Menu principal

Divertindo e Ampliando o conhecimento

Iniciado por rlessa, 30 Julho 2009 às 19:38:59

tópico anterior - próximo tópico

rlessa

Bom pessoal, resolvi tentar apliar o conhecimento... ::) ::)
Me "matriculei" num curso (instruções básicas) de relojoeiro, o curso não tem a pretenção de formar relojoeiro, mas, sim, dar mais conhecimento aos "curiosos" e apaixonados do mecânismo como desmontagem e montagem ( a primeira é fácil  ;D ;D), limpeza e manutenção básica.

Eu já tinha algumas ferramentas como as chaves de fenda e pinças e adquiri uma pequena bancada e outras ferramentas e insumos...

Até que ficou legalzinha... vai voar peça para tudo quanto é lado...  ;D ;D ;D

Na "primeira etapa" resolvi não seguir o curso que inicia com um ETA 2801-2 e vou usar um movimento de relógio de bolso... Hamilton 912.. que com certeza será mais fácil de achar as "peças voadoras"  ;) ;)

O cobaia é esse aqui...

Bom vamos ver o que sair dessa "aventura"... :o :o :o

igorschutz

Aiaiaiaiaiaiaiaiaiai Lessa, tem certeza do que você irá fazer?

Pergunto porque, se houver a mínima possibilidade de você danificar este movimento maravilhoso, por favor, não o faça!
Compre umas sucatas arregaçadas e coloque-as para funcionar, e só depois de você pegar experiência passe para esse Hamilton.

Esse movimento é muito lindo e de qualidade pra servir de cobaia para marinheiro de primeira viagem (que é o que presumo que você seja).

Pense nisso, por favor!

Um grande abraço, parabéns pela iniciativa e boa sorte. Vá postando suas experiências.

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Daniel

É isso ai Lessa, quem dera eu ter coragem de fazer isso !!! ;)

Mas sinceramente, não seria melhor começar por outra máquina ?? ;D
Talvez um Seiko 6119 ...

Abraço,

Daniel

jos

Lessa

Se depender de torcida, já me acomodei na arquibancada.

O seu jogo de chaves é idêntico (ou muito semelhante) ao que possuo.

A sua bancada é muito legal.

Agora, concordo plenamente com o Prezado Igor. Realmente, é pena voce ter escolhido essa beleza de movimento para cobaia.

Bem, acredito que ai nos EUA seja fácil e mais em conta encontrar movimentos como esse, que, repito, é lindo. Aqui na terrinha, para mim, só mesmo Orient;  e assim mesmo bem surrado.

Parabéns, e desenvolva com satisfação esse tópico.
abs, jos

Alberto Ferreira

Citação de: r.lessa online 30 Julho 2009 às 19:38:59

...
Bom vamos ver o que sair dessa "aventura"... :o :o :o

Salve!

Lessa,
Eu tenho certeza que "sairá" muita satisfação!  8)

Mas, vá com calma.  ;) :D

Como os amigos, eu também acho que a "cobaia" poderia ficar para uma etapa em que você já esteja mais "afiado".

Este movimento é robusto e simples,...
Mas, merece esse "cuidado".  ;)  :D

Um grande abraço e boa sorte!
Alberto

Pandolfi

Amigo Lessa, parabéns pela iniciativa, mas...
Eu ainda tenho aquele Hamilton de bolso que você conheceu bem, estou vendo-o agora.
Pelo amor de Deus, comece por um Megalon igual a este, amigo:

Eu te dou o meu em setembro para você "treinar".
Lessa, parabéns mesmo, vá em frente.
A propósito, eu recebo amanhã a moderna apostila I do curso de cavaquinho do Professor Newton, que abandonei há dez anos.
Vou continuar se Deus quiser.
Grande abraço.
Pandolfi

mestreaudi

Parabéns pela iniciativa Lessa!!!!  :D :D :D :D

Boa sorte e nos mantenha informado sobre as suas experiências!

Abraços!
Rafael.

rlessa

Caros,
obrigado pelo incentivo.. ;) ;)

A preocupação do cobaia é legítima sem dúvida, mas apesar dele estar bonito esse calibre tem peça e "sucatas" a vontade no eBay e mesmo com caixa original e documento custou R$112... ;D ;D ;D.
Esse tamanho 12S (~40mm) não é muito procurado e/ou desejado para relogio de bolso, com isso o preço é bastante baixo. Fui o unico que dei lance...  ::) ::)

Mas já desmontei algumas sucatas, principalmente, para "aprender" manusear pinça e chave de fenda que para mim é o X para não ferrar o movimento. Tenham certeza sou paciente e vou devagar...  ;)

Resultados bons ou ruins coloco por aqui. Por enquanto está sendo dificil encontrar documentação técnica desse movimento na net, e só iniciarei após ter lido essas!!

