Dúvidas do Oris BC4.

  • 21 Respostas
  • 5367 Visualizações
Dúvidas do Oris BC4.
« Online: 06 Julho 2019 às 15:19:50 »
Amigos, comprei essa semana um BC4 Meisterflieger zerado em uma joalheria em Portugal.
Tive algumas peças excelentes, outras nem tanto. Mas quando vi esse modelo, foi paixão. Sei que muitos acham estranho a coroa vertical, mas acho lindo, devido a ter tudo a ver com instrumentos de cockpit.
Esse relógio é de meados de 2009/10. Parado na relojoaria desde então. Único detalhe dele após esse tempo parado é um desgaste no couro na parte interna da pulseira. Mas como estava com preço bom....
Mas o que está me encucando um pouco é que após 2 dias verifiquei que ele está adiantando 15seg/dia.
O que acham? Sei que 8 anos parado não é muito bom...

Enviado de meu Moto Z (2) usando o Tapatalk


Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #1 Online: 07 Julho 2019 às 16:35:37 »
verifique no manual as tolerâncias do modelo, e caso não esteja atendendo, leve a autorizada para revisão.
Abraços!
Vinicius

Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #2 Online: 07 Julho 2019 às 19:18:13 »
verifique no manual as tolerâncias do modelo, e caso não esteja atendendo, leve a autorizada para revisão.
Obrigado pela ajuda. No manual diz que entre -5 e +20. Está na tolerância, mas estou achando alto pra máquina que é.
Tenho aqui um Seagull St 1902, chinês, que faz +3 seg por dia.

Enviado de meu Moto Z (2) usando o Tapatalk


Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #3 Online: 07 Julho 2019 às 19:25:31 »
Obrigado pela ajuda. No manual diz que entre -5 e +20. Está na tolerância, mas estou achando alto pra máquina que é.
Tenho aqui um Seagull St 1902, chinês, que faz +3 seg por dia.

Enviado de meu Moto Z (2) usando o Tapatalk

Esse tópico vai te ajudar a entender melhor a precisão de seus relógios: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,5251.0.html
Abraços!
Vinicius

Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #4 Online: 07 Julho 2019 às 19:27:26 »
Obrigado pela ajuda. No manual diz que entre -5 e +20. Está na tolerância, mas estou achando alto pra máquina que é.
Tenho aqui um Seagull St 1902, chinês, que faz +3 seg por dia.

Enviado de meu Moto Z (2) usando o Tapatalk
Esse seagull tá bala. Não acho que é normal esse nível de precisão.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #5 Online: 08 Julho 2019 às 14:48:21 »
Depois de tanto tempo parado na vitrine, é bem provável que os lubrificantes já estejam secos, mesmo sem uso, este o problema...


Flávio

Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #6 Online: 08 Julho 2019 às 19:40:20 »
oi Flávio,
essa é minha dúvida. Mas nesse caso ele não deveria atrasar em vez de adiantar? Estou medindo com o watchcheck por uns dias pra ver. É muito tempo parado, mas o preço estava convidativo e tem a garantia de 2 anos +1.

Obrigado pela atenção.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #7 Online: 09 Julho 2019 às 16:37:47 »
Por isso mesmo: se e somente se (vou repetir, se, porque estamos aqui chutando o que pode estar acontecendo) o relógio está com óleo ressecado, a tendência é aumentar o atrito e o balanço completar as oscilações em arcos mais curtos. Ao fazê-lo, o relógio irá adiantar, não atrasar.


Flávio

Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #8 Online: 09 Julho 2019 às 17:10:39 »
Obrigado pela aula. :)
Vou encaminhar ele pra Oris, para verificarem.

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #9 Online: 09 Julho 2019 às 18:12:38 »
O Flávio provavelmente já matou a charada com o lance da lubrificação, mas aqui vai mais uma outra (remota) possibilidade: o movimento pode estar magnetizado.

Recentemente adquiri um IWC Aquatimer que também estava adiantando cerca de 20 segundos por dia quando recebi, mas conversando com o vendedor ele me disse que não apresentava esse desvio antes de me enviar. Concluímos que algo teria acontecido no trajeto durante o frete do relógio, e como eu tenho um desmagnetizador em casa (desses chineses que vendem no AliExpress), passei o relógio por ele e, bingo!, o relógio desde então varia em +2/-2 segundos ao dia, o que está dentro das especificações.

