Projetos de relógios: relação entre as rodas e número de dentes das mesmas

  • 5 Respostas
  • 1599 Visualizações
Senhores, boa tarde!

Uma dúvida que sempre tive em relação aos relógios mecânicos é em relação a forma como as engrenagens são projetadas...
Não consegui achar nenhum material na internet falando especificamente sobre relógios.

Fico me perguntando qual relação é utilizada nas engrenagens, quantos dentes elas devem ter e como elas devem ser acopladas para que a contagem das horas, minutos e segundos seja precisa ( isto, claro, sem levar em conta as complicações ).

Se algum dos senhores tiver alguma indicação de material para leitura ou possa dar uma luz sobre o assunto, ficaria muito agradecido!!

Muito Obrigado !!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Projetos de relógios: relação entre as rodas e número de dentes das mesmas
« Resposta #1 Online: 27 Junho 2020 às 18:36:10 »
Como perguntou especificamente sobre número de dentes, aí vai a fórmula. Porém, há que se levar em consideração diâmetro de pinhões e rodas, formato dos dentes, etc. Aí são outros cálculos. No livro texto do Wostep tem isso, mas custa um assalto! É livro mais caro que já comprei em toda minha vida. A obra de Daniels, Watchmaking, também aborda o assunto, e custa menos. Mas é mais prática e mais densa ainda...



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Projetos de relógios: relação entre as rodas e número de dentes das mesmas
« Resposta #2 Online: 28 Junho 2020 às 14:32:32 »
Opa, muito obrigado pela resposta Flávio!! Dei uma pesquisada nos livros, realmente são bem salgadinhos ...haha, mas com certeza o investimento vale a pena!
Mais uma vez, muito obrigado pela atenção !!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Projetos de relógios: relação entre as rodas e número de dentes das mesmas
« Resposta #3 Online: 29 Junho 2020 às 16:55:11 »
Sanches, não sei qual a sua praia no ramo da relojoaria, seus interesses, mas... Eu sinceramente não indico o Theory of Horology para ninguém, mesmo os fanáticos por questões mais técnicas, como eu. Não porque não tenha um bom conteúdo, mas porque tudo poderia ter sido condensado numa obra com um terço do número de páginas (olhem o espaçamento bizarro de colunas do texto!) e sem capa dura, que custasse, muito menos. É surreal, inacreditável, que este livro tenha me custado, com envio, uns 200 euros. Surreal, não sei nem o que comentar...

O do Daniels é outra história... Eu nem sei quanto custa hoje, mas eu o comprei logo que foi reeditado, custou-me exatamente 50 dólares, além do envio da Amazon. Não bastasse este livro ser histórico, há partes efetivamente simples de se compreender, mesmo para o leigo. E há sim 90% de partes de difícil compreensão para quem não é prático, mas que são uma fonte de consulta ímpar.

Quem ainda é do tempo do livro de papel e curte tê-los, como eu curto, o Watchmaking do Daniels é uma obra ESSENCIAL em qualquer biblioteca de relojoaria. Se custasse uns 100 dólares, eu ainda pagava. O Theory of Horology não...


FLávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Projetos de relógios: relação entre as rodas e número de dentes das mesmas
« Resposta #4 Online: 29 Junho 2020 às 20:43:42 »
Conforme já explicado em outros tópicos, o The Theory of Horology é um livro didático a ser utilizado no curso do Wostep, não um livro para autodidatas.

Fazendo um paralelo: faço aula de alemão no Goethe. Se você pegar meu livro didático e ler de cabo a rabo, você aprenderá praticamente nada. Ele só serve como material de apoio para as aulas ministradas em sala. Ou seja, é uma bosta de livro para quem quer aprender sozinho ou para quem quer ter referências sobre a língua. Para isso, você deve comprar livros-curso ou então gramáticas.

O mesmo ocorre com o Theory. Se você não for fazer o curso do Wostep, a serventia é muito pequena.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:Projetos de relógios: relação entre as rodas e número de dentes das mesmas
« Resposta #5 Online: 30 Junho 2020 às 16:54:14 »
Eu adquiri o Watchmaking na Amazon no início do ano, vale muito à pena. Ainda está disponível por 51 dólares + envio.