Valeu a todos.

FALCO

Rogério, é o curso do Timezone que você vai fazer?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

rlessa

Citação de: broker online 31 Julho 2009 às 10:48:24
Rogério, é o curso do Timezone que você vai fazer?

Esse mesmo Fernando... se quiser te passo via email a apostila em pdf.

rlessa

Bom fiz a liçao numero 1... :o

Frente do mecânismo, como não sei os nomes em português    :-\, vai em inglês mesmo...

Motion works e Keyless works

Antes de passar para a lição 2, vou montar novamente e desmontar de novo... :P :P não é previsto isso, mas prefiro, acho que quando tiver que montar tudo me perco menos na sequencia... ???

Além do que foi mostrado... já aprendi uma que considero a mais importante...

Quando o relojoeiro cobrar para fazer a revisão, não vou achar tão caro dessa vez, é SODA essas pecinhas pequenas... caracas ;D ;D ;D

HumbertoReis

Ô, cara... Pensava fazer um negócio desses, mas não fui capaz de reservar um tempo para tal.

Depois dessa vou ver se crio vergonha na cara e começo de uma vez...

Assim como o pessoal, tomei um susto quando vi o movimento. Pensei: 'esse cara vai destroçar essa beleza?'

Torço pelo teu sucesso!

rlessa

Bom aí vai a primeira parte do curso... DESMONTAR... ;D ;D ;D ;D

fácil, fácil...  ::) ::)    :P

Agora só falta MONTAR...   ;D ;D ;D              aí a porca vai torcer o rabo!!!  :-\ :-\ :-\ :'( :'( :'(

Gravina

Boa, boa!!!..........Parabéns Lessa!!!

Vc. já está bem adiantado!!!.......e não é brincadeira, pois na minha época..........lá com os meus 14 anos, o inicio era com os despertadores :'( :'( :'(.......uns três meses pelo menos!!!..........desmontando, e montando.........e afinando os marditos eixos do balanço com o mandril na pedra arkansas ......PQP!!!...era um saco!!!

Congratulações

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

Salve!

Belíssimo trabalho, Lessa!

Eu não tenho mais a menor dúvida de que, com o critério e o cuidado com que o amigo está seguindo na sua empreitada, que ela chegará ao melhor dos termos!

De quebra, você está nos brindando com um passo-a-passo rica e criteriosamente ilustrado.

Muito interessante a sua iniciativa,
Grato por a estar compartilhando conosco!  8)

Abraços,
Alberto

rlessa

Grato Gravina e Alberto...

Essas fotos, espero ajudar-me na montagem... ;D ;D ;D

PS.: durante a desmontagem somente 2 peças voadoras... ;D ;D ;D

Alberto Ferreira

Citação de: r.lessa online 03 Agosto 2009 às 09:24:33

...
...durante a desmontagem somente 2 peças voadoras... ;D ;D ;D

Salve!

Bom índice (o das voadoras  ;))!

Realmente,
Nas primeiras vezes, anotar passo a passo, ou fotografar como você está fazendo, é uma grande, e sábia, "dica".
Ajuda muito na hora da montagem.

Mais uma vez, boa sorte e grato por compartilhar a sua experiência conosco!

Abraços!
Alberto

rlessa

Citação de: HumbertoReis online 01 Agosto 2009 às 18:25:40
Ô, cara... Pensava fazer um negócio desses, mas não fui capaz de reservar um tempo para tal.

Depois dessa vou ver se crio vergonha na cara e começo de uma vez...

Assim como o pessoal, tomei um susto quando vi o movimento. Pensei: 'esse cara vai destroçar essa beleza?'

Torço pelo teu sucesso!

Humberto,
vale a pena... arrume um tempo a faça!!!

rlessa

Mecanismo já está montado...  putz âncora e balanço foram soda >:( >:(  acho que gastei umas 5 horas nessas 2 peças!!!
Incabloc também deu suador porque a mola se desprendeu do alojamento foi-se mais de hora para encaixar de novo a mola de retenção. :-\ :-\ deu até vontade de meter um SuperBond ;D ;D

Resolvido com dicas do Adriano ;) ;) que como de costume sempre solícito. Mantendo sempre vivo o título de que é O Cara , fico devendo um cubano.

Para variar risquei a ponte da rodagem >:( >:(  sem fazer cagada não vale!!!  :P :P

Encomendei caixa, coroa, mostrador e ponteiros, assim que chegar e montar tudo, coloco foto aqui... vai ser o RL1  8) 8)

Grato a todos pelo incentivo e torcida...

FALCO

Fico vendo tanto este tópico e as lições que os meus relógios aqui já estão com medo de mim...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!