo não mostrada no dial, mas nem sabia o que isso queria dizer ;D