Corda Infinita

  • 2 Respostas
  • 1620 Visualizações
*

Offline tudodigitalizado

  • ***
  • 212
  • Pink Floyd
    • Ver perfil
Corda Infinita
« Online: 22 Abril 2019 às 14:44:17 »
Li no manual do Mido Multifort que a coroa pode ser girada infinitamente porque o sistema possui um flange deslizante que interrompe o sistema da corda manual?? Isto procede? O movimento é um ETA 2836-2. Será que a Mido modificou o sistema de corda manual??

Segue anexo onde informa no manual...

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Corda Infinita
« Resposta #1 Online: 22 Abril 2019 às 15:38:02 »
Na verdade todo relógio automático possui um mecanismo, na verdade não sei se devo chamar assim, chamado "brida" (número 1 na foto abaixo). A corda é fixa no centro da árvore do tambor e enrolada. As espiras se mantem enroladas por compressão à parede do tambor (não há ponto de fixação da corda à parede do tambor). Porém, há a tal brida, que nada mais é do que um "desvio" da espira para o lado contrário ao do seu giro. Se por acaso a compressão do sistema for tal que superior à compressão da brida sobre a parede do tambor, essa causa o deslizamento de toda a espiral de corda, aliviando a tensão no sistema. Eu até procurei um vídeo sobre isso no Youtube, mas não achei. Em relógios esqueleto, podem ser esses tabajara chineses que se vendem nos camelôs, dá para ver claramente o sistema funcionando.

http://blog.watchdoctor.biz/wp-content/uploads/2015/02/rolex.mainspring.jpg

Flávio

*

Offline tudodigitalizado

  • ***
  • 212
  • Pink Floyd
    • Ver perfil
Corda Infinita
« Resposta #2 Online: 22 Abril 2019 às 15:47:11 »
Na verdade todo relógio automático possui um mecanismo, na verdade não sei se devo chamar assim, chamado "brida" (número 1 na foto abaixo). A corda é fixa no centro da árvore do tambor e enrolada. As espiras se mantem enroladas por compressão à parede do tambor (não há ponto de fixação da corda à parede do tambor). Porém, há a tal brida, que nada mais é do que um "desvio" da espira para o lado contrário ao do seu giro. Se por acaso a compressão do sistema for tal que superior à compressão da brida sobre a parede do tambor, essa causa o deslizamento de toda a espiral de corda, aliviando a tensão no sistema. Eu até procurei um vídeo sobre isso no Youtube, mas não achei. Em relógios esqueleto, podem ser esses tabajara chineses que se vendem nos camelôs, dá para ver claramente o sistema funcionando.

http://blog.watchdoctor.biz/wp-content/uploads/2015/02/rolex.mainspring.jpg

Flávio

Muito obrigado pelo esclarecimento.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk