Luminoso Rolex - Dúvida

  • 18 Respostas
  • 5384 Visualizações
*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Luminoso Rolex - Dúvida
« Online: 04 Setembro 2020 às 01:21:10 »
Caros Senhores, se já existir um tópico sobre o assunto, eu retiro esse. Minha dúvida é: esses luminosos que são empregados agora teem a possibilidade de criar uma "pátina" com o passar dos anos? Como ocorreu nos vintages? Já existe alguma informação sobre essa possibilidade? Ficaria grato se puderem me transmitir alguma informação sobre.

Obs: Nesse lançamento da Rolex 2020, o luminoso é mais azul que esse de 2015?

Grato pela atenção de todos...

Cass

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #1 Online: 04 Setembro 2020 às 01:22:54 »
116613 e 116710

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #2 Online: 04 Setembro 2020 às 09:27:21 »
Eu não sei responder à essa pergunta pontualmente sobre o Rolex, porém a minha experiência com relógios de meados dos anos 1990, que foi quando muitos modelos deixaram de usar trítio para usar Luminova, é que os primeiros amarelavam sim, e bastante, e em pouco tempo. Omega, Bvlgari... vi muitos fabricados em meados, até quase final da década de 1990 ficarem bem amarelos, bege, até quase marrons, mesmo sem ação de umidade nem nada. Ficaram assim naturalmente, e em poucos anos (menos de 10). Já os posteriores a isso  nunca mudaram de cor, e já se vão 20 ou 22 anos. Exceto, claro, se entrar umidade, mas aí não tem o que resista.

Mas enfim, baseado nisso, pode-se ter uma expectativa de que luminosos modernos não mudem de cor. Mas é palpite. Só vamos saber daqui uns 50 anos.

Abs.,

Adriano

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #3 Online: 04 Setembro 2020 às 10:07:22 »
Eu não sei responder à essa pergunta pontualmente sobre o Rolex, porém a minha experiência com relógios de meados dos anos 1990, que foi quando muitos modelos deixaram de usar trítio para usar Luminova, é que os primeiros amarelavam sim, e bastante, e em pouco tempo. Omega, Bvlgari... vi muitos fabricados em meados, até quase final da década de 1990 ficarem bem amarelos, bege, até quase marrons, mesmo sem ação de umidade nem nada. Ficaram assim naturalmente, e em poucos anos (menos de 10). Já os posteriores a isso  nunca mudaram de cor, e já se vão 20 ou 22 anos. Exceto, claro, se entrar umidade, mas aí não tem o que resista.

Mas enfim, baseado nisso, pode-se ter uma expectativa de que luminosos modernos não mudem de cor. Mas é palpite. Só vamos saber daqui uns 50 anos.

Abs.,

Adriano
Perfeito Adriano, compreendi seu observação e experiência própria. Eu achei que já tivessem sido feito algum ensaio sobre isso, como acontece no mercado de matéria prima para pintores e afins. Algumas marcas submetem as tintas e vernizes a fontes de UV intensas que equivalem a anos de exposição diária. Esses ensaios de laboratório aceleram o resultado, as vezes, a mais de 100 anos e depois certificam a qualidade de determinada marca. Obrigado por compartilhar sua experiência.

Cass

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #4 Online: 04 Setembro 2020 às 10:12:32 »
Provavelmente fizeram ensaios. Justamente para garantirem que não mude de cor como acontecia com os primeiros.

Abs.,

Adriano

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #5 Online: 04 Setembro 2020 às 10:15:01 »
Provavelmente só o lítio e o rádio teem essa propriedade química de "cristalização" com o passar dos anos...e também à exposição umidade, etc, etc. Acho que não tem como saber qual fator desencadeia esse reação...

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #6 Online: 04 Setembro 2020 às 10:15:44 »
Aliás, hoje o povo acha "chique", mas na época os clientes reclamaram muito, e mostradores foram trocados por novos, com o Luminova "aprimorado", sem custo para o cliente. Na verdade, nada é feito para desbotar; era um defeito mesmo. E salvo engano, era do verniz/resina aglomerante, e não do pó luminoso em si. E a própria ação da radiação UV promovia isso.

Abs.,

Adriano

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #7 Online: 04 Setembro 2020 às 10:16:41 »
Se tornou um "defeito" que alguns apreciam muito...

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #8 Online: 04 Setembro 2020 às 10:42:09 »
Aliás, hoje o povo acha "chique", mas na época os clientes reclamaram muito, e mostradores foram trocados por novos, com o Luminova "aprimorado", sem custo para o cliente. Na verdade, nada é feito para desbotar; era um defeito mesmo. E salvo engano, era do verniz/resina aglomerante, e não do pó luminoso em si. E a própria ação da radiação UV promovia isso.

Abs.,

Adriano
Correto... então esse efeito aconteceu rapidamente naquela época, por que se tinha essa garantia de trocar o dial devido isso, não deveria ter passado tanto tempo da aquisição da peça. Foi uma reação imediata que se acentuou com a passar dos anos....e quando perguntei desse acabamento também fui generalista, com relação a marca, não se importando que fosse só no Rolex....mas incluindo também as outras marcas. É como se esse acabamento provocado por esse defeito fosse uma assinatura de um vintage genuíno....

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #9 Online: 04 Setembro 2020 às 11:11:53 »
Se a substância for parecida com a da Seiko, poder...pode.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 04 Setembro 2020 às 11:14:14 por fbmj »

*

Offline Pádua

  • ****
  • 324
    • Ver perfil
Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #10 Online: 04 Setembro 2020 às 11:25:17 »
Nossa senhora, esse Seiko tava em algum reator nuclear

Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk


Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #11 Online: 04 Setembro 2020 às 11:31:52 »
Caramba kkkkkk

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk

Abraços!
Vinicius

Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #12 Online: 04 Setembro 2020 às 12:36:25 »
Há q se ter certeza se foi natural ou artificial
Ja vi seiko com patina com malabarismos usando café e forno
Fora q a não uniformidade da patina sugere algo não tão natural assim (eu penso, mas posso estar errado eh claro)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #13 Online: 04 Setembro 2020 às 13:12:51 »
Certeza absoluta de que isso do Seiko foi provocado.

Aliás, incrível como alguém paga para estragar um relógio e terminar com um lixo desse.

Abs.,

Adriano

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #14 Online: 04 Setembro 2020 às 13:21:28 »
Sim, foi provocado, mas nada impede que aconteça em menor garu naturalmente.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #15 Online: 04 Setembro 2020 às 13:41:06 »
Só complementando o que já disseram antes, com alguns exemplos práticos de relógios que possuo e que, por circunstâncias que não sei explicar, comportaram se de forma completamente aleatória. O primeiro exemplo é de um Constellation C 1973, com trítio, que normalmente amarela com o tempo e não amarelou. No exemplo, no entanto, o relógio foi pouco usado, o que pode ser a explicação. O segundo exemplo é um Speedmaster 1998, luminova da primeira geração, está como se houvesse saído da loja e posso dizer que usei bem o modelo. Não no dia a dia, mas bem... Zero amarelado. O terceiro é um Avigation 1999, idem. E então chegamos a um Dynamic 1998, mesma época de ambos, totalmente amarelado. Ele foi muito usado no Sol, dia a dia, durante uns dois anos, mas desde 2000, mais ou menos, estava jogado numa gaveta. E está totalmente amarelado, embora num tom muito legal para meu gosto, mais interessante do que o original.



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

« Última modificação: 04 Setembro 2020 às 16:29:27 por flávio »

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #16 Online: 05 Setembro 2020 às 12:32:02 »
Azul de 2015

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #17 Online: 05 Setembro 2020 às 12:33:21 »
O azul do lançamento de 2020 é muito diferente desse de 2015?  Alguém chegou a verificar?

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

Re:Luminoso Rolex - Dúvida
« Resposta #18 Online: 25 Setembro 2020 às 08:51:08 »
A Mesma coisa os novos de 41mm
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.