Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047

  • 16 Respostas
  • 6322 Visualizações
Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Online: 02 Outubro 2018 às 07:30:34 »
Olá,

Tenho interesse em relógios com mostrador branco e ponteiros azuis.  Em minha busca por um relógio assim já enfrentei algumas decepções, pois muitas das opções que parecem ter mostradores brancos têm, na verdade, mostradores acinzentados e muitos dos ponteiros azuis parecem pretos, a não ser que a luz incida sobre eles em um ângulo específico.  Encontrei o Seiko SARX049 (JDM) ou SPB047, no mercado mundial e parece-me ter o mostrador realmente branco, mas tenho dúvida em relação aos ponteiros.  Alguém já viu este relógio ao vivo ou tem o relógio?  O que acha?

Um abraço,
Leandro

P.S.: Existem outras opções de relógio com mostrador branco esmaltado custando até 1000 dólares?

*

GuilhermeAzeredo

Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #1 Online: 02 Outubro 2018 às 08:52:09 »
Leandro, não sou nem de longe o mais experiente pra falar sobre esse assunto, mas pelo que já li por aqui, os ponteiros que passam por tratamento térmico para adquirir o tom azulado ficam sim mais escuros a depender da luminosidade do ambiente. Seria como uma característica deles.

Ademais, nestas marcas mais digamos de entrada, é meio que normal que o ponteiro acabe sendo mais escuro ou mais claro em determinado relógio do que em outro da mesma marca e modelo... Tbm é comum que, em um mesmo ponteiro, haja diferenças de coloração... Isso decorre do fato de que poucos graus Celsius a mais ou a menos podem influir na coloração, o que resulta nestas pequenas discrepâncias...

Acho que um ponteiro azul mesmo, que não mude de cor a depender da luz ambiente, só se for pintado msm, mas não tenho certeza.

Tbm gosto muito da combinação de mostrador branco e ponteiros azuis... Fica muito bonito! Acho que a Seiko foi pioneira em ofertar mostradores mais "nobres" por preços mais acessíveis...

Abraços e boa sorte na busca!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #2 Online: 02 Outubro 2018 às 09:34:57 »
Raros ponteiros hoje são azulados ao fogo. Até porque para ser azulado ao fogo, precisa obrigatoriamente ser de aço. Nem de marcas caras, quanto mais as de entrada. Nem ponteiros azuis da Omega são de aço azulado. Recebem um acabamento que imita perfeitamente, mas não é aço azulado. E marcas mais baratas, como é o caso desse Seiko, nem isso são. São pintados mesmo.

Abs.,

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #3 Online: 02 Outubro 2018 às 09:43:08 »
O chinesão da Perpetual fala que os ponteiros deles são azulados termicamente, e não pintados. E não custam caro. Inclusive, no FAQ do site reafirmam o que o Adriano já explicou acima: os ponteiros devem ser de aço.

http://www.perpetual-watch.com/FAQ.html

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Enéias

Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #4 Online: 02 Outubro 2018 às 11:37:37 »
O chinesão da Perpetual fala que os ponteiros deles são azulados termicamente, e não pintados. E não custam caro. Inclusive, no FAQ do site reafirmam o que o Adriano já explicou acima: os ponteiros devem ser de aço.

http://www.perpetual-watch.com/FAQ.html
Igor,

Você tem alguma opinião acerca da Sea-Gull e Parnis? Lembro-me que teve um crono com máquina inspirada no Venus 175.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #5 Online: 02 Outubro 2018 às 11:59:38 »
A amostragem que tive foi muito pequena para dar uma parecer definitivo, Enéias.

Tive um Seagull (aquele crono militar que todos conhecem) e dois Parnis (um imitando o Panerai Luminor e um imitando o IWC Portugiesier crono). E já tive também um Alpha "Paul Newman" com o mesmo movimento crono corda manual do Seagull militar (ST19).

O Seagull militar era bastante legal, e foi embora numa troca desgraçada, com a expectativa de que retornaria outrora, pois era baratinho. Infelizmente, a volta nunca ocorreu, mas é um relógio que eu teria de novo, se encontrasse baratinho (não mais de R$ 1 mil).

O Alpha era uma tristeza de feio e mal feito, mas o movimento era OK, suave. Mas nunca fiz qualquer análise técnica, até por falta de capacidade.

Os Parnis eram um lixo, ambos. Completo LIXO. O Parnis "Luminor" quebrou o protetor da coroa em dois dias, sem qualquer trombada. O Parnir "Portugieser" já veio defeituoso de fábrica. Foram os dois piores relógios nos quais já botei minhas mãos, e já botei a mão em muita coisa nestes anos todos.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Enéias

Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #6 Online: 02 Outubro 2018 às 13:35:56 »
A amostragem que tive foi muito pequena para dar uma parecer definitivo, Enéias.

Tive um Seagull (aquele crono militar que todos conhecem) e dois Parnis (um imitando o Panerai Luminor e um imitando o IWC Portugiesier crono). E já tive também um Alpha "Paul Newman" com o mesmo movimento crono corda manual do Seagull militar (ST19).

O Seagull militar era bastante legal, e foi embora numa troca desgraçada, com a expectativa de que retornaria outrora, pois era baratinho. Infelizmente, a volta nunca ocorreu, mas é um relógio que eu teria de novo, se encontrasse baratinho (não mais de R$ 1 mil).

O Alpha era uma tristeza de feio e mal feito, mas o movimento era OK, suave. Mas nunca fiz qualquer análise técnica, até por falta de capacidade.

