Menu principal

Invista 5 minutos

Iniciado por LUW, 04 Agosto 2009 às 19:22:58

tópico anterior - próximo tópico

LUW

E esse é especialmente interessante para a galera do RM2 8):

[ ]s
Luciano

jos

Prezado Luciano

Sensacional!

Muito obrigado por compartilhar.

abs, jos

rlessa

eu sofrendo para montar ancora e balanço e o cara faz como estivesse aparafusando... >:( >:( >:(

Valeu Luciano!!! ;)

flaviobsb

eu ima gino o que o pessoal do rm2 deve tar passando :-\

LUW

Achei que especialmente o Rogério iria gostar :).

E uma dúvida que me surgiu: na montagem, existe algum parafuso ou peça rosqueada que tem de ser apertado com um valor de torque específico? Ou é tudo no olhômetro?
[ ]s
Luciano

igorschutz

Luciano,

É tudo no olhômetro, não sendo necessário um valor exato.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

LUW

É engraçado ver isso. Quando eu tinha motos, eu fazia toda a manutenção (básica) delas, e para todas comprei o manual de serviço justamente para apertar tudo no torque especificado pela fábrica. Lembro que gastei uma baba em torquímetros.

Dessa forma, é estranho ver algo mecânico infinitamente mais delicado que um motor de combustão interna ter parafusos apertados no "torquímetro ocular" ::). É claro que as forças envolvidas são também infinitamente menores, mas mesmo assim na minha cabeça eu esperaria algo delicado como um movimento de relógio ser tratado com mais precisão.
[ ]s
Luciano

Alberto Ferreira

Salve!

Eu diria que, no caso dos relógios pequenos - os de uso pessoal - e seus minúsculos parafusos, o "instrumento" é mais o "dedômetro" mesmo, controlado pelo cérebro, sensibilidade e, sobretudo, experiência de quem manobra as chaves.

A função básica da grande maioria dos parafusos é a fixação, em especial os das platinas, o seu objetivo é (apenas) mantê-las na sua devida posição, não havendo, portanto, especificações no que tange a torques de aperto.

A preocupação de quem lida com esses parafusos é mais no sentido de não danificá-los pelo uso de chaves não adequadas (muito pequenas, por exemplo) e de ter uma certa habilidade e prática de fazê-lo, digamos, sem forçar demais.

Nunca é demais repetir, em peças mecânicas tão delicadas, nada deve ser forçado, ao contrário as coisas exigem sempre uma certa dose de "suavidade".

Abraços!
Alberto

igorschutz

Luciano,

É que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa: um motor de combustão interna age com forças que um movimento mecânico não sofre, como explosões, por exemplo.

Mas esta questão pode ser aprofundada: se estivermos falando dos parafusos de compensação posicional que ficam no aro do balanço, estes têm de ser apertados com critério, pois a posição do parafuso (mais apertado ou menos apertado) influenciará no funcionamento do relógio.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

klaus

Wadley

Wadley

klaus

fabs77

Muito legal...

como é lindo ver esse primeiro movimento do balanço... não? Literalmente uma vida pulsando...
Valeu por compartilhar!

Abraços!

Fabiano
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn