Sacar Ponteiros do Relógio

  • 18 Respostas
  • 14826 Visualizações
*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Sacar Ponteiros do Relógio
« Online: 01 Agosto 2009 às 03:47:23 »
Pessoal, dá para sacar os ponteiros do relógio com a pinça?

Eu encontrei um movimento para meu Technos Skydiver (Miyota T201/206), to querendo comprar e eu mesmo trocar.
Não to querendo comprar o saca ponteiros porque não sei se voltarei a usá-lo além dessa vez, por isso a pergunta.

Aproveitando o tópico, vou comprar também todas as borrachas de vedação, botões, coroa e fundo.
É difícil trocar as borrachas dos botões e da coroa?
Após essa reforma, posso confiar piamente na estanqueidade dele?

Um abraço
Fábio

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #1 Online: 01 Agosto 2009 às 08:10:21 »
Olá Fabio !!

Rapaz se eu fosse você pediria para um relojoeiro trocar, sinceramente, acho que não é uma boa, tentar sacar os ponteiros com uma pinça   :(

Abraço,

Daniel

*

Alberto Ferreira

Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #2 Online: 01 Agosto 2009 às 10:49:39 »
Salve!

Bom,...
Difícil não é, não,... Mas o melhor é mesmo usar uma ferramenta adequada.

Sacar e recolorar ponteiros com um "palito chanfrado de madeira" (pinças, nunca! - elas riscam os ponteiros) é possível, mas requer treino e uma certa habilidade.


Vejam algumas fotos, do antigo fúrum (o antecessor deste) que ilustram uma das ferramentas e o método de uso.









Para quem "domina" o inglês ou quer ver a coisa com mais detalhes, basta dar uma olhadinha no artigo cujo link está aí abaixo.

SACAR PONTEIROS


Abraços a todos!
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #3 Online: 01 Agosto 2009 às 11:13:20 »
Eu já penso que sacar ponteiro é difícil sim. Não basta a ferramenta; é necessário habilidade e muita sensibilidade que só se adquire com experiência, de saber a hora certa de aliviar a mão quando a bucha do ponteiro cede. Em relógios quartz, a pressão das buchas é consideravelmente menor que em um mecânico. Por outro lado, sendo um Technos, a qualidade dos ponteiros também é muito inferior à de um relógio de maior qualidade. Os ponteiros de qualidade resistem ser tirados e recolocados (desde que com cuidado) sem deformações. Ponteiros baratos são piores, a base se deforma, a bucha perde pressão, ou pior, o ponteiro sai e a bucha fica... Várias coisas podem acontecer. Eu considero tirar ponteiros a pior parte da desmontagem de um relógio. É comum ao efetuar alguns reparos em relógios e evitar ao máximo mexer nos ponteiros. Principalmente quando você não tem outros para repôr caso aconteça alguma merda.

Só quem já passou por apuros por causa disso é que sabe como é!  ;D

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #4 Online: 01 Agosto 2009 às 11:29:39 »
Salve!

É!
Você tem mesmo razão nesse ponto, Adriano.  ::)

Certamente há cuidados e até "macetes" inerentes à coisa.

Apenas para ampliar o "leque" dos possíveis "riscos" e problemas.

- Alguns movimentos (os "tuning forks" - Accutron e outros -  por exemplo) podem ser literalmente destruídos se os ponteiros forem tocados por mãos inábeis ou por quem não tenha conhecimentos prévios.

- Remover e recolocar os ponteiros exige que os mesmos estejam "alinhados" em uma posição de referência (24 horas, por exemplo). Caso contrário o calendário, se houver) ficará "desajustado", etc.

Abraços,
Alberto

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #5 Online: 01 Agosto 2009 às 11:49:55 »
E eu, na minha limitadíssima incursão no quebra-cabeças da desmontagem de relógios (desmontei e remontei uns 20, mas depois mudei, não tive mais espaço em casa para ferramentas, blá blá blá blá), preferia os garfinhos ao sacador presto com o mostrado na foto. Sim, você precisa de mãos firmes nos garfinhos, mas estes não funcionam de forma automática como no presto: você dosa a força, então, na minha limitada opinião, como disse, é mais fácil retirar os ponteiros sem danificá-los com os garfinhos.


Flávio

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #6 Online: 01 Agosto 2009 às 11:59:52 »
Realmente é uma tarefa que exige certa experiência.

Aliás, tbm gostaria de fazer uma pergunta:

Tem relojoeiros que retiram logo os 3 ponteiros de uma vez só.  Eu fico com frio na barriga quando vejo isso  ;D

Esta é mesmo a maneira correta ou é excesso de confiança?  ???

Abraços,
Jose A.

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #7 Online: 01 Agosto 2009 às 12:04:27 »
Esbarrei em outro problema também, separar o mostrador do movimento, como se faz isso?

Bom, eu estou querendo fazer eu mesmo, to querendo arriscar.
A dúvida era se devo comprar o saca ponteiros ou se conseguiria remover com a pinça.

Onde estou comprando o movimento tem as borrachas de vedação, tem o saca ponteiros, tem jogo de chaves de fenda, to comprando o material todo necessário (outras coisas eu já tenho, pinça, chave para abrir fundo etc).

Caso me enrole corro para um relojoeiro.

Não sei se posso divulgar aqui, mas o site em questão é o www.fornituracentral.com.br, gostaria de saber se alguém já comprou lá e se são de confiança.
Um abraço
Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #8 Online: 01 Agosto 2009 às 12:53:13 »
Esbarrei em outro problema também, separar o mostrador do movimento, como se faz isso?
...


Salve!

Em geral os mostradores são fixados ao movimento através de dois pinos (que alguns chamam de "pezinhos") travados com parafusos aos quais temos acesso pela lateral do movimento, assim...



Solte os dois parafusos (apenas o suficiente) e separe o mostrador do movimento, com cuidado.
Na remontagem é o inverso, mas atenção!

Não force o encaixe.
Muitos mostradores (fuçados por mãos incompetentes) apresentam defeitos justamente por que alguém (inábil) forçou os pinos que não estavam bem alinhados com os respectivos furos, etc.

Aliás, cabe aqui divulgar uma regra de ouro!
Nunca force nada em um movimento de relógio. Ponto final!!!!!!

As peças são delicadas e precisas, se alguma coisa não encaixa "numa boa" é por que há algo errado!  ;)  :D

Abraços!

Alberto
« Última modificação: 01 Agosto 2009 às 12:54:48 por Alberto Ferreira »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #9 Online: 01 Agosto 2009 às 14:01:42 »
O Flávio tem razão: os garfinhos são a melhor opção e há relojoeiros que os preferem sem sombra de dúvida. Exige mais habilidade (bem mais habilidade...), mas é o que mais preserva os ponteiros.

Zé, não há problema em tirar tudo de uma vez. Pelo contrário, é recomendável. A não ser em cronos, em que é melhor tirar o ponteiro de segundos central primeiro, especialmente se a bucha estiver nova. Ou em relógios em que haja muita distância entre os ponteiros. Caso contrário, é melhor tirar tudo de uma vez, pois a ferramenta deve-se apoiar no mostrador e nunca sobre o ponteiro abaixo. Senão, você deforma a base do ponteiro inferior para baixo.

Abraços!

Adriano

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #10 Online: 01 Agosto 2009 às 15:17:31 »
Obrigado Alberto pela explicação da retirada do mostrador, imaginei que fosse algo assim (aliás, eu já tinha visto que era assim, mas tinha me esquecido, sua explicação reavivou minha memória)

Adriano, retirar são os 3 juntos, mas recolocar é um de cada vez correto?

Bom, eu tenho mãos hábeis, nunca mexi em relógio, mas já mexi em outras coisas delicadas (antes que perguntem não foi com um baitola que eu mexi  >:( ) portanto não tenho medo de encarar o desafio.

Penso assim:
1 - alinhar todos os ponteiros às 12 horas (esse relógio é ana-digi, o calendário é no LCD, então não tem grilo com acerto de data por disco)
2 - abrir a caixa
3 - retirar a bateria e a tige
4 - retirar o movimento de dentro da caixa
5 - retirar os ponteiros com o saca ponteiros
6 - retirar o mostrador
7 - fazer todo o processo ao inverso com o movimento novo, recolocar mostrador, depois ponteiros, depois colocar o movimento na caixa, recolocar a tige, recolocar a bateria, fechar a caixa e acertar o relógio.

