Revisões preventivas em relógios mecânicos

  • 9 Respostas
  • 3202 Visualizações
Revisões preventivas em relógios mecânicos
« Online: 04 Janeiro 2019 às 09:49:34 »
Bom dia pessoal, sou novo por aqui e tenho uma pequena coleção com relógios modestos, alguns orient 469 outros seiko 5, nada de muito especial.
Gostaria de saber a opinião dos mais experientes sobre a necessidade de fazer revisões periódicas em relógios que estejam funcionando perfeitamente. esses dias falei com um relojoeiro e ele disse que isso é um mito, que o relógio só deve ser aberto se estiver apresentando defeito.
Bom, qual a opinião dos amigos?
obrigado

*

Offline Koopa

  • *****
  • 525
    • Ver perfil
Re:Revisões preventivas em relógios mecânicos
« Resposta #1 Online: 04 Janeiro 2019 às 09:59:18 »
Ele está certo é também não está.

A fabricante aconselha de cinco em cinco aos uma revisão, até mesmo pra trocar vedações, conferir a oscilação etc.

Seus relógios são baratos, e com movimento que encontra fácil, bem como de fácil manutenção. Se der algum problema grave, será facil de arrumar ou substituir.

Uma revisão de Seiko e Orient hoje, varia de 150 a 200. Não sei se vale a pena abrir um relógio em perfeito funcionamento, até porque, pode voltar pior do que foi, dependendo de onde levar....

Alguns já levei de cinco em cinco anos... Eu costumava levar de 10 em 10... hoje nem faço.... meu pai tem um Orient de pedreiro, que usou 35 anos sem mexer em nada, daí começou a atrasar e falhar a reserva de marcha... levou num relojoeiro e fico em 60 reais pra arrumar....

Se seu relógio fosse um Rolex, de no mínimo 40 mil, compensava sim uma revisão periódica, que custaria uns 3 mil reias.... mas aí é outra história...

Em resumo, se você não é daqueles usuários "hardcore", não tem com que se preocupar... note seu comportamento se está ok, e se for pra desencanar, leve uma vez de num prazo de cinco a dez anos pra fazer um teste...

Claro que é apenas minha opinião... mas de quem tem muitos relógios nessa faixa de preço mais barata.... 

Re:Revisões preventivas em relógios mecânicos
« Resposta #2 Online: 04 Janeiro 2019 às 10:06:19 »
obrigado pela resposta!

*

tudodigitalizado

Re:Revisões preventivas em relógios mecânicos
« Resposta #3 Online: 04 Janeiro 2019 às 10:18:58 »
Somente uma dúvida, já que você deu uma boa explicação. Um relogio mecânico mais simples como Seiko/Orient utilizado por um executivo que trabalha somente em ambiente ar condicionado, sem poeira, vibrações excessiva terá maior durabilidade do que um mesmo relogio utilizado por um motoboy, marceneiro, etc..
Questiono porque, se o relogio é prova d"agua, a prova de poeira,etc, a única situação mais complexa será o excesso do movimento do pulso que varia de profissão para profissão...

*

Offline Koopa

  • *****
  • 525
    • Ver perfil
Re:Revisões preventivas em relógios mecânicos
« Resposta #4 Online: 04 Janeiro 2019 às 10:37:17 »
Somente uma dúvida, já que você deu uma boa explicação. Um relogio mecânico mais simples como Seiko/Orient utilizado por um executivo que trabalha somente em ambiente ar condicionado, sem poeira, vibrações excessiva terá maior durabilidade do que um mesmo relogio utilizado por um motoboy, marceneiro, etc..
Questiono porque, se o relogio é prova d"agua, a prova de poeira,etc, a única situação mais complexa será o excesso do movimento do pulso que varia de profissão para profissão...

Por incrível que pareça, tenho a percepção que dura mais sim.

Uns exemplos pra ilustrar, que podem ser coincidências ou não:

1 - Não uso um relógio de 100m de resistência, e com mais de dez anos de uso, tranquilo na piscina ou praia... já um "podeidon", ou diver de 300 ou mais, coroa rosqueada, etc, uso sem preocupação... transmite aparentemente, mais segurança. Apesar de ser aconselhável checar as vedações, nesse caso. Os chamados Desk Divers, não tomam sol, chuva e agua (produtos químicos) constantemente.. Penso que se o ar não for tão forte, não sofrerão abalos nenhum com relação a, por exemplo ressecamento das borrachas que vedam.

2 - Tenho como hobby, tocar em bandas na noite. O som é muito auto, vibração constante (toco baixo em algumas bandas e bateria em outras)... dois relógios autómaticos meus deram problemas devido a uso em palco... um começou a atrasar demais e outro sempre parava quando estava tocando... não sei se faltou um anti-shock aqui ou magnetismo... sei lá, pois sou leigo... mas depois disso, passei a tocar apenas com quartz ou solar e nunca deram problemas. Os relógios mecânicos voltaram a funcionar normal depois de uma revisão. (por isso não sei se foi coincidência ou não)

3- Parei de usar os mecânicos, pelo mesmo motivo anterior, em trilhas, de bike ou moto. Apesar de que nunca estraguei um nesses casos...

