Curiosidade besta

  • 6 Respostas
  • 3190 Visualizações
Curiosidade besta
« Online: 25 Junho 2018 às 17:51:35 »
Saudações, relogiófilos!

Limpando uns relógios hoje, surgiu-me uma curiosidade besta: como é que se coloca o vidro do relógio? O que se passa nas bordas para garantir a estanqueidade?
 ??? ??? ???

Re:Curiosidade besta
« Resposta #1 Online: 20 Julho 2023 às 05:58:12 »
Então, parece que se for por pressão você usa um fixador de fundos com silicone.
Comprei um e o silicone e vidros de cristal mineral e um mais resistente e mais caro (esqueci o nome). Deve chegar essa semana, aí vou fazer meu primeiro teste.

*

Offline helio

  • *****
  • 903
    • Ver perfil
Re:Curiosidade besta
« Resposta #2 Online: 20 Julho 2023 às 09:05:31 »
Saudações, relogiófilos!

Limpando uns relógios hoje, surgiu-me uma curiosidade besta: como é que se coloca o vidro do relógio? O que se passa nas bordas para garantir a estanqueidade?
 ??? ??? ???
Nem todo cristal é plano (e não estou me rederindo a curvaturas e lentes), alguns tem, um degrau de acomodação como nos Orient Posseidon.  Geralmente eles são extremente justos e são prenssados na caixa com uma ferramenta especifica a este fim (a variedade de tamanhos e espessuras é gigante (no dia que vc entrar numa fornitura voce constatará isso), acredito que a cola seja mais um seguro para garantir imperfeições do que algo imperativo na estanqueidade; mas tem muita gente que acredita que silicone é fundamental, principalmente aqueles que vendem "replicas"  ::) .
[]s

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Curiosidade besta
« Resposta #3 Online: 20 Julho 2023 às 11:48:31 »
Funciona assim:

- vidros acrílicos são sempre montados apenas por encaixe. São simplesmente pressionados contra um rebaixo na caixa e por serem relativamente elásticos, a própria interferência entre o vidro e a caixa garante a vedação e mantém o vidro no lugar. Usa-se uma prensa para a montagem.

- vidros rígidos como mineral ou safira são montados de duas maneiras diferentes, dependendo do projeto do fabricante. Uma maneira é a montagem por encaixe com uma junta plástica (hytrel, nylon, delrin...) entre o vidro (em volta de sua borda) e a caixa. A junta veda e mantém o vidro no lugar. É montado com prensa. A segunda opção, normalmente em relógios mais finos (em termos de espessura), e de baixa resistência a água, ou de formado não usual, são colados. Usa-se cola especial, cujo índice de refração é igual à do cristal. A cura da cola é feita por radiação UV.

Duas exceções: é raro mas existem vidros minerais ou safira que são montados contra uma junta de borracha ou outro elastômero (e não plástico) e são pressionados no lugar por um aro montado sob pressão ou rosca. Essa pressão comprime a junta, que fará o papel de vedar enquanto o aro é que mantém o vidro no lugar. É assim em Seiko de mergulho mais antigo ou outros relógios de mergulho mais antigos (antes da década de 1980) ou em alguns Royal Oak. E com certeza em vários outros, mas são poucos e esses são os que me lembro. A segunda exceção é que é aceitável usar essa mesma cola falei naa bordas de um acrílico antigo, que tenha sido adaptado. Afinal quase sempre estamos falando de relógios antigos e cujos acrílicos originais nem existem mais.

Por fim: cola de silicone não existe em relojoaria.

Abs.,

Adriano

Re:Curiosidade besta
« Resposta #4 Online: 20 Julho 2023 às 13:22:22 »
Agora entendi.
Tive um relógio que tinha acrílico. Eu achava estranho porque,  embora estivesse bem preso,  dava para girá-lo. Não sei se era defeito, ou se é normal.

Em relação aos de cristal mineral e safira, vi um vídeo de um relojoeiro montando.
Quanto aos montados sobre a junta e fixados por um aro, acho que são o caso dos Tuna da Seiko que têm caixa monobloco, não é?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Curiosidade besta
« Resposta #5 Online: 20 Julho 2023 às 17:03:03 »
Sim, os Tuna são, ou pelo menos os clássicos, eram assim. Assim como os 6105-8000 e 8110. E os Marinemaster SBDX.

Quanto ao vidro girando, certamente só não caiu por sorte.

Abs.,

Adriano

Re:Curiosidade besta
« Resposta #6 Online: 21 Julho 2023 às 00:52:13 »
Sim, os Tuna são, ou pelo menos os clássicos, eram assim. Assim como os 6105-8000 e 8110. E os Marinemaster SBDX.

Quanto ao vidro girando, certamente só não caiu por sorte.

Abs.,

Adriano

Verdade,  os marinemaster tbm têm caixa monobloco.

Quanto ao acrílico que girava..
Ele não era solto e não tinha como cair, pois eu até forcei um pouco pra verificar se saía. E chegava a um ponto em que ele travava e ficava mais difícil de girar. Mas isso me incomodava e passei pra frente.

Abraço