Mais uma perguntinha, to comprando também as borrachas de vedação dos botões e coroa, como trocá-las? Tem que desmontar os botões da caixa?
E sobre o site que indiquei, alguém conhece / pode falar alguma coisa sobre ele?
« Última modificação: 01 Agosto 2009 às 15:19:28 por O Cara »
Um abraço
Fábio

*

Offline Robson

  • ****
  • 416
    • Ver perfil
Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #11 Online: 01 Agosto 2009 às 15:34:24 »
Adoro este tipo de tópico... :D
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #12 Online: 01 Agosto 2009 às 16:30:54 »
Caro Fabio.

Pode comprar sem medo, já comprei deles e fui muito bem atendido, entrega rápida e eficiente, produtos de 1ª linha.

Abraços

Emerson





Esbarrei em outro problema também, separar o mostrador do movimento, como se faz isso?

Bom, eu estou querendo fazer eu mesmo, to querendo arriscar.
A dúvida era se devo comprar o saca ponteiros ou se conseguiria remover com a pinça.

Onde estou comprando o movimento tem as borrachas de vedação, tem o saca ponteiros, tem jogo de chaves de fenda, to comprando o material todo necessário (outras coisas eu já tenho, pinça, chave para abrir fundo etc).

Caso me enrole corro para um relojoeiro.

Não sei se posso divulgar aqui, mas o site em questão é o www.fornituracentral.com.br, gostaria de saber se alguém já comprou lá e se são de confiança.
Emerson

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #13 Online: 01 Agosto 2009 às 16:59:33 »
Caro Fabio.

Pode comprar sem medo, já comprei deles e fui muito bem atendido, entrega rápida e eficiente, produtos de 1ª linha.

Abraços

Emerson





Esbarrei em outro problema também, separar o mostrador do movimento, como se faz isso?

Bom, eu estou querendo fazer eu mesmo, to querendo arriscar.
A dúvida era se devo comprar o saca ponteiros ou se conseguiria remover com a pinça.

Onde estou comprando o movimento tem as borrachas de vedação, tem o saca ponteiros, tem jogo de chaves de fenda, to comprando o material todo necessário (outras coisas eu já tenho, pinça, chave para abrir fundo etc).

Caso me enrole corro para um relojoeiro.

Não sei se posso divulgar aqui, mas o site em questão é o www.fornituracentral.com.br, gostaria de saber se alguém já comprou lá e se são de confiança.

Obrigado Emerson,
vou encomendar esse final de semana ainda.

Robson, depois posto fotos da minha empreitada.
Um abraço
Fábio

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #14 Online: 15 Agosto 2009 às 00:08:34 »
Bom, fotos ainda não tenho, tirei algumas mas não tive tempo de tirá-las da máquina ainda.

Fiz o procedimento como descrito, correu tudo bem, o meu Skydiver já bate com um coração novo no peito.

Troquei a máquina Myiota T206 pela T201 que inclusive tem iluminação no LCD, nem sabia.

Obrigado a todos que me ajudaram.
Um abraço
Fábio

Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #15 Online: 15 Agosto 2009 às 00:26:51 »
E daí Fabio, comprou na Fornitura Central mesmo?

Que que você achou?

Abraços

Emerson
Emerson

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #16 Online: 15 Agosto 2009 às 14:18:22 »
E daí Fabio, comprou na Fornitura Central mesmo?

Que que você achou?

Abraços

Emerson

sim emerson, comprei lá sim, fui bem atendido e os preços são excelentes.
Um abraço
Fábio

Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #17 Online: 15 Agosto 2009 às 14:37:16 »
Fábio, legal que conseguiu fazer.

agora, manda as fotos para ilustrar sua empreitada !

abs

Glauco

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Sacar Ponteiros do Relógio
« Resposta #18 Online: 15 Agosto 2009 às 14:49:19 »
Rapaz eu to sem tempo mesmo, tirei algumas fotos sim, nem saquei da máquina ainda, quero ver se faço agora durante o final de semana.
Um abraço
Fábio