Em resumo, acredito sim que trabalho pesado seja mai bruto para o relógio...  mais pela questão do choque mesmo... mais pancada deve comprometer mais o bom funcionamento...


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Revisões preventivas em relógios mecânicos
« Resposta #6 Online: 04 Janeiro 2019 às 11:00:38 »
Revisão periódica é uma recomendação, não uma necessidade. É importante distinguir isso.

Cada um sabe o valor do objeto que tem e o cuidado que ele merece. Isso é uma escolha sua, e só sua.

Você pode revisar periodicamente sem esperar apresentar problemas, e assim ter certeza de que aquele bem funcionará sempre com lubrificação em boas condições, sempre com vedações novas... Você estará preservando aquele bem muito mais que a média. Agora, isso é garantia de que nunca vai dar defeito? Não.

Ou você pode só revisar quando der defeito, quando parar de vez, etc. Isso significa que você está causando danos irreversíveis no mecanismo? Também não. Mas você está se arriscando a descobrir que ele parou porque uma peça - as vezes cara - arregou. E arregou por falta de lubrificação. E a manutenção que custaria "X" agora vai custar "3X".

Sabe aqueles Seikão 6119 que todo mundo diz que funciona 30 anos "perfeitamente" sem revisão? Funciona mesmo. "Perfeitamente", com certeza não. E depois desses 30 anos, não vai funcionar mais perfeitamente, nunca mais. Pois não tem um por aí que não esteja com, no mínimo, os mancais do tambor ovalados, com o tambor trabalhando inclinado, raspando em tudo, não dando amplitude. Aí faz o que? Não existe mais platina nem pontes novas, nem eixos de tambor. Remenda tudo. Alguns rebatem os furos dos mancais. Outros mais caprichosos colocam rubis no lugar. Funciona. Mas funciona como novo? Nunca mais. É o preço dos 30 anos sem revisão periódica. De novo, cada um escolhe.

Minha opinião: eu faria revisão periódica em Seiko com 7S26 e Orient 469? Jamais. Eu faria revisão periódica em um AP com 2120? Com certeza mais que absoluta.

Abs.,

Adriano


*

Enéias

Re:Revisões preventivas em relógios mecânicos
« Resposta #7 Online: 04 Janeiro 2019 às 13:40:28 »
Adriano disse tudo.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk


Re:Revisões preventivas em relógios mecânicos
« Resposta #8 Online: 04 Janeiro 2019 às 14:39:22 »
Amigos,

Acredito que dois elementos importantes tanto para o funcionamento adequado quanto para a vida útil dos componentes de um relógio, sejam a lubrificação e as vedações.

A lubrificação com o tempo perde suas caraterísticas lubrificantes, permitindo o contato metal X metal, atrito excessivo e consequente desgaste dos componentes. A vedação envelhece, resseca e acaba permitindo entrada de umidade, poeira e contaminantes que alteram as características do lubrificante e também provocam desgaste dos componentes.

Quanto a decisão do intervalo de tempo entre as revisões periódicas, um relógio que passa a maior parte do tempo guardado e protegido da luz, umidade, choques, etc, tem uma vida útil maior do lubrificante e das vedações que um relógio de uso continuo ou não faz diferença?

Relógios que ficam guardados tem vida útil maior? É recomendado funcionar e/ou utilizar de tempos em tempos para aumentar sua vida útil?

Saudações,

Jefferson.

*

Offline Koopa

  • *****
  • 525
    • Ver perfil
Re:Revisões preventivas em relógios mecânicos
« Resposta #9 Online: 04 Janeiro 2019 às 16:53:18 »
Amigos,

Acredito que dois elementos importantes tanto para o funcionamento adequado quanto para a vida útil dos componentes de um relógio, sejam a lubrificação e as vedações.

A lubrificação com o tempo perde suas caraterísticas lubrificantes, permitindo o contato metal X metal, atrito excessivo e consequente desgaste dos componentes. A vedação envelhece, resseca e acaba permitindo entrada de umidade, poeira e contaminantes que alteram as características do lubrificante e também provocam desgaste dos componentes.

Quanto a decisão do intervalo de tempo entre as revisões periódicas, um relógio que passa a maior parte do tempo guardado e protegido da luz, umidade, choques, etc, tem uma vida útil maior do lubrificante e das vedações que um relógio de uso continuo ou não faz diferença?

Relógios que ficam guardados tem vida útil maior? É recomendado funcionar e/ou utilizar de tempos em tempos para aumentar sua vida útil?

Saudações,

Jefferson.

Creio que em relação à vedação, sim. Já em relação à lubrificação, não. Não é aconselhável deixar relógios mecânicos muito tempo parado, até pra "não assentar o óleo" rsrsrsrsrsrsrs Faço questão de usar os meus pelo menos um vez (o dia inteiro) a cada dois meses, no máximo