Funciona assim:
- vidros acrílicos são sempre montados apenas por encaixe. São simplesmente pressionados contra um rebaixo na caixa e por serem relativamente elásticos, a própria interferência entre o vidro e a caixa garante a vedação e mantém o vidro no lugar. Usa-se uma prensa para a montagem.
- vidros rígidos como mineral ou safira são montados de duas maneiras diferentes, dependendo do projeto do fabricante. Uma maneira é a montagem por encaixe com uma junta plástica (hytrel, nylon, delrin...) entre o vidro (em volta de sua borda) e a caixa. A junta veda e mantém o vidro no lugar. É montado com prensa. A segunda opção, normalmente em relógios mais finos (em termos de espessura), e de baixa resistência a água, ou de formado não usual, são colados. Usa-se cola especial, cujo índice de refração é igual à do cristal. A cura da cola é feita por radiação UV.
Duas exceções: é raro mas existem vidros minerais ou safira que são montados contra uma junta de borracha ou outro elastômero (e não plástico) e são pressionados no lugar por um aro montado sob pressão ou rosca. Essa pressão comprime a junta, que fará o papel de vedar enquanto o aro é que mantém o vidro no lugar. É assim em Seiko de mergulho mais antigo ou outros relógios de mergulho mais antigos (antes da década de 1980) ou em alguns Royal Oak. E com certeza em vários outros, mas são poucos e esses são os que me lembro. A segunda exceção é que é aceitável usar essa mesma cola falei naa bordas de um acrílico antigo, que tenha sido adaptado. Afinal quase sempre estamos falando de relógios antigos e cujos acrílicos originais nem existem mais.
Por fim: cola de silicone não existe em relojoaria.
Abs.,
Adriano