Enfim, se o relógio foi exposto a algum campo magnético recentemente (motores, etc), acho que valeria a pena tentar desmagnetiza-lo.
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #10 Online: 09 Julho 2019 às 19:41:32 »
O Flávio provavelmente já matou a charada com o lance da lubrificação, mas aqui vai mais uma outra (remota) possibilidade: o movimento pode estar magnetizado.

Recentemente adquiri um IWC Aquatimer que também estava adiantando cerca de 20 segundos por dia quando recebi, mas conversando com o vendedor ele me disse que não apresentava esse desvio antes de me enviar. Concluímos que algo teria acontecido no trajeto durante o frete do relógio, e como eu tenho um desmagnetizador em casa (desses chineses que vendem no AliExpress), passei o relógio por ele e, bingo!, o relógio desde então varia em +2/-2 segundos ao dia, o que está dentro das especificações.

Enfim, se o relógio foi exposto a algum campo magnético recentemente (motores, etc), acho que valeria a pena tentar desmagnetiza-lo.

Essa eu não conhecia..
Esse desmagnetizador custa caro?

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #11 Online: 09 Julho 2019 às 20:05:47 »
Sim. Magnetização também causa isso porque as espirais "colam". Qualquer relojoaria que preste tem um desmagnetizador.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #12 Online: 09 Julho 2019 às 21:04:49 »
Obrigado pela ajuda. No manual diz que entre -5 e +20. Está na tolerância, mas estou achando alto pra máquina que é.
Tenho aqui um Seagull St 1902, chinês, que faz +3 seg por dia.

Enviado de meu Moto Z (2) usando o Tapatalk

Show! Tenho um Sea-Gull também e o Sr. Jairo (relojoeiro famoso aqui de Fortaleza, alguns confrades o conhecem) se espantou com a precisão do bichinho hehe!

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #13 Online: 09 Julho 2019 às 21:27:26 »
Essa eu não conhecia..
Esse desmagnetizador custa caro?

É baratinho: https://bit.ly/30lsxU8
Mas como o Flávio disse, qualquer relojoeiro decente tem um. Eu comprei para um outro uso (desmagnetizar o gimbal de um drone que eu tinha).
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #14 Online: 10 Julho 2019 às 12:22:17 »
Obrigado mais uma vez.
Agora sei o porque de usar relógio antimagnético em serviço ferroviário.

Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #15 Online: 10 Julho 2019 às 13:28:45 »
Show! Tenho um Sea-Gull também e o Sr. Jairo (relojoeiro famoso aqui de Fortaleza, alguns confrades o conhecem) se espantou com a precisão do bichinho hehe!
Tem gente que torce nariz pra Seagull, mas eles ao contrário de outras chinesas compraram equipamentos e projeto da Vênus.
Concordo que eles tem visão diferente dos suíços.
Mas eles usando material inferior e não tendo tanto esmero em polir e preparar as peças, conseguem fazer cronógrafos, mantendo uma precisão muito boa, imaginem se eles quiserem competir com os suíços.

A mesma coisa se deu com a indústria eletrônica japonesa que começou a fabricar seus equipamentos na China e hoje se vêem compelidos a comprar deles devido a preço...
Sem falar nos carros onde eles estão começando a mostrar resultados...

Pra eles não interessa fazer um relógio pra durar 300 anos como a Patek, mas um relógio pra durar alguns anos por um preço que faz com que as pessoas simplesmente comprem outro.

Relógio mecânico suíço é outra coisa, concordo,mas acho que eles estão perdendo a mão.

Muitos não gostariam de usar réplica, clone ou outro nome qualquer, mas quando a Ômega lança um Speedmaster Snoopy que na tabela custava cerca de 8500$ e que ninguém conseguiu comprar por esse preço, onde as lojas já cobravam ágio e esse modelo hoje sai por 21000€ na mão de alguns..... É quase como ingresso na mão de cambista.



Enviado de meu Moto Z (2) usando o Tapatalk


Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #16 Online: 14 Julho 2019 às 02:50:39 »
Serio mesmo voce gostou desse relogio?

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #17 Online: 14 Julho 2019 às 13:59:11 »
Serio mesmo voce gostou desse relogio?

Se um cara que tem um Graham Chronofighter tirasse onda com meu gosto para relógios, eu ficaria puto!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #18 Online: 14 Julho 2019 às 14:04:17 »
Se um cara que tem um Graham Chronofighter tirasse onda com meu gosto para relógios, eu ficaria puto!
KKKKKKKKKKKKK
Igor não perdoa

Vinicius

Abraços!
Vinicius

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Dúvidas do Oris BC4.
« Resposta #19 Online: 14 Julho 2019 às 15:47:53 »
eu entendi como elogio