Gronefeld para o Hodinkee

  • 12 Respostas
  • 3362 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Gronefeld para o Hodinkee
« Online: 05 Outubro 2018 às 15:00:36 »
Ninguém comentou nada, mas o Hodinkee encomendou uma edição limitada do Remontoire da Gronefeld, em 12 relógios, pela bagatela de 58 mil dólares cada, em aço. Caro? Sim, mas a Gronefeld só faz 70 relógios ao ano, todos artesanais, com um acabamento estupendo. E não é que a versão Hodinkee, com um mostrador meio frosted e sem a "borboleta" do remontoire, ficou mais bonita aos meus olhos? Ok, alguns podem achar o movimento da "borboleta" interessante, mas eu achava que quebrava a harmonia do mostrador. Vejam só:

https://shop.hodinkee.com/blogs/journal/gronefeld-1941-remontoire-limited-edition-for-hodinkee?utm_source=referral&utm_medium=hodinkee&utm_campaign=hod-posts#


E aqui como costuma ser

https://www.youtube.com/watch?v=xiG_6J0DSow

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Gronefeld para o Hodinkee
« Resposta #1 Online: 05 Outubro 2018 às 15:06:01 »
E aqui como costuma ser

Carinha de Oriento... o do Hodinkee ficou bem melhor, apesar dessa cor acobreada não ser minha preferida.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Gronefeld para o Hodinkee
« Resposta #2 Online: 05 Outubro 2018 às 15:13:33 »
Resolvi completar o post, pois muitos, apesar de já termos falado em remontoire aqui, mesmo com a singela explicação, "serve para manter um torque constante" no escapamento, não conseguiram visualizar como funciona. Achei um bom esquema no YouTube.

Primeiro uma rápida explicação. Por melhor que seja construído um relógio, se utilize a corda com melhor metalurgia, a rodagem mais fodona, o torque imprimido no sistema com "corda cheia" não é o mesmo com "corda vazia". Sendo bem simplista, com corda cheia o relógio tem mais "força" e a recíproca é verdadeira, afetando sua precisão. Então, no passado (e o cara que pela primeira vez colocou isso num relógio portátil, que eu saiba, foi John Harrison), os caras pensaram... Tá, então, ao invés de eu jogar a força toda da corda diretamente no escapamento, o que pode levar a alterações de marcha à medida que o tempo for passando, por que não usar a corda do relógio para... De tempos em tempos enrolar outra corda (uma mola), muito diminuta, que justamente por ter sua força liberada de poucos em poucos segundos, não afetaria a precisão do relógio? Surgiu o remontoire. Num relógio normal, pois, o fluxo de torque da mola principal vai diretamente, passando por toda rodagem, ao escapamento. Num relógio com remontoire não... O torque vai até o sistema de remontoire que, então, é "armado" e começa a enrolar uma cordinha diminuta (no Gronefeld a liberação da corda - uma mola - ocorre a cada 8 segundos). Quando essa mola chega no seu máximo, o sistema é disparado e, então, o fluxo de energia para o escapamento não é o da cordona grandona principal, que fica fraca quando desenrolada e forte quando enrolada, mas de algo que não sofre isso, pelo seu diminuto tamanho.

Como funciona? Esse vídeo é autoexplicativo, muito embora seja de um relógio de pêndulo. O sistema, porém, é idêntico. Vejam só... Ah! O que veem na frente do Gronefeld girando é a borboleta que diminui a velocidade, por atrito com o ar e momento de inércia, da engrenagem conectada à mola. Vejam. É exatamente isso que ocorre no Gronefeld


https://www.youtube.com/watch?v=9pwfcvfX4sg
« Última modificação: 06 Outubro 2018 às 00:12:32 por flavio »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Gronefeld para o Hodinkee
« Resposta #3 Online: 05 Outubro 2018 às 15:33:13 »
Flávio, uma curiosidade: você traduz 'governor' como "borboleta". Esta é uma tradução sua, ou está seguindo uma tradução estabelecida por outrem?

Pergunto pois nunca ouvi/li esta tradução antes. Aliás, nem conheço alguma tradução de 'governor' para o português.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Gronefeld para o Hodinkee
« Resposta #4 Online: 05 Outubro 2018 às 17:40:22 »
Igor, a expressão é minha. No inglês, já vi usarem "fly" e "butterfly". Eu traduzi o troço ao pé da letra para me fazer entender no desenho mas o nome técnico do troço é...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Governador_centr%C3%ADfugo


Como esse troço é de fato chamado na relojoaria em português, terei que pedir ajuda ao universitário Adriano, se é que usam a nomenclatura... Esse sistema é muito comum em relógios de campanário, todos possuem, mas sinceramente não sei o nome que usam.

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.318
    • Ver perfil
Re:Gronefeld para o Hodinkee
« Resposta #5 Online: 05 Outubro 2018 às 18:00:32 »
Lindo movimento, mas o mostrador realmente não me faz a cabeça. Obrigado por compartilhar Flavio.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Gronefeld para o Hodinkee
« Resposta #6 Online: 05 Outubro 2018 às 20:15:12 »
'Governor' é um mecanismo comum em repetidores. Nunca vi chamarem de butterfly.

No dicionário da FH, a tradução em francês e em espanhol é "moderador".
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Gronefeld para o Hodinkee
« Resposta #7 Online: 05 Outubro 2018 às 23:11:31 »
Resolvi completar o post, pois muitos, apesar de já termos falado em remontoire aqui, mesmo com a singela explicação, "serve para manter um torque constante" no escapamento, não conseguiram visualizar como funciona. Achei um bom esquema no YouTube.

Primeiro uma rápida explicação. Por melhor que seja construído um relógio, se utilize a corda com melhor metalurgia, a rodagem mais fodona, o torque imprimido no sistema com "corda cheia" não é o mesmo com "corda vazia". Sendo bem simplista, com corda cheia o relógio tem mais "força" e a recíproca é verdadeira, afetando sua precisão. Então, no passado (e o cara que pela primeira vez colocou isso num relógio portátil, que eu saiba, foi John Harrison), os caras pensaram... Tá, então, ao invés de eu jogar a força toda da corda diretamente no escapamento, o que pode levar a alterações de corda à medida que o tempo for passando, por que não usar a corda do relógio para... De tempos em tempos enrolar outra corda (uma mola), muito diminuta, que justamente por ter sua força liberada de poucos em poucos segundos, não afetaria a precisão do relógio? Surgiu o remontoire. Num relógio normal, pois, o fluxo de torque da mola principal vai diretamente, passando por toda rodagem, ao escapamento. Num relógio com remontoire não... O torque vai até o sistema de remontoire que, então, é "armado" e começa a enrolar uma cordinha diminuta (no Gronefeld a liberação da corda - uma mola - ocorre a cada 8 segundos). Quando essa mola chega no seu máximo, o sistema é disparado e, então, o fluxo de energia para o escapamento não é o da cordona grandona principal, que fica fraca quando desenrolada e forte quando enrolada, mas de algo que não sofre isso, pelo seu diminuto tamanho.

Como funciona? Esse vídeo é autoexplicativo, muito embora seja de um relógio de pêndulo. O sistema, porém, é idêntico. Vejam só... Ah! O que veem na frente do Gronefeld girando é a borboleta que diminui a velocidade, por atrito com o ar e momento de inércia, da engrenagem conectada à mola. Vejam. É exatamente isso que ocorre no Gronefeld


https://www.youtube.com/watch?v=9pwfcvfX4sg


Eu já tinha ouvido falar em reomontoire há muito tempo, na minha infância. Lembro que meu pai, erroneamente, me dissera que remontoire era a coroa do relógio. Inclusive, é dessa época que vem a minha crença equivocada de que guardar o relógio com a coroa (que meu pai chamava de remontoire) pra baixo causava danos ao relógio.

Obrigado pelo esclarecimento, Flávio.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Gronefeld para o Hodinkee
« Resposta #8 Online: 05 Outubro 2018 às 23:23:46 »
Seu pai não estava errado. Remontoire é o termo francês para o mecanismo de corda, a coroa sendo parte dele.

Muito antigamente, na época dos relógios de bolso, quando os relógios começaram a vir com mecanismos que permitiam que se desse corda pela coroa, ao invés de ter que usar uma chavinha destacada, era muito comum encontrar tampas traseiras destacando este atributo.

O tal do remontoire que o Flávio menciona é o "remontoire d'egualité", que é um mecanismo de força constante, onde a energia da corda é transmitida sempre com a mesma intensidade ao escapamento.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Gronefeld para o Hodinkee
« Resposta #9 Online: 05 Outubro 2018 às 23:25:59 »
Em tempo.... Seu pai devia ter algum conhecimento de relojoaria, para se referir à coroa como remontoire. Não é um termo muito comum aqui no Brasil.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Gronefeld para o Hodinkee
« Resposta #10 Online: 06 Outubro 2018 às 00:05:30 »
Igor, sabia que já tinha lido isso como termo técnico em algum lugar e, agora, depois de umas canas, minha mente se abriu... Eis onde: Manual do Relojoeiro, de Dimas Pimenta. É borboleta mesmo.



Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando o Tapatalk


Re:Gronefeld para o Hodinkee
« Resposta #11 Online: 07 Outubro 2018 às 14:18:56 »
Em tempo.... Seu pai devia ter algum conhecimento de relojoaria, para se referir à coroa como remontoire. Não é um termo muito comum aqui no Brasil.

De fato, Igor. O meu avô (pai do meu pai) vendia relógios de mesa e de parede. Eu ainda tenho um (de mesa, que tbm chamam capelinha) aqui em casa que foi dele. E um dos melhores amigos do meu pai é relojoeiro dos bons. Hoje em dia, já não trabalha mais porque perdeu grande parte da acuidade visual. Mas foi esse amigo do meu pai que consertou o meu "capelinha", há uns 10 anos.

Abraço.

Re:Gronefeld para o Hodinkee
« Resposta #12 Online: 09 Outubro 2018 às 11:56:26 »
Quanto ao relógio, todas as edições Hodinkee tendem para essa identidade visual mais vintage, neste caso, "escondendo" a borboleta (termo que acabei de aprender) e tirando o escrito "8 seconds remontoire" do mostrador. A retirada da escrita me agrada, quanto a borboleta, prefiro com. Mas o que mais me agradou nesta edição é que não se trata somente de um novo mostrador, um nome bonito e pronto (como muitos hublot e AO offshore por ai), mas o fato que de traz inovações técnicas para a sua concepção.

Quanto ao tópico, fazia tempo que não via um com uma discussão técnica tão bacana!
Membro do RedBar Brazil