Os Parnis eram um lixo, ambos. Completo LIXO. O Parnis "Luminor" quebrou o protetor da coroa em dois dias, sem qualquer trombada. O Parnir "Portugieser" já veio defeituoso de fábrica. Foram os dois piores relógios nos quais já botei minhas mãos, e já botei a mão em muita coisa nestes anos todos.

Legal,

Tem uma linha Parnis que é diferente, com Miyota japonesa. Acabamento muito bom. Fiquei surpreso. Eles vão aprendendo com os erros e aos poucos estão avançando.

Grato.

Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #7 Online: 02 Outubro 2018 às 14:48:21 »
Raros ponteiros hoje são azulados ao fogo. Até porque para ser azulado ao fogo, precisa obrigatoriamente ser de aço. Nem de marcas caras, quanto mais as de entrada. Nem ponteiros azuis da Omega são de aço azulado. Recebem um acabamento que imita perfeitamente, mas não é aço azulado. E marcas mais baratas, como é o caso desse Seiko, nem isso são. São pintados mesmo.

Abs.,

Adriano

Muito obrigado, Adriano.  Gosto muito do Speedmaster Broad Arrow com ponteiros azuis.  São bonitos mesmo.  Eles têm o tom de azul que procuro.

Você sabe se os ponteiros azuis da Longines também são pintados?

Abs,
Leandro

Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #8 Online: 02 Outubro 2018 às 14:48:46 »
O chinesão da Perpetual fala que os ponteiros deles são azulados termicamente, e não pintados. E não custam caro. Inclusive, no FAQ do site reafirmam o que o Adriano já explicou acima: os ponteiros devem ser de aço.

http://www.perpetual-watch.com/FAQ.html

Obrigado, Igor!

Os ponteiros deles parecem bem bonitos mesmo, porém tenho um pé atrás com estes chineses.

Um abraço,
Leandro
« Última modificação: 02 Outubro 2018 às 14:51:23 por Leandro »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #9 Online: 02 Outubro 2018 às 15:03:28 »
Opa, eu não estava indicando o ling-ling no lugar dos Seiko, desculpe se dei a entender que era isso. Na verdade, eu estava dando continuidade à mensagem do Adriano, mostrando como é curioso que ponteiros azulados termicamente sejam tão raros, porém uma marca chinesa de relógios baratos os oferecem como padrão.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #10 Online: 02 Outubro 2018 às 18:58:07 »
...
Você sabe se os ponteiros azuis da Longines também são pintados?

Abs,
Leandro

Sim, pintados. Talvez alguma linha especial, bem limitada, tenha um ponteiro central de crono em aço. Mas em regra, não. Mas são como os dos Omega, um tratamento, tipo uma anodização, e não tinta líquida.

Abs.,

Adriano

Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #11 Online: 02 Outubro 2018 às 22:56:51 »
Muito interessante, Adriano.

Aqueles relógios mais antigos que tinham ponteiros azulados, como alguns Omega de bolso, também têm ponteiros pintados os os antigos eram azulados termicamente?

Um abraço,
Leandro

Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #12 Online: 03 Outubro 2018 às 07:56:28 »
Já pensou no SARX055? Eu já tive SARX035 e era um puta relógio: acabamento bom, cristal sem reflexo, bracelete tão bom ou melhor que o Grand Seiko... Vendi por uma bobeira.



Igor,

Você tem alguma opinião acerca da Sea-Gull e Parnis? Lembro-me que teve um crono com máquina inspirada no Venus 175.

Eu tive o 1963 também e gostava muito, mas tive um problema com cerca de um ano de (pouco) uso sobre o qual já vi mais gente reclamar. Fora isso, relógio bem legal e versátil. Se procurar bem, acha por uns 150 dólares lá fora ou até menos.

Nunca comprei outros Seagull porque o resto dos modelos que eu conhecia era homage demais e tomei birra da marca depois que roubaram o design de uma micro-brand.

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #13 Online: 03 Outubro 2018 às 08:26:25 »
No meu 1963 o ponteiro do chrono sempre parava em posição errada, tentei arrumar 2x, depois disso passei para frente.

Gostava DEMAIS do visual, mas é um relógio bem meia boca. Custando o que custa, dentro do aceitável.

"All your base are belong to us"

*

Enéias

Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #14 Online: 03 Outubro 2018 às 09:12:40 »
Meu Parnis (consegui zero, num rolo) tm máquina Miyota, safira e tudo mais. Pelo que me custou, entrega muito mais.

Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #15 Online: 03 Outubro 2018 às 09:19:48 »
No meu 1963 o ponteiro do chrono sempre parava em posição errada, tentei arrumar 2x, depois disso passei para frente.

Gostava DEMAIS do visual, mas é um relógio bem meia boca. Custando o que custa, dentro do aceitável.

Nunca tive problemas com isso nem nesse ou em nenhum crono (ainda bem, senão ia começar a surtar do jeito que sou obsessivo). No meu caso o que aconteceu foi que o relógio não dava corda, como se a coroa girasse livre.

Mandei num relojoeiro da minha cidade, que disse que usou peça de um Omega antigo e que foi difícil pra caramba mexer no relógio.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Seiko com Mostrador Esmaltado - SARX049 ou SPB047
« Resposta #16 Online: 03 Outubro 2018 às 09:54:04 »
Muito interessante, Adriano.

Aqueles relógios mais antigos que tinham ponteiros azulados, como alguns Omega de bolso, também têm ponteiros pintados os os antigos eram azulados termicamente?

Um abraço,
Leandro

Relógios muito antigos, eram azulados mesmo. Não era moda, era uma necessidade, entre outras coisas, para proteger da corrosão, já que o ponteiro era de aço. Mesma lógica do acabamento "oxidado" em armas de fogo. Depois virou apenas moda.

Abs.,

Adriano