Podcast no Hodinkee sobre o início dos fóruns na internet

  • 0 Respostas
  • 1183 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Podcast no Hodinkee sobre o início dos fóruns na internet
« Online: 19 Julho 2019 às 14:25:13 »
Como já contei aqui algumas vezes e vários foram testemunhas vivas, o FRM surgiu após eu ter criado o site "mãe", literalmente para tentar encontrar pessoas que possuíssem o mesmo gosto que eu pela relojoaria. Estamos falando de 1999/2000, internet discada. O que me impulsionou a criar um fórum de discussões, por absoluta preguiça de comunicar-me individualmente com pessoas através de email, foi a participação ativa que tinha, também nessa época, no Timezone. E lá estavam William Massena, Walt Odets, Richard Page, enfim, os dinossauros da internet. Não posso me esquecer, aliás, de um tal Mário Picanço, niteroiense que, aliás, comprou na fé meu Longines Avigation (sem eu conhecê-lo pessoalmente), e que depois desapareceu... Enfim, nessa época os fóruns de relojoaria eram "in" e não existiam blogs. E as fábricas não estavam nem aí para a internet. As coisas eram mais amadoras... Mas também mais técnicas, uma vez que as contribuições vinham de foristas e, portanto, mais amplas. O tal Walt Odets, por exemplo, dissecava movimentos e escrevia textos técnicos que, até hoje, sequer foram superados ou igualados. Aliás, quem iria acreditar que o Timezone criaria, na época, uma escola de relojoaria para amadores, só para que os foristas tivessem a noção do que é a relojoaria prática?

Os tempos mudaram, as fábricas descobriram a internet, tudo ficou muito "pasteurizado"... A impressão que tenho, hoje, é que cada artigo do Hodinkee, A Blog To Watch ou coisa que o valha, que, no final das contas, é a base do que eu replico e tento analisar aqui, são propagadas disfarçadas de artigos. Sei que é sempre piegas dizer, "na minha época..." . Mas eu sinceramente preferia a relojoaria de internet como algo amador, sem grandes conglomerados por trás.

Esse tópico é para os fãs da pesada, porque exige fluência em inglês, paciência (são vários minutos) e certo conhecimento do passado, para criar o saudosismo. Mas se você é um dinossauro da internet e viveu a relojoaria dos anos 90, aconselho com fervor que ouça esse podcast. Eu o ouvi por indicação do colega Kauê, e valeu muito à pena, trouxe muitas lembranças.


https://www.hodinkee.com/articles/hodinkee-radio-episode-47